| | |
| Autor | Mensagem |
|---|
HugoCBR CBR 900RR

Pendura: Monolugar
Número de Mensagens: 1336 Idade: 31 Localização: Portugal Mota/Modelo: CBR 600 F Sport Rossi Data de inscrição: 17/10/2008
 | Assunto: Re: Caça à multa Qua Jan 25, 2012 5:23 am | |
| "Não é considerado ultrapassagem o facto de um veículo circular numa fila mais rapidamente que os veículos de outra, quando o trânsito se fizer em vias faixas de rodagem com mais de uma via no mesmo sentido de trânsito e/ou haja filas paralelas e trânsito intenso. "
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_Ultrapassagem.pdf
|
|  | | PedroF CBR 600RR

Número de Mensagens: 540 Idade: 22 Localização: Margem sul Mota/Modelo: CBR 600 RR 04 Data de inscrição: 18/06/2010
 | Assunto: Re: Caça à multa Qua Jan 25, 2012 8:36 am | |
| |
|  | | RenatoFonseca CBR 125R

Pendura: Daniela
Número de Mensagens: 187 Idade: 21 Localização: Terra de São Nunca Data de inscrição: 11/08/2011
 | Assunto: Re: Caça à multa Qua Jan 25, 2012 1:46 pm | |
| |
|  | | [C4] CBR 600F

Número de Mensagens: 309 Idade: 35 Localização: Amadora Mota/Modelo: CBR 600F de 2000 Data de inscrição: 04/08/2010
 | Assunto: Re: Caça à multa Qua Jan 25, 2012 10:12 pm | |
| O maior problema, pelo que consegui, perceber é que as escolas dizem que nao é considerada ultrapassagem, mas nao encontro nada na legislacao que diga o mesmo de forma a nao deixar duvidas.
Dava jeito encontrar esta interpretacao com base nos artigos, pois em caso de reclamacao da multa, é com base na legislacao que se pode rebater. |
|  | | Trollitito CBR 600RR

Número de Mensagens: 816 Mota/Modelo: CBR 929RR Data de inscrição: 22/05/2011
 | Assunto: Re: Caça à multa Qua Jan 25, 2012 10:19 pm | |
| Então seguindo esta lógica, esclareçam-me: numa AE, quer eu vá na via da esquerda quer vá na da direita, se eu nunca mudar de via e circular a 200km/h, nunca efectuo uma ultrapassagem? |
|  | | [C4] CBR 600F

Número de Mensagens: 309 Idade: 35 Localização: Amadora Mota/Modelo: CBR 600F de 2000 Data de inscrição: 04/08/2010
 | Assunto: Re: Caça à multa Qua Jan 25, 2012 10:23 pm | |
| | Trollitito escreveu: | | Então seguindo esta lógica, esclareçam-me: numa AE, quer eu vá na via da esquerda quer vá na da direita, se eu nunca mudar de via e circular a 200km/h, nunca efectuo uma ultrapassagem? |
É esse o espirito.
Mas se circulares na esquerda, e nao houver transito na direita estas em infracção pq deves circular sempre o mais a direita possivel. |
|  | | HugoCBR CBR 900RR

Número de Mensagens: 1336 Idade: 31 Localização: Portugal Mota/Modelo: CBR 600 F Sport Rossi Data de inscrição: 17/10/2008
 | Assunto: Re: Caça à multa Qua Jan 25, 2012 10:45 pm | |
| | Trollitito escreveu: | | Então seguindo esta lógica, esclareçam-me: numa AE, quer eu vá na via da esquerda quer vá na da direita, se eu nunca mudar de via e circular a 200km/h, nunca efectuo uma ultrapassagem? |
Só é considerado ultrapassagem quando tens de mudar de faixa para ultrapassar...
Se circulares na via da esquerda a 200 Kms/h és multado por ires em excesso de velocidade e podes também ser multado caso a via da direita esteja livre.... pois deve-se circular o mais á direita possivel.
Se circulares na via da direita a 200 Kms/h, és multado novamente porque continuas em excesso de velocidade... |

