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 Trocar de mudanca

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AutorMensagem
Fabius
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MensagemAssunto: Trocar de mudanca Maio 27th 2015, 06:55

Boas, sou maçarico e precisava saber se estou a trocar as mudancas cedo demais e se estou a danificar o motor, ninguem pode me fazer um esquema com as rpm minimas que cada mudanca deve andar para bons consumos sem estragar o motor
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MotardFeio
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MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Maio 27th 2015, 08:25

Se trocares sempre acima das 10.000 rpm tás safo, depois vais perceber por ti o que se adequa mais a ti e à tua condução!!!

Sacar Cavalo Sacar Cavalo Sacar Cavalo Sacar Cavalo Sacar Cavalo Sacar Cavalo

Fora de brincadeiras, acima das 3000 chega.
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Fabius
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MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Maio 27th 2015, 08:57

Ja me estava a assustar lol obrigado. Eu faco 80km todos os dias, o que devo fazer como manutencao para alem do oleo e filtro? Corrente?
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FCruz
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MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Maio 27th 2015, 12:51

Corrente convem limpar , eu limpo de 100 em 100km mas pra ir pra casa passo por um caminho de terra, depois de limpar, lubrificar.

Quanto ao resto, é so teres os cuidados que o manual avisa. Nada que de muito trabalho
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Daikoni
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MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Maio 27th 2015, 12:57

Corrente lubrificação de 300 em 300km.

Quanto às trocas de mudança, verifica que o motor não está em demasiado esforço (ex: baixa rotação, enrolar punho, se for motor de 1 ou 2 cilindros até bate), nestes casos é preferível por uma ou 2 abaixo, do que estar a esforçar o motor em baixa rotação, e tens mais força para o que queres.
Para simplesmente circular, se não houver esforço por parte do motor, até podes andar ao relantim... lolol

De resto, não há rotação mínima para andar.

Dependendo da cilindrada da tua moto podes andar a mais ou menos rotação, e adaptas à força que necessitas no momento.

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nino_v
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MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Maio 27th 2015, 14:16

daikoni escreveu:

De resto, não há rotação mínima para andar.
Convém andar acima das 2000rpm para carregar a bateria, ou pelo menos não descarregar lool
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Daikoni
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MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Maio 27th 2015, 14:21

Hahaha.. verdade, mas se for a ver só começa realmente a "carregar" acima das 6-7k, toca de andar sempre no aço!!! É pelo bem da bateria! Twisted Evil

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Fabius
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MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Maio 27th 2015, 16:31

Obrigado pela ajuda de todos fico mais descansado eu as vezes vou a 3.000 mas nao enrolo punho deixo a moto suave sem apertar, se quiser enrolar punho ponho logo uma abaixo Smile 
ja agora, como lubrifico a corrente de 300 em 300km?
Nas curvas pendulo ou contra esterço? ou os dois em simultaneo? tenho receio das curvas lol coisas de maçarico xD
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Daikoni
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MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Maio 27th 2015, 16:40

O CBR666 criou um bom tópico de como lubrificar a corrente aqui:

http://www.cbrportugal.com/t30619-diy-como-lubrificar-a-corrente-de-transmissao

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ZéPiqueno
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MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Maio 27th 2015, 17:10

As minhas dicas para ti...

As trocas de caixa devem ser de acordo com o tipo de condução que queres fazer...
Numa condução mais económica mudar por volta das 4mil.
Agora se queres ir curtir umas curvas, ai vais ter que andar em RPM mais altas podes trocar proximo do redline.

Basicamente não tens que te importar quando trocas de mudança (dentro dos limites mínimos e máximos, pois não convém andares em rotação tão baixa que sintas a mota aos solavancos nem depois do redline). Tem apenas em atenção que se quiseres puxar mais pela mota, não o faças com o motor a frio, deves deixar que o motor aqueça normalmente antes de puxares por ele.

Quanto à lubrificação, vê o topico que o Daikoni meteu ai, mas retêm o seguinte:

Com cavalete (super fácil 1 pessoa):
Metes a mota em cima do cavalete, metes a trabalhar engatas primeira, e por dentro da corrente deitas spray. Não é preciso colocares muito que isso depois só te vai pingar a roupa Very Happy

Sem Cavalete (2 pessoas):
com a mota no descanso, um levanta a roda de trás colocando maior peso sobre o cavalete e o outro aplica o óleo rodando a roda sempre por dentro da corrente.

Levantar a mota tipo assim:

(este gajo é ninja e consegue assim sozinho lubrificar a corrente, coisa que eu particularmente não consigo lol! )

Sem Cavalete (1 pessoa)
É uma seca do caraças...Metes óleo no pedaço da corrente, andas com a mota um bocadinho metes óleo e repetes o processo até terminar de lubrificar (também sempre por dentro da corrente).

O meu melhor conselho...Senão tens compra um cavalete que dá um jeitão do caraças!

Cumprimentos e boas curvas.
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manuels
Honda Monkey
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MensagemAssunto: Re: Trocar de mudanca Maio 27th 2015, 21:42

Se trocares de mudança sempre a meio do conta rotações não fazes mal.
Se o conta rotações, marcar 12000 RPM podes sempre trocar ás 6000, nos carros tambem se faz isso é um principio, sempre a meio do conta-rotações, boas curvas companheiro!
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