InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar[Resolvido] Mota ou carro Loja[Resolvido] Mota ou carro V-deos[Resolvido] Mota ou carro Fotos
[Resolvido] Mota ou carro Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 [Resolvido] Mota ou carro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
AutorMensagem
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 14:22

Bom, como alguns de vós poderão saber, tive um acidente (ver aqui) e para já a seguradora deu-me a mim como culpado. Como estou de consciência tranquila e não aceito outra decisão que não seja o outro o culpado, ainda espero que a coisa se resolva rapidamente.

Contudo, devido ao valor de reparação, já sei em antemão que mesmo sendo o outro culpado a minha mota é dada como perda total e, desta forma, irão pagar-me o valor comercial da mota. Claro que eu poderia ter a opção de arranjar a mota, mas sinceramente, duvido que me compensasse (são quase 5000€ na Honda, duvido que consiga muito mais barato que isso) assim como o motor poderia vir a dar problemas mais tarde.

Então, resta-me a opção de aceitar o valor comercial dela e como não tenho outro veículo (a mota era a única, andava quase todos os dias, sol ou chuva), é altura de começar a procurar outro (pois estou com o veículo da empresa e volta e meia poderei ficar sem ele).

Então surge-me a simples e complicada questão: mota ou carro? Se eu comprar agora outra mota, irei juntar para um carro; se eu comprar agora um carro, irei juntar para uma mota. A questão é saber qual escolher primeiro.

Sinceramente, por muito que me custe, a verdade é que neste momento um carro me faz falta e, por essa razão, estou mais inclinado para arranjar carro ao invés de mota. Ora, eu nisto de carros pouco ou nada percebo (não que perceba muito de motas Razz) e então surgem-me muitas duvidas daquilo que comprar.

O orçamento que estava a pensar dispensar para a aquisição (sujeito a alterações consoante o que o seguro pagar) seria de cerca de 4500€. Ora, com este valor, procurei por algo de meados de >2000 e deparei-me com dois modelos que gosto: Renault Laguna 1.9 dCi (>2001) e o Renault Mégane 1.5 dCi (>2003). No entanto, já li que o Laguna desses anos dão problemas (partem o turbo, podendo ou não danificar o motor) embora o jeito de o evitar seria mudanças de óleo mais ocasionais (10-15.000km ao invés de 30.000km recomendado pela marca e usar óleo 100% sintéctico) assim como deixar o carro aquecer/arrefecer após o ligar/desligar, respectivamente. Quanto aos Megane, li que deram problemas em relação às capas das bielas (para mim é chinês), mas substituindo, não dá mais problemas.

Ora, a minha ideia de ser diesel (além de poupar qualquer coisita no combustível) focava-se mais que um carro a diesel dura mais que um a gasolina e, claro está, a comprar um carro dentro dessa gama, esperaria que me durasse para o futuro por tempo indefinido.

Assim peço a opinião de quem perceba mais do assunto face a se devo comprar mota ou carro (embora isso dependerá daquilo que eu quero) e, caso carro, se devo optar por alguns desses modelos ou outros (quais?).

Para concluir, silver_bullet chamado ao tópico e a quem mais puder ajudar, fico desde já agradecido. fixe!


Última edição por Trollitito em abril 17th 2015, 19:42, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno MSA
CBR 600F
Nuno MSA

Pendura : ......é peso a mais.

Número de Mensagens : 1144
Idade : 39
Localização : Porto
Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport
Data de inscrição : 12/06/2011

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 15:20

Carro sem dúvida. Mota é porreiro mas para o dia a dia e como utilitário o carro é a ferramenta certa.
Lagunas não te metas nisso man....foge a sete pés. Estou inscrito no fórum clioteam e as Lagunas desses anos é o deus me livre...até com mudanças de oleo frequentes e sintéticos isso dá o peido. Quanto a isso das capas de bielas nas meganes é o mesmo nas clios. Capas de bielas e bronzes. Mas estás sujeito á sorte nesse aspecto. Podes ter o azar e podes não ter. E até podes não ter problemas nesse aspecto e ter noutros.
Vais fazer muitos km's com o carro por mês? Se não for o caso um 1.4 a gasolina seria uma boa escolha. Se te quiseres virar para os diesel sabendo o k sei hoje ia para uma corsa 1.3 cdti ou uma ibiza 1.9 tdi. Ambos são motores pouco ou nada problemáticos. Mais uma vez frizo k carros e motas usados é questão de sorte....
Ir para o topo Ir para baixo
fjsdc
Honda Monkey
fjsdc

Número de Mensagens : 55
Idade : 45
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : CB1000R
Data de inscrição : 27/03/2015

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 15:26

Eu tenho carro e mota, e se tivesse de escolher um deles seria sempre o carro.

