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 Reparações e pintura de carenagens

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joao17sobral
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MensagemAssunto: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 19th 2015, 09:29

Boas pessoal! 

Tenho ideias de começar com um projecto básico por enquanto e depois ir aumentando a qualidade do trabalho. 
Como alguns sabem tenho a carenagem do Pará lamas frontal riscado e quero começar por reparar as minhas coisas e ter pratica. 

Ora bem, disseram-me que primeiro é necessário pintar a superfície, depois passar lixa de água ( depois consoante o nível de risco usar uma lixa mais forte ou não). Depois disso, aplicar a cor (cor preto com pigmentação no meu caso) ate ficar sem falhas e secar e depois aplicar verniz e depois limpar com álcool. 

A minha questão é, não se deve aplicar primário e depois a cor?
Em spray resulta bem?

Obrigado e se me puderem ajudar pelo menos com a pintura por agora agradeço imenso! Abraço 

Ps: moderação, se este post estiver no sítio errado, mudem de sítio por favor!
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modchip
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 19th 2015, 10:29

Umas fotos do estrago ajudavam a podermos te ajudar, é assim da experiência que tenho nessas coisas (não é muita mas já fiz alguns trabalhos inclusivé pintei o meu carro de novo lá na gartagem e safei-me bem), o meu conselho é pintares o frontal todo, os retoques é sempre complicado e acaba por se notar...

Mas depende do risco se for leve, com uma polidora e massas de polir resolves o problema sem recorrer a tinta, agora se for fundo o que eu fazia era levar uma das carnagens (pequena) com a mesma cor do frontal e o codigo de cor da mota (costuma estar por baixo do banco) e mandava fazer a tinta à cor da mota, entretanto compras também um primario proprio e o verniz (no caso da tinta não ser auto-brilhante que é o mais provavel se for de origem) e depois é lixar todo o frontal ver se tem alguma estaladela ou se é só riscado, no sitio do(s) risco(s) um pouco de betume e depois lixar bem para ficar lisinho, se tiver estaladelas aconselho a soldar com um ferro de soldar velho e plastico do mesmo plastico (este processo exige bastante pericia), depois lixar a zona e dar betume, quando o frontal tiver todo lisinho pronto a pintar, arranjas uns plasticos e com uns arames podes fazer uma mini estufa, começas por dar primário, duas ou três de mão consoante achares necessário (convém ser camadas fininhas sempre para evitar escorridos) todo o processo tem que ser feito com muita paciência sem pressa de chegar ao fim, quando o primário estiver completo alisas com uma lixa 1500 de àgua e depois com uma 2000 (ou com uma "esponja propria que costumam vender nas casa de tintas proprias para o efeito).
Proximo passo é dar tinta (nunca esquecer de lavar e desengordurar entre todas as fases), para dar tinta ainda tens que ter mais atenção é mais diluida que o primário e se não forem camadas finas fazes escorridos.
A tinta não é para lixares, assim que a tinta estiver dada e seca, quantas de mão forem necessarias segues para a fase de dar verniz, na tinta nunca tocas com nada nem limpas nem lixas nada (se não arriscas te a ter que começar tudo de novo), o que terás de fazer agora é dar verniz, esta fase é muito complicada porque o verniz para veres bem o que estas a fazer tens que jogar com as luzes de forma a fazer reflexos no frontal, repito aqui camadas igualmente finas para evitar escorridos e muito importante se a peça que estás a pintar não é grande afina a pistola para um leque pequeno mas não completamente fechado, isto para evitar o overspray de verniz que causa algumas irregularidades no acabamento, no fim se for necessário quando tiver concluido e seco o verniz (bem seco nada de precepitações) é dar uma polidela para atenuar alguma imperfeição ou casca de laranja (com o verniz dado se ficou com relevos de overspray ou casca de laranja podes alisar com uma lixa 2000 de agua e depois é so polir, mas muita atenção para não tirares o verniz é só uma coçadela para alisar).

Não te aconselho a fazer isso a spray se queres fazer bem convém ser à pistola com um compressor  fixe!

segue um link da minha mais recente "aventura" com a recuperação do meu carro para te inspirar...http://190club.foruns.com.pt/t32-190d-2-0-modchip
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joao17sobral
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 19th 2015, 10:47

Modchip obrigado pelas dicas! A tinta vai ser igual
A de origem. Só uma pergunta, a pistola para
Pintar com o compressor costuma ser muito caro? Quais os melhores sítios para comprar isso?
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modchip
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 19th 2015, 11:00

joao17sobral escreveu:
Modchip obrigado pelas dicas! A tinta vai ser igual
A de origem. Só uma pergunta, a pistola para
Pintar com o compressor costuma ser muito caro? Quais os melhores sítios para comprar isso?
Convém ser uma pistola gravitica, com o copo por cima como a da seguinte imagem 


Os preço variam, mas para aquilo que tu queres aconselho-te pelo menos a ter duas pistolas (uma para o primario e outra para a tinta e verniz) eu pessoalmente tenho 3 nenhuma delas é profissional, tenho uma do lidl que custou cerca de 15€ e digo-te é a melhor pistola que tenho muito fixe mesmo, depois tenho outras duas, uma que vinha num kit de ferramentas pneumaticas que comprei no Leroy, e outra que já tinha de qualidade identica.

