InícioPortalCalendárioBuscarRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Caça à multa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
HugoCBR
CBR 900RR

Pendura: Monolugar

Número de Mensagens: 1336
Mota/Modelo: CBR 600 F Sport Rossi

MensagemAssunto: Re: Caça à multa   Qua Jan 25, 2012 5:23 am

"Não é considerado ultrapassagem o facto de um veículo circular numa fila
mais rapidamente que os veículos de outra, quando o trânsito se fizer em
vias faixas de rodagem com mais de uma via no mesmo sentido de trânsito
e/ou haja filas paralelas e trânsito intenso. "

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_Ultrapassagem.pdf

http://www.cbrportugal.com conectado
PedroF
CBR 600RR

Número de Mensagens: 540
Mota/Modelo: CBR 600 RR 04

MensagemAssunto: Re: Caça à multa   Qua Jan 25, 2012 8:36 am

Isso mesmo!
RenatoFonseca
CBR 125R

Pendura: Daniela

Número de Mensagens: 187

MensagemAssunto: Re: Caça à multa   Qua Jan 25, 2012 1:46 pm

Lá está o meu ponto..
[C4]
CBR 600F

Número de Mensagens: 309
Mota/Modelo: CBR 600F de 2000

MensagemAssunto: Re: Caça à multa   Qua Jan 25, 2012 10:12 pm

O maior problema, pelo que consegui, perceber é que as escolas dizem que nao é considerada ultrapassagem, mas nao encontro nada na legislacao que diga o mesmo de forma a nao deixar duvidas.

Dava jeito encontrar esta interpretacao com base nos artigos, pois em caso de reclamacao da multa, é com base na legislacao que se pode rebater.
Trollitito
CBR 600RR

Número de Mensagens: 816
Mota/Modelo: CBR 929RR

MensagemAssunto: Re: Caça à multa   Qua Jan 25, 2012 10:19 pm

Então seguindo esta lógica, esclareçam-me: numa AE, quer eu vá na via da esquerda quer vá na da direita, se eu nunca mudar de via e circular a 200km/h, nunca efectuo uma ultrapassagem?
[C4]
CBR 600F

Número de Mensagens: 309
Mota/Modelo: CBR 600F de 2000

MensagemAssunto: Re: Caça à multa   Qua Jan 25, 2012 10:23 pm

Trollitito escreveu:
Então seguindo esta lógica, esclareçam-me: numa AE, quer eu vá na via da esquerda quer vá na da direita, se eu nunca mudar de via e circular a 200km/h, nunca efectuo uma ultrapassagem?

É esse o espirito.

Mas se circulares na esquerda, e nao houver transito na direita estas em infracção pq deves circular sempre o mais a direita possivel.
HugoCBR
CBR 900RR

MensagemAssunto: Re: Caça à multa   Qua Jan 25, 2012 10:45 pm

Trollitito escreveu:

Só é considerado ultrapassagem quando tens de mudar de faixa para ultrapassar...

Se circulares na via da esquerda a 200 Kms/h és multado por ires em excesso de velocidade e podes também ser multado caso a via da direita esteja livre.... pois deve-se circular o mais á direita possivel.

Se circulares na via da direita a 200 Kms/h, és multado novamente porque continuas em excesso de velocidade...
Trollitito
CBR 600RR

MensagemAssunto: Re: Caça à multa   Qui Jan 26, 2012 12:02 am

Lol, eu acho isso estúpido, mas prontos (apenas uma opinião, nada contra a quem o diz).

Lembro-me eu muito bem numa aula de condução, ia eu na via da direita na AE e ia um veículo na do meio a marcar passo, a minha instrutora mandou-me abrandar e não me deixou "ultrapassa-lo". Isto tudo sem mudar de via sequer.

O certo é: nós para irmos para a esquerda na AE, temos que mudar de via e mesmo que nos mantenhamos nessa mesma via, uns km à frente vamos novamente mudar de via para a direita, logo, como mudamos de faixa, é considerado uma ultrapassagem a muitos veículos. Correcto?