| Assunto: Re: Caça à multa Qui Jan 26, 2012 12:02 am | |
| Lol, eu acho isso estúpido, mas prontos (apenas uma opinião, nada contra a quem o diz).
Lembro-me eu muito bem numa aula de condução, ia eu na via da direita na AE e ia um veículo na do meio a marcar passo, a minha instrutora mandou-me abrandar e não me deixou "ultrapassa-lo". Isto tudo sem mudar de via sequer.
O certo é: nós para irmos para a esquerda na AE, temos que mudar de via e mesmo que nos mantenhamos nessa mesma via, uns km à frente vamos novamente mudar de via para a direita, logo, como mudamos de faixa, é considerado uma ultrapassagem a muitos veículos. Correcto?
Eu continuo a achar que algo não bate certo, pelo menos o facto do código não explicitar claramente o que é uma ultrapassagem. E sei que se eu me deixar ir na direita e for a maior velocidade que os da esquerda, estou tentado a levar com um carro e com jeitinho a culpa ainda é minha. |
|  | | HugoCBR CBR 900RR

| Assunto: Re: Caça à multa Qui Jan 26, 2012 12:13 am | |
| Apenas estamos aqui a debater um tema... mas quando tiver disponibilidade hei-de ir á procura do artigo no código da estrada.
Mas como já referi no post acima e como está no site do IMTT.... "Não é considerado ultrapassagem o facto de um veículo circular numa fila mais rapidamente que os veículos de outra"
Se mudares de faixa para contornar 1 ou mais veiculos, como é lógico já é considerado ultrapassagem.... se o fizeres sempre na tua faixa de rodagem já não é....
P.S.
Qual o artigo do código que diz que os veiculos numa A.E. na faixa da direita têm de circular a menor velocidade do que os da esquerda? |

| Assunto: Re: Caça à multa Qui Jan 26, 2012 12:40 am | |
| Sim, no artigo diz o que não é considerado ultrapassagem, mas onde é que diz o que é considerado ultrapassagem?
É que estamos a dizer que para ser ultrapassagem, é preciso mudar de via. Mas onde é que diz isso no código?
Vou usar um exemplo mais prático:
Numa AE com 2 vias de trânsito no mesmo sentido, vou eu na via da esquerda na minha 929. A meu lado, na via da direita, vais tu na tua 600 (vamos ambos a 110km/h). Uns metros à frente, aparece um carro na via da esquerda a 90km/h. Acontece que eu vou ter de abrandar para não ir contra o carro, já tu podes continuar a tua viagem (no seguimento da lógica que isso não é ultrapassagem). Mas eis que quando eu me aproximo do carro em questão, a senhora vê-me pelo seu retrovisor e decide então mudar para a via da direita dando-me assim a ultrapassagem (mais uma vez: não é ultrapassagem visto que eu não mudo de via). Surge então o problema: como a senhora só me viu a mim pelo seu retrovisor, não te viu a ti que ias a "passar" por ela pela sua direita. Acontece então uma colisão de ambos os veículos.
Chega a polícia ao local e que explicações lhes dás? E quais dará a senhora? De quem é a culpa? |
|  | | HugoCBR CBR 900RR

| Assunto: Re: Caça à multa Qui Jan 26, 2012 12:57 am | |
| 1º - A senhora vai em infração. Não pode circular na faixa da esquerda, tendo a da direita livre;
2º - A senhora para fazer a mudança de faixa de rodagem, tem de fazer com cuidado, verificando se a pode fazer em segurança, não metendo os restantes condutores em perigo. Ao fazer essa manobra sem verificar se circula alguém na outra faixa de rodagem, está novamente a cometer outra infração....
3º - A senhora não te dá "ultrapassagem"... ela dá-te "passagem"...
4º - Eu ia ficar lixado porque ia espetar-me na traseira dela (não soa lá muito bem).... e ficar com a minha bela 600 feita num 8... e eu todo dorido.
5º - Fica provado que a Sra não sabe o código e que é um perigo a andar na estrada... mulheres ao volante... perigo constante... |