Se a ideia é poupar acho que a melhor opção que tens é GPL. Facimente compras um carro em segunda mão a gasolina barato e com mais uns 1200€ poes a gpl. O carro fica muito mais economico e fiavel que um a gasoleo.
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 15:40

É uma pena, pois acho os Lagunas daqueles anos bonitos. Sad

Sabes para que preço ficaria mudar a capa das bielas? (eu digo o nome mas nem faço ideia do que é ou para que serve Embarassed )
Não sendo caro, eu a adquirir um Megane mudava-lhe logo para excluir futuros problemas.

Não sei o que é considerado muitos km por mês, mas estava a apontar para 1200km por mês (nunca tive carro próprio, portanto este valor é um pouco por alto). A minha ideia de escolher um a diesel, seria mais pela durabilidade/longevidade do motor. Estes face a um a gasolina duram umas 3 vezes mais (corrijam-me se estiver enganado, pois provavelmente estou Very Happy) e a minha intenção ao comprar carro, seria comprar algo que me durasse para o futuro por tempo indeterminado. Ou seja, poderia até comprar algo para "desenrascar" e daqui a 2-3-etc. anos mudaria, mas prefiro comprar algo minimanente aceitável e não pensar em mudar tão cedo. Daí a minha ideia de um a diesel (e também porque pouparia qualquer coisita no combustível).

Fui dar uma vista de olhos e quanto a esse Corsa não é algo que me agrade. Os modelos a partir de meados de 2007 até são apetecíveis, mas o preço não o é. Quantos aos Ibizas, até que não desgosto, mas a pesquisar por modelos com 5 portas e pelo preço que pretendo, sobram poucas escolhas. Talvez eu esteja a pedir muito pelo orçamento que é. Rolling Eyes

Pelo menos os Meganes (>2003) até que gosto, se bem que a traseira parece que levou um chuto no cu (embora haja este modelo).

fjsdc, a ideia não seria tanto pelo que ia poupar em combustível, na mota acabava por gastar bem mais e é "chato" andar preocupado a pensar naquilo que se vai gastar. Seria mais porque um motor a diesel dura mais (e supostamente não desvaloriza tanto), o que pouparia em combustível acabaria por ser um extra.
Ir para o topo Ir para baixo
Lusso
CBR 600RR
Lusso

Pendura : tenho a vaga aberta - manda CV

Número de Mensagens : 4754
Idade : 29
Localização : Over the rainbow
Mota/Modelo : Triumph Daytona 675 '13
Data de inscrição : 13/01/2015

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 15:51

Eu sei que as peças são caras...
Mas o consumo é muito bom, anda bem (podia andar mais)
E dura dura e dura....
além de ser um carro altamente.
O BMW 320D E46.
Tive um 318i e estou com saudades daquilo.
Ir para o topo Ir para baixo
fjsdc
Honda Monkey
fjsdc

Número de Mensagens : 55
Idade : 45
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : CB1000R
Data de inscrição : 27/03/2015

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 16:00

Comprar um carro a gasoleo a pensar fazer este km por ano é um erro.
1200km por mes é muito pouco, isso só da uns 14000km por ano. Se optares por um carro a gasoleo em relação a um gasolina vai precisar de muitos anos só para recuperar o dinheiro que gastaste a mais. E nem estou a ter em consideração que a manutenção é mais cara.
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 16:02

O problema desses bmws é que são mais puxados face ao orçamento que tenho. E depois claro, a manutenção (ou eventausi reparações) também certamente que ficam mais caras.

