InícioPortalRegistrar-seConectar-se

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe | .

Pneus, alguma informação importante.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 5th 2014, 20:01

sinceramente ao contrario do k se passa nos carros (penso k foi dai k tiraste a logica de aumentar largura e diminuir a altura e assim caso houvesse ipo passava pois ha uma % permitida, eu nos meus carros nunca averbei jantes/pneus e nunca tive stresses, passa é na ipo com anotação mas tranquilo pois está dentro das %), bem adiante e vamos ao k interessa, a tua principal preocupação deve ser que o comportamento da mota vai ficar diferente... se queres k te diga, a minha opnião é k nas motas deve-se respeitar a medida, pois a jante vem preparada para essa medida sob pena de ao meteres um maior, ficar meio apertado e ai compromete a tua segurança.

Adianto ainda que há quem use por exemplo 200 nas 1000 e pelo menos em pista, diz k tira mais partido, mas sinceramente EU n arrisco Wink

fica os meus 2 centimos, ou talvez 10 Laughing
Carlos Duarte
CBR 400RR

Número de Mensagens : 705
Mota/Modelo : CBR 600 rr

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 5th 2014, 20:16

Neste país desde que se pague, as entidades, o IMTT neste caso, aprovam praticamente tudo.
Daikoni
Administrador

Número de Mensagens : 8908
Mota/Modelo : CBR600F 2012

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 5th 2014, 20:19

Pneu mais largo pode dar um curvar mais "pachorrento". Maior peso do pneu, aumenta as forças giroscópias, por sua vez pode dar estabilidade => Mais lento/esforço a curvar, mas talvez um pouco mais de estabilidade.

Isto supondo que a jante está preparada para tal pneu. Não varies muito as medidas.

Qual é o teu interesse em aumentar a largura do pneu?

Aderência mete de parte, maior pneu, ou mesmo maior área de contacto não causa maior aderência, ao contrário do que 95% das pessoas pensam. Tanto vale teres pneu de bicicleta, como pneu de um Monster Truck.

Think for yourself. Live your life. Make it count.
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 5th 2014, 20:21

daikoni 180 são mais baratos pois é uma medida standard, penso k seja uma das razoes para ele kerer trocar, n digo k faça mal, mas....
Daikoni
Administrador

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 5th 2014, 20:24

Edgar_Oliveira escreveu:
daikoni 180 são mais baratos pois é uma medida standard, penso k seja uma das razoes para ele kerer trocar, n digo k faça mal, mas....

180, do que tenho conhecimento, por norma é mais caro que 160. Não é que seja muita a diferença (costuma andar à volta de menos 5-15€ lol)... Não quer dizer que se aplique a todos / seja regra.
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 5th 2014, 20:37

mas há mais opção de escolha, pelo menos quando gastava 180, era isso k tinha ideia, tal como se gasta mais 190 nas 1000 do k 200. Wink
Carlos Duarte
CBR 400RR

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 5th 2014, 22:24

O interesse em por um pneu 180 é apenas porque um amigo me deu um usado em bom estado. É um Battlax 023 GT do ano de 2011. Em relação á jante poder suportar tal medida, pois, não sei !! Sei  apenas que esta jante é menos larga do que a CBR F4 que já trás 180 de origem.
Daikoni
Administrador

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 6th 2014, 10:08

A jante não foi feita para isso. Mas geralmente é fazível diferença de largura de pneu até 20mm no máximo, sem comprometer segurança.

Jante 160, consegues por pneu 180 (no máximo) à partida, se é recomendado... não.
Verifica se não fica com aspecto deformado / demasiado ângulo, na zona que encaixa a jante e em relação ao resto do pneu, nem todos os pneus têm o mesmo perfil, para a mesma medida.

O meu PR3 traseiro parece um 180, e é 160...
Faz um bocado efeito pneu largo <-> jante fina (tipo isto: / \ ), apesar da medida estar correcta.

