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 [DIY] Mudança da iluminação/mostradores - CBR600 F4

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AutorMensagem
CBR_77
CBR 250R
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MensagemAssunto: [DIY] Mudança da iluminação/mostradores - CBR600 F4 Abril 12th 2016, 00:07

Decidi por mãos à obra em relação ao visual do quadrante da CBR600F4 porque além de ter uma anomalia também não gostava muito da iluminação da mesma:



Como vêm na foto tem um pequeno rasgo na parte do conta-rotações e a iluminação a verde de origem não me cativava ( e a cor do mostrador dos km's dava vontade de gaaah por ser amarelo, não combinava nada, a unica coisa que ficava bem era mesmo a cor dos ponteiros a vermelho...

FERRAMENTAS E MATERIAL:

- Ferro de soldar
- Bobine de estanho
- Chaves de fendas

- 3 leds brancos de 5mm de cabeça achatada
- leds de 5mm brancos para os 2 piscas e 1 para o ponto-morto
- 1 led 5mm azul para os máximos
- 1 led 5mm vermelho para o indicador da pressão do óleo
- Resistências 12v (uma para cada led)

- Mostradores novos (à venda no ebay, qualquer dúvida PM que vos ajudo)

CUSTOS: Uma brincadeira que fica à volta de 30-35€, isto apenas contabilizando os manometros e os leds. O Ferro de soldar e restantes ferramentas usadas já as tinha. Se não tiverem, os valores vão pesar mais um pouco na vossa carteira.

DIFICULDADE: de 0 a 10 dou um 8, e porquê? 

Porque não digo que seja muito dificil mas para quem não está à vontade em electrónica e desmontar/montar material irá ser um grande desafio, agora se tiverem à vontade para o que disse atrás força que não é complicado, demora é algum tempo principalmente a parte de soldar os leds e montar/acertar os ponteiros para estes darem os valores correctos, este último ponto foi para mim a dor de cabeça mas a vontade era enorme e com isso lá consegui superar o desafio a que me propús.

Por isso é necessário de vontade e de muita paciência claro!

Sem mais demoras siga para o DIY:

PROCEDIMENTO:


1) Retirar o quadrante da CBR

Não cheguei a tirar as fotos mas depois posso colocar aqui os pontos onde devem de desmontar, não é muito complicado aqui, têm de tirar 4 plásticos de cada lado, alguns parafusos, têm de tirar os parafusos do topo do vidro da CBR e ainda à um para tirar a meio do quadrante que está de frente para o centro do guiador, este é o mais complicado de tirar.

Depois de tirar os plásticos e os parafusos devem de desengatar a ficha do quadrante para depois sim começar o verdadeiro trabalho.

2) Desmontar o quadrante



Já com ele de fora apenas tem de se tirar 9 parafusos (se não me engano) que estão na traseira do quadrante cobertos por uma borracha que tem de se retirar para se aceder aos mesmo.



Aqui já o quadrante despido, retirei logo as lampadas, apenas se desenrosca e estão fora do sítio. São simples lampadas de cor amarela, depois a cor verde vem do plástico dos manometros. 

Destaque para o que me aconteceu na zona das 10k rpm, o vidro bolha queimou aquela parte! Tenho de ter cuidado ao estacionar a moto ao sol, assim como vocês se possuirem o dito vidro!

3) Retirar os manometros originais:

Para se retirar os manometros tem de se tirar em cada um deles 2 parafusos e os ponteiros, para se retirar os ponteiros temos de usar duas colheres de sobremesa, muito fácil de o fazer, é apenas colocar as colheres entre o manometros e o ponteirosem lados opostos e puxar para cima devagar até sairem



Como não conseguia tirar a foto de eu a segurar as colheres retirei esta e a próxima foto de um guia que o vendedor dos manómetros me forneceu para fazer o trabalho.



Nesta última foto, é necessário de retirar o pino que segura o ponteiro no 0. ATENÇÃO: Ao retirar o pino, o ponteiro irá descair para o lado direito, têm de decorar ou tirar uma foto de onde o mesmo para, porque é aí que terão de colocar o ponteiro nessa posição para o mesmo vos dar a velocidade e rotações correctas!!



Aqui em cima fica o aspecto do quadrante sem os manometros!

4) Soldar os Leds

Bem aqui vem uma das partes mais complicadas deste DIY, soldar os leds é preciso de ter um pouco de prática e paciência porque senão os mesmos podem ficar danificados, posso vos dizer que queimei uns 10 leds....o que vale é serem muito baratos!