Mas é um carro que me agrada, isso sim. Ao estilo deste: http://portocity.olx.pt/bmw-e46-316-a-gpl-poucos-kms-iid-475778878
Até seria porreiro, mas lá está, as despesas seriam outras...


fjsdc escreveu:
Comprar um carro a gasoleo a pensar fazer este km por ano é um erro.
1200km por mes é muito pouco, isso só da uns 14000km por ano. Se optares por um carro a gasoleo em relação a um gasolina vai precisar de muitos anos só para recuperar o dinheiro que gastaste a mais. E nem estou a ter em consideração que a manutenção é mais cara.

Pois, eu andava agora a pesquisar sobre as diferenças entre gasolina e gasóleo e estava a chegar a essa conclusão! A manutenção (e problemas que dão) dos carros a gasóleo, acaba por ser mais caro do que os a gasolina e, de facto, o preço em combustível não seria algo tão significativo assim. Daí que quanto mais leio, mais a minha decisão começa a mudar para a escolha dum carro a gasolina.
Ir para o topo Ir para baixo
RAMMSTEINER
CBR 600F2
RAMMSTEINER

Pendura : Rede de carga

Número de Mensagens : 1984
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR125R JC50 - 2011
Data de inscrição : 09/06/2011

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 16:28

Para apenas 1200€ talvez fosse para gasolina...ou gasoleo depende do que conseguires encontrar...
tenho um a gasolina e digo mal de tudo e todos quando vou encher ( tá cara a gota especialmente quando gasta 7.5l/100) depois oiço os outros a dizer que só consome 4.5l/100 e que o gasoleo custa menos não sei quanto que a gasolina e fico aidna mais lixado mas o facto é que inicialmente pesa mais.

Psicologicamente faz mais sentido a gasoleo mas contas feitas para esses kms gasolina será mais acertado (manutenção etc incluidas).
Ir para o topo Ir para baixo
fjsdc
Honda Monkey
fjsdc

Número de Mensagens : 55
Idade : 45
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : CB1000R
Data de inscrição : 27/03/2015

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 16:35

Antes de escolher o carro acho que não perdes nada em ler um bocado sobre o gpl. Essa tecnologia evolui muitos estes ultimos anos, já existem kits em que a perda de potencia é quase nula e o consumo aumenta somente uns 10%. Se tiveres em consideração que o preço do GPL é metade da gasolina já podes ver o que podes poupar.
O preço de um kit gpl depende muito dos modelos de carro, mas se for de injetores ronda os 1200€ já com montagem. Este dinheiro vais o buscar muito rápido, a fazer 14k km deve ser a volta de 1,5 ano.
Tens a desvantagem de usar parte da bagagem para o deposito, mas também ficas com 2 deposito.
A muita gente que opta por comprar um carro a gasolina de alta cilindrada e o poem a gpl.


simulador:
http://autoecologia.pt/
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 16:41

RAMMSTEINER escreveu:
Para apenas 1200€ talvez fosse para gasolina...ou gasoleo depende do que conseguires encontrar...
tenho um a gasolina e digo mal de tudo e todos quando vou encher ( tá cara a gota especialmente quando gasta 7.5l/100) depois oiço os outros a dizer que só consome 4.5l/100 e que o gasoleo custa menos não sei quanto que a gasolina e fico aidna mais lixado mas o facto é que inicialmente pesa mais.

Psicologicamente faz mais sentido a gasoleo mas contas feitas para esses kms gasolina será mais acertado (manutenção etc incluidas).

O orçamento que falei é de 4500€ (os 1200€ foi sobre meter a gpl). Isto se é que te referias a orçamento para a aquisição do carro (posso ter percebido mal). Razz

Já agora, que carro tens? (se não quiseres dizer não há problema nenhum, apenas pergunto devido à media dos 7.5)

E também concordo, ouço dizer que gasóleo acaba por ser mais barato, consome menos e também o motor dura mais (daí a minha inclinação inicial ser para diesel), mas já li mais opiniões noutros lados também e, de facto, aconselham antes a gasolina pois acaba por dar menos problemas, manutenção mais barata e lá está, a diferença de preço no combustível só se notaria ao fim de muito tempo (até porque o mesmo carro a gasolina é mais barato).