| Assunto: Re: Caça à multa Qui Jan 26, 2012 1:04 am | |
| Sim, a questão não é se a senhora vai a cometer ou não infracção, porque vai! Mas ela não ia ser multada por isso...
Quando os carros mudam da via da direita para a esquerda, certificam-se que não vem nenhum, mudam-se e após a ultrapassagem retomam a direita. E quando retomam a direita, muitos não voltam a confirmar se não está um veículo já à sua direita... E porquê? Porque não se passa os carros pela direita.
A senhora ia, claramente, alegar ao senhor polícia que tu a estavas a ultrapassar pela direita. Se estavas ou não, é essa parte que eu quero mesmo perceber, mas acho que o senhor polícia não ia querer saber isso tanto como eu e, no final, o culpado serias tu.
Já se a situação fosse ao contrário em que a senhora se encontrasse na via da direita e fosse para a esquerda já eu estando ao lado dela, então a culpa seria dela.
Penso que efectivamente na prática é isto que acontece, ou não? |
|  | | HugoCBR CBR 900RR

| Assunto: Re: Caça à multa Qui Jan 26, 2012 1:08 am | |
| Não estou de acordo... mas vamos ficar ambos com as nossas teorias...
Então o policia só ia querer saber o q? Se não interessa se ela ia á esquerda com a via da direita livre... se nao se interessa por saber que a condutora nao teve as devidas precauções quando foi retomar a via da direita.... apenas se vai interessar por eu ir efectivamente como manda o código... na via mais á direita...
Ok.... |

| Assunto: Re: Caça à multa Qui Jan 26, 2012 1:11 am | |
| Eu entendo o teu ponto de vista, mas o mais certo seria o senhor polícia alegar que ias a ultrapassar um veículo pela direita. O problema é esse.
Mas não quero dizer que estás errado, apenas quero perceber isto. |
|  | | HugoCBR CBR 900RR

| Assunto: Re: Caça à multa Qui Jan 26, 2012 1:18 am | |
| Já somos 2...
Mas volto a dizer que eu não ia a ultrapassar... eu seguia na faixa da direita.
Aguardemos que alguem entendido na matéria se pronuncie.... |
|  | | figuinhas CBR 125R

Pendura: O meu Lord... um Labrador parvo!!!
Número de Mensagens: 282 Idade: 31 Localização: Aveiro Mota/Modelo: CBR 1000 F Data de inscrição: 15/02/2011
 | Assunto: Re: Caça à multa Qui Jan 26, 2012 4:18 am | |
| | HugoCBR escreveu: | "Não é considerado ultrapassagem o facto de um veículo circular numa fila mais rapidamente que os veículos de outra, quando o trânsito se fizer em vias faixas de rodagem com mais de uma via no mesmo sentido de trânsito e/ou haja filas paralelas e trânsito intenso. "
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_Ultrapassagem.pdf
|
Oh Hugocbr é cm mt razão k poes aki este esclarecimento.
mas tas a eskecer-te da parte k te diz haja filas paralelas e/ou transito intenso!!
Ora.... uma auto estrada cheia de carros que diferença faz k tu circules na via da direita e passes não sei kantos carros k vão a passo nas outras vias!!???
agora se mais a frente saires da via da direita e te meteres numa dessas vias a esquerda pra mim é ultrapassagem pela direita. faço-me entender?
Acho k não deixa duvidas... a não ser k essa mesma via da direita seja mais directa ao teu destino... ai circulas por ela e sais e vais a tua vidinha... |
|  | | HugoCBR CBR 900RR

| Assunto: Re: Caça à multa Qui Jan 26, 2012 7:13 am | |
| Tinhamos aqui tema para deitar abaixo umas grades de minis e uns quilos de amendoins....
O codigo não é muito claro em relação a este tema... Não creio que alguém seja multado por circular á direita.
Uma questão?
Onde está a definição de ultrapassagem? |
|  | | Teofilo Moderador

