InícioPortalRegistrar-seConectar-seTest Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 15hk9aoTest Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 3537guoTest Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 In4cbn
Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Iy07r7

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe
 

 Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
CBR666
CBR 600F3
CBR666

Número de Mensagens : 2349
Idade : 33
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR 600 RR e KTM SX-F 250
Data de inscrição : 17/10/2010

Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Empty
MensagemAssunto: Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Icon_minitimeOutubro 6th 2014, 23:09

Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 11tl6kx

Pois bem, na passada manhã de Sábado, tive a oportunidade de acrescentar mais um modelo de moto aqueles que já experimentei.
Foi a vez de uma Yamaha XT 660Z Tenere de 2008. A mota foi-me deixada para colocar um kit de transmissão trocar o óleo de travões e resolver uns problemas com o xénon. O proprietário disse-me para quando a tivesse pronta, deveria ir dar uma volta com ela para perceber se estava tudo em condições, visto a ter comprado à relativamente pouco tempo, e ser a sua primeira mota "grande".

Basicamente esta Ténéré possui exatamente o mesmo motor e quadro utilizados na XT 660X, conta com 47cv e caixa de 5 relações.
Fiz cerca de 100/120km divididos entre cidade e via rápida. Devo dizer que muito do que vou dizer, já estava à espera da parte deste motor e da estrutura da mota.

Tem potencia de motor Q.B. mas não é nenhum supra sumo de potencia e de binário, a caixa de 5 velocidades é estranha, bastante estranha mesmo... A 1ª,2ª e 3ª relação são muito curtas, mas depois a 4ª e a 5ª conseguem ter o equilíbrio normal. É uma moto que tem de se trabalhar muito com a caixa, porque assim que a rotação cai abaixo das 2mil RPM o motor começa a bater bastante.
Para andar em cidade torna-se cansativo, mas depois em AE surpresa das surpresas, estava a espera de um motor muito limitado em termos de velocidade, mas não, facilmente se atinge os 160km/h e devido ao vidro alto que possui, nem damos conta a que velocidade se circula.
Pelo que percebi, 6 mil RPM é o ponto máximo de potencia, se passarmos daí até ao corte (8 mil RPM) é só estar a "escafiar" o motor sem tirarmos o minimo partido.
Sinceramente não passei dos 165km/h, mas acredito que seja moto para atingir os 180/190km/h.

Tem um bom comportamento dinâmico a nível de suspensões, a ponto de dar por mim a andar a velocidades elevadas em ruas bastante sinuosas, com carris de eléctrico,calçada e muita buracada à mistura sem qualquer tipo de problema, sem sequer ter de levantar o cu do banco. Fiquei mesmo impressionado.
Esse também é outro aspecto a ter em conta, ao contrário de muitas outras trail que conduzi, não se perde a ligação de piloto/mota por ser conduzida em pé. Nesse aspecto agradou-me bastante.

Como todas as Yamaha's trava bem, está equipada com o sistema Brembo, desde as pinças até à master bomba. Penso que existe algum exagero no poder de travagem atrás, a mota é muito leve atrás, e mal se toca no pedal de travão traseiro a roda bloqueia logo. Devo dizer que passei a manhã toda a "divertir-me" a fazer slides devido ao facto do pneu de trás estar ressequido e parecer um bocado de "plástico", e também pelo facto de se conseguir controlar facilmente a traseira a deslizar.

Em termos de conforto, para o tipo de mota que é, achei bastante confortável e com alguns aspectos importantes que foram tidos em conta para o conforto do utilizador, face à brusquidão do motor monocilindrico.
As peseiras do condutor são cobertas por uma borracha grande para apoiar bem os pés, borracha essa bastante mole para absorver as turpidações.
O banco, muito sinceramente não sei se é o de origem, mas se for, é uma aposta muito bem ganha, 5 estrelas mesmo.