Acho que neste momento já estou mais inclinado para gasolina, embora a minha preocupação passe pelo tempo de vida do motor. Afinal de contas, um motor a gasolina dura sempre menos que um a gasóleo (mas também se me durar 10 anos, até lá já tenho outro, digo eu Razz).

fjsdc, podias-me explicar melhor como funciona carros a gpl? É que não percebo mesmo da coisa, mas irei fazer umas perguntas (e vão ser descabidas, provavelmente).
Um carro que tenha gpl, pode ter gasolina e gás ao mesmo tempo? Caso sim, só funcionará com o gás e quando não houver, com gasolina? Em termos de durabilidade do motor, usando maioritariamente gpl, durará mais ou menos o mesmo que gasolina? E como se abastece isso (esta pergunta é mesmo noob lol! )? O gpl faz médias também? Do género, a gasolina se fizer 6L/100, gpl será quanto? E mais outra: com gpl posso estacionar em interiores? (esta parte seria importante pois no meu trabalho é um parque de estacionamento coberto)
Ir para o topo Ir para baixo
Ganso
CBR 400
Ganso

Número de Mensagens : 483
Idade : 29
Localização : Porto-Maia
Data de inscrição : 15/08/2012

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 16:50

se queres um carro a sério compras um Passat de 2001 1.9tdi 131 cv, máquina Basketball
mas ccom 4500 € não compras um, pelo menos em bom estado.
Ir para o topo Ir para baixo
fjsdc
Honda Monkey
fjsdc

Número de Mensagens : 55
Idade : 45
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : CB1000R
Data de inscrição : 27/03/2015

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 17:04

ficas com um deposito a mais de gpl, o carro no inicio pega a gasolina e depois muda automaticamente para gpl. Quando o gpl acaba e sistema passa automaticamente para gasolina. existem depositos mais pequeno que tem o formato da roda supementar e nao ocupa a mala, ou entao um depósito maior mas vais ocupar parte da mala. Um carro gpl o motor dura mais e podes fazer a mudança de oleo em intervalos maior de km. se optares por um carro a gasolina e depois o por a gpl nao deves comprar um a gasolina com muito km, tipo mais de 80k km. mas se for um carro gpl com o sistema instalado antes deste km podes comprar sem stress.
Ir para o topo Ir para baixo
fjsdc
Honda Monkey
fjsdc

Número de Mensagens : 55
Idade : 45
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : CB1000R
Data de inscrição : 27/03/2015

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 17:06

os consumos sao a volta de mais 10 porcento, isso é, se o carro consome 10 aos 100km, vai passar a consumir 11 aos 100. Existe uma nova lei que permite estacionar gple garagens.
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 17:09

Ora respondendo à tua primeira questão, carro sem margem para dúvidas!

Em relação ao outro assunto concordo que devas comprar um carro a gasóleo ou então um carro a gasolina de alguma cubicagem e cavalagem! 

Em relação ao diesel vs gasolina isso vai depender!

Já vi que te interessa mais um carro do segmento C para cima, como tal motorizações baixas a gasolina além de serem um tédio são bastante gulosas, como tal são péssima opção! 

Num diesel de média CC não há grande diferença para a versão a gasolina a nivél de preço, ainda para mais no mercado de usados! Contudo dado serem motores turbos são bastante masi agradáveis de conduzir, devido a terem faixas de binário bem mais interessantes aliadas a potencias máximas similares! 1.5 Dci nunca foi um motor que me inspirasse confiança por diversos relatos, mas a verdade é que nunca usei nenhum! 1.3cdti bebem óleo como tudo e dão bastante barraco de EGR, e claro são lesmas natas ainda para mais se for num Astra!

Em todas as marcas e motorizações vais ouvir relatos de problemas, seja Reanult, seja Mercedes, seja a que for, portanto o melhor mesmo é ires para o que gostares mais dentro do teu orçamento!

Para te dar uma opinião concreta, preciso de saber ao certo que tipo de carro queres, se tens algo contra a possível idade do carro, tipo não quereres um carro abaixo de 2000 por ex etc etc.