Pendura: Monoposto, I'm a a lonely
Número de Mensagens: 3862 Idade: 24 Localização: Barreiro Mota/Modelo: CBR600RR 2008 Data de inscrição: 15/01/2009
 | Assunto: Re: Caça à multa Qui Jan 26, 2012 7:35 am | |
| todas as lei todo depende da interpretação de cada um. . . pois sao poucas as leis que sao claras e concisas. . . _________________________________________ a carne cresce e o aluminium infelizmente nao. . .
|
|  | | RenatoFonseca CBR 125R

Pendura: Daniela
Número de Mensagens: 187 Idade: 21 Localização: Terra de São Nunca Data de inscrição: 11/08/2011
 | Assunto: Re: Caça à multa Qui Jan 26, 2012 9:21 am | |
| | Teofilo escreveu: | todas as lei todo depende da interpretação de cada um. . . pois sao poucas as leis que sao claras e concisas. . . |
Não estivéssemos em Portugal.. |
|  | | s161600 Honda Monkey

Número de Mensagens: 2 Idade: 27 Localização: lisboa Data de inscrição: 15/02/2012
 | Assunto: Re: Caça à multa Qua Fev 15, 2012 12:57 pm | |
| Boas. Sou "profissional" da área e posso-vos esclarecer: o que diz o Código da Estrada (a Lei!!!) é que se existir mais de uma via de trânsito no mesmo sentido e não haja trânsito intenso, o facto de o veiculo da faixa da direita circular mais rápido que o da esquerda e "passar" por este, é considerado ultrapassagem. Só não é considerado ultrapassagem em três situações: se tiver trânsito intenso, nas rotundas com mais de uma via ou dentro das localidades quando o da esquerda vai ali por ser a via mais conveniente ao seu destino.
"Não é considerado ultrapassagem o facto de um veículo circular numa fila mais rapidamente que os veículos de outra, quando o trânsito se fizer em vias faixas de rodagem com mais de uma via no mesmo sentido de trânsito e/ou haja filas paralelas e trânsito intenso. "
Relativamente a este texto que aparece no site do IMTT, o "e" final é cumulativo, ou seja, tem que se verificar trânsito intenso para que tanto nas faixas de rodagem com mais de uma via no mesmo sentido ou em filas paralelas, não seja considerado ultrapassagem. |
|  | | |
Tópicos similares |  |
|
| | Permissão deste fórum: | Você não pode responder aos tópicos neste fórum
| |
| |
| | Quem está conectado | Há 186 usuários online :: 46 usuários cadastrados, 4 Invisíveis e 136 Visitantes :: 2 Motores de busca a_ndre, AE86Driver, António, barbosa, Blue-drágóne, cartilhas, cb1000r, CkL, davidrr, Eloy88, F1CT1C10U5, filduarte the priest, filipexx, Ganker, GreenEyes, helder, HugoCBR, im4real, j_santos, JCaldeira, Jeremias85, jorge martins, JUSTJoao, Kentera, mabag82, Maddog, Mikaspt, mikey, motorhead, nelson_hornet, Nuno Mota, nuno.ripper, Pedro.CBR600F, piresito, Planzinho, RAMMSTEINER, ricgermany, rossi voador, Sakana, spiderman, SportSilva, superpt, tkw, trindade, tyago, ZarurO recorde de usuários online foi de 486 em Sex Set 02, 2011 4:24 am |
| CONTACTO Administração | |
Os fundadores |
| Maio 2012 | | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex | Sab | Dom |
|---|
| | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | | 28 | 29 | 30 | 31 | | | | Calendário |
|
|