È assim os bicos das pistolas também interessam, na realidade pintas na boa se tiveres jeitinho e paciencia com qualquer um, mas por exemplo para o primário convém se um bico mais aberto (porque o primario é mais espesso) tipo 1,8 ou 1,9...

As que tenho estão duas com bicos de 1,5 (é um meio termo entre o ideal para primario e para tinta) não é o mais correcto mas se formos por ai, pintar sem estufa também não é o mais correcto  Razz lembra-te é que tens de ter também um filtro depurador no compressor à saida que tencionas ligar a mangueira com a pistola, se não vai sempre humidades e gordura (se o compressor for a oleo) mistura-se com a tinta ou cai uma pinga da pistola sem estares a contar e estraga-te o trabalho  Wink

Tem um aspecto deste genero o filtro depurador..
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Nuno MSA
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 19th 2015, 12:22

Modchip és o maior meu fixe!.......já aprendi aqui umas coisas. Essa do filtro também não sabia Shocked. Era porreiro ter uma noção de quanto custam as tais pistolas em média. Que tipo de compressor é o ideal:?: É necessário um potente desses de 12 bar ou mais Question
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modchip
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 19th 2015, 12:29

As pistolas básicas rondam os 15/17€ arranjas num aki/leroy com facilidade, compressor para coisas pequenas basta um pequeno,  eu tenho um de 50L 8bares e consegui pintar um carro com ele, mas com muita paciência aos poucos se não tinha rebentado com ele  fixe!
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joao17sobral
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 19th 2015, 12:47

Vou andar em compras e estudar mais sobre isso tudo então! Portanto os sprays não sao aconcelhados é isso? Isto porque queria experimentar algumas coisas com spray para ver o efeito, se já ficar com o mínimo de bom aspeto é bom pois irá tapar o dito risco! Com tempo e mais experiência irei e quero passar para o compressor !
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Nuno MSA
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 19th 2015, 12:52

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modchip
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 19th 2015, 13:25

joao17sobral escreveu:
Vou andar em compras e estudar mais sobre isso tudo então! Portanto os sprays não sao aconcelhados é isso? Isto porque queria experimentar algumas coisas com spray para ver o efeito, se já ficar com o mínimo de bom aspeto é bom pois irá tapar o dito risco! Com tempo e mais experiência irei e quero passar para o compressor !
Também se conseguem coisas engraçadas com spray, mas pintar um frontal a spray não aconselho porque vai ficar muito diferente do resto das carenagens Wink
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joao17sobral
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 19th 2015, 14:11

Hmm estou a perceber! Então será melhor ser feito tudo com compressor! As mangueiras li
Num sitio que tem que ser especificas certo? Compressor já tenho, agora o material
De pintura e que não sei bem, tirando a pistola e os bicos, sobre isso consegues-me ajudar um bocado mais ?
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matt
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 19th 2015, 14:14

eis um bom topico com boa informação Smile
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modchip
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 19th 2015, 14:16

Mangueira comprei a minha no Leroy, não é extensível e tem cerca de 5 metros, aspecto robusto, preço já não me recordo mas acho que foi à volta de 15€ também, na altura não prestei muita atenção a isso mas também já vi na net a dizer que faz diferença, eu com a que tenho safei-me bem
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black arrow
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 19th 2015, 17:06

joao17sobral escreveu:
Boas pessoal! 

Tenho ideias de começar com um projecto básico por enquanto e depois ir aumentando a qualidade do trabalho. 
Como alguns sabem tenho a carenagem do Pará lamas frontal riscado e quero começar por reparar as minhas coisas e ter pratica. 

Ora bem, disseram-me que primeiro é necessário pintar a superfície, depois passar lixa de água ( depois consoante o nível de risco usar uma lixa mais forte ou não). Depois disso, aplicar a cor (cor preto com pigmentação no meu caso) ate ficar sem falhas e secar e depois aplicar verniz e depois limpar com álcool. 

A minha questão é, não se deve aplicar primário e depois a cor?
Em spray resulta bem?