_________________________________________
[Resolvido] Mota ou carro Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 17:11

Ganso escreveu:
se queres um carro a sério compras um Passat de 2001 1.9tdi 131 cv, máquina Basketball
mas ccom 4500 € não compras um, pelo menos em bom estado.

A mim não me aflige a potência do carro, é "giro" mas continuam a ser sofás de 4 rodas. Razz
Qualquer coisa entre 75cv e 110cv me serve (até porque se tiver mais que isto, é fácil os consumos subirem assim como a velocidade psp). Desde que dê para ultrapassar quando necessário, está bom. Smile


fjsdc escreveu:
ficas com um deposito a mais de gpl, o carro no inicio pega a gasolina e depois muda automaticamente para gpl. Quando o gpl acaba e sistema passa automaticamente para gasolina. existem depositos mais pequeno que tem o formato da roda supementar e nao ocupa a mala, ou entao um depósito maior mas vais ocupar parte da mala. Um carro gpl o motor dura mais e podes fazer a mudança de oleo em intervalos maior de km. se optares por um carro a gasolina e depois o por a gpl nao deves comprar um a gasolina com muito km, tipo mais de 80k km. mas se for um carro gpl com o sistema instalado antes deste km podes comprar sem stress.

Estou a perceber. O problema é que arranjar um carro de meados de 2000 com 80.000km, é tipo arranjar uma mulher de 30 anos virgem. Razz
Aliás, já os que vejo com 150.000km me questiono se são reais... scratch
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16276
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 17:11

Trollitito escreveu:
E também concordo, ouço dizer que gasóleo acaba por ser mais barato, consome menos e também o motor dura mais (daí a minha inclinação inicial ser para diesel), mas já li mais opiniões noutros lados também e, de facto, aconselham antes a gasolina pois acaba por dar menos problemas, manutenção mais barata e lá está, a diferença de preço no combustível só se notaria ao fim de muito tempo (até porque o mesmo carro a gasolina é mais barato).

Comparando a minha carrinha (C180 Kompressor) com um C220CDi ou C200CDI(ex-carro do meu pai e carrinha actual), andar a GPL fica mais barato que andar a diesel. Não é muito, mas é mais barato. A grande diferença foi no custo inicial do carro, em que o modelo a gasolina era consideravelmente mais barato que o Diesel. Além disso, para quem se preocupa, o GPL tem também a vantagem de ser mais amigo do ambiente.

Respondendo à pergunta do estacionamento, com a nova legislação, se o kit passar os requisitos, o que presumo que vai acontecer com todas as novas instalações, passas a poder estacionar em sub-terrâneo, e já não tens que andar com o autocolante azul atrás, é só uma vinheta à frente, do tamanho da vinheta do seguro.

Tens que ter SEMPRE gasolina... o carro pega sempre a gasolina, precisa de aquecer o sistema, e depois muda automaticamente para gás. NUNCA podes deixar acabar a gasolina. Já o gás, se acabar, muda automaticamente para gasolina.

O GPL faz médias como qualquer outro combustível. No meu caso em particular está a gastar praticamente o mesmo que gastava a gasolina.

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno MSA
CBR 600F
Nuno MSA

Pendura : ......é peso a mais.

Número de Mensagens : 1144
Idade : 39
Localização : Porto
Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport
Data de inscrição : 12/06/2011

