InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarcegueira automobilistica...explica muita coisa Lojacegueira automobilistica...explica muita coisa V-deoscegueira automobilistica...explica muita coisa Fotos
cegueira automobilistica...explica muita coisa Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 cegueira automobilistica...explica muita coisa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Phurya
CBR 125R
Phurya

Pendura : Esposa, só ao fim de semana...

Número de Mensagens : 115
Idade : 44
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : CBR 600 F
Data de inscrição : 03/06/2011

cegueira automobilistica...explica muita coisa Empty
MensagemAssunto: cegueira automobilistica...explica muita coisa cegueira automobilistica...explica muita coisa Icon_minitimejaneiro 3rd 2012, 02:33

Boas pessoal.
Ao tempo que não escrevia nada por cá...hoje deixo algo que achei deveras interessante e que me deixou perplexo, na forma como nós humanos funcionamos.
Tudo começou no Discovery Channel, num programa que falava da forma como o nosso cerebro "vê" as coisas, a forma como interpretamos o que vemos, ouvimos, cheiramos e sentimos, e como o nosso cerebro reage a tudo isso. Foi muito interesante, colei mesmo á tv, mas venho aqui dar enfase a uma questão lá falada...porque é que será que há tantos automobilistas envolvidos em acidentes com motociclistas, que afirmam simplesmente que não os viram?
Bem, a explicação que é dada pelos "experts" é que na verdade não viram mesmo...os olhos vêem, mas o cerebro não processou a informação correcta.
Sem aprofundar muito, porque não sou nenhum "expert", basicamente o cerebro da maioria dos automobilistas processa as imagens que mais vê, ou seja, imagens de outros carros, sendo que a imagem de uma mota, apesar de estar visualmente presente, no cerebro não activa os mesmos reflexos, acabando em acidente...a maioria dos condutores de carro estão "treinados" para estarem atentos a outros carros, de tal forma que as motas passam a ser...inivisiveis.
Vou pôr aqui um excerto dum artigo publicado por um cientista que estuda estas cenas, mas procurem porque há muito mais informação sobre este assunto.
Vejam por exemplo, que já foram conduzidos estudos em cidades com muitos motociclistas e ciclistas, e aqui os automobilistas não têm este problema.
A solução?por muito estranho que pareça...façam os possiveis por parecer carros! o cerebro não traduz os detalhes das imagens, mas sim as formas basicas, para poder processar informação rapidamente...a forma mais simples é reforçarem o formato horizontal, por exemplo, usar riscas refletoras horizontais, usar luzes nos extremos da mota, de forma a alongar a forma da mota, etc.
Bem, aqui fica o artigo, desculpem ser em ingles.

43% of all motorcycle accidents occur as a result of an oncoming vehicle turning across the path of a rider. Drivers simply fail to recognize the motorcyclist's right of way. Their typical lament is "I just didn't see him". You might lament "How the hell is that possible, you were looking right at me, you zoned-out space cadet!"

Some motorcyclists may feel that drivers deliberately choose not to see us. They feel that drivers resent us because of our agility, acceleration, or designer leathers. Others suspect that some car drivers must be anally retentive psychopaths who compensate for their fear of flying by driving to kill.

In the urban rain forests of LA or New York, that may be true. But elsewhere, most drivers really don't see motorcycles. Well yes, their eyes see us, but the image doesn't register in the brain. Why is that?

Some intelligent doctor types have postulated that the brain is an organ which rejects, rather than gathers information. They believe that if all the information collected by the senses were to register, the brain would experience sensory overload and blow its fuses.

For example, all the billboards, signs and other visual messages along the road can't possibly register in the brains of car drivers. That would cause sensory overload. To prevent that, the brain tends to organize the world into systems; those which are important to the activity at hand, and those which aren't. The car driver's brain has learned to exclude the non-essentials, and to focus only on those objects which are a threat to survival. On the road, those objects are predominantly other cars. Because cars are much wider than they are tall, the brain systematizes threats as objects characterized by horizontal lines.

Things characterized by vertical lines are eliminated from consciousness as non-threatening, extraneous information. Trees, lamp standards, sign posts, bridge abutments, buildings; none of these vertical objects are liable to jump out in front of the driver to threaten his existence.

Along comes a motorcycle. The driver's eyes give it a quick visual scan and the brain determines that this too is a vertical object. No threat. No further focus required. Zone out. Continue replay of last nights debauchery.
The next thing you know, the driver turns left across your lane even though you can see him looking right at you!

In my early days of riding, an experienced rider hammered at me ceaselessly with the message that "You are invisible out there!" All I heard him say was "Be careful". I didn't understand at the time that he was saying "To most car drivers, you are literally invisible."

Anyone with experience on a bike knows that he was right. Many a novice rider has departed the corporal world because he rode his bike the way he drove his car; as if he could actually be seen.

My advice is, if you don't want to be horizontal, look horizontal. How do we do that? One way is to use running lights. Many Japanese bikes have orange running lights up front integrated into the signal light housing. That gives some sense of horizontal perspective to car drivers. Some Harleys have a pair of white driving lights alongside of the headlight. That's more effective due to the increased candlepower.


