InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarTestes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 LojaTestes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 V-deosTestes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Fotos
Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Empty
MensagemAssunto: Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Icon_minitimeabril 5th 2016, 12:43

Tenho andando a 'brincar' com os ajustes de suspensão na moto (pré-load/pré-carga e rebound damping/amortecimento em extensão). Nesta como não tem ajuste de compressão excluí-se.

Antes demais, estou longe de ser 'experiente' a nível de ajustes de suspensão, por isso é um pouco orientado a resultados, e gosto/feeling pessoal.
Por isso sintam-se livres para me corrigir e dar sugestões, estou a (tentar) aprender Smile

Um breve overview e simplista sobre as 3 principais características de ajuste:

Pré-load: usado para configurar a carga inicial da moto, basicamente a mola é pré-comprimida, fazendo endurecer e elevar a posição inicial do 'trabalhar' da suspensão. Esta configuração deve de ser ajustada em relação ao peso que a moto transporta, de modo a que tenha entre 2.5cm a 3cm de sag (após sentar + porem a respectiva carga), ela deverá baixar estes cms. 2.5cm é mais virado para pista, 3cm é mais virado para estrada.
Por isso se querem suspensão mais 'rija' ou 'macia', não é aqui que devem de mexer em demasia, porque irá fazer com que a suspensão funcione menos bem, por estar com compressões de molas erradas para o vosso peso, e fazendo com que trabalhe fora do ponto intermédio do percurso da suspensão aonde a mesma melhor trabalha, e fazendo com que as irregularidades sejam mal absorvidas ou não absorvidas de todo.
Mexam nesta setting para ajuste da suspensão em relação ao vosso peso, ao da vossa pendura, da bagagem que transportam, etc.

Rebound: Esta configuração influencia a velocidade com que a suspensão retorna à posição inicial após ter passado por um relevo que a tenha feito comprimir (exemplo, buraco, lomba, etc). Este retorno com demasiada rapidez, ou demasiado lentamente faz com que a suspensão funcione pobremente e a moto tenha um mau comportamento.

Compression (esta moto infelizmente não tem este ajuste, pelo que não vou poder testar): Esta configuração é o oposto do amortecimento em extensão, é a resistência que que a suspensão faz para manter a roda no chão. Demasiado macia faz com que a roda se move demasiado rápido para cima, fazendo com que a roda deixe a superfície da estrada/piso. Demasiado rijo, faz com que a energia não se dissipe na mola, que posteriormente é transmitida ao resto da moto (como mesa de direcção e quadro), fazendo com que a moto 'salte', e as rodas voltem a deixar o chão.

Razões principais que me fizeram mexer configurações de origem:
- Suspensão frontal um pouco macia, apesar de no geral absorver bem irregularidades, sentia-a a bater / comprimir ao máximo em travagens mais fortes, e em buracos mais agressivos;
- Em travagens fortes, sentia a suspensão a afundar um pouco em demasia.

Para referência, as Settings de origem para esta moto são:
Frente:
Preload: 8 voltas, a contar a partir da posição mínima;
Rebound: 2 voltas a contar a partir da posição máxima;

Traseira:
Preload: 2ª posição, a contar do mínimo;
Rebound: 1.5 voltas do máximo;

Antes de começar qualquer teste, quis certificar-me que as configurações estavam de origem, e para isso rodei as posições para os valores mínimos/máximos respectivos, de modo a certificar-me que não tinham sido alterados, e fiz contagem de voltas/posições a partir daí.

Teste 1:
Alterações:
Preload frente: +3 voltas (vs Stock).
Motivo:: como suspensão ia demasiado abaixo, pensei que estivesse mal configurado para o meu peso, pouca compressão inicial da mola.

Consequências positivas:
- Melhorou a nível de travagem inicial, deixou de afundar tanto;
- Deixei de senti-la a bater em buracos mais 'secos';

Consequências negativas:
- Feeling de frente ligeiramente levantada;
- Resistência ao curvar, principalmente a baixa velocidade;
- Irreguralidades mal absorvidas.

