InícioPortalRegistrar-seConectar-se

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe | .
 

 E...mais uma queda para a História! 20.02.2016

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
madd
CBR 600F2
avatar

Número de Mensagens : 1775
Idade : 25
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F4i 2004 / ex-CB600F Hornet 2007
Data de inscrição : 01/10/2015

MensagemAssunto: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 20th 2016, 20:41

Boas !!

Pois é... Desta vez fui eu.

Estava na rotunda que vêm na imagem (para quem está familiarizado com a área, é a rotunda que passa por baixo da A1 e eu saí na subida em direcção ao Parque Urbano de Santa Iria da Azóia). Na tal saída, fiz muito mal a curva, alarguei-a mais do que devia (falta de experiência em curvas) e acabei por passar por cima do montinho de areia que divide as vias (contrárias) de quem sai e entra na tal rotunda e...lá fui eu de raspão, e a mota de raspão (para o lado direito)...

Podia ter sido um cenário bastante feio. Felizmente, o carro que estava em sentido contrário parou imediatamente e foi ver como eu estava. Juntamente a ele, pararam mais 3 carros ... um polícia à civil, um bombeiro à civil e um camião enorme tipo reboque com uns 5 ou 6 carros em cima, ali em pleno com quatro piscas ligados lol!

A nível de tronco e mãos, fiquei impecável. Raspei com a anca do lado direito e perna, e ainda joelho direito no chão (tenho mesmo de comprar umas joalheiras!) mas nem me magoei muito porque faço como sempre .. quando sei que estou prestes a dar o tombo, atiro-me simplesmente para o lado (quase como os guarda-redes caem lateralmente). Rolling Eyes

Foi uma experiência.
Claro que nunca é agradável.  silent Mas preciso mesmo de ter mais cuidado a fazer as curvas, e aquela é muito traiçoeira...

Quanto à piquena, vai levar um arranjo no pisca e mais uns pormenores, mas vai ficar very nice for another ride! paz!

Voltar ao Topo Ir em baixo
superpt
CBR 600F
avatar

Pendura : Cat

Número de Mensagens : 1275
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR 1000RR (2009) 2014-06
Data de inscrição : 16/02/2012

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 20th 2016, 21:00

Botinhas e joalheiras, não sabe o bem que lhe fazia!

De resto, interessa é estares bem...
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.dev4u.net
Bluerider
CBR 600F2
avatar

Número de Mensagens : 1807
Idade : 42
Localização : Maia
Mota/Modelo : CBR 954
Data de inscrição : 13/04/2011

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 20th 2016, 21:04

Acontece aos melhores, as melhoras e continua...no fear! Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Wolf
CBR 600F4
avatar

Número de Mensagens : 2944
Idade : 42
Localização : Caldas da Rainha
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992
Data de inscrição : 03/10/2008

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 20th 2016, 21:49

Acontece, faz parte da aprendizagem, o que interessa é que estás bem...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Nuno.CBR
CBR 600F3
avatar

Número de Mensagens : 2123
Idade : 36
Localização : Costa de Caparica
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013
Data de inscrição : 04/05/2013

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 20th 2016, 21:56

Só acontece a quem anda ... Mas sim tens de te proteger já sabes ...
Gostei desta : " mas nem me magoei muito porque faço como sempre .. quando sei que estou prestes a dar o tombo, atiro-me simplesmente para o lado (quase como os guarda-redes caem lateralmente " lool 
Voltar ao Topo Ir em baixo
Kentera
CBR 600F4i
avatar

Pendura : Kriss

Número de Mensagens : 3969
Idade : 31
Localização : oeSte
Data de inscrição : 08/09/2011

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 20th 2016, 23:11

Polícia à civil... bombeiro à civil... quase parece que estavam à tua espera :-/

Não percebi porque falaste em joelheiras, porque não umas calças que protege mais?

(Essa técnica do guarda-redes nunca ouvi falar, mas já vi que resulta)

As melhoras
Voltar ao Topo Ir em baixo
cbr´s
Honda Monkey
avatar

Pendura : Marta

Número de Mensagens : 77
Idade : 27
Localização : lisboa
Mota/Modelo : cbr 929, wr400, ex: z3, xf17, lc50, dtr125, xt600
Data de inscrição : 23/11/2014

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 20th 2016, 23:14

faço essa estrada todos os dias, pois trabalho mesmo ao cimo dela. realmente nessa curva de vez em quando costuma ter umas areias, é uma estrada muito frequentada por camioes e com bastante trafego.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Daikoni
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 8497
Idade : 29
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 21st 2016, 14:24

O que importa é estares bem! Equipamento para cima, juízo e siga! Smile

_________________________________________
Life is a trip, from point A (birth), to point B (death).
Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between.
Think for yourself. Live your life. Make it count.
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
claude
CBR 500R
avatar

Número de Mensagens : 808
Idade : 31
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Honda CBR 600 F4
Data de inscrição : 11/01/2015

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 21st 2016, 16:05

Daikoni escreveu:
O que importa é estares bem! Equipamento para cima, juízo e siga! Smile

x2
Voltar ao Topo Ir em baixo
Nuno_Costa76
CBR 250
avatar

Número de Mensagens : 243
Idade : 41
Localização : Alenquer
Mota/Modelo : Honda CBR 600RR
Data de inscrição : 13/11/2015

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 21st 2016, 19:45

Ainda bem que não houve maiores consequências. Abraço.
Voltar ao Topo Ir em baixo
FGOMES
CBR 400RR
avatar

Pendura : Aluga-se

Número de Mensagens : 623
Idade : 27
Localização : Winksele, BE
Mota/Modelo : Yamaha FZS 600; ex.HONDA CBR600F2 (PC25); ex.Daelim Daystar 125 Black Plus
Data de inscrição : 31/01/2016

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 21st 2016, 20:18

Gear Up and double the speed so the turn doesn´t even know you passed it!!

Agora a sério é importante que tenhas tido presença de espirito para cair como "deve ser", e acima de tudo andar com o equipamento faça chuva faça sol para nao ficarmos maltratados sem necessidade.

De resto boa recuperação para as duas!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
madd
CBR 600F2
avatar

Número de Mensagens : 1775
Idade : 25
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F4i 2004 / ex-CB600F Hornet 2007
Data de inscrição : 01/10/2015

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 21st 2016, 20:53

Obrigada a todos !!

Relativamente ao equipamento, neste momento tenho o capacete, casaco e luvas...mas as próximas aquisições serão umas botas e umas joalheiras. Agora vai depender (€€€) se avanço para joalheiras ou se aposto um pouco mais e compro mesmo um fato. Com a Hornet 600 acho que vou precisar de um reforço extra. Razz

Ainda sinto "medo" em fazer curvas. Começo a fazê-las, mas acabo por ficar mais acanhada a meio. Acho que também foi o que aconteceu nesta situação. A meio da curva, como a fiz muito larga, acabei por entrar em pânico e não a contornei como deve ser, daí ter ido para cima das areias e chão...

Esperemos que não seja recorrente!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Daikoni
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 8497
Idade : 29
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 21st 2016, 21:05

StreetGirl escreveu:
Ainda sinto "medo" em fazer curvas. Começo a fazê-las, mas acabo por ficar mais acanhada a meio.

O teu problema é outro... atiras-te às curvas como uma selvagem e esqueces-te que ainda estás a tirar carta!!! Não é suposto as tentares fazer tão rápido nesta altura, constrói confiança, experiência, com o tempo vais curvar melhor, naturalmente, e sem tantos riscos. Relaxa, descontrai, e anda devagar!! doido

_________________________________________
Life is a trip, from point A (birth), to point B (death).
Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between.
Think for yourself. Live your life. Make it count.
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
F1CT1C10U5
Administrador
avatar

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 14853
Idade : 38
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 22nd 2016, 00:04

Que sejam todas como esta. As melhoras Wink

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Voltar ao Topo Ir em baixo
MotardFeio
CBR 600F4
avatar

Número de Mensagens : 2752
Idade : 37
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR XX 2004
Data de inscrição : 12/03/2014

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 22nd 2016, 07:11

Esta fica para contares daqui a uns anos e rires da queda parva que a todos pode acontecer!

Toca a arranjar uma calcinhas em "cordura" com umas protecções, isso arranjas quase ao preço de umas calças de ganga da Salsa!