So, get horizontal. Convert your signal lights into signal/running lights. If you are going to apply reflective tape to your bike, jacket or helmet, make horizontal or diagonal lines rather than vertical ones.
Ir para o topo Ir para baixo
paulao
CBR 600F3
paulao

Pendura : Sandra Oliveira

Número de Mensagens : 2348
Idade : 48
Localização : Linda-a-Velha
Data de inscrição : 06/10/2008

cegueira automobilistica...explica muita coisa Empty
MensagemAssunto: Re: cegueira automobilistica...explica muita coisa cegueira automobilistica...explica muita coisa Icon_minitimejaneiro 3rd 2012, 09:56

Muito interessante.
Ir para o topo Ir para baixo
AjnSantiago
CBR 600F
AjnSantiago

Número de Mensagens : 1156
Idade : 41
Localização : Porto
Data de inscrição : 15/12/2011

cegueira automobilistica...explica muita coisa Empty
MensagemAssunto: Re: cegueira automobilistica...explica muita coisa cegueira automobilistica...explica muita coisa Icon_minitimejaneiro 3rd 2012, 11:36

É sempre bom saber que somos invisiveis Smile

Eu notei isso de piloto automático quando tava a tirar carta de moto, ora tendo carta de carro há já algum tempo quando começei a ter aulas de moto sinais verticais era mentira.. tive que me esforçar para obrigatoriamente ver cada um dos sinais que me aparecia.. pode ou não ter a ver com o texto descrito mas que o cerebro desliga de certos pontos importantes isso desliga Very Happy

abr
Ir para o topo Ir para baixo
RAMMSTEINER
CBR 600F2
RAMMSTEINER

Pendura : Rede de carga

Número de Mensagens : 1984
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR125R JC50 - 2011
Data de inscrição : 09/06/2011

cegueira automobilistica...explica muita coisa Empty
MensagemAssunto: Re: cegueira automobilistica...explica muita coisa cegueira automobilistica...explica muita coisa Icon_minitimejaneiro 3rd 2012, 14:53

Porra a mim a polícia vê-me até bem demais... Evil or Very Mad Evil or Very Mad
Não deixa de ser um estudo com algumas ideias interessantes.
Ir para o topo Ir para baixo
lendolphe
CBR 600F
lendolphe

Pendura : Ana

Número de Mensagens : 1127
Idade : 51
Localização : Charneca da Caparica
Mota/Modelo : GSXR 1000 K8 Ex.929 RR
Data de inscrição : 30/09/2011

cegueira automobilistica...explica muita coisa Empty
MensagemAssunto: Re: cegueira automobilistica...explica muita coisa cegueira automobilistica...explica muita coisa Icon_minitimejaneiro 3rd 2012, 19:52

RAMMSTEINER escreveu:
Porra a mim a polícia vê-me até bem demais... Evil or Very Mad Evil or Very Mad

Razz Razz Razz
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

cegueira automobilistica...explica muita coisa Empty
MensagemAssunto: Re: cegueira automobilistica...explica muita coisa cegueira automobilistica...explica muita coisa Icon_minitimejaneiro 3rd 2012, 20:41

2 multas ontem dia 2/1/2012
Excesso de velocidade com a PCX em cidade
Estacionamento proibido também com a PCX.

Também me vêm bem, pudera, ando de PCX cor de rosa.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
cbr600user
CBR 400
cbr600user

Pendura : João Santos

Número de Mensagens : 461
Idade : 58
Localização : Cascais
Mota/Modelo : Honda Crosstourer 1200 ex BMW K 1300 S, ex VFR 1200, ex CBR 600 rr
Data de inscrição : 10/12/2010

cegueira automobilistica...explica muita coisa Empty
MensagemAssunto: Re: cegueira automobilistica...explica muita coisa cegueira automobilistica...explica muita coisa Icon_minitimejaneiro 12th 2012, 15:38

jam escreveu:
2 multas ontem dia 2/1/2012
Excesso de velocidade com a PCX em cidade
Estacionamento proibido também com a PCX.

Também me vêm bem, pudera, ando de PCX cor de rosa.



affraid
Ir para o topo Ir para baixo
AjnSantiago
CBR 600F
AjnSantiago

Número de Mensagens : 1156
Idade : 41
Localização : Porto
Data de inscrição : 15/12/2011

cegueira automobilistica...explica muita coisa Empty
MensagemAssunto: Re: cegueira automobilistica...explica muita coisa cegueira automobilistica...explica muita coisa Icon_minitimejaneiro 12th 2012, 16:30

A polícia também me vê bem, quer dizer, os radares deles lol

Tinha eu o meu cadastro tão limpinho (o meu pai coitado à minha conta apanhou 3 Razz), sem multas de velocidade e pronto, lá chegou a minha vez hehe

Atenção à circunvalação.. fui apanhado a seguir aos semáforos do parque nascente a 80km/h..
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

cegueira automobilistica...explica muita coisa Empty
MensagemAssunto: Re: cegueira automobilistica...explica muita coisa cegueira automobilistica...explica muita coisa Icon_minitimejaneiro 12th 2012, 19:53

Realmente é bastante interessante, apesar de não ficar convencido!

Há uma campanha muito interessante que é esta:



Somos pequenos, mas não somos insectos!

Pena isto não passar por cá!

_________________________________________
cegueira automobilistica...explica muita coisa Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

cegueira automobilistica...explica muita coisa Empty
MensagemAssunto: Re: cegueira automobilistica...explica muita coisa cegueira automobilistica...explica muita coisa Icon_minitimejaneiro 12th 2012, 20:43

Silver, já roubei.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

cegueira automobilistica...explica muita coisa Empty
MensagemAssunto: Re: cegueira automobilistica...explica muita coisa cegueira automobilistica...explica muita coisa Icon_minitimejaneiro 12th 2012, 20:45

Estás à vontade! Very Happy

_________________________________________
cegueira automobilistica...explica muita coisa Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Conteúdo patrocinado




cegueira automobilistica...explica muita coisa Empty
MensagemAssunto: Re: cegueira automobilistica...explica muita coisa cegueira automobilistica...explica muita coisa Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

cegueira automobilistica...explica muita coisa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Alguém explica como é que ele caiu???
» Epá alguem me explica o que realmente Presenciamos
» Muita imaginação!
» A PICA É MUITA
» COM MUITA CLASSE

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Técnicas de condução-