Na próxima foto deixo uma das ligações que têm de fazer nos leds para a parte dos mostradores:



Aqui o positivo é ligado em cima e o negativo em baixo, recomendo soldarem as pernas do led (podem usar um pouco de fio para os alongar mais um pouco e terem mais espaço de manobra) e só depois colocar o mesmo no sitio, porque se fizerem ao contrário podem queimar o led devido ao calor do ferro (os leds não gostam de calor!)

Depois numa foto mais à frente mostro-vos que usei fio para ligar os 3 leds necessários para os manometros e soldei num único ponto, mas podem soldar cada led em cada sítio sem problema, eu é que calhou fazer assim.

Leds usados: 3 leds brancos cabeça achatada + respectivas resistências

Este tipo de leds é o melhor para os manometros porque espalham melhor a luz.



Em cima temos a parte do lado esquerdo (neste caso é o lado direito do quadrante porque o mesmo se encontra virado de barriga para baixo), onde se encontram o pisca e indicador da pressão do óleo.

Aqui as ligações são diferentes das dos manometros, o negativo do led agora é soldado em cima e o positivo em baixo. Quando começei a soldar tudo não sabia que havia posições diferentes e foi assim que queimei vários leds, mas só assim consegui saber a posição certa de cada um.

Para o pisca usei um led branco + resistência (os leds verdes dão uma luz muito fraca, não recomendo) e para a luz do óleo usei um vermelho + resistência.



Na foto acima encontra-se a parte direita do quadrante (como está voltado para baixo é a parte esquerda!). 

Quanto às ligações, o led de cima é os máximos e é ligado da mesma forma que os dos manometros, ou seja positivo em cima, negativo em baixo. Usei um led branco + resistência (o azul fundiu-se e não apeteceu-me mandar vir apenas esse, tanto um como o outro dão luz azul porque o desenho do máximo no quadrante é azul, logo o branco ilumina bem o azul).

Para o pisca que se encontra do lado direito da foto e para o ponto-morto que se encontra no lado esquerdo, as ligações são o inverso do máximo, negativo em cima e positivo em baixo.

NOTA: Como vêm nas fotos anteriores usei cola quente para me certificar que os leds ficam lá presos e as soldas também, mas penso que não seja necessário já que o tamanho dos leds até é apropriado para o buraco onde encaixam, ficam lá bem encaixados sem folga.

Nesta foto a seguir mostro as ligações todas feitas:



5) Montagem dos Manometros novos


A montagem dos novos manometros é feita na ordem inversa, sendo assim encaixam os novos nos respectivos lugares e colocam os 2 parafusos presentes em cada um deles para os fixar:






Agora vem provavelmente a parte que achei mais complicada e chata: colocar os ponteiros no sítio certo!!


Ao colocar os ponteiros façam no sentido/sítio que mostram as fotos seguintes, eles têm de estar aí para a velocidade e rotações estarem a dar valores correctos, ao colocar de forma errada poderão ter problemas de leitura! Muito cuidado portanto. Fica a foto das posições dos mesmos:


Rotações:






Coloquem o ponteiro junto ao X, moto ao ralenti tem de andar nas 1.200~1.300rpm, mas antes de se aventurarem, vejam onde está o ponteiro da vossa ao ralenti, até é preferível tirar uma foto para não deixar dúvidas. Eu não tirei e fiquei um pouco na dúvida mas penso que está totalmente correcto como de origem.


Velocímetro:






Coloquem o ponteiro entre o H e o traço dos 300km/h.


O ponteiro da temperatura é o mais fácil, não tem grande ciência, coloquem o mesmo um pouco antes do C (Cold, ou frio em português). 

Para se certificarem que os ponteiros ficarão nessa posição, deslizem-nos para o lado este e depois deixem-nos descair até ver se param no sitio que mostram as fotos, senão acontecer, terão de voltar a tirar com as colheres e voltar a tentar, é aqui que irá ser testada a vossa paciência What a Face

Depois de colocarem os ponteiros está na altura de colocar o pino que segura os ponteiros no 0! Para isso têm de puxar o ponteiro para o vosso lado esquerdo para terem espaço para colocar o pino no buraco, ele deverá de encaixar bem mas se custar a entrar tem de alargar ligeiramente o mesmo, LIGEIRAMENTE senão ele não ficará seguro e pode cair...





E pronto, depois de tanto trabalho, esforço, dedicação e alguma raiva eis que chega o resultado final:



Espero que tenham gostado deste DIY (o meu primeiro aqui no fórum eheh), qualquer dúvida não hesitem em contactar aqui no tópico ou por PM.

Fiquem bem fixe!
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Edgar_Oliveira
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MensagemAssunto: Re: [DIY] Mudança da iluminação/mostradