InícioPortalRegistrar-seConectar-se

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe | .

Test-drive CB500X

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Daikoni
Administrador

Número de Mensagens : 8089
Mota/Modelo : CBR600F 2012

MensagemAssunto: Test-drive CB500X Janeiro 10th 2014, 19:21

Boas pessoal.

Hoje passei pela Ondamil, falei com o Alexandre (o senhor é muito simpático), e tinham lá uma CB500X para test-drive, claro que aproveitei, já que tem o mesmo motor que as outras 2 que pondero.

Bem, para o pessoal que diz que anda o mesmo que a 250R, epah, o motor não tem nada a ver, nem a nível de resposta, aceleração, vibração, suavidade... etc etc. O motor parece solto, dá-se um cheirinho de aceleração e lá vai elaaa.... Como andei só naquelas rotundas com pequenas rectas pelo meio, só fui até aos 130km/h (e já estava a abusar para a estrada que é).

Separando por partes, o que mais gostei na mota:
- Motor. O que disse acima. Acrescento a linearidade, a partir das 4-5k rpm a aceleração é sempre aprox. igual até a Redline. Mesmo as 3k já tem força, diria que tem mais força às 3...3.5k, que a cbr250R em qualquer faixa de rotação;
- Posição. Surpreendentemente gostei da posição, muito mais confortável que a 250R (não reparei nisto até voltar para a 250R, que as costas começaram logo a queixar-se);
- Peso. Não sei se tem a ver com a altura ou posição, apesar de não ser verdade, aliás, tem mais uns 40kg praí, mas achei-a muito mais leve e fácil de manejar, que a própria 250R (também senti muito isto quando voltei para a 250R);
- Espelhos, estão ao nível dos olhos praticamente, o que implica boa visibilidade para trás, e desperta mais a atenção.

O que não gostei ou estranhei:
- Buzina trocada com os piscas, queria meter piscas... BIIIIIIP.
- Posição das peseiras, talvez porque estou habituado a 250R, achei-as que estavam demasiado por baixo de mim, não sei, weird.
- Protecção aerodinâmica, é pior e mais irregular que na 250R, talvez pela maior distância à bolha, mas nas velocidades que andei, não me fez qualquer diferença. Talvez em velocidades superiores sinta-se mais.
- Som do motor, definitivamente precisa de troca de escape (apesar de ser bonito, o que é pena), o motor consegue ser mais silencioso que o da 250R, apesar de soar melhor ao ouvido a partir das 6k.
- Não estou habituado a ver a mota à minha frente enquanto conduzo, a frente da mota é muito alta, apesar de não interferir em nenhum aspecto com a visibilidade. Aliás, até é maior, devido à altura.

Quando voltei para a minha mota, estranhei mais do que ao contrário.
Parecia que estava a conduzir um tractor, vibrava tanto, não andava nada, desconfortável para as costas.

Bem, apesar de as X não serem o meu estilo, não me despertam qualquer emoção a nível de aspecto, saí de lá a ponderar esta.

Com isto, fiquei ainda mais indeciso entre as 500, excluiu-me no entanto a GSX650F da ideia. A potência destas 500 satisfaz-me mais (pelo menos para já) do que eu pensava.

Novas opiniões depois disto:
CBR500R -> A que acho mais bonita, a qual me dá mais entusiasmo, mas a posição passou a ser um factor negativo, as minhas costas gostam muito mais da X, preço também não ajuda.
CB500X -> Apesar de tudo, acho que a mota está alta demais, é estável, chego bem com os 2 pés ao chão, mas parece que não fica tão firme ao chão como por exemplo a 250R (e é um exemplo fraco).
CB500F -> Talvez seja um misto das duas a nível de posição, mas não tem protecção aerodinâmica, e provavelmente não fico tão confortável como na X.

Indecisões... Indecisões.
Eu tenho 3 amores.... weee  E não sei de qual gosto mais..... LOOL

Última edição por daikoni em Janeiro 10th 2014, 19:36, editado 2 vez(es)
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
F1CT1C10U5
Administrador

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 14535
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'

MensagemAssunto: Re: Test-drive CB500X Janeiro 10th 2014, 19:24

Boa review! Smile

1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Daikoni
Administrador

MensagemAssunto: Re: Test-drive CB500X Janeiro 10th 2014, 19:43

O ABS não testei. Não sei porquê, travar a ponto de bloquear intencionalmente a roda numa mota não me parece bem, o meu inconsciente não deixa.

Acho que percebo o porquê da Honda ter feito um motor tão linear (ou como alguns de vocês lhe chamam "sem personalidade"). Tem a ver com os objectivos da mota:
- Carta A2, já que está limitada em termos de CV's, mais vale ter força em toda a gama de rotações.
- Económica, para ter economia, não pode ser muito rotativa, mais uma vez, para ser viável, quanto maior a faixa de rotações com força melhor. Em termos práticos, tanto faz ter uma mota que vai até as 12000rpm, mas só tem força a partir das 7000rpm, como uma que tem força a partir das 3000rpm, e vai até as 9000rpm. Faixa de rpm útil, acaba por não fazer grande diferença.
Na minha 250R, as primeiras 6000rpm não estão lá quase a fazer nada, só para 1a e 2a, de resto...
SbKrR
CBR 600F4i

Pendura : O meu PIT adoraria :)

Número de Mensagens : 3260
Mota/Modelo : Actual: Honda Cbr 954 RR Sc50 ex-Suzuki Bandit 600N;ex- Sachs V5;ex- Zundapp Z3

MensagemAssunto: Re: Test-drive CB500X Janeiro 10th 2014, 21:22

parabéns pelo grande review
deveria ser sempre assim,indeciso entre A e B e o melhor seria sempre experimentar  Wink  Wink
Nuno.CBR
CBR 600F3

Número de Mensagens : 2123
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013

MensagemAssunto: Re: Test-drive CB500X Janeiro 11th 2014, 00:06

Excelente review Daikoni, foi na Ondamil e com o Alexandre que comprei a minha héhé.
Eu sou muito mas mesmo muito suspeito lol, mas na minha opinião para o dia-a-dia ficas muito bem servido com qualquer destas 500, pois a nível de consumos e versatilidade de utilização é equilibrada para o efeito a diferença é a protecção aerodinâmica que tens na R e não nas outras eu pessoalmente não gostei da X pelo facto que referiste a altura ao chão.
Daikoni
Administrador

MensagemAssunto: Re: Test-drive CB500X Janeiro 11th 2014, 12:21

Se eu não fizesse tanta AE, acho que neste momento ia para a CB500F, mas assim a melhor escolha é a R, só que esta tem o contra da posição, acho que depois de experimentar a X, fiquei apaixonado pela posição... LOL, só que a mota em si não condiz com o meu estilo.

A F é um misto de ambas, só que o contra que vejo, é que deve de ser desconfortável na AE por muito tempo, talvez uma bolha ajude, mas também não gosto muito de ver nakeds com isso.

Think for yourself. Live your life. Make it count.
Nuno.CBR
CBR 600F3

Número de Mensagens : 2123
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013

MensagemAssunto: Re: Test-drive CB500X Janeiro 11th 2014, 15:03

Sim a F é sem duvida o intermédio da R e da X, a posição de condução é mais simpática e não tem a altura ao chão tão elevada que tem a X, quanto à aerodinâmica resolvias isso com uma bolha no entanto também acho que não combina lá muito bem esteticamente numa naked ...
Xeyver
CBR 400

Número de Mensagens : 413
Mota/Modelo : SUZUKI GSXR 600 K7

MensagemAssunto: Re: Test-drive CB500X Janeiro 11th 2014, 16:18

daikoni escreveu:

- Protecção aerodinâmica, é pior e mais irregular que na 250R, talvez pela maior distância à bolha, mas nas velocidades que andei, não me fez qualquer diferença. Talvez em velocidades superiores sinta-se mais.

Por acaso tinha ideia que a X tinha boa proteção contra o vento, até porque é uma mota mais vocacionada para fazer viagens. Andava de olho numa para segunda mota, para fazer umas viagens, mas assim já fico com mais reservas...
Daikoni
Administrador

MensagemAssunto: Re: Test-drive CB500X Janeiro 11th 2014, 16:55

É assim, eu andei até +- aos 130km/h, e o vento não me fez qualquer diferença, mas sentia umas pequenas "bofetadas" de ar vindo de uns lados e de outros (daí eu chamar-lhe de irregular), talvez por haver alguma distância à bolha, não vais tão perto dela como numa R. Mas se quiseres ir +- vertical (o normal nesta mota) acabas talvez por sentir menos que na R.

A R acaba por fazer-te mais pressão no capacete que esta, porque o ar concentra-se todo aí se não te baixares.

Para velocidades superiores não te sei dizer, mas há de ser melhor que uma naked, e pior que uma R quando "deitado". Em ambos os casos, é muito boa para as costas e confortável para velocidades mais descontraídas. Isto só te apercebes mais quando voltas a andar na tua, enquanto eu estava na X estranhava a posição, mas quando voltei para a minha senti logo um desconforto nas costas que não estava presente nesta.

Resumidamente a protecção aerodinâmica desta é mais um "suavizador" que propriamente um "isolador".
Paulo-Bandit
Honda Monkey

Número de Mensagens : 51
Mota/Modelo : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Test-drive CB500X Janeiro 11th 2014, 17:44

Boas

Na Ribamotos(Almeirim) está lá uma 500f de serviço por 4500€
Daikoni
Administrador

MensagemAssunto: Re: Test-drive CB500X Janeiro 11th 2014, 17:54

No importador também está uma ainda mais acessível, não aceita é retomas, tenho de vender a minha primeiro. E na 500F, preferia que fosse branca, e com ABS  Sad Não gosto muito do preto nessa.

