InícioPortalRegistrar-seConectar-seAqui vai ele!!! 15hk9aoAqui vai ele!!! 3537guoAqui vai ele!!! In4cbn
Aqui vai ele!!! Iy07r7

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe

Aqui vai ele!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
tenazinha
CBR 600F
tenazinha

Número de Mensagens : 1137
Mota/Modelo : Honda NSR 125 / CBR 600RR aka "A canária"

Aqui vai ele!!! Empty
MensagemAssunto: Aqui vai ele!!! Aqui vai ele!!! Icon_minitimeJunho 27th 2013, 16:11

Algum dos meus colegas motards me sabe explicar uma duvida que tenho sobre a renovação da carta visto que os serviços públicos reservados para o efeito são de uma INCOMPETÊNCIA EXTREMA, como é o caso do Instituto Português de Transportes (IMT) em que um dia dizem uma coisa e no dia a seguir dizem outra coisa completamente diferente. Ora bem aqui vai a minha duvida:
-Ora no dia 08/07/2011 tirei a carta de condução AL, que na altura dava direito à condução de motociclos com potências não superiores a 25 Kw, ora como o tempo foi passando e uma moto que tinha menos de 25 Kw de potência parou de me satisfazer as necessidades comprei uma moto de maior cilindrada (nomeadamente 86 Kw de potência) como pelo menos a quando da aprovação da minha carta de condução os indivíduos da minha escola de condução afirmaram que não necessitava de fazer nada para ser averbada a categoria que me deixava conduzir todo e qualquer motociclo superior a 25 Kw e sem limite de potência (a chamada na altura de carta AL) gostava de saber se existe alguém nas mesmas condições que eu nesta altura em que lhes é dito que tem que se auto-propor a exame e NÃO ESTANDO qualquer informação no site do IMT a não ser a renovação e respectivo averbamento da carta de condução agora chamada de "A" sem qualquer auto-propositura a exame de condução.
Desculpem os termos que irei usar nas afirmações seguintes:
Mas em que raio de país em que vivemos, isto é a Republica das BANANAS ou quê? Não há ninguém que saiba a porcaria de uma informação nos serviços públicos?
Não há qualquer responsabilidade por parte da entidade empregador de formar e INFORMAR os colaboradores, para servir melhor o condutor, com respostas mais acertadas e sem ACIMA de tudo respostas diferentes quanto o dia da semana?
Estamos assim porque não são chamados à responsabilidade quem faz leis e m*rda que se contradizem umas às outras nos parágrafos seguintes.
Não compreendo o como de alguém ser tão badalhoco a trabalhar que não escreva TODOS os requisitos que serão necessários para renovar a porcaria de uma carta de condução.
Não sei se vou sequer obter alguma resposta, perdoem-me se fui de algum modo indelicado, mas a situação em que me vejo agora obrigou-me a escrever tal testamento, pois a indignação é tanta e a revolta ainda maior.
Sinceramente neste país eu já acredito em tudo.
Com muito mais a acrescentar mas sem paciençia para o fazer deixo aqui o meu testemunho que não serve de muito adianto a não ser informar a revolta com esta situação
Ferrugem
CBR 600F3
Ferrugem

Pendura : Ana Oliveira

Número de Mensagens : 2146
Mota/Modelo : CBR 600RR TRI

Aqui vai ele!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Aqui vai ele!!! Aqui vai ele!!! Icon_minitimeJunho 27th 2013, 16:32

Lei n.º 78/2009, de 13 de Agosto
artigo 130:
"A revalidação do título de condução ou a obtenção de novo título depende de aprovação em exame especial, cujo conteúdo e características são fixados em regulamento"
Ferrugem
CBR 600F3
Ferrugem

Pendura : Ana Oliveira

Número de Mensagens : 2146
Mota/Modelo : CBR 600RR TRI

Aqui vai ele!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Aqui vai ele!!! Aqui vai ele!!! Icon_minitimeJunho 27th 2013, 16:43

Está aqui a resposta:
"Categoria A-formação e propositura a exame por escola de condução. Mas, o titular de carta de condução da categoria A2 há, pelo menos, 2 anos , com idade mínima de 20 anos e que pretende obter a categoria A pode optar por:
• Autopropor-se a exame prático (dispensando de formação e propositura a exame por escola de condução), ou
•Realizar uma ação de formação ficando dispensado de realizar exame de condução"

tirado de:
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Documents/RHLC_PrincipaisAlteracoes_DL_138-2012.pdf pág.9
LadyAnne
CBR 600F
LadyAnne

Pendura : so estorva...

