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 Pneus, alguma informação importante.

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Morais
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MensagemAssunto: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 4th 2010, 23:15

Pista VS Estrada


É pá… penso que há aqui muitos erros e confusões por aqui! scratch

Com tanta coisa que tive a ler o melhor é ir-mos por partes!

Um pneu para pista é um pneu que é para USAR E DEITAR FORA! Porquê? Um pneu de pista é fabricado especificamente para PISTA! E penso que a malta a cometer erros destes ainda se vai arranhar toda! O que é chato! E por causa, por vezes de 100€ a mais por ano ainda alguém vai ficar com a mota feita em cocó, o que só por si é muita chato, já para não falar nos cromados da malta!



Escolher o pneu certo:

Quando se fala de motos desportivas, os pneus são um assunto de discussão e são poucos os outros assuntos que levantam tanta polémica e controvérsia. Qual é o melhor pneu? Até que idade poderá um pneu ser utilizado? Quando está o pneu gasto? Quantos ciclos de aquecimento um pneu durará? Qual o melhor local para comprar pneus? etc.… etc… etc...


A resposta para cada uma destas perguntas é sempre a mesma: Depende! Depende do tipo da tua condução, onde, quando e com que frequência conduzes a moto. No entanto, há alguns pontos básicos que te ajudarão a fazer a melhor escolha. Uma coisa a lembrar é que a tecnologia usada nos pneus move-se extremamente depressa. Os pneus de melhor performance de há alguns anos nem sequer se podem comparar aos pneus “sport-touring” actuais.



Qual é o melhor pneu? Primeiro temos que nos aperceber que todos os pneus são um compromisso; primeiramente, um compromisso entre quilometragem, desgaste, maneabilidade a baixa e a alta velocidade. A resposta a esta pergunta é igualmente sugestiva e depende muito de ti. Enquanto pneus Dunlop e Michelin derivados da pista são os mais populares, isso não o faz os melhores pneus para ti e para o teu estilo de condução.
Diferentes pneus e diferentes marcas têm características diferentes. Por exemplo, os Dunlop tendem a ter as paredes mais duras e os perfis mais angulosos, enquanto os Metzeler tende a ter as paredes mais macias e são mais arredondados no perfil. E isto pode mudar entre modelos e marcas de pneus. Bom, o que é melhor? Novamente, depende de ti. Pessoalmente prefiro as paredes mais macias, sinto que elas me dão maior confiança em curvas de piso irregular, mas isso sou eu. Tu podes preferir a firmeza de uma parede mais dura. Alguns pneus são desenhados para deslizar mais cedo como forma de avisar o condutor de que o pneu se aproxima dos seus limites. Alguns condutores gostam desta sensação, mas a sensação de a moto fazer um slide é aterradora e destruirá instantaneamente a confiança. Assim, o melhor pneu para ti, é aquele que resulta melhor com o teu estilo individual de condução. E pneus diferentes podem alterar dramaticamente o comportamento da moto.

Os perfis dos pneus são uma parte importantíssima da forma como o pneu é sentido pelo condutor. Como disse anteriormente, alguns pneus terão o perfil mais anguloso. Isto fará com que sintamos que a moto se inclina facilmente e dá ao condutor a sensação de um turn-in (inserção em curva) muito rápido. Os perfis angulosos dão uma superfície de contacto superior quando em curva. No entanto, a moto parecerá nervosa e instável em linha recta. Alguns condutores não gostam da sensação de uma moto que se atira para a curva. Alguns pneus têm o perfil muito redondo. Isto ajuda a que se sinta a moto muito estável a direito mas não transmite à moto aquela sensação de agilidade que os pneus angulosos transmitem. Um pneu arredondado, no entanto, permite ao condutor definir uma trajectória em curva e mantê-la. Uma vez definida a trajectória, a moto manter-se-á previsivelmente na mesma trajectória (até que o condutor a decida alterar). Eles transmitem uma sensação neutral. Alguns condutores queixam-se que os pneus arredondados fazem com que a moto se sinta lenta e relutante em curvar. Encontrar a melhor opção para ti depende do teu estilo de condução, capacidade de condução e preferência pessoal. Lembra-te, à medida que o pneu se desgasta, especialmente no centro, o seu perfil altera-se e o desenho do pneu fica comprometido.