Ride on!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidado
Convidado
avatar


MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 22nd 2016, 09:28

Num automóvel deves travar até meio da curva e acelerar na 2ª metade da curva.
Se a viatura tiver muitos cavalos, tração traseira e não tiver controlo de tração, terás de ter cuidado para o eixo traseiro não patinar e não fazeres um peão.
Numa mota, precisas de travar antes da curva e acelerares em toda a extensão da curva. Quanto é que precisas de travar, quanto é que precisas de acelerar é a questão mais dificil... é um cálculo que terás de aprender a fazer sozinha e institivamente. Dependerá da mota, do asfalto, dos pneus, de quanto estás disposta a tombar a mota...
Eu caí mais ou menos como caíste agora, há... 22 anos. Não foi agradável e fez-me ficar longe das duas rodas durante 19 anos.
As 125cc são uma boa escola, mas não podes contar com a ajuda dos cavalos do motor para te ajudar. A CBR125R, que é particularmente divertida, tem ainda uns pneus estreitos que não ajuda a uma grande aderencia, apesar da ciclistica superior do quadro.

O que importa é que não te magoaste.
Sim, uma calças com protecções e umas botas dão jeito para esse tipo de quedas!


Última edição por Helder Cruz em Fevereiro 22nd 2016, 10:03, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
madd
CBR 600F2
avatar

Número de Mensagens : 1775
Idade : 25
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F4i 2004 / ex-CB600F Hornet 2007
Data de inscrição : 01/10/2015

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 22nd 2016, 10:00

MotardFeio escreveu:
Esta fica para contares daqui a uns anos e rires da queda parva que a todos pode acontecer!

Toca a arranjar uma calcinhas em "cordura" com umas protecções, isso arranjas quase ao preço de umas calças de ganga da Salsa!

Ride on!

Uuuuui, por isso é que não compro calças na Salsa ó Feio!  Shocked Razz V€€€ry expensive !!!

Mas quero juntar para um fato à maneira! Very Happy Está nos planos !! E depois ensinas-me a andar da Hornet como deve ser Razz
Voltar ao Topo Ir em baixo
Daikoni
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 8497
Idade : 29
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 22nd 2016, 10:17

Helder Cruz escreveu:
Num automóvel deves travar até meio da curva e acelerar na 2ª metade da curva.
Se a viatura tiver muitos cavalos, tração traseira e não tiver controlo de tração, terás de ter cuidado para o eixo traseiro não patinar e não fazeres um peão.
Numa mota, precisas de travar antes da curva e acelerares em toda a extensão da curva. Quanto é que precisas de travar, quanto é que precisas de acelerar é a questão mais dificil... é um cálculo que terás de aprender a fazer sozinha e institivamente. Dependerá da mota, do asfalto, dos pneus, de quanto estás disposta a tombar a mota...

Não é inteiramente verdade. Numa moto também podes prolongar a travagem para dentro da curva, tal como te referes ao carro. É o chamado "trail braking", muito usado sobretudo em pista. Precisas é de mais cuidados que num carro se exige, e alguma experiência, atenção às circunstâncias em que estás, suavidade e progressividade. Quanto mais inclinas, mais tens de largar o travão, e o largar o travão tem de ser progressivo e suave para não destabilizar a suspensão.
Isto pode ser feito sobretudo porque se alargares a travagem para dentro da curva, o peso continua concentrado à frente e a suspensão comprimida. Não estás a trazer alterações de carga frente-trás nem destabilização.

Agora o que não pode (ou deve!) mesmo ser feito é entrares numa curva, sem travagem, ou quase nenhuma, e já dentro dela é que te lembras "vou rápido demais! Oh não!" e pimba nos travões...
Trocas de peso, suspensão destabilizada, e acontece uma de 2 coisas:
- A aderência não é perdida, a moto endireita, e vais em frente na curva e BAM contra o obstáculo mais próximo;
- A aderência é perdida, lowside, e lá vais a passear de rabo no chão pelo asfalto.

Existe uma 3a hipótese, que é com o travão de trás, bloqueias a roda em curva, e em grandes inclinações é quase queda certa, se largas o travão e recuperas a aderência, ainda pior ainda porque em vez de um Lowside (em modo pirueta) fazes um Highside..

Por isso, se não se sabe o que se está a fazer / pouca experiência / dúvidas acerca da aderência disponível ou travagem que podem efectuar, ou situações de baixa aderência (ex.: chão molhado), o ideal é travar tudo o que se tem a travar antes da curva, e a partir daí tal como disseste, ir acelerando progressivamente.