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 17:19

Man...lol...k grande debate k praqui vai.
Olha Trolli....vai por mim. Usado fica ao mesmo preço comprar um carro a gasolina e um a diesel. Vai ser uma diferença pequena e se preferes a diesel vai para o diesel. Quanto a manutenção tb é ela por ela. Só vais notar a diferença se te avariar um turbo por exemplo pois a maioria dos carros a gasolina não têm turbos. E tb os carros a gasolina se tiverem um bom motor por norma são mais divertidos de conduzir e têm melhor binário....mas estamos a falar de motores 1400 pra cima k bebem mais. Um carro a diesel tb consegue ser divertido e andar bem mas poupas sempre um pouco na gota. GPL na minha opinião tb não compensa lá muito pois imagina meteres gpl e não fazeres km's suficientes para compensar e passado uns anitos o motor dar o peido...ah e o sistema de gpl tb tem manutênção e sai do bolso junto com a manutenção normal do carro. Quanto a pensares comprar o carro para durar 10 anos só se fores á bruxa ver o futuro pois tudo pode acontecer pelo caminho. Podes comprar o modelo mais fiável do mundo e só teres problemas como podes comprar um gti abusado e só te dar alegrias. Volto a dizer k um carro usado é um bolinho da sorte e novo tb é por isso é k novo nunca na vida pra mim. Devias optar por um carro k gostes. Se gostas dos diesel há por aí muita escolha porreira. Convém é teres noção k há carros no mercado para os quais á muita peça e oferta e outros nem por isso e carros com manutenção economica e outros nem por isso.
A gama do carro tb vai determinar o k gastas nele. Um clio fica mais economico k uma megane e um corsa mais k uma Astra. Tudo conta. Um BMW é de luxo mas kuando o levares ao mech prepara um ordenado....e meio.....percebes o k digo? Escolhe bem pois um pópó se fores como eu nunca te vai dar a pica da mota...vai ser uma coisa para beber pouco, ser abrigado e te levar do ponto A ao ponto B com algum conforto. Quanto mais gastares no carro menos te sobra para a mota.
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16276
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 17:23

Nuno MSA escreveu:
Usado fica ao mesmo preço comprar um carro a gasolina e um a diesel
Comprei a minha usada... a gasolina eram menos 5.000€ que o modelo equivalente a diesel.

Nuno MSA escreveu:
ah e o sistema de gpl tb tem manutênção e sai do bolso junto com a manutenção normal do carro
15€/20€ de 15.000km em 15.000km.

Nuno MSA escreveu:
E tb os carros a gasolina se tiverem um bom motor por norma são mais divertidos de conduzir e têm melhor binário....mas estamos a falar de motores 1400 pra cima k bebem mais.
Depende... a minha carrinha tem quase metade do binário da equivalente a diesel (230 Vs 400).

Nuno MSA escreveu:
Quanto mais gastares no carro menos te sobra para a mota.
ISTO!!!!!

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 17:24

Fic nao compares 2.2 cdi com 1.5 dci, obvio que nesses casos de elevadas cc e emissões os valores disparam!  cyclops cyclops
Quanto a carros a gasolina divertidos e tendo um orçamento não muito alto tentava ver um 1.8T do grupo VAG, são um bocado gulosos é certo, mas também não dão problema de maior e têm genica!

_________________________________________
[Resolvido] Mota ou carro Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1


Última edição por silver_bullet em abril 13th 2015, 17:27, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16276
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 17:25

Quem é que comparou um 2.2 cdi com um 1.5dcim?
Eu comparei a minha carrinha com uma equivalente a diesel... Smile

Obviamente que para outros carros a diferença entre um diesel e um modelo a gasolina não vão ter uma diferença de preço tão elevada, eu sei.

O Home pediu opiniões, eu dei. Razz

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 17:26

silver_bullet escreveu:
Para te dar uma opinião concreta, preciso de saber ao certo que tipo de carro queres, se tens algo contra a possível idade do carro, tipo não quereres um carro abaixo de 2000 por ex etc etc.

Vou tentar descrever um pouco o que quero. Um carro que seja "visivelmente" recente e com alguma tecnologia, ou seja, isto trocando por exemplos práticos, seria: Clio 2000 não, Clio 2007 sim; Megane 2000 não, Megane 2003 sim; Laguna 2000 não, Laguna 2001 sim; Bmw 318 95 não, Bmw 318 99 sim. Usei imagens do google, mas acho que dá para ter uma ideia onde quero chegar.