Qual é o melhor composto? Depende… de como conduzes. Muitas pessoas acreditam que a composição de um pneu de corrida se “cola” mais à pista e permite conduzir mais depressa e com mais confiança. Isto pode até ser verdade para aqueles que conduzem em pista, mas nem tudo o que resulta na pista resulta na estrada. Antes de entrarmos nos “como” e “porquês” vamos entender como um pneu funciona. Quando um pneu aquece, a borracha fica mais maleável, permitindo ao pneu adaptar-se relevo do piso em que se conduz. No entanto, enquanto o pneu aquece e arrefece passa por um processo denominado outgassing. Literalmente, parte da borracha converte-se em gás e liberta-se, resultando na alteração do composto químico do pneu. O resultado desse processo leva a que o pneu se torne mais frágil e menos moldável, diminuindo a capacidade do pneu de se adaptar ao relevo do piso. Nos dias das corridas em pistas lisas, era prática comum colocar semanas a fio os pneus num tecto plano para “cozerem” ao sol, virando-os periodicamente como crepes. Os pneus iam aquecendo e arrefecendo e, consequentemente, libertando gás até ficarem rígidos como pedra. Perfeitos para pistas lisas.

Bom, de volta ao composto do nosso pneu de pista. O pneu de pista é desenhado para pista daí o seu nome e usualmente ostenta um logótipo ou marcação na parede do pneu. Eles são desenhados para serem usados duas ou três vezes antes de substituídos. Isso equivale a dois ou três ciclos de aquecimento e duas ou três libertações de gás (outgassing) até que o balanço químico do pneu mudar tanto que já não é o mesmo pneu. Os pneus de pista estão ainda preparados para serem capazes de suportar um maior aquecimento antes de derreterem. Isto para poderem suportar velocidades extremas, curvas em velocidade e os pisos mais abrasivos das pistas. Isto quer dizer também que requer mais tempo e uma condução mais agressiva para que o pneu atinja a sua temperatura ideal de utilização. Os pneus de pista são excelentes para um piloto de pista. Eles permitem que o piloto tire o melhor partido do pneu, mas tem o seu preço (os pneus não duram tanto).



O condutor que na estrada use pneus cuja composição seja para pista está simplesmente a desperdiçar dinheiro e a correr riscos desnecessários. Até mesmo o condutor mais rápido poderá não ser capaz de levar o pneu à sua temperatura ideal de forma a usufruir dos benefícios da aderência adicional. Os condutores na rua têm que parar nos semáforos, à ordem das autoridades e do trânsito na generalidade. Será ainda um idiota perfeito se conduzir a 100% da sua capacidade, o mais rápido que puderem, num ambiente “citadino”. No entanto, o pneu irá libertar gás (outagassing) na mesma proporção que libertaria se estivesse a ser usado em pista ainda que não atinja a temperatura ideal nem os níveis de aderência devidos.

Os condutores obterão um nível superior de aderência e uma duração superior de um pneu de estrada que é desenhado para suportar milhares de ciclos de aquecimento e operar a baixas temperaturas. E, de facto, a maioria dos modernos pneus “sport-touring” proporcionarão um melhor nível de aderência a 90% de todos os condutores do que os pneus desportivos. Apenas alguns condutores de elite, e eles o mais provável é nem lerem isto, é que tirarão o potencial máximo duns Michelin Pilot Power. Mas não confundamos pneus de pista com pneus aprovados para uso em pista. Pneus aprovados para uso em pista são uma espécie de híbrido. Eles são excelentes para o condutor que se dedica principalmente a trackdays e ocasionalmente conduz na estrada.

Alguns condutores acham que é uma vantagem comprar pneus usados por pilotos em pista. Esses pneus são pneus de composição para pista (às vezes slicks) que um piloto já usou. Este em vez de os deitar fora, vende-os. Estes pneus fazem um vistaço ao impressionar os amigos, levando-os a crer que és capaz de derreter os limites do pneu com a tua espantosa condução. Mas a realidade é que podes estar a conduzir com um pneu ainda com muita borracha mas que está já acabado ou com muito pouca aderência.