Eu continuo a achar que algo não bate certo, pelo menos o facto do código não explicitar claramente o que é uma ultrapassagem. E sei que se eu me deixar ir na direita e for a maior velocidade que os da esquerda, estou tentado a levar com um carro e com jeitinho a culpa ainda é minha.
HugoCBR
CBR 900RR

MensagemAssunto: Re: Caça à multa   Qui Jan 26, 2012 12:13 am

Apenas estamos aqui a debater um tema... mas quando tiver disponibilidade hei-de ir á procura do artigo no código da estrada.

Mas como já referi no post acima e como está no site do IMTT.... "Não é considerado ultrapassagem o facto de um veículo circular numa fila
mais rapidamente que os veículos de outra"

Se mudares de faixa para contornar 1 ou mais veiculos, como é lógico já é considerado ultrapassagem.... se o fizeres sempre na tua faixa de rodagem já não é....

P.S.

Qual o artigo do código que diz que os veiculos numa A.E. na faixa da direita têm de circular a menor velocidade do que os da esquerda?
Trollitito
CBR 600RR

MensagemAssunto: Re: Caça à multa   Qui Jan 26, 2012 12:40 am

Sim, no artigo diz o que não é considerado ultrapassagem, mas onde é que diz o que é considerado ultrapassagem?

É que estamos a dizer que para ser ultrapassagem, é preciso mudar de via. Mas onde é que diz isso no código?

Vou usar um exemplo mais prático:

Numa AE com 2 vias de trânsito no mesmo sentido, vou eu na via da esquerda na minha 929. A meu lado, na via da direita, vais tu na tua 600 (vamos ambos a 110km/h). Uns metros à frente, aparece um carro na via da esquerda a 90km/h.
Acontece que eu vou ter de abrandar para não ir contra o carro, já tu podes continuar a tua viagem (no seguimento da lógica que isso não é ultrapassagem). Mas eis que quando eu me aproximo do carro em questão, a senhora vê-me pelo seu retrovisor e decide então mudar para a via da direita dando-me assim a ultrapassagem (mais uma vez: não é ultrapassagem visto que eu não mudo de via).
Surge então o problema: como a senhora só me viu a mim pelo seu retrovisor, não te viu a ti que ias a "passar" por ela pela sua direita. Acontece então uma colisão de ambos os veículos.

Chega a polícia ao local e que explicações lhes dás? E quais dará a senhora? De quem é a culpa?
HugoCBR
CBR 900RR

MensagemAssunto: Re: Caça à multa   Qui Jan 26, 2012 12:57 am

1º - A senhora vai em infração. Não pode circular na faixa da esquerda, tendo a da direita livre;

2º - A senhora para fazer a mudança de faixa de rodagem, tem de fazer com cuidado, verificando se a pode fazer em segurança, não metendo os restantes condutores em perigo. Ao fazer essa manobra sem verificar se circula alguém na outra faixa de rodagem, está novamente a cometer outra infração....

3º - A senhora não te dá "ultrapassagem"... ela dá-te "passagem"...

4º - Eu ia ficar lixado porque ia espetar-me na traseira dela (não soa lá muito bem).... e ficar com a minha bela 600 feita num 8... e eu todo dorido.

5º - Fica provado que a Sra não sabe o código e que é um perigo a andar na estrada... mulheres ao volante... perigo constante...
Trollitito
CBR 600RR

MensagemAssunto: Re: Caça à multa   Qui Jan 26, 2012 1:04 am

Sim, a questão não é se a senhora vai a cometer ou não infracção, porque vai! Mas ela não ia ser multada por isso...

Quando os carros mudam da via da direita para a esquerda, certificam-se que não vem nenhum, mudam-se e após a ultrapassagem retomam a direita. E quando retomam a direita, muitos não voltam a confirmar se não está um veículo já à sua direita... E porquê? Porque não se passa os carros pela direita.

A senhora ia, claramente, alegar ao senhor polícia que tu a estavas a ultrapassar pela direita. Se estavas ou não, é essa parte que eu quero mesmo perceber, mas acho que o senhor polícia não ia querer saber isso tanto como eu e, no final, o culpado serias tu.

Já se a situação fosse ao contrário em que a senhora se encontrasse na via da direita e fosse para a esquerda já eu estando ao lado dela, então a culpa seria dela.

Penso que efectivamente na prática é isto que acontece, ou não?
HugoCBR
CBR 900RR

MensagemAssunto: Re: Caça à multa   Qui Jan 26, 2012 1:08 am

Não estou de acordo... mas vamos ficar ambos com as nossas teorias...