Think for yourself. Live your life. Make it count.
Carlos Duarte
CBR 400RR

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 6th 2014, 22:14

Edgar e Daikoni desde já obg pelas vossas ajudas. Lá para quinta feira irei montar o pneu e depois relato como ficou. Só não ponho fotos porque não o sei fazer.
MotardFeio
CBR 600F4i

Número de Mensagens : 3024
Mota/Modelo : CBR XX 2004

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 7th 2014, 11:15

CArlos, procura no Google por Tinypic, vai ao site disso e é extremamente intuitivo e fácil.
O resultado são vários links dos quais escolhes um deles próprio para fóruns.

Depois é só copiares esse link aqui para a tua mensagem et voilá!

Qq coisa apita!

Carlos Duarte
CBR 400RR

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 8th 2014, 18:40

Obg MotardFeio. Graça a ti já consigo por fotos. bounce
paulao
CBR 600F3

Pendura : Sandra Oliveira

Número de Mensagens : 2217

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 8th 2014, 18:54

O pneu vai ficar muito alto porque essa jante esta preparada para 160. O que pode acontecer é tocar no para-lamas ou então ficar muito rente e quando uma pedra colar no pneu não tem espaço para passar e pode partir o para-lamas. Outra situação é a mota ficar menos estável em recta pois terá menos pneu em contacto com o asfalto.
Carlos Duarte
CBR 400RR

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 8th 2014, 20:01

Em relação ao para-lamas não há problema porque não o tenho, Paulão. Era só para aproveitar este pneu que está bastante bom e como não passo dos 150 kmh acho que não haverá instabilidade em recta.
paulao
CBR 600F3

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 8th 2014, 20:23

Em curva vais ter mais parede de contacto portanto ganhas estabilidade. Contudo o pneu vai estar sempre num formato para o qual não foi idealizado, uma coisa é uma medida acima agora duas sinceramente vai ser um teste à sua resistência.
Carlos Duarte
CBR 400RR

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 10th 2014, 21:23

Amanhã já irei montar o Battlax020 180/55/17 e depois digo se alterou significativamente o formato do pneu.
rodrigues_victor
Honda Monkey

Número de Mensagens : 93

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Novembro 24th 2014, 12:31

Tópico muito elucidativo
Katty Sarmiento
CBR 500R

Pendura : Mochila :p

Número de Mensagens : 837
Mota/Modelo : CBR 250R

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Junho 10th 2015, 12:23

Olá meninos.. Espero que estejam bem. Dentro do possível..
Andei s ver e não sei que pneu comprar para a minha 250. Sei que há aqui alguém que vende pneus e gostava se fizesse favor de me informar preços. Só do pneu pois a instalação deverá ser aqui por Coimbra... Não SSRI bem. Beijinhos.
paulao
CBR 600F3

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Junho 10th 2015, 13:46

Ontem o Hikas adquiriu um Bridgestone BT39 para montar na sua 250, pneu que considero um dos melhores para este segmento de motas. Sugiro que, assim que o Hikas tenha uma opinião formada, te possa informar sobre o seu grau de satisfação.

Estive a ver e actualmente este BT39 está sem stock no fornecedor, sendo que existe a hipótese do BT45 e do Pirelli Diablo Rosso II.
alves1
CBR 400RR

Número de Mensagens : 549
Mota/Modelo : R125

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Setembro 19th 2015, 22:37

As motas veem feitas para um tipo de largura e altura de pneu... sao estudadas desenhadas por eng especializados por isso. Ha muitas manias que barra 50 é pior que 55 etc etc... mete o 200 em vez de 190 e curvas mais.. .. foram feitas para aquilo e ponto.. façam o recomendado pelo fabricante...
Inclusive eu testei meter barra 55 onde era 50.. e fica diferente.. nao venham dizer que fica com mais pneu na curva curva-se melhor etc etc... tretas.. ate pode ficar com mais pneu de lado mas no meio torna-se instavel... ou seja mudei para barra 50 passado uma semana..

Hoje uso barra 55 porque mudei de mota.. é outtra mota outras suspensoes outro motor outro tudo.. ou seja nao tem nada haver.. por isso em termos de medidas acho e a meu ver deve se usar o que o fabricante diz.. Nao se deve brincar com pneus de motas..  a meu ver..

ja a pressao é outra historia... e abri um topico onde gostaria que falassemos sobre isso..
Carlos Duarte
CBR 400RR

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 6th 2015, 22:32

Gostaria de saber a opinião de quem já tenha usado estes pneus.
Pirelli Diablo na roda dianteira.
Metzeller Z4 roda traseira.
ACORXX
CBR 400

Número de Mensagens : 431
Mota/Modelo : yamaha xj6n

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 7th 2015, 10:37

por acaso pensei em alterar o pneu traseiro da minha XJ6 ( 2010) e passar do 160/60 ZR17 para o 180/55 ZR17, mantendo o 120/70 ZR17 á frente......

mas......

será que ganho alguma coisa em o fazer?

e se o fizer será que tenho de alterar a jante ou mais componentes? pois não sei ate que ponto a jante de origem aguenta ou não o 180/55....

alguém me pode dar umas luzes acerca disso ?  geralmente a minha media de andamento aqui pela ilha situa-se nos 70 a 100 km/h.

resumindo acho que para a XJ um pneu 180 dá outra perspetiva á traseira da moto, mas ...

gostaria de opiniões ...

Deville
CBR 400RR

Pendura : Mafagafa

Número de Mensagens : 690
Mota/Modelo : CBR 600 F4i

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 7th 2015, 11:20

a minha opinião é simples, se a moto tem 160 por alguma razão é. Toda a ciclistica da moto foi estudada e a conclusão é que a medida ideal é 160. A tua intenção de mudares prende-se com uma mera questão estética ( que percebo) e talvez tb baseada no mito urbano do "pneu mais largo" mais aderência - corrigi-me se estiver errado.

Eu nao o faria. Se quisesse mesmo uma traseira com pneu 180 ou 190, pensava antes em ir buscar uma moto que tenha essas medidas
ACORXX
CBR 400

Número de Mensagens : 431
Mota/Modelo : yamaha xj6n

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 7th 2015, 11:27

Deville escreveu:
a minha opinião é simples, se a moto tem 160 por alguma razão é. Toda a ciclistica da moto foi estudada e a conclusão é que a medida ideal é 160. A tua intenção de mudares prende-se com uma mera questão estética ( que percebo) e talvez tb baseada no mito urbano do "pneu mais largo" mais aderência - corrigi-me se estiver errado.

Eu nao o faria. Se quisesse mesmo uma traseira com pneu 180 ou 190, pensava antes em ir buscar uma moto que tenha essas medidas

neste caso sim ... era meramente estético... ou seja lendo o teu post e repensando sim... para ter o 180 efetuava a troca de montada e passava para a MT09 tracer..... ( mt09 ( normal) é muito pequena para mim... 186 de altura  heheh  Smile  )
Deville
CBR 400RR

Pendura : Mafagafa

Número de Mensagens : 690
Mota/Modelo : CBR 600 F4i

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 7th 2015, 11:29

nao era mal pensado..
N_Wolf
Honda Monkey

Pendura : Backseat

Número de Mensagens : 98
Mota/Modelo : 600RR 2003

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante. Outubro 7th 2015, 20:54

já vi a experiencia em Thundercats, por exemplo. Da experiencia ressalva-se que curva pior, fica menos maleavel e so se o pneu for mt bom consegues ter boa aderencia (mas isso, acaba por ser mais similar à medida normal).
Pensa que muita gente troca o 180 pelo 160 quando vai para a pista, trackdays ou competições. Inlcusivamente quando o 180 é a medida de origem. Simplesmente, curva melhor com menos esforço. Há um amigo meu no nacional com uma CBR 600F, com pneu 180, a conseguir raspar carenagens e a tampa do motor!!! Surprised
E até havia pessoal que de origem tinha um 190 e trocava por 180.
Conclusao, eu nao trocaria... mas claro que a opiniao varia e cada um é como cada qual...
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Pneus, alguma informação importante.

Pneus, alguma informação importante.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 5 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Tópicos similares

-
» Alguém sabe de alguma loja física la nos EUA (Miami)?
» Governo aumenta o imposto de brinquedos importados!
» Dodge Challenger - 1970
» Apresento-me
» Telefones dos Correios de Curitiba

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Quadro, Suspensão, Travões, Rodas e Pneus-