A moral desta história é não ter medo de conduzir com pneus desenhados para durar mais. Avalia honestamente o tipo de condução que tens e toma a decisão baseado nesta informação. Se basicamente o que fazes deslocar-te em estrada de casa para o trabalho e do trabalhão para casa, e ocasionalmente fazer umas curvas, o mais provável é não necessitares do mesmo pneu que aquele que faz vários trackdays a ritmos elevados e que nunca gasta o centro do pneu. Muitos de nós não seremos capazes de ultrapassar os limites de um pneu “Sport-touring” moderno naquelas voltas mais inspiradas a menos que o estilo da condução ou a forma da mesma não seja a correcta. Já vi todos estes pneus “touring” em pista e em dias mais frios os pneus “touring” atingem a temperatura ideal mais depressa e proporcionam MAIS aderência que pneus de pista. De tal forma que após uma sessão em pista, os pneus de pista estão ainda literalmente frios ao toque enquanto os “touring” estão à temperatura certa. Mais: tens ainda a grande vantagem de não ter que trocar de pneus a cada mudança de óleo.



Então, que idade deve ter um pneu para uso? A resposta para esta é fácil. Depende! Se necessitas de tirar o melhor partido do pneu, quanto mais recente melhor. Se queres que o pneu dure, a idade do pneu não é tão critica. Mas nunca deves comprar ou usar um pneu com seis ou sete anos. Mas como sabes a idade do pneu? Datação por carbono? Cruzar o número de série com os fabricantes? Bom, na verdade o pneu tem a data de fabrico, ou data de “nascimento”. Que fixe! Se olhares atentamente encontrarás um conjunto de três ou quatro números gravado na lateral do pneu. Dirá qualquer coisa como 449 ou 2101. O que significam estes números? Bem, 449 significa que o pneu foi fabricado durante a semana 44 de 1999. 2101 significa que o pneu foi fabricado na 21ª semana de 2001. Anos anteriores a 2000 têm um dígito que respeita ao ano e depois de 2000 usam-se dois números.

Mas porque o pneu mais recente é melhor? Bom, primeiro, a borracha é orgânica e decompõe-se. Segundo, depois do pneu ter sido fabricado pode ficar armazenado na prateleira de cima dum armazém a escaldar ao sol durante anos, libertando gases (outgassing) durante todo esse período. Depois vai para a loja, onde pode ficar junto a uma janela exposto ao sol (libertando mais gases cada dia que o sol passa por ele, até que finalmente tu o compras). Assim, acabas por ficar com um pneu com cinco anos que pode já estar acabado mesmo antes de circulares com ele. Depois tu queixas-te cada vez que ele te faz um slide. Não por seu um mau pneu, mas porque ficou velho e alterado que se tornou não aderente. Se a tua principal preocupação é que o pneu aguente muitos quilómetros, um pneu antigo portar-se-á bem pois ficou mais rijo com a idade. Mas pensando bem, a borracha é um material orgânico, e um pneu com sete anos não tem a mesma prestação que o mesmo pneu em novo.



Quando está um pneu gasto ou a precisar de ser substituído? Adivinhaste! Depende! Um pneu da frente pode ser trocado quando ainda tem muita borracha. Pode ser um pneu de pista que tem um aspecto excelente mas que passou por tantos pequenos ciclos de criar deformidades ou desgaste irregular afectando a condução. Todas estas são boas alturas para trocar o pneu da frente.

Bom, e se tiveres um furo? Podes repará-lo como se de um carro se tratasse? Sim, podes, mas não deves. O pneu de uma moto faz muito mais que o de um carro. Tem aderência enquanto inclinado e molda-se em várias direcções. E se falha tu só tens mais um pneu para te suportar, ao contrário, o carro tem mais três pneus. O meu conselho é evitar pneus remendados. Pneus remendados levam-te para casa, mas é melhor substituir o pneu.