Então o policia só ia querer saber o q? Se não interessa se ela ia á esquerda com a via da direita livre... se nao se interessa por saber que a condutora nao teve as devidas precauções quando foi retomar a via da direita.... apenas se vai interessar por eu ir efectivamente como manda o código... na via mais á direita...

Ok....
Trollitito
CBR 600RR

MensagemAssunto: Re: Caça à multa   Qui Jan 26, 2012 1:11 am

Eu entendo o teu ponto de vista, mas o mais certo seria o senhor polícia alegar que ias a ultrapassar um veículo pela direita. O problema é esse.

Mas não quero dizer que estás errado, apenas quero perceber isto.
HugoCBR
CBR 900RR

MensagemAssunto: Re: Caça à multa   Qui Jan 26, 2012 1:18 am

Já somos 2...

Mas volto a dizer que eu não ia a ultrapassar... eu seguia na faixa da direita.

Aguardemos que alguem entendido na matéria se pronuncie....
figuinhas
CBR 125R

Pendura: O meu Lord... um Labrador parvo!!!

Número de Mensagens: 282
Mota/Modelo: CBR 1000 F

MensagemAssunto: Re: Caça à multa   Qui Jan 26, 2012 4:18 am

HugoCBR escreveu:

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_Ultrapassagem.pdf

Oh Hugocbr é cm mt razão k poes aki este esclarecimento.

mas tas a eskecer-te da parte k te diz haja filas paralelas e/ou transito intenso!!

Ora.... uma auto estrada cheia de carros que diferença faz k tu circules na via da direita e passes não sei kantos carros k vão a passo nas outras vias!!???

agora se mais a frente saires da via da direita e te meteres numa dessas vias a esquerda pra mim é ultrapassagem pela direita. faço-me entender?

Acho k não deixa duvidas... a não ser k essa mesma via da direita seja mais directa ao teu destino... ai circulas por ela e sais e vais a tua vidinha...
HugoCBR
CBR 900RR

MensagemAssunto: Re: Caça à multa   Qui Jan 26, 2012 7:13 am

Tinhamos aqui tema para deitar abaixo umas grades de minis e uns quilos de amendoins....

O codigo não é muito claro em relação a este tema... Não creio que alguém seja multado por circular á direita.

Uma questão?

Onde está a definição de ultrapassagem?
Teofilo
Moderador
Moderador

Pendura: Monoposto, I'm a a lonely

Número de Mensagens: 3862
Mota/Modelo: CBR600RR 2008

MensagemAssunto: Re: Caça à multa   Qui Jan 26, 2012 7:35 am

todas as lei todo depende da interpretação de cada um. . .
pois sao poucas as leis que sao claras e concisas. . .

CBR 125R

Pendura: Daniela

Número de Mensagens: 187

MensagemAssunto: Re: Caça à multa   Qui Jan 26, 2012 9:21 am

Teofilo escreveu:
todas as lei todo depende da interpretação de cada um. . .
pois sao poucas as leis que sao claras e concisas. . .

Não estivéssemos em Portugal..
s161600
Honda Monkey

Número de Mensagens: 2

MensagemAssunto: Re: Caça à multa   Qua Fev 15, 2012 12:57 pm

Boas. Sou "profissional" da área e posso-vos esclarecer: o que diz o Código da Estrada (a Lei!!!) é que se existir mais de uma via de trânsito no mesmo sentido e não haja trânsito intenso, o facto de o veiculo da faixa da direita circular mais rápido que o da esquerda e "passar" por este, é considerado ultrapassagem. Só não é considerado ultrapassagem em três situações: se tiver trânsito intenso, nas rotundas com mais de uma via ou dentro das localidades quando o da esquerda vai ali por ser a via mais conveniente ao seu destino.

Relativamente a este texto que aparece no site do IMTT, o "e" final é cumulativo, ou seja, tem que se verificar trânsito intenso para que tanto nas faixas de rodagem com mais de uma via no mesmo sentido ou em filas paralelas, não seja considerado ultrapassagem.

Caça à multa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 4 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Tópicos similares

-
» Pagamento de Multa
» Caça as bandeiras do dia 31/03
» Macarrão com Alheira de Caça
» mais uma multa
» caça a multa

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: COMUNIDADE :: Histórias do motard-