Opinião geral sobre configuração: Não gosto, má configuração.


Teste 2:
Alterações:
Preload frente: +0 voltas (posição Stock).
Rebound frente: +1 volta (vs Stock).

Preload traseiro: +1 volta (vs Stock)
Rebound traseiro: +0.5 voltas (vs Stock)

Motivos:
- Quis testar alteração do Rebound na frente, decidi voltar a pôr o Preload Stock para sentir a alteração do Rebound apenas.
- Traseira em velocidade saltitava em demasia em superfícies mais irregulares (exemplo, CREL entre Loures e Tojal).

Consequências positivas frente:
- Ligeira melhoria comportamento em velocidade.

Consequências negativas frente:
- Com a alteração do preload traseiro, e voltando o da frente ao stock, a frente sente-se 'baixa', ficando com comportamento.. 'estranho'.
- Problemas anteriores da configuração stock (frente mergulhar demasiado e em buracos) voltaram a aparecer.

Consequências positivas traseira:
- Pouco notório, mas diria uma ligeira melhoria da estabilidade em velocidade e acelerações mais fortes.

Consequências negativas traseira:
- Irregularidades ligeiramente menos absorvidas;

Outras:
- Inspira menos confiança a curvar, feeling estranho em curva, difícil de dizer se vem da frente ou da traseira.

Opinião geral sobre configuração: Péssima configuração.

Teste 3:
Alterações:
Preload frente: +1 volta (vs Stock).
Resto das configurações mantém-se do passo anterior.

Motivos:
- Decidi deixar de inventar tanto ao mesmo tempo, e fazer por partes (como deveria ter feito de início....). Mexi só no preload da frente, para aliviar o problema Stock.

Consequências positivas frente:
- Voltei a deixar de sentir a frente a afundar e afins, problema stock resolvido;
- Excelente a nível de travagem inicial, não se sente a afundar tanto, bem melhor que stock, ligeira perca de estabilidade a nível de travagem contínua, principalmente em zonas irregulares, tenho ainda de ver se é devido a excesso de Rebound se excesso de pré-load.

Consequências negativas frente:
- Ainda está demasiado firme, apesar de estar com apenas +1 rebound, +1 pre-load, ainda sinto o pneu a flectir/fazer o trabalho que cabe à suspensão em irregularidades em vez da suspensão trabalhar como deve de ser.

Consequências positivas traseira:
- Traseira menos vaga em travagem forte, diria que pela elevação frontal.

Consequências negativas traseira:
- N/A, não senti nada de mal nesta última alteração.

Opinião geral sobre configuração: Ligeira melhoria nuns aspectos, noutros nem por isso. Resumidamente, ainda uma má configuração.

Próximo passo:
Frente: preload a +0.5 voltas, rebound +0.5 voltas.
Traseira: preload stock, manter rebound de +0.5.
Se não gostar, recomeço tudo de stock, e mexo numa coisa de cada vez...

Conclusões para já (vindas de um inexperiente nisto como eu):
Suspensão não é tão fácil de ficar bem ajustada como pode parecer.
Uma simples configuração pode 'estragar' todas as outras, e alterações tão pequenas como mais uma pequena volta aqui, ou menos uma posição ali, faz toda a diferença no comportamento geral da suspensão e da própria moto.

Ainda vou continuar com experiências durante mais algum tempo, se não conseguir gostar de nenhuma, volto a por tudo Stock, talvez com uma pitada de pré-load à frente para o 'problema' que disse ganza

Se alguém se interessar por isto, continuo a actualizar os progressos (e muitos 'retrocessos') aqui.

_________________________________________
Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 R8YquuM


Última edição por Daikoni em abril 5th 2016, 14:03, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Deville
CBR 400RR
Deville

Pendura : Mafagafa

Número de Mensagens : 690
Idade : 46
Localização : Cascais
Mota/Modelo : CBR 600 F4i
Data de inscrição : 31/03/2015

Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Icon_minitimeabril 5th 2016, 13:19

Daikoni escreveu:
Opinião geral sobre configuração: Não gosto, cocó.

excelente análise científica
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Icon_minitimeabril 5th 2016, 14:00

Deville escreveu:
excelente análise científica
Queres mais científico que isso? lol!
Foi a brincar um pouco com a experiência, mas vou dar uma ênfase mais 'científica' afro

_________________________________________
Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Deville
CBR 400RR
Deville

Pendura : Mafagafa

Número de Mensagens : 690
Idade : 46
Localização : Cascais
Mota/Modelo : CBR 600 F4i
Data de inscrição : 31/03/2015

Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Icon_minitimeabril 5th 2016, 14:51

estava a brincar..

em boa verdade, até tens aí uma bela análise. gostei de ler e aprendi
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoP
CBR 600F2
RicardoP

Número de Mensagens : 1967
Idade : 34
Localização : Portugal
Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400
Data de inscrição : 05/02/2012

Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Icon_minitimeabril 5th 2016, 15:05

ajustar as suspensões é uma coisa tao importante mas ao mesmo tempo muito descurada pela maioria.

a questão é conseguir saber o que a mota pede e conseguir mexer para ir de encontro a isso, em pista é mais facil porque o circuito é sempre igual porque se a mota tem dificuldade em entrar na curva ou demora a sair de curva ou tem falta de tração a sair de curva um bom preparador sabe onde tem que mexer.

na estrada e o que é bom para conforto nao é bom para quando queremos andar um bocado mais rapido, tratar-se-á sempre de arranjar uma afinação que nao comprometa nem um nem outro.

todo o tempo gasto a perceber como é que as suspensoes funcionam e o que faz o rebound ou a compressão em cada situação é muito bem gasto.

posso-vos dizer que no enduro a KTM disponibiliza algumas tabelas de afinações pre definidas para o tipo de andamento que queremos e seguindo isso a mota transforma-se completamente, passa a ser muito mais segura num andamento rapido mas dura demais em zonas técnicas ou passa a ser confortavel para zonas técnicas e uma dançarina quando queremos andar mais rapido.

no geral para andamentos mais rapidos trata de meter a mota mais "reativa", recuperações e compressoes mais rapidas e pre cargas mais fortes.
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Icon_minitimeabril 5th 2016, 15:17

Concordo completamente contigo RicardoP.

Apesar de eu ainda estar numa fase de grande 'salganhada' a nível de ajustes, e longe de bom ajuste (stock claramente estava bem melhor que agora), reparo que a mais velocidade suspensão com maior Rebound (compressão não tenho ajuste, mas suponho que tenha comportamento semelhante) funciona e absorve melhor irregularidades em velocidade, ficando mais estável neste tipo de andamento. No entanto a baixa velocidade fica com comportamento 'rijo', e não absorve nem funciona tão bem como devia.

O meu objectivo principal nisto, é aprender, e se conseguir um ajuste que goste mais do que stock melhor, se não, posso sempre voltar às origens e sempre posso tirar algum partido e conhecimento disto.
E claro, partilhar convosco a experiência (ou falta dela Razz)..

_________________________________________
Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Icon_minitimeabril 5th 2016, 16:33

mt bom topico.. sinceramente uma das coisas k me queixava da minha mota e me fazia ser mais lento, era mesmo suspensões mal afinadas.. cm nisto da segurança não gosto mt de inventar, apesar de saber minimamente onde mexer para aumentar uma coisa ou diminuir outra, pedi ajuda ao mecânico e após andar para trás e para a frente cm a mota em cima dela, chegou-se a uns parâmetros onde me senti confortável com pneu 50 de perfil, agora cm montei 55 devido a um negócio que apareceue cm os de pista tmb são 55, vou ter de dar um ajuste na traseira, para compensar o aumento de 5mm na altura do pneu.

continua daikoni, tamos sempre a aprender Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Icon_minitimeabril 5th 2016, 20:19

Bem pessoal, após mais uns quantos testes decidi que vou mandar esta moto para o lixo... Oh Gui, afinal a Hornet não presta!!! Precisava mesmo do ajuste de compressão e não há!! Evil or Very Mad ganza

Já vi que não me consigo safar para fazer o que quero sem prejuízos de maior sem ajuste de compressão. Não entendo porque é que isto trás o ajuste em extensão e não em compressão..

