InícioPortalRegistrar-seConectar-se“Cavaleiros” do MC Lisboa em Aljubarrota 15hk9ao“Cavaleiros” do MC Lisboa em Aljubarrota 3537guo“Cavaleiros” do MC Lisboa em Aljubarrota In4cbn
“Cavaleiros” do MC Lisboa em Aljubarrota Iy07r7

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe
 

 “Cavaleiros” do MC Lisboa em Aljubarrota

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
T@go
CBR 650
T@go

Pendura : ..............Sofia!!

Número de Mensagens : 5395
Idade : 42
Localização : Cascais
Mota/Modelo : Hornet
Data de inscrição : 01/05/2009

“Cavaleiros” do MC Lisboa em Aljubarrota Empty
MensagemAssunto: “Cavaleiros” do MC Lisboa em Aljubarrota “Cavaleiros” do MC Lisboa em Aljubarrota Icon_minitimeJulho 25th 2011, 21:33

“Cavaleiros” do MC Lisboa em Aljubarrota 23072011mclisboah1

O MC de Lisboa organizou uma saída de fim-de-semana que os transportou a idade média. O relato reza assim:


“Corria o ano da graça de 2011, quando aos 4ºs e 5ºs dias, do mês de Julho, partiram da capital do reino, 22 nobres cavaleiros ou menos, sob a égide do Moto Clube Lisboa (MCL), para um fim-de-semana de diversão e corte. Junto de tal prol, cavaleiros do Montijo e Almodôvar, perderam-se na muy organizada cavalgada, ao longo da nova estrada romana, agora conhecida, por EN 1. Para tantos cavaleiros, só 9 montadas e uma carroça, que carregava Dom Hélio e Condessa Sara, os anfitriões da coutada gastronómica e cultural, que na muy longínqua terra de Aljubarrota, teve lugar.
Sob o reinado de el rei Louis Wergasta, cujos problemas com a montada e a rainha Rute, o levaram muy bravamente, ao encontro do mítico Bonança, atravessando o Oeste selvagem, até chegar à fortificação da Ponderosa, para gáudio e afirmação das suas hostes.

A indescritível sede da travessia, só foi saciada no Bigodes, já no reino de Leiria, tal foi o desgaste provocado pelo intenso calor. Prontos e atestados para mais uma jornada, todos os cavaleiros, pegaram nas suas montadas e carroça, abalando para uma longa etapa de 20 km, onde a sede e a fome foram cativas.
Atormentados e exaustos por tão longo percurso, derivado da fraqueza de algumas das montadas, eis que Dom Hélio, o trovador da Nazaré, nos presenteia com um manjar, digno de marqueses. Os nobres da corte e os plebeus (este modesto escriba), rejubilaram com a visão e degustação de tanta e imensa fartura, regada por preciosos néctares, colhidos em terras do norte do Reino de Portugal.

Condessa Sara, em tempos idos, Duquesa do Pinhal Novo, zelou pelo provisionamento de tantos e sequiosos cavaleiros. Foi assim a viagem, que levou 7 luas (ou menos) a abraçar a cidade fortificada da Batalha.

“Cavaleiros” do MC Lisboa em Aljubarrota 23072011mclisboah

Tocavam os sinos a rebate no mosteiro, para avisar da hora da oração, quando el rei do MCL e príncipe da Apelação, Louis Wergasta, apelou aos convivas, para a eminência de uma nova batalha, em S.Jorge, a 2 léguas de caminho. Já o sol marcava o meio-dia, quando toda a caravana se prestou à imensidão da campina.

Estar num lugar histórico e não visitar, o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, seria um atrevimento, pois visita do MCL que se preze, terá sempre as vertentes culturais, lúdicas e gastronómicas. Aqui neste local, é prestada a homenagem histórica aos combatentes, que tanto lutaram para vencer os invasores castelhanos, para elevar a glória e honra de Portugal.

Mais uma longa e contínua jornada nos aguardava. Os batedores da corte desbravavam o caminho, indicando à caravana o destino a traçar. Quis a fortuna, que a reunião combinada fosse atrasada, por motivo de alguns dos cavaleiros de outras confrarias, andarem ainda perdidos nos pastos, por longos e penosos caminhos, à procura de líquidos para as montadas. Azar de uns, sorte de outros, pois um feitor local, nos abriu a sua taberna, com distintas iguarias e refrescantes fluidos, para atenuar as dores que a viagem despertou. Logo aqui fomos convidados a visitar o castelo de outra confraria, pertença dos Tarados da Estrada. É este um ponto de honra. Sempre que o MCL vai para a estrada, a visita a outros confrades é regular.

Estafados de tanta montaria e fartos banquetes, foi chegada a altura de procurar alojamento. A Estalagem do Cruzeiro, na mítica povoação de Aljubarrota, acolheu os cavaleiros. Esta localidade, faz a justa homenagem à padeira mais famosa do reino. Mais que uma figura, a padeira é representativa de um movimento que cruzou todo o reino de Portugal, para a efectiva expulsão dos invasores castelhanos.

Por via da eleição do novo príncipe regente do reino, este escriba ausentou-se após o jantar de sábado, para assim cumprir o dever de cidadania, ou seja, a escolha pelo voto.

A caravana partiu no domingo pela estrada atlântica, rumo às praias da Nazaré, local onde teve lugar mais um enorme banquete, animado por trovadores e bobos, tanto locais, como viajantes. Como disse o poeta Camões: “Por mares nunca antes navegados…”. Hoje escreveria assim:


Por tabernas e caminhos, nunca antes explorados,
pelo prazer de viajar, sempre cativado,
pelo companheirismo e amizade ,
unidos no sentimento de saudade e permanente liberdade….


Pela história, conhecimento e companheirismo. São estas a 3 vertentes, de todos os passeios do MCL. Preparados para a próxima?”



Fonte:Motociclismo

Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidado
Convidado
Anonymous


“Cavaleiros” do MC Lisboa em Aljubarrota Empty
MensagemAssunto: Re: “Cavaleiros” do MC Lisboa em Aljubarrota “Cavaleiros” do MC Lisboa em Aljubarrota Icon_minitimeJulho 28th 2011, 12:14

Um texto interessante sem duvida

Andaram aqui pelos meus lados Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
 

“Cavaleiros” do MC Lisboa em Aljubarrota

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Figurinha repitidas - seiya-divino
» Gashapon Saint Seiya PansonWorks
» Shiryu V3 vale a pena???
» [MegaHouse] Saint Seiya Ômega.
» Vendo Minha coleção!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Novidades do mundo motociclista-