Obrigado e se me puderem ajudar pelo menos com a pintura por agora agradeço imenso! Abraço 


boas  joão.
Vou dar te o meu melhor conselho tendo em vista o que percebo do assunto.
Isso que pretendes fazer é trabalho complicado acredita, e muito mais ainda se não percebes basta que seja um pouco do assunto porque isso mete muitos processos cumpliciados para quem não entende do assunto.
Visto que tens que comprar o material e etc, + o trabalho que da fazendo contas a isso tudo de certo que não te vai compensar,  talvez o melhor seria deixares isso para entendidos no assunto.
Passo a explicar  resumindo +ou- :
Ora visto que tem 1 arranhão vai ter de levar poliéster de reparação para automóvel para encher o   arranhão.

Passo 1- lixar a peça
Passo 2- aplicar o poliéster  
Passo 3-   lixar o poliéster ate ficar tudo liso face a peça  
Passo     dar primário  
Passo     lixar o primário
Passo     Lavar a peça ou soprar bem a peça 
Passo     pintar com tinta de agua 
Passo 8-   pintar com verniz 

Isto é mais ou menos aquilo que tens que fazer a peça para um bom trabalho. 
Pondera bem  lol!.
Espero que te ajude isto , se for preciso algo dispõe que no que te puder ajudar to ca lol! .
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ZéPiqueno
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 19th 2015, 17:16

WARNING OFFTOPIC:
Muita fixe o que estás a fazer ao 190D.

Cumprimentos e continuação do belo projecto.
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modchip
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 19th 2015, 17:22

ZéPiqueno escreveu:
WARNING OFFTOPIC:
Muita fixe o que estás a fazer ao 190D.

Cumprimentos e continuação do belo projecto.
Thanks  Very Happy  tem sido uma aventura e peras, muita hora dedicada e claro nunca ficará perfeito, mas já aprendi muito com o projecto e gastei menos de um terço do que teria de gastar para mandar fazer... Razz

Mas o que o black arrow diz é verdade, isto já requer alguma experiência eu nunca tinha pintado um carro mas já tinha feito outros trabalhos para mim de pintura e reparação em peças pequenas..

No entanto também não digo para a malta não fazer, aconselho é que experimente em algo primeiro de menor valor para terem noção daquilo que são capazes e depois se correr bem sim avançar para um produto final, caso contrario é ir treinando, e na falta de uma carenagem velha para brincar nada que um tapperware velho não resolva  lol!
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joao17sobral
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 19th 2015, 19:38

black arrow escreveu:



boas  joão.
Vou dar te o meu melhor conselho tendo em vista o que percebo do assunto.
Isso que pretendes fazer é trabalho complicado acredita, e muito mais ainda se não percebes basta que seja um pouco do assunto porque isso mete muitos processos cumpliciados para quem não entende do assunto.
Visto que tens que comprar o material e etc, + o trabalho que da fazendo contas a isso tudo de certo que não te vai compensar,  talvez o melhor seria deixares isso para entendidos no assunto.
Passo a explicar  resumindo +ou- :
Ora visto que tem 1 arranhão vai ter de levar poliéster de reparação para automóvel para encher o   arranhão.

Passo 1- lixar a peça
Passo 2- aplicar o poliéster  
Passo 3-   lixar o poliéster ate ficar tudo liso face a peça  
Passo     dar primário  
Passo     lixar o primário
Passo     Lavar a peça ou soprar bem a peça 
Passo     pintar com tinta de agua 
Passo 8-   pintar com verniz 

Isto é mais ou menos aquilo que tens que fazer a peça para um bom trabalho. 
Pondera bem  lol!.
Espero que te ajude isto , se for preciso algo dispõe que no que te puder ajudar to ca lol! .

Boas,
Obrigado! O risco não e muito profundo, se calhar não há necessidade de passar poliester. Eu sei que deveria de deixar para um profissional mas a verdade e que quero começar a entrar neste campo! 

Agora o que preciso mesmo de ser esclarecido é sobre as pistolas e os bicos, eu tenho uma em casa só que disseram-me que não é boa para aquilo que quero, se me derem dicas sobre isso Agradeço!
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modchip
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 19th 2015, 19:41

Põe fotos man...A malta não adivinha que tipo de situação tens a nivel do risco, nem que pistolas são para dar qualquer tipo de opinião e etc etc...
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joao17sobral
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 19th 2015, 20:17

Estou pelo telemóvel e é complicado. Tenho a fotografia no post da minha mota, se houver alguma alma caridosa que puder fazer o favor de ir lá e colocar aqui Agradeco! Mas pretendia uma pistola que desse para tudo pois pretendo entrar nesta área!
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Gunsdani
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 20th 2015, 08:59

Boas.

