InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarTrocar de mudanca LojaTrocar de mudanca V-deosTrocar de mudanca Fotos
Trocar de mudanca Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Trocar de mudanca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Fabius
Honda Monkey
Fabius

Número de Mensagens : 6
Idade : 37
Localização : Pinhal Novo
Data de inscrição : 27/05/2015

Trocar de mudanca Empty
MensagemAssunto: Trocar de mudanca Trocar de mudanca Icon_minitimemaio 27th 2015, 06:55

Boas, sou maçarico e precisava saber se estou a trocar as mudancas cedo demais e se estou a danificar o motor, ninguem pode me fazer um esquema com as rpm minimas que cada mudanca deve andar para bons consumos sem estragar o motor
Ir para o topo Ir para baixo
MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3609
Idade : 20
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR XX
Data de inscrição : 12/03/2014

Trocar de mudanca Empty
MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Trocar de mudanca Icon_minitimemaio 27th 2015, 08:25

Se trocares sempre acima das 10.000 rpm tás safo, depois vais perceber por ti o que se adequa mais a ti e à tua condução!!!

Sacar Cavalo Sacar Cavalo Sacar Cavalo Sacar Cavalo Sacar Cavalo Sacar Cavalo

Fora de brincadeiras, acima das 3000 chega.
Ir para o topo Ir para baixo
Fabius
Honda Monkey
Fabius

Número de Mensagens : 6
Idade : 37
Localização : Pinhal Novo
Data de inscrição : 27/05/2015

Trocar de mudanca Empty
MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Trocar de mudanca Icon_minitimemaio 27th 2015, 08:57

Ja me estava a assustar lol obrigado. Eu faco 80km todos os dias, o que devo fazer como manutencao para alem do oleo e filtro? Corrente?
Ir para o topo Ir para baixo
FCruz
CBR 500R
FCruz

Pendura : Namorada xD

Número de Mensagens : 782
Idade : 34
Localização : Seia
Mota/Modelo : CBR 600 RR 08
Data de inscrição : 22/08/2012

Trocar de mudanca Empty
MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Trocar de mudanca Icon_minitimemaio 27th 2015, 12:51

Corrente convem limpar , eu limpo de 100 em 100km mas pra ir pra casa passo por um caminho de terra, depois de limpar, lubrificar.

Quanto ao resto, é so teres os cuidados que o manual avisa. Nada que de muito trabalho
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Trocar de mudanca Empty
MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Trocar de mudanca Icon_minitimemaio 27th 2015, 12:57

Corrente lubrificação de 300 em 300km.

Quanto às trocas de mudança, verifica que o motor não está em demasiado esforço (ex: baixa rotação, enrolar punho, se for motor de 1 ou 2 cilindros até bate), nestes casos é preferível por uma ou 2 abaixo, do que estar a esforçar o motor em baixa rotação, e tens mais força para o que queres.
Para simplesmente circular, se não houver esforço por parte do motor, até podes andar ao relantim... lolol

De resto, não há rotação mínima para andar.

Dependendo da cilindrada da tua moto podes andar a mais ou menos rotação, e adaptas à força que necessitas no momento.

_________________________________________
Trocar de mudanca R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
nino_v
CBR 400RR
nino_v

Pendura : tita

Número de Mensagens : 749
Idade : 48
Localização : Marinhais/Lisboa
Mota/Modelo : ex-XJ600S/CBR600F4I
Data de inscrição : 02/06/2011

Trocar de mudanca Empty
MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Trocar de mudanca Icon_minitimemaio 27th 2015, 14:16

daikoni escreveu:

De resto, não há rotação mínima para andar.
Convém andar acima das 2000rpm para carregar a bateria, ou pelo menos não descarregar lool
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Trocar de mudanca Empty
MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Trocar de mudanca Icon_minitimemaio 27th 2015, 14:21

Hahaha.. verdade, mas se for a ver só começa realmente a "carregar" acima das 6-7k, toca de andar sempre no aço!!! É pelo bem da bateria! Twisted Evil