Depois quando tiver num pc explico melhor.

_________________________________________
Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Fanfurra
CBR 125R
Fanfurra

Número de Mensagens : 133
Idade : 45
Localização : Amadora
Mota/Modelo : CBR 1000 RR - Hornet 03 - FJR 2013
Data de inscrição : 30/03/2011

Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Icon_minitimeabril 5th 2016, 22:22

Boas,

Quando comprei a cbr usei os métodos do keith code que ele fala no vídeo
A mota melhorou bastante.



Entretanto lembrei-me que em tempos decobri aqui no forum este link com várias definições de suspensão
http://www.sportrider.com/tech/suggested-sport-bike-motorcycle-suspension-settings
Bom tópico!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fanfurra.com
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Icon_minitimeabril 6th 2016, 09:26

Há uns anos vi o vídeo do Keith Code, muito instrutivo sim senhor. Não me recordava que também tinha dicas de como ajustar a suspensão, quando tiver em casa e algum tempo vejo o vídeo com mais atenção.
Obrigado!

Ontem fiz uma séries de ajustes, fiz e desfiz, mexi em várias coisas, e tenho começado a ter melhor feeling à medida que me vou aproximando das Settings de origem, sinceramente...
Se calhar os gajos da Honda até sabiam o que estavam a fazer quando deixaram as configurações iniciais... ganza

E eu também não devo de fugir muito ao peso padrão (estou na casa dos 78kg).
Neste momento tenho o Preload da frente muito ligeiramente acima do Stock (+ 0.25 / quarto de volta), Rebound frente (+ 0.25 / quarto de volta), Preload traseiro Stock, Rebound traseiro +0.5.

No Preload traseiro não mexo mais, Stock é mesmo o ideal para mim.
No Preload da frente, ainda vou verificar consoante o comportamento do Rebound, mas à partida irá ficar entre Stock a +0.5 voltas.

No Rebound frente, vou começar a testar valores inferiores a Stock, irei começar com -0.25 e ir até onde começar a ficar mal.
Rebound traseiro irei por Stock enquanto tiver a testar o acima, e depois logo vejo, provavelmente testo para ambos os lados.

_________________________________________
Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
madd
CBR 600F3
madd

Número de Mensagens : 2075
Idade : 32
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CB600F Hornet 2008 / ex-CBR600F4i 2004 / ex-CB600F Hornet 2007
Data de inscrição : 01/10/2015

Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Icon_minitimeabril 6th 2016, 12:43

Daikoni escreveu:
Bem pessoal, após mais uns quantos testes decidi que vou mandar esta moto para o lixo... Oh Gui, afinal a Hornet não presta!!! 

Juro-te que pagava para te ver fazer isso. tongue
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Icon_minitimeabril 6th 2016, 12:54

StreetGirl escreveu:
Juro-te que pagava para te ver fazer isso. tongue

Deal! 7000€ e faço! linguafora ganza

_________________________________________
Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Icon_minitimeabril 6th 2016, 15:33

7000€? troca mas é isso por uma 600RR do mesmo ano que já tens essas coisas todas que queres mexer Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Testes e Relatórios Ajuste Suspensão CBR600F 2011-2013

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Nova Street Triple para 2013 apanhada em testes!
» Pneus Cbr600f 2011
» Iluminação cbr600f 2011
» Ajuste do cabo de acelarador
» Ajuste nos amortecedores para CBR's de 96 ate 02

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Quadro, Suspensão, Travões, Rodas e Pneus-