Então onde devo comprar o pneu? Adivinhaste mais uma vez… Depende! Uma boa quantidade de lojas dizem que não montam e calibravam pneus que não fossem comprados na loja, outras montam e pagas à parte, pagas e pagas bem! Quando compras on-line estás a jogar com a idade do pneu. Podes receber um pneu recente, acabado de sair da fábrica como podes receber um antigo encontrado atrás do aquecimento, AZAR!!! Nunca se sabe o que vem. E ainda, quando compras numa loja local, tens uma loja que te apoia quando há problemas. Quando compras on-line provavelmente terás que recorrer à fábrica se houver um problema. Numa loja local podes ver no pneu a data de fabrico e decidir se te interessa. Por isso, considera as opções. Quando somas ao preço do pneu o custo do envio, a montagem e calibragem e compara-o com o preço mais alto e respectivo imposto com a montagem e calibragem grátis da loja local. Podes chegar à conclusão de que a loja local tem o melhor preço. O ultimo conjunto de pneus que tive para comprar online, quando somei todos os valores relativos à encomenda por mail contra a loja local, o preço na loja era, no final, mais barato.

E quanto a pressão e dimensão? Esta não depende! Para a maioria dos casos segue as recomendações do fabricante. Acredites ou não, aqueles designers e engenheiros no Japão, Itália e Alemanha sabem um bom bocado mais sobre motos do que nós pensamos que sabem. A tua melhor e mais segura opção relativamente a performance e manuseamento é usa a pressão recomendada. Podes alterar ligeiramente dependendo do que pretendes do teu pneu, mas quanto mais perto ficares das recomendações, mais satisfeito ficarás. Diminuir pressão dará mais aderência mas pode comprometer a estabilidade e aumenta o desgaste. Aumentar a pressão reduz a aderência e pode comprometer a estabilidade mas diminui o desgaste. Já agora, verifica frequentemente a pressão dos pneus.

Vocês picuinhas, eh eh eh, tipo engenheiros, podem ir ao extremo de comprar um pyrometro. Um pyrometro é o método mais adequado de medir a temperatura de um pneu. Todas as equipas de MotoGP, SBK, e AMA o usam. É um dispositivo pequeno com uma sonda que é inserida no piso, medindo instantaneamente a temperatura. Todas os grandes fabricantes têm especificações de temperatura para os seus pneus permitindo a picuinhas e engenheiros com um pyrometro ajustar a pressão de forma a atingir a temperatura ideal baseado nos níveis a que estão a correr.

Muitos condutores gostam de apertar um pneu mais largo na traseira da moto por ter um aspecto fixe. Mas isto vai alterar (provavelmente de forma adversa) o comportamento da moto. Modificar o tamanho do pneu para uma largura não suportada pela largura da jante vai resultar no arredondar ou achatar do perfil do pneu, afectando adversamente as capacidades do pneu. Mais uma vez, a melhor opção é seguir as recomendações do fabricante usando as especificações de origem. Se a tua moto veio com um 190 atrás, uma mudança comum é reduzir para um 180. O argumento é que os 180 são mais angulosos que os redondos e achatados 190. Quem faz isso e, normalmente, fica com a moto a perder estabilidade e "nervosa" em curva. No entanto, alguns fabricantes de pneus deram-se a grandes trabalhos para publicitar que os seus 190 agora tinham perfis similares aos 180. Assim, se não tens uma fonte muito bem informada que te diga o contrário, mantêm-te fiel às recomendações dos fabricantes!

E pronto, aqui têm. Agora têm muitas mais questões para se perguntarem a si próprios quando forem comprar um novo conjunto de pneus. "Lol" Provavelmente poderás tomar uma decisão mais informada. Tem cuidado quando pedires conselhos a outros condutores, pois a escolha de pneus é uma decisão muito subjectiva. Eles podem querer obter algo diferente dos pneus deles. Está disposto a fazeres algumas pesquisas.