Para iniciares no ramo da pintura, para além do material deves ter em conta também as condições onde vais fazer todo o procedimento.
As tintas, vernizes, primarios e betumes, precisam de calor para secar e com as linhas de água que circulam no mercado actual, sem estufa nada feito....ou melhor fazer faz-se mas fica uma cagada.
Para além do espaço precisar de calor para secar as peças, precisa de ser ao mesmo tempo ventilado e esse ar filtrado para evitar que poeiras adiram a peça recém pintada.

Depois em termos de material precisas não de uma mas sim de duas pistolas para trabalhar......uma delas para aplicar o primario e outra para a tinta e verniz. O porquê de serem precisas duas é muito simples......o primario é um composto muito mais grosso e cria residuos nos bicos das pistolas podendo criar leques irregulares e diminuir a pressão com que o composto é libertado da pistola. Para garantir que isso não acontece quando estás a dar tinta ou verniz, usa-se uma pistola diferente.
Para peças pequenas um compressor de 50Lt é mais do que suficiente e basta apenas mudar a valvula para o disparo se dar aos 8 bar que ficas com o suficiente.

Depois as lixas.......são precisas lixas de diferentes pontos abrasivos, algumas trabalham a seco, outras a água....as mais grossas tipo P250/500 são usadas nas primeiras passagens e as mais finas P1200/2000 são que finalizam o alisamento.
Depois precisas também de uma régua para fazeres as dosagens do endurecedor com o verniz....precisas também de um desengordurante proprio para passar nas peças antes destas serem pintadas.
Diluente é sempre obrigatorio para a limpeza das pistolas e de uma ou outra ferramenta que eventualmente uses no processo.

Ou seja, vai preparando uns bons cobres para conseguires comprar todo o equipamento e consumiveis necessarios e vai pensando em criar uma mini-estufa para poderes fazer o serviço. Se quiseres uma boa sugestão sobre como é que podes construir uma baratuxa em PVC avisa que eu mando-te uns links bacanos.
E no que puder ajudar estou a disposição porque também fiz muita pintura Wink

abraços e boa sorte.
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 20th 2015, 09:43

Gunsdani escreveu:
Ou seja, vai preparando uns bons cobres para conseguires comprar todo o equipamento e consumiveis necessarios e vai pensando em criar uma mini-estufa para poderes fazer o serviço. Se quiseres uma boa sugestão sobre como é que podes construir uma baratuxa em PVC avisa que eu mando-te uns links bacanos.
E no que puder ajudar estou a disposição porque também fiz muita pintura Wink

abraços e boa sorte.
Podes enviar-me esses links Tiago? Essa em PVC é desmontável? Dava jeito poder guardar a estufa às peças no fim.
Não me quero meter no "negócio" apenas gostava de aprender mais qualquer coisa sobre o assunto e aprender a pintar umas carenagens mesmo em condições. Já agora presumo que a melhor altura para pintar seja no verão por causa do calor não? No inverno como se resolve esse problema numa estufa improvisada e qual a temperatura ideal? E para iluminação servem umas fluorescentes tubulares? De que côr deve ser a luz para se ver bem a cor real? 4000k ou 6500k? Serve um extractor em linha desses baratos para a ventilação? E por acaso não me podem recomendar algum site onde haja boa informação sobre técnicas de decalques e letras já agora?
Está a ser um tópico porreiro. fixe! E obrigado paz!
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modchip
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 20th 2015, 13:07

Segue um link com um projecto de montagem de uma estufa em pvc simples para garagem http://pt.wikihow.com/Construir-uma-Cabine-de-Pintura-na-sua-Garagem

E aqui tens um exemplo de como instalar autocolantes 


fixe!
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Nuno MSA
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Janeiro 21st 2015, 02:28

Nice  fixe!. Vou deixar andar a minha motinha assim como está mais uns tempitos e vou reunindo o material que ainda me falta. O mais tardar no inicio do verão vai levar um "makeover" garantido. Obrigado modchip...... paz!
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joao17sobral
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens Setembro 1st 2015, 13:03

Boas pessoal, decidi ir buscar este tópico pois tenho visto cada vez mais várias maneiras de reparar carenagens, gostava se sabe qual é que aconselham ao certo e onde se pode adquirir. Tenho visto a máquina de soldar plástico, o motip ( acho que é este o nome) e usar fibra de vidro,
Uns cremes que se faz a mistura e depois cria-se uma pasta na racha, etc e gostava de saber quais as fórmulas que existem para no futuro experimentar e ver com qual me dou melhor e com as que me dou pior ir melhorando.
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MensagemAssunto: Re: Reparações e pintura de carenagens

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Reparações e pintura de carenagens

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