Xeyver
CBR 400

Número de Mensagens : 413
Mota/Modelo : SUZUKI GSXR 600 K7

MensagemAssunto: Re: Test-drive CB500X Janeiro 11th 2014, 18:44

daikoni escreveu:
É assim, eu andei até +- aos 130km/h, e o vento não me fez qualquer diferença, mas sentia umas pequenas "bofetadas" de ar vindo de uns lados e de outros (daí eu chamar-lhe de irregular), talvez por haver alguma distância à bolha, não vais tão perto dela como numa R. Mas se quiseres ir +- vertical (o normal nesta mota) acabas talvez por sentir menos que na R.

A R acaba por fazer-te mais pressão no capacete que esta, porque o ar concentra-se todo aí se não te baixares.

Para velocidades superiores não te sei dizer, mas há de ser melhor que uma naked, e pior que uma R quando "deitado". Em ambos os casos, é muito boa para as costas e confortável para velocidades mais descontraídas. Isto só te apercebes mais quando voltas a andar na tua, enquanto eu estava na X estranhava a posição, mas quando voltei para a minha senti logo um desconforto nas costas que não estava presente nesta.

Resumidamente a protecção aerodinâmica desta é mais um "suavizador" que propriamente um "isolador".

Bom, se te sentiste minimamente confortável a essas velocidades, está mais que bom para quem quer fazer viagens e curtir a paisagem. À partida, em Estradas Nacionais e outras mais secundárias,não valerá a pena andar muito mais que isso.
Tenho ouvido mais opiniões de quem a experimentou também e a grande maioria aponta a falta de força do motor como um ponto menos positivo. Ou seja, a mota vai subindo de rotação, mas tem pouco desenvolvimento...por outras palavras, torna-se um pouco "pastelona".

Certo é que são opiniões de pessoas que costumam andar em motas mais potentes, o que me leva a pensar que poderão não ter feito o "reset" ao que estão habituados, de forma a darem um feedback mais imparcial!

Na tua opinião, o que achaste?
Daikoni
Administrador

MensagemAssunto: Re: Test-drive CB500X Janeiro 11th 2014, 19:16

Eu venho de uma 250R, para mim tem o dobro da potência da minha, o motor é linear, isto é, a força é à mesma nas 5 como nas 7-8k. Vais ter de dar mais uso à caixa de velocidades que na tua (esta só chega aos 100km/h em 3a, na tua chegas em 1a), claro que desenvolve lento a partir dos 120 para alguém que está habituado a 600cc, são motas que chegam aos 250, esta a partir dos 150-160 já deve de começar a arrastar-se para desenvolver.

Fazendo as contas, é metade dos cavalos. Olhando para as curvas de binário/potência, pensa na tua mota como se circulasses sempre entre as 5-7k rpm. Com isto já sabes a força que o motor faz, agora muda a caixa de velocidades.

Mas o ideal é experimentares.

Para mim para passeio, voltinhas, etc é mais que suficiente, dá bem para ultrapassagens & divertir-se, principalmente fora de AE, e é muito ágil.
Kichote
CBR 250R

Pendura : Speed78

Número de Mensagens : 390
Mota/Modelo : Ex.:NINJA 300, CBR125r

MensagemAssunto: Re: Test-drive CB500X Janeiro 29th 2014, 23:50

Tens mais um ponto por belo review:-)
 Mas continuo a querer fazer test drive eu proprio. Achei guiador mais estreito do que cbr125'11. Quero ver como isto vai me resulatar na estrada...
Daikoni
Administrador

MensagemAssunto: Re: Test-drive CB500X Janeiro 30th 2014, 00:01

O ser estreito não me stressa, pode parecer menos ágil, mas também reduz inputs desnecessários que possas dar na direcção a mota.
O que me stressa é obrigar-me a inclinar, para a AE em parte é bom, mas em viagens maiores, começa a ficar desconfortável para as costas. Pulsos & cia, nunca me fez qualquer diferença, mas também não é propriamente um crotch rocket que obrigue a estar deitado no tanque. Qualquer das maneiras das vezes que me sentei na 500R, parece-me que tem uma posição ainda um pouco melhor que a própria 250, o que é óptimo para mim.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Test-drive CB500X

Test-drive CB500X

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» Quadra Drive
» caixa velocidades grand cherokee 3.1 quadra drive
» Mega Drive Portatil à Venda!
» PINS DO DIOGO
» The Classics B 737-300 / 400 and 500, com vídeo !

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: COMUNIDADE :: Test Drives-