InícioPortalRegistrar-seConectar-se

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe | .
 

 Capacete feito de cortiça

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
R@lf Jones
CBR 600F3
avatar

Pendura : Consciencia

Número de Mensagens : 2137
Idade : 25
Localização : Guarda/Aveiro
Mota/Modelo : CB600F Hornet
Data de inscrição : 06/02/2009

MensagemAssunto: Capacete feito de cortiça Seg Jul 22, 2013 1:10 pm

Capacete que daqui a pouco tempo será comercializado pela CMS.


"Capacete da Universidade de Aveiro revestido a cortiça 
quer revolucionar desportos motorizados

2013-07-19




O investigador Ricardo Sousa com o protótipo do revestimento em cortiça para capacetes

Por fora, parece um normal capacete de motociclista. Mas por dentro, no revestimento, está um dos materiais mais simbólicos do país: a cortiça. A ideia de aproveitar a ‘pele’ do sobreiro para reforçar a segurança da cabeça de quem anda de moto pertence um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA). 
A equipa de Ricardo Sousa, professor do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), verificou que, teste após teste, em relação à esferovite usada em exclusivo por todos os fabricantes mundiais de capacete, a cortiça não só tem maior capacidade para absorver um impacto como mantém essa característica intacta no caso do motociclista sofrer na cabeça múltiplas pancadas. Os investigadores da UA querem levar o produto ao mercado desportivo de alta competição onde a segurança e o risco têm de andar de mãos dadas.

“Os revestimentos interiores dos capacetes, que servem para absorver a energia em caso de impacto, são hoje feitos quase exclusivamente em esferovite”, diz Ricardo Sousa. Este material, aponta o especialista do grupo de investigação GRIDS do DEM, “tem a vantagem de ser barato e leve” mas, por outro lado, “tem a grande desvantagem, quando sofre um primeiro impacto, de se deformar permanentemente perdendo capacidade de reabsorção de energia”. Assim, num eventual segundo impacto, o motociclista fica à mercê da sorte.


Uuma rolha de champanhe que poder estar anos e anos comprimida no gargalo de uma garrafa mas recupera praticamente a forma inicial assim que a bebida é aberta
Já o revestimento da UA, aponta Ricardo Sousa, “não só absorve muito melhor o impacto do que a esferovite pura, como mantém a capacidade de absorver impactos mesmo quando ocorrem vários seguidos”. A prova disso, empiricamente falando, “vê-se numa rolha de champanhe que, apesar de poder estar anos e anos comprimida no gargalo de uma garrafa, recupera praticamente a forma inicial assim que a bebida é aberta”.

Legislação ‘aperta’ esferovite

A ideia de usar cortiça como revestimento interno de capacetes surgiu com o apertar das normas que, um pouco por todo o mundo e cada vez mais, reforçam a segurança dos motociclistas. “Por causa das legislações, a camada interna de esferovite tem vindo a aumentar ao longo dos anos. O resultado disso são capacetes cada vez maiores o que, esteticamente, não é muito agradável”, diz Ricardo Sousa, também ele motociclista. Assim, o problema de tamanho que não se coloca com o projeto da UA já que a cortiça absorve mais energia de impacto que uma mesma quantidade de esferovite.

A introdução apenas de cortiça no material de revestimento, por si só, não resultaria pois tornaria o capacete muito pesado o que, em caso de acidente, provocaria uma energia de impacto muito maior.“Esta é a principal desvantagem da cortiça, o peso”, reconhece Ricardo Sousa. Por isso, os investigadores misturaram a matéria prima do sobreiro com esferovite nas quantidades certas até encontrarem um equilíbrio entre capacidade de absorção e peso.

“Neste momento, depois de vários testes com diferentes associações entre esferovite e cortiça, existe já uma solução estudada e patenteada”, aponta o investigador. “É um híbrido”, descreve o responsável: “Trata-se de excertos de micro aglomerado de cortiça inseridos numa matriz de esferovite com as distâncias e tamanhos dos dois materiais devidamente estudados”.

Alta competição na mira

F1 é um dos desportos onde o capacete da UA pode vir a ser utilizado


A solução da UA para o revestimento dos capacetes pode torná-los mais caros. Mas a equipa de Ricardo Sousa está a pensar o quão vantajosa a proteçcão extra pode ser para capacetes de alta performance“em que o preço não é importante”.

Motociclismo, Fórmula 1, competições automobilísticas, ciclismo e hipismo são alguns dos desportos onde o capacete da UA pode vir a ser utilizado. A cabeça dos militares pode igualmente beneficiar da investigação do DEM. “A partir do momento em que este material ficou afinado está disponível para ser aplicado a qualquer tipo de proteção, seja para a cabeça, seja para outra parte de corpo”, afirma Ricardo Sousa.

Na calha está já uma empresa nacional fabricante de capacetes que se prepara para fazer os primeiros protótipos industriais com o novo revestimento."



fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=58171&op=all
Voltar ao Topo Ir em baixo
LadyAnne
CBR 600F
avatar

Pendura : so estorva...

Número de Mensagens : 1001
Idade : 32
Localização : Englaterra
Mota/Modelo : R6
Data de inscrição : 09/09/2012

MensagemAssunto: Re: Capacete feito de cortiça Seg Jul 22, 2013 1:15 pm

Uaaaaauuu parabens e vamos ver ate que ponto essa investigaçao consegue avançar Smile 
Voltar ao Topo Ir em baixo
RAMMSTEINER
CBR 600F2
avatar

Pendura : Rede de carga

Número de Mensagens : 1980
Idade : 33
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR125R JC50 - 2011
Data de inscrição : 09/06/2011

MensagemAssunto: Re: Capacete feito de cortiça Seg Jul 22, 2013 2:53 pm

Acho que não em convence mas gostava de ver os resultados dos ensaios.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Capacete feito de cortiça

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Capacete feito de cortiça

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» [Vendas] - Prmoção, 90% de satisfação ou o dinheiro de volta - Custon PB´sem gesso e/ou resina, Stand para cavaleiros de ouro, Estátua de Athena e Trono do Poseidon (fotos disponíveis)
» Ford Mustang 79 - Primeira Montagem
» Consórcio Grupo 01 - Junho
» Ferrari Enzo - "FIORANO"
» Consórcio Grupo 04 - Setembro

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Novidades do mundo motociclista-