Situações de grupo, também travem preferencialmente antes da curva, quem vai atrás de vós pode não ter a vossa experiência.

_________________________________________
Life is a trip, from point A (birth), to point B (death).
Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between.
Think for yourself. Live your life. Make it count.
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
Convidado
Convidado
avatar


MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 22nd 2016, 10:22

Bom post!!!
Mas deixa lá a companheira fazer como eu escrevi.

...e tomara a mim eu fazer todas as curvas como escrevi também... LOL
Voltar ao Topo Ir em baixo
MotardFeio
CBR 600F4
avatar

Número de Mensagens : 2752
Idade : 37
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR XX 2004
Data de inscrição : 12/03/2014

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 22nd 2016, 11:00

StreetGirl escreveu:


Uuuuui, por isso é que não compro calças na Salsa ó Feio!  Shocked Razz V€€€ry expensive !!!

Mas quero juntar para um fato à maneira! Very Happy Está nos planos !! E depois ensinas-me a andar da Hornet como deve ser Razz


Marca lá na agenda e bora lá! Tu escolhes:

Ericeira ou Almeirim!  cheer leader   fixe! fixe!
Voltar ao Topo Ir em baixo
JOPE
CBR 400RR
avatar

Pendura : Nada a declarar

Número de Mensagens : 637
Idade : 48
Localização : LISBOA
Mota/Modelo : Honda VFR 1200F EX CBR 600RR
Data de inscrição : 13/09/2012

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 22nd 2016, 11:18

As melhoras para as duas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
ZéPiqueno
CBR 600F
avatar

Número de Mensagens : 1038
Idade : 32
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Suzuki GSXR 600 L0 | ex - Kawa Ninja 250R
Data de inscrição : 07/08/2012

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 22nd 2016, 11:45

Tens que ter cuidado com as curvas (incluindo as da aprendizagem)!!!

Devagar se vai ao longe e não queiras apressar tudo! As melhoras para ambas e JUÍZO!
Voltar ao Topo Ir em baixo
teixeira
CBR 650
avatar

Número de Mensagens : 5110
Idade : 47
Localização : Alverca do Ribatejo
Mota/Modelo : Honda CBR Fireblade 2008
Data de inscrição : 30/09/2008

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 22nd 2016, 12:40

O importante é estares bem
As melhoras para as duas
Voltar ao Topo Ir em baixo
madd
CBR 600F2
avatar

Número de Mensagens : 1775
Idade : 25
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F4i 2004 / ex-CB600F Hornet 2007
Data de inscrição : 01/10/2015

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 22nd 2016, 13:45

Obrigada a todos! 
Felizmente os meus danos a longo prazk foram só o braço direito dorido, parece que tenho menos força que o habitual. Mas vai lá com o tempo. 
Quanto às dicas das curvas, agradeço e vou praticando aos poucos. Mas tudo com muita calma. Razz
Voltar ao Topo Ir em baixo
Cardosus
CBR 600F
avatar

Pendura : AnjinhA qdo qer sentir emoções fortes :P

Número de Mensagens : 1270
Idade : 26
Localização : Aboboda - Sao Domingos de Rana
Mota/Modelo : CBR 954RR Ex:CBR 900RR
Data de inscrição : 20/01/2014

MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 Fevereiro 22nd 2016, 15:37

As melhoras para as duas Smile
Quanto às joelheiras, recomendo as da dainese do cartaxo. Sao 50 aerios, mas sao joelheiras+caneleiras, do melhor mesmo!

Após cair, esse receio inicial é normal, nada que KM nao resolvam Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

E...mais uma queda para a História! 20.02.2016

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos similares

-
» DESTAQUE DO ANO 2011/2012
» Os 100 sobrenomes japoneses mais populares
» VW Fusca - A História - Um ícone da Industria
» [Vendas] - Prmoção, 90% de satisfação ou o dinheiro de volta - Custon PB´sem gesso e/ou resina, Stand para cavaleiros de ouro, Estátua de Athena e Trono do Poseidon (fotos disponíveis)
» Ferrari 250 Califórnia uma filha muito querida !!!!!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: COMUNIDADE :: Quedas & Acidentes-