O quadrante tem bastante informação, tais como, nível de combustível, horas, velocímetro digital, conta rotação, conta quilometros, mas depois uma grande falha é não apresentar a temperatura de trabalho do motor.
Outra coisa que notei, segundo o proprietário, esta mota dorme na rua à cerca de 1 ano, o antigo dono tinha garagem, portanto tem 5 anos de garagem com 1 ano na rua... Não me surpreendeu nada, porque sei que é um dos pecados mortais das Yamaha, mas faz-me confusão como uma mota destas, apresentar muito pontos de ferrugem, muito plástico queimado do sol e até ressequido.
Estavam também montadas 2 panelas de escape Akrapovic, resultado disso é uma sinfonia brutal para quem gosta como eu do "barulho de tractor". Era lindo largar o acelerador num descida e ela vir por ali abaixo aos "tiros".
Quanto ao deposito de combustível, é bastante grande, não sei precisar quantos litros leva, mas diria uns 25L.
Os 25L de gasolina não são nada demais, porque quando se aperta mais um bocado com o bicho ela abre as goelas e bebe que se farta! Smile

Em suma, tive muita pena de não ter oportunidade de ir fazer um estradão no mato ou dar um passeio num pinhal para saber o comportamento dela no seu habitat natural, mas deu para perceber até onde pode ir, as suas limitações e os seus trunfos.
Não é de todo o meu estilo de mota, nem a minha marca, não era uma escolha se tivesse que optar por uma trail, mas não é tão má de todo. Não querendo ser mau demais, se me oferecessem uma, não diria que não... Mas todos aqueles plásticos e ferros saltavam fora, a cremalheira ganhava mais 5/6 dentes e rezava para enquanto andasse nas minhas mãos não "deitasse" o motor!  Twisted Evil 

Uma nota de 0 a 10, leva um 5.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://ll-motors.pt
Asa Negra
CBR 400RR
Asa Negra

Número de Mensagens : 705
Idade : 39
Localização : Numa estrada qualquer
Mota/Modelo : cbr 650 f
Data de inscrição : 03/11/2011

Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Empty
MensagemAssunto: Re: Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Icon_minitimeOutubro 7th 2014, 04:09

Gostei de ler! :-)
Voltar ao Topo Ir em baixo
MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3183
Idade : 18
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR XX 2004
Data de inscrição : 12/03/2014

Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Empty
MensagemAssunto: Re: Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Icon_minitimeOutubro 7th 2014, 11:16

Lá está, é para uns belos km's em estradões em mau estado!

Abc!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9082
Idade : 31
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Empty
MensagemAssunto: Re: Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Icon_minitimeOutubro 7th 2014, 11:21

Boa review! Não faz é o meu género de moto.. Razz

_________________________________________
Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 246usqp
Youtube  | Vimeo
Life is a trip, from point A (birth), to point B (death).
Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between.
Think for yourself. Live your life. Make it count.
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
bruno marcelino
CBR 600F2
bruno marcelino

Número de Mensagens : 1549
Idade : 31
Localização : Psi(2625) Ms(2830)
Mota/Modelo : Gsx R750M, Ninja Zx3r, kx125
Data de inscrição : 26/11/2012

Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Empty
MensagemAssunto: Re: Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Icon_minitimeOutubro 7th 2014, 12:13

nao sou capaz de gostar desta mota esteticamente mas para fazer um misto de estrada e mato deve ser bastante engracada
Voltar ao Topo Ir em baixo
AVPrendas
CBR 600F4i
AVPrendas

Pendura : MMPrendas

Número de Mensagens : 3423
Idade : 34
Localização : Wonderland
Mota/Modelo : PCX / MTS '16 S Red
Data de inscrição : 22/10/2008

Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Empty
MensagemAssunto: Re: Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Icon_minitimeOutubro 7th 2014, 19:01

Das chamadas Trail's, para fora de estrada, é a melhor...

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.pcxportugal.com
Conteúdo patrocinado




Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Empty
MensagemAssunto: Re: Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008 Icon_minitime

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Test Drive Yamaha XT 660Z Tenere 2008

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: COMUNIDADE :: Test Drives-