_________________________________________
Trocar de mudanca R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Fabius
Honda Monkey
Fabius

Número de Mensagens : 6
Idade : 37
Localização : Pinhal Novo
Data de inscrição : 27/05/2015

Trocar de mudanca Empty
MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Trocar de mudanca Icon_minitimemaio 27th 2015, 16:31

Obrigado pela ajuda de todos fico mais descansado eu as vezes vou a 3.000 mas nao enrolo punho deixo a moto suave sem apertar, se quiser enrolar punho ponho logo uma abaixo Smile 
ja agora, como lubrifico a corrente de 300 em 300km?
Nas curvas pendulo ou contra esterço? ou os dois em simultaneo? tenho receio das curvas lol coisas de maçarico xD
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Trocar de mudanca Empty
MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Trocar de mudanca Icon_minitimemaio 27th 2015, 16:40

O CBR666 criou um bom tópico de como lubrificar a corrente aqui:

https://www.cbrportugal.com/t30619-diy-como-lubrificar-a-corrente-de-transmissao

_________________________________________
Trocar de mudanca R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
ZéPiqueno
CBR 600F
ZéPiqueno

Número de Mensagens : 1041
Idade : 39
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Suzuki GSXR 600 L0 | ex - Kawa Ninja 250R
Data de inscrição : 07/08/2012

Trocar de mudanca Empty
MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Trocar de mudanca Icon_minitimemaio 27th 2015, 17:10

As minhas dicas para ti...

As trocas de caixa devem ser de acordo com o tipo de condução que queres fazer...
Numa condução mais económica mudar por volta das 4mil.
Agora se queres ir curtir umas curvas, ai vais ter que andar em RPM mais altas podes trocar proximo do redline.

Basicamente não tens que te importar quando trocas de mudança (dentro dos limites mínimos e máximos, pois não convém andares em rotação tão baixa que sintas a mota aos solavancos nem depois do redline). Tem apenas em atenção que se quiseres puxar mais pela mota, não o faças com o motor a frio, deves deixar que o motor aqueça normalmente antes de puxares por ele.

Quanto à lubrificação, vê o topico que o Daikoni meteu ai, mas retêm o seguinte:

Com cavalete (super fácil 1 pessoa):
Metes a mota em cima do cavalete, metes a trabalhar engatas primeira, e por dentro da corrente deitas spray. Não é preciso colocares muito que isso depois só te vai pingar a roupa Very Happy

Sem Cavalete (2 pessoas):
com a mota no descanso, um levanta a roda de trás colocando maior peso sobre o cavalete e o outro aplica o óleo rodando a roda sempre por dentro da corrente.

Levantar a mota tipo assim:

(este gajo é ninja e consegue assim sozinho lubrificar a corrente, coisa que eu particularmente não consigo lol! )

Sem Cavalete (1 pessoa)
É uma seca do caraças...Metes óleo no pedaço da corrente, andas com a mota um bocadinho metes óleo e repetes o processo até terminar de lubrificar (também sempre por dentro da corrente).

O meu melhor conselho...Senão tens compra um cavalete que dá um jeitão do caraças!

Cumprimentos e boas curvas.
Ir para o topo Ir para baixo
manuels
Honda Monkey
manuels

Número de Mensagens : 77
Idade : 64
Localização : Almada
Mota/Modelo : Honda 100 Lead
Data de inscrição : 29/04/2010

Trocar de mudanca Empty
MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Trocar de mudanca Icon_minitimemaio 27th 2015, 21:42

Se trocares de mudança sempre a meio do conta rotações não fazes mal.
Se o conta rotações, marcar 12000 RPM podes sempre trocar ás 6000, nos carros tambem se faz isso é um principio, sempre a meio do conta-rotações, boas curvas companheiro!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Trocar de mudanca Empty
MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Trocar de mudanca Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Trocar de mudanca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Trocar ou nao trocar
» Trocar Bateria Cbr F4
» Trocar ou não a moto
» Trocar 190/50 por 190/55 opiniões
» Trocar ponteira

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Motor, Embraiagem, Transmissão e Sistema de Refrigeração-