“Post elaborado a partir de conteúdos postados em outros fóruns revistas online e autores variados”


Última edição por Morais em Março 5th 2011, 23:33, editado 2 vez(es)
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motocoins
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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 9th 2010, 19:49

Assunto: Re: Pneus Baratos Hoje à(s) 18:38

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Boas , eu sou uma maricas do caraças como os meus amigos dizem em relação aos pneus, mas tenho muito gosto nisso! Pois aprendi á minha custa e paguei bem caro… tenho muito cuidado com os pneus que compro, antes de montar um pneu lixo muito bem toda a parte lateral do pneu para lhe tirar a goma, pneus com mais de 5 anos ou 5 anos não os meto na minha mota, e muito menos meto qualquer pneu usado seja lá ele de onde for, nunca ando com o pneu ate mesmo ao fim, porque sinto que ele já não agarra da mesma forma, eu só ando em estrada e são sempre voltas de mais de 100 km normalmente todos os fins de semana, nunca ando na cidade com cbr 1000 que tenho até porque acho que não é mota para andar no para e arranca, e também porque não preciso de andar como é obvio. Os pneu de trás a mim só me dura cerca de 3000 mil km e o da frente o dobro disso ou as vezes ate um pouco mais. Mas se não tiver dinheiro para meter um pneu não ando. Para mim mais vale não andar de mota do que andar com um pneu gasto ou comprar um já usado mais barato. Porque em 2003 fiz esse grande erro e desfiz uma gsxr toda e parti as duas pernas, fractura exposta na tíbia e perónio das minhas duas perninhas, só eu sei o que penei meus amigos!!! E sabem porque ? Para poupar dinheiro no pneu da frente, e poupei 100 euros! mas mandei 10 mil para o lixo, fui esperto não fui !? mas então! Sabia lá eu que um pneu meses a fio num armazém perdia qualidade, parecia novo! mas estava todo ressequido. Então meti esse malvado pneu e fui logo fazer umas curvas, o resultado foi muito triste como já perceberam, por isso eu bato palmas a esta explicação inteligente do amigo Morais, porque se alguém me tivesse explicado isto eu não tinha penado tanto como penei. Obrigado pela tua partilha Morais mesmo que muitos achem que eles é que sabem, e que andam com pneus de pista e são muita malucos e coiso e tal. abraço


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Ti
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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 9th 2010, 22:14

nem mais.

o pneu adequa-se a condução de cada um.

eu com um bt21 atrás nota claramente que com ele frio é um perigo, leva mais a aquecer mas também dura mais.

e para condução urbana estou muito satisfeito.

quando aquece não digo que é igual aos outros, porque não tenho ainda nenhum em comparação mas estou satisfeito.

excelente tópico Smile

protecção no corpo, pneus e travões não podem faltar.

e "poupar" nestes 3 parâmetros pode sair caro
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jam
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Pendura : Anda na moto dela

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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 9th 2010, 22:44

Excelente tópico.
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davidrr
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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 9th 2010, 22:59

mto fixe.....
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M.Afonso
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Pendura : Tem k merecer esse privilegio

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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 10th 2010, 00:49

Eu costumo usar BRIDGESTONE BT 016! Sei k este em relação ao MICHELIN PILOT POWER(actual), aquece mais rapido e tem melhor aderência, seja em seco ou molhado!!

Eu costuo dizer k até experimentar melhor, para mim, kero BT 016...
E a minha opinião! deve haver kem concorde e kem discorde...
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Caesar
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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 10th 2010, 02:44

Excelente Tópico sem duvida!

Mas deixa algumas duvidas, quando falamos de um pneu desportivo mas bi-composto e tri-composto? Sim é desportivo, então não teremos vantagens em relação a um sport-touring para quem faz umas curvas e anda na cidade, mas tem vários compostos logo é destinado a um uso fora de pista certo?
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Andrio79
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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 10th 2010, 09:57

Excelente tópico, dou-me bem com os 2ct por iso utilizo sempre o 2ct a pressão que indicam 36 psi e 42psi n me csg adaptar a mota salta mt por isso sinto-me mais confiante com 35 a frente e 38 atrás sou como o motocoins não há dinheiro para pneus a zebra fica na garagem
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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 10th 2010, 10:04

Este tópico devia ir já para "sticky"!

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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 10th 2010, 11:45

Excelente tópico, estou convencido de que irá sensibilizar e de certa forma "proteger" muita rapaziada aqui do forum!!!
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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 10th 2010, 18:10

FLORES escreveu:
Excelente tópico, estou convencido de que irá sensibilizar e de certa forma "proteger" muita rapaziada aqui do forum!!!