Número de Mensagens : 1001
Mota/Modelo : R6

Aqui vai ele!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Aqui vai ele!!! Aqui vai ele!!! Icon_minitimeJunho 27th 2013, 16:47

Eu em 1998 tambem tirei so a Al e passado dois anos(2000) fui a escola de conduçao que me levaram a carta a santarem e depois a carta chegou por correio ja com datas na A... e nao paguei nem tive que fazer exame de novo.
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 15844
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'

Aqui vai ele!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Aqui vai ele!!! Aqui vai ele!!! Icon_minitimeJunho 27th 2013, 16:52

LadyOfDArkness escreveu:
Eu em 1998 tambem tirei so a Al e passado dois anos(2000) fui a escola de conduçao que me levaram a carta a santarem e depois a carta chegou por correio ja com datas na A... e nao paguei nem tive que fazer exame de novo.

Pois... Mas isso foi em 2000... Agora já não é assim

1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Aqui vai ele!!! Sig_CBR_copy
LadyAnne
CBR 600F
LadyAnne

Aqui vai ele!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Aqui vai ele!!! Aqui vai ele!!! Icon_minitimeJunho 27th 2013, 16:54

ja li ja vi que nao nao tenho culpa de escrever ao mesmo tempo que o senhor ali^^
vssf
CBR 400RR
vssf

Número de Mensagens : 562
Mota/Modelo : CBR 954 RR

Aqui vai ele!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Aqui vai ele!!! Aqui vai ele!!! Icon_minitimeJunho 27th 2013, 17:05

É preciso fazer essa mudança?
Eu nunca fiz... e já a tirei em 2003
LadyAnne
CBR 600F
LadyAnne

Aqui vai ele!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Aqui vai ele!!! Aqui vai ele!!! Icon_minitimeJunho 27th 2013, 17:39

se a primeira que tiras te foi a de 250c passado 2anos podes conduzir tudo so averbar na carta o que falta. se so tiveres a carta de 125 passado 2anos tem que tirar a de 250c.
vssf
CBR 400RR
vssf

Número de Mensagens : 562
Mota/Modelo : CBR 954 RR

Aqui vai ele!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Aqui vai ele!!! Aqui vai ele!!! Icon_minitimeJunho 27th 2013, 17:43

Eu tirei logo a de 250.
Mas tenho andado desde entao com cilindradas superiores sem ter ido trocar a carta. Posso ter problemas por isso?

LadyAnne
CBR 600F
LadyAnne

Aqui vai ele!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Aqui vai ele!!! Aqui vai ele!!! Icon_minitimeJunho 27th 2013, 17:49

normalmente nao, depende do bofia e dos estudos dele... se ele souber da lei nao te chateia se nao souber da lei chateia -te... mudar isso custa 60€
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010

Aqui vai ele!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Aqui vai ele!!! Aqui vai ele!!! Icon_minitimeJunho 27th 2013, 18:00

60€? isso foi quando? custou-me 25€ lady..foi o k paguei ha 4 anos atras...
LadyAnne
CBR 600F
LadyAnne

Aqui vai ele!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Aqui vai ele!!! Aqui vai ele!!! Icon_minitimeJunho 27th 2013, 18:02

epa nao sei foi o que disseram recentemente quando fui com uma colega saber quanto é que custava^^ so se a estavam a tentar roubar Razz
Conteúdo patrocinado

Aqui vai ele!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Aqui vai ele!!! Aqui vai ele!!! Icon_minitime

Aqui vai ele!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: OFF-TOPIC :: Outros assuntos-