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 Accionamento desnecessário do ventilador da 1000 RR 06

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AutorMensagem
António Nunes
Honda Monkey
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MensagemAssunto: Accionamento desnecessário do ventilador da 1000 RR 06 Fevereiro 27th 2016, 12:59

Já vi por aqui um tópico parecido, parece que estava encerrado... mas verifiquei que não sou o único cuja moto começou a fazer este problema.
É realmente uma avaria porque, durante anos, a moto não fez esse efeito em sítio nenhum.
Começou por accionar desnecessariamente aos 85º e, passados 2 anos, já vai nos 45º.
Faz isso desde as 3000 rpm para cima.
O grande consumo eléctrico do ventilador provoca um saldo negativo na carga da bateria se não fizer grandes viagens.
O ventilador é suposto actuar em 2 ocasiões: quando a temperatura do líquido ultrapassa 101º ou se houver falha no circuito do sensor (na parte que respeita ao accionamento do ventilador e não ao termómetro.)
Como já verifiquei que não existe problema nas fichas nem na cablagem, presumo que seja no sensor...
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Parra
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MensagemAssunto: Re: Accionamento desnecessário do ventilador da 1000 RR 06 Fevereiro 27th 2016, 13:10

as 600 pelo menos mais antigas acciona aos 104
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António Nunes
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MensagemAssunto: Re: Accionamento desnecessário do ventilador da 1000 RR 06 Fevereiro 27th 2016, 13:28

Parra escreveu:
as 600 pelo menos mais antigas acciona aos 104
Está dentro dos parâmetros mas é sempre preferível imediatamente a seguir à temperatura de ebulição da água destilada à pressão atmosférica ao nível do mar.
O problema da minha acentuou-se e agora, a partir dos 45º e 3000 rpm, tenho a bobine do relé da ventoinha sempre a receber a corrente e o ventilador a trabalhar, ainda muito antes do termostato deixar passar o líquido para o radiador...!
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pedrodec
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MensagemAssunto: Re: Accionamento desnecessário do ventilador da 1000 RR 06 Março 3rd 2016, 01:47

Boas António
por estranho que possa parecer é mesmo assim que funciona, "ela" faz disparar a ventoinha em mais patamares de temperaturas do que supostamente quando deveria haver líquido refrigerante no circuito ou ainda após de este completar o trajecto do circuito com o líquido quente.
A minha desde que a comprei, com 1260 km e 1 ano de garantia sempre fez isso, certamente não é à pressão atmosférica do mar, mas sim 800 metros bem acima, no entanto temos temperaturas que rondam os 5 Cº em bastantes meses do ano. 
tecnicamente não te sei dizer porque isso é mas era capaz de jurar que tem alguma coisa a ver com a tentativa de dissipar calor que os colectores de escape fazem no radiador, dada a distancia minima que estes têm do radiador. Eu nunca arranquei com a minha mota sem antes chegar pelo menos aos 45º, e sempre senti a ventoinha a disparar nesse intervalo, como te disse ela dispara a mais que uma ou duas temperaturas consideradas lógicas : aos 104º/106º entre os 84º/90º e também entre os 35º/50º.
Espero ter ajudado
Cumprimentos Transmontanos
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pedrodec
CBR 250R
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MensagemAssunto: Re: Accionamento desnecessário do ventilador da 1000 RR 06 Março 3rd 2016, 01:49

Ou seja:
Não é defeito! É feitio!!  Very Happy Twisted Evil lol! Sacar Cavalo
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Wolf
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MensagemAssunto: Re: Accionamento desnecessário do ventilador da 1000 RR 06 Março 3rd 2016, 08:19

não sei se é feitio....por acaso a velocidade da ventoinha é sempre igual ? ou varia com a temperatura? se só tiver uma velocidade e arrancar a temperaturas baixas penso que tem de haver um problema, mas acho que num concessionário Honda tiram essa duvida, se é ou não normal...
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António Nunes
Honda Monkey
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MensagemAssunto: Re: Accionamento desnecessário do ventilador da 1000 RR 06 Março 8th 2016, 13:01

Já descobri e resolvi o meu problema.  ganza
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Wolf
CBR 600F4
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MensagemAssunto: Re: Accionamento desnecessário do ventilador da 1000 RR 06 Março 8th 2016, 16:09

então partilha ai para o resto do pessoal ficar a saber Very Happy
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António Nunes
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MensagemAssunto: Re: Accionamento desnecessário do ventilador da 1000 RR 06 Março 8th 2016, 17:41

Bom, desta vez vai grátis. As oficinas e concessionários que me perdoem mas, podem ganhar o mesmo dinheiro evitando despesas extra e recebendo mais depressa e, se isto pode ajudar Portugal a importar menos componentes, melhor.
----- Com o sistema a funcionar correctamente e com uma mudança engrenada o ventilador inicia apenas aos 102ºC e desliga aos 99ºC (+-2%).
----- É suposto o ventilador também actuar quando se somam as seguintes condições: transmissão em "neutral", temperatura acima de 60ºC (aprox.) e rotação acima das 3.000 rpm durante alguns segundos pois que a centralina "raciocina" «Se estamos num congestionamento de tráfego, mais vale começar a refrigerar cedo.»
----- Se a ficha do ECT (sensor térmico) estiver desligada ou, de alguma forma, o circuito de comando deste que se relaciona com o ventilador estiver interrompido, a ventoinha vai girar ininterruptamente desde o momento em que se liga a chave pois que a centralina "raciocina" «Em caso de dúvida mais vale motor frio que queimado»
----- Acontece que a ficha que liga no ECT, tal como a maioria delas, nunca deve ser puxada pelos cabos. Não é que estes se soltem mas, o mecanismo de travamento pode provocar deficiente contacto entre terminais macho e fêmea e o ventilador vai trabalhar ao acaso, em qualquer temperatura, a qualquer rotação, com a moto engatada e em movimento e o saldo eléctrico (energia gerada - energia consumida) vai ser negativo. Foi o meu caso. Resolvi o problema soldando uns cabos directamente no ECT.
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MensagemAssunto: Re: Accionamento desnecessário do ventilador da 1000 RR 06

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Accionamento desnecessário do ventilador da 1000 RR 06

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