Ora, em termos de preferências, preferia um carro de 5 portas. Como disse antes, em termos de potência não me aflige, embora se tivesse uns cavalitos para poder ultrapassar alguns azelhas, não era mal pensado (eu aponto entre os 75-110cv, mas nisto só conduzi carros a gasóleo, não sei como se comportam os de gasolina com essa potência). Sendo primeiro carro, preferia comprar algo que me durasse para uns anos, afinal de contas, após o carro um dia pretendo vir a ter uma mota, daí que não convém daqui a 2-3 anos pensar mudar de carro. Aliás, se fosse algo ao estilo do Laguna que falei, aquilo era até falecer. EmbarassedRazz
E claro, inicialmente pensei em gasóleo mais pela durabilidade do motor, pois estes são capazes de durar bem mais que os a gasolina. Posteriormente, li que os a gasolina acabam por dar menos chatices (embora isso dependa de muita coisa, claro) e a sua manutenção é mais barata do que os diesel. Se pudesse poupar em combustível seria um extra, mas também não me aflige muito, afinal de contas o que gastava na mota era bem mais.
Ainda em relação a designs (embora este tema para escolher um carro talvez seja muito subjectivo), não era mal pensado chegar à garagem e ver um carro bonito, mas importa-me mais a segurança e conforto do carro (pois é no interior que eu vou passar a maioria do tempo) do que propriamente o exterior. Daí que a tecnologia a ter também é uma mais valia (ar condicionado, entrada usb fazia jeito, mas nos anos que procuro não se vê grande coisa, etc).
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16276
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 17:28

Quer a diesel quer a gasolina... para dares cabo de um motor... só se o tratares muito mal. Com manutenções a tempo e horas tudo dura.

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
RAMMSTEINER
CBR 600F2
RAMMSTEINER

Pendura : Rede de carga

Número de Mensagens : 1984
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR125R JC50 - 2011
Data de inscrição : 09/06/2011

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 17:32

Trollitito escreveu:


O orçamento que falei é de 4500€ (os 1200€ foi sobre meter a gpl). Isto se é que te referias a orçamento para a aquisição do carro (posso ter percebido mal). Razz

Já agora, que carro tens? (se não quiseres dizer não há problema nenhum, apenas pergunto devido à media dos 7.5)

E também concordo, ouço dizer que gasóleo acaba por ser mais barato, consome menos e também o motor dura mais (daí a minha inclinação inicial ser para diesel), mas já li mais opiniões noutros lados também e, de facto, aconselham antes a gasolina pois acaba por dar menos problemas, manutenção mais barata e lá está, a diferença de preço no combustível só se notaria ao fim de muito tempo (até porque o mesmo carro a gasolina é mais barato).

Acho que neste momento já estou mais inclinado para gasolina, embora a minha preocupação passe pelo tempo de vida do motor. Afinal de contas, um motor a gasolina dura sempre menos que um a gasóleo (mas também se me durar 10 anos, até lá já tenho outro, digo eu Razz).
 queria dizer 1200km... Embarassed
Clio 3 TCE, andar à velho consegue-se 6L (consumo combinado), normalmente faz 7.2-7.5 e se andares a rasgar manda-se na boa para 8.5-9l. Enfim um bêbado!

Gasoleo dura mas como dizes será que queres que dure assim tanto??? Lá em casa existe um rover com 2000cc que já vai em quase 300.000km... tá novo (o motor).
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 17:34

Ou seja, no que toca a diesel vs gasolina, estou todo baralhado novamente. Very Happy

Todos os carros/carrinhas que conduzi, era tudo a diesel, só andei uns 10km num Clio de 96 a gasolina (mas aquilo é caracol autêntico), daí que a minha prática com gasolina é nula. Mas não queria basear a minha escolha nas prováveis vezes que deixarei o carro ir abaixo inicialmente, preferia acreditar que isso com a prática vai ao sítio. Agora durabilidade e custos de manutenção/revisão, talvez me preocupem mais.
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16276
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitimeabril 13th 2015, 17:35

Honestamente... a nível do "deixar ir abaixo" e essas cenas, passo de um diesel para um gasolina e vice-versa e já não noto diferenças... Com o hábito isso passa.

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




[Resolvido] Mota ou carro Empty
MensagemAssunto: Re: [Resolvido] Mota ou carro [Resolvido] Mota ou carro Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

[Resolvido] Mota ou carro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 8Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» URGENTE - MOTA NÃO PEGA **RESOLVIDO**
» Acidente entre carro e mota numa AE Russa
» Acidente! Mota faz capotar carro!
» De carro ou de mota para o trabalho ?
» Acidente IC19 entre mota e carro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: OFF-TOPIC :: Outros assuntos-