Foi por isso que falei um pouco mais na minha historia, tentar que a malta consiga ver que saber andar de mota nao é só quando se domina a maquina, mas sim quando tambem se consegue ter sensibilidade para tudo o que rodeia quando andamos nas nossas motas, os pneus em condiçoes, saber ver em que tipo de estrada estamos a andar, e que conduçao devemos lá fazer e muitas outras coisas que sao muito importantes, que da minha maneira de ver é meio caminho andado para tudo correr bem. abraço a todos
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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 10th 2010, 19:24

É verdade, há muitas ideias erradas!

Mas também não é culpa de quem as tem, é culpa de quem as transmite, ou por desconhecimento ou por... até dar jeito..

Penso muito sinceramente que mais vale ter a mota 15 ou 20 dias na garagem e esperar pelo próximo "subsídio de refeição" e comprar uns pneus bons, quem fala em pneus fala em pastilhas, óleo etc... Do que comprar uma "coisa para desenrascar e acabarmos por enrascar a coisa toda!

Não sou, nem quero ser mais papista que o Papa, mas, se corresse em pista e tivesse pneu desses usados, se calhar também tentava fazer algum dinheiro com eles para ajudar na compra dos novos… Mas também penso que quem os compras deve estar perfeitamente consciente do que está a comprar!  Cool


Última edição por Morais em Junho 14th 2015, 00:29, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 10th 2010, 19:26

parabéns pelos tópico, enalteço o trabalho que tiveste... o pneu que tenho a frente comprei usado e por acaso já me fugiu de frente numa curva...mas como por norma não abuso só foi uma vez, mas ano posso dizer que agora não deixei de ficar preocupado.

Abraço a todos
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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 10th 2010, 19:38

BrunoAlmeida escreveu:
parabéns pelos tópico, enalteço o trabalho que tiveste... o pneu que tenho a frente comprei usado e por acaso já me fugiu de frente numa curva...mas como por norma não abuso só foi uma vez, mas ano posso dizer que agora não deixei de ficar preocupado.

Abraço a todos

Deves ter cuidado, mas tambem nao andes com medo e sempre a pensar ai ai que ela foge, só de teres bem presente que o pneu que tens nao esta nas melhores condiçoes já é muito positivo!!! e sem duvida que nao vais abusar. Quando poderes metes um novo e pronto esta pronta a bombar Smile
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Morais
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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 10th 2010, 19:43

Caeser, isso dos pneus bi, tri-compostos ou outro género qualquer, são apenas tentativas das marcas de pneus de conseguirem cativar adeptos de um determinado pneu, dependendo do uso que cada um lhe dá! Não á melhores, nem piores, cada pneu é um pneu, da mesma forma que cada condutor tem uma condição! Até a zona do Pais conta! Quem viaja muito de mota por certo que já se apercebeu que +\- de Coimbra para cima o alcatrão é muito mais abrasivo do que para o Sul, devido à maior tendência de aparcamento de gelos nas estradas…

Se houvesse “O MELHOR PNEU” , o chamado “o melhor dos mais bons” Smile Não haveria outros pneus… era apenas esse pneu… o tão procurado pelos engenheiros das borrachas “O DEUS PNEU!” brincadeira…

Mas basicamente melhor que o melhor pneu é o bom senso…
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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 17th 2010, 14:34

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Então, que idade deve ter um pneu para uso? A resposta para esta é fácil. Depende! Se necessitas de tirar o melhor partido do pneu, quanto mais recente melhor. Se queres que o pneu dure, a idade do pneu não é tão critica. Mas nunca deves comprar ou usar um pneu com seis ou sete anos. Mas como sabes a idade do pneu? Datação por carbono? Cruzar o número de série com os fabricantes? Bom, na verdade o pneu tem a data de fabrico, ou data de “nascimento”. Que fixe! Se olhares atentamente encontrarás um conjunto de três ou quatro números gravado na lateral do pneu. Dirá qualquer coisa como 449 ou 2101. O que significam estes números? Bem, 449 significa que o pneu foi fabricado durante a semana 44 de 1999. 2101 significa que o pneu foi fabricado na 21ª semana de 2001. Anos anteriores a 2000 têm um dígito que respeita ao ano e depois de 2000 usam-se dois números.

Mas porque o pneu mais recente é melhor? Bom, primeiro, a borracha é orgânica e decompõe-se. Segundo, depois do pneu ter sido fabricado pode ficar armazenado na prateleira de cima dum armazém a escaldar ao sol durante anos, libertando gases (outgassing) durante todo esse período. Depois vai para a loja, onde pode ficar junto a uma janela exposto ao sol (libertando mais gases cada dia que o sol passa por ele, até que finalmente tu o compras). Assim, acabas por ficar com um pneu com cinco anos que pode já estar acabado mesmo antes de circulares com ele. Depois tu queixas-te cada vez que ele te faz um slide. Não por seu um mau pneu, mas porque ficou velho e alterado que se tornou não aderente. Se a tua principal preocupação é que o pneu aguente muitos quilómetros, um pneu antigo portar-se-á bem pois ficou mais rijo com a idade. Mas pensando bem, a borracha é um material orgânico, e um pneu com sete anos não tem a mesma prestação que o mesmo pneu em novo.

[color=#a6a6a6]http://www.canyonchasers.net/shop/generic/images/tire01.jpg[/img:02b3]




Boas, antes de mais;
Excelente tópico!

A minha duvida reside em identificar no pneu os tais dígitos que identificam a data de fabrico. Tenho na minha moto Bridgestone e Dunlop e nem num nem no noutro consegui identificar os dígitos da data. Alguém já verificou!?

Boas Curvas,
BM
cheers


Última edição por bfcmartins em Dezembro 17th 2010, 22:50, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 17th 2010, 15:04

Tal como pensava, apesar de desconhecer isso dos ciclos de aquecimento e arrefecimento!

Voto para este topico ficar fixo!!

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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 17th 2010, 20:39

Sei que vou repetir o que tantos disseram mas... tenho de o dizer:

EXCELENTE Tópico.

Thanks!

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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 17th 2010, 22:47

Não nego que me deu algum trabalho, study mas, o mais importante para mim, foi fazer com que muitos não cometam erros por desconhecimento, como eu costumo dizer... Podemos estar a fazer "mal", mas pelo menos que seja conscientemente! Wink Esse facto por vezes é a diferença entre o bestial e a besta!

Obrigado pelos elogios malta,

E boas curvas a todos8)
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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 28th 2010, 21:27

Boas, antes de mais;
Excelente tópico!

A minha duvida reside em identificar no pneu os tais dígitos que identificam a data de fabrico. Tenho na minha moto Bridgestone e Dunlop e nem num nem no noutro consegui identificar os dígitos da data. Alguém já verificou!?

Boas Curvas,
BM
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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 28th 2010, 22:44

deves ter algures no pneu 4 númeres que deve terminar provavelmente em XX08 XX09 ou XX10 Muito provavelmente! Caso tenhas metido pnus à pouco tempo! O XX será a semana de fabrico e os dois últimos nºs será o ano!
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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 29th 2010, 01:04

excelente topico, por falar em pneus tenho de metert um novo a fretne. o de tras ja ta agr falta a frente.
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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Dezembro 29th 2010, 12:15

Calçei a minha mota a duas semanas com os BT016 e estou bastante contente =D
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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Fevereiro 7th 2011, 13:40

Graças a este tópico descobri (entre outras coisas) que o meu pneu da frente é de Maio de 03 e o facto de andar com ele põe em grande risco a minha segurança! Ainda esta semana vou trocá-lo.

Muito Obrigado pela partilha de informação!!
É por tópicos destes que sou visitante/participante neste forum.
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Morais
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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Fevereiro 7th 2011, 22:26

De nada Fernandes!
O mais importante é que cada um partilhe o seu conhecimento, de forma a poder favorecer o bem-estar e a segurança de todos! Cool

E se o pneu que tens "montado" na frente tem 8 anos após o fabrico, o mais provável é que apesar de até poder ter estado bem resguardado, já não estar a garantir o nível de aderência que já teve em tempos! E o perigo maior é quando não temos essa noção, mas como agora o sabes, já não estás sujeito a esse "inesperado" que seria contar com uma aderência e o pneu "fugir-te" numa situação insignificante! Mas a troca será o mais seguro!

Parabéns pelo teu bom senso! Wink
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MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante.

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Pneus, alguma informação importante.

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