InícioPortalRegistrar-seConectar-seBMW quer revolucionar os… assentos! 15hk9aoBMW quer revolucionar os… assentos! 3537guoBMW quer revolucionar os… assentos! In4cbn
BMW quer revolucionar os… assentos! Iy07r7

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe
 

 BMW quer revolucionar os… assentos!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
T@go
CBR 650
T@go

Pendura : ..............Sofia!!

Número de Mensagens : 5395
Idade : 42
Localização : Cascais
Mota/Modelo : Hornet
Data de inscrição : 01/05/2009

BMW quer revolucionar os… assentos! Empty
MensagemAssunto: BMW quer revolucionar os… assentos! BMW quer revolucionar os… assentos! Icon_minitimeAgosto 17th 2011, 22:18

BMW quer revolucionar os… assentos! 160811connectedrideh

Ainda há pouco tempo a MOTOCICLISMO esteve em Munique a convite da BMW para assistir ao Innovation Day 2011, reportagem que pode ler na edição nº 244 da sua revista de motos preferida. Surpreendendo os presentes, a marca alemã mostrou um projecto de futuro, a suspensão activa, que foi denominada de DDC ou Dynamic Damping Control.

Fazendo uso de um conjunto variado de sensores e computadores estas suspensões electrónicas adaptam-se automaticamente às condições da estrada, assim como ao tipo de condução que o condutor adopta para um determinado momento. Esta inovação ainda não chegou às motos de produção e já a BMW revelou, através de patentes, o próximo passo: assentos activos!

De acordo com as patentes apresentadas pela marca bávara, a ideia é criar um assento que esteja suportado por um “conjunto de amortecedores colocados sob a superfície do assento e que permite reduzir os impactos e vibrações da moto sobre o condutor e o passageiro.”


Mas o sistema não será apenas um “simples” conjunto de amortecedores. Será isso sim, um elaborado e complexo sistema electrónico que consegue identificar os ressaltos e buracos na estrada à nossa frente, enviando um sinal para o assento que assim adapta a sua rigidez de acordo com a situação.

Um sensor colocado na roda da frente irá trabalhar em conjunto com o sistema de amortecedores do assento e, assim que a roda da frente passa por um buraco ou ressalto, o sinal enviado para os computadores faz com que o assento elimine as vibrações que o condutor pode sentir.

Apesar de não estar explicitamente descrito nas patentes, já podemos imaginar futuras aplicações deste assento activo da BMW: quando a moto inclina para traçar a trajectória de uma curva, o assento mexe-se de acordo com o ângulo ajudando na condução, ou ainda, a possibilidade do condutor seleccionar a dureza que mais gosta no seu assento.

A nossa opinião sobre esta ideia é de que todo o projecto não deverá passar do “monte” de ideias que os engenheiros da BMW apresentam e que acabam por ficar fechados numa prateleira da fábrica.

Será uma ideia válida? Parece-nos que sim. Irá valer o custo adicional? Você decide…

Deixe o seu comentário em baixo sobre o novo assento activo da BMW.





Fonte:Motociclismo
Voltar ao Topo Ir em baixo
RAMMSTEINER
CBR 600F2
RAMMSTEINER

Pendura : Rede de carga

Número de Mensagens : 1980
Idade : 33
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR125R JC50 - 2011
Data de inscrição : 09/06/2011

BMW quer revolucionar os… assentos! Empty
MensagemAssunto: Re: BMW quer revolucionar os… assentos! BMW quer revolucionar os… assentos! Icon_minitimeAgosto 17th 2011, 22:24

Cá pra mim estão apenas a complicar o simples...não estou a ver grandes beneficios em função dos investimentos.Era bem mais preferivel meterem abs de serie do que andar a gastar dinheiro em assentos "inteligentes"!
Voltar ao Topo Ir em baixo
 

BMW quer revolucionar os… assentos!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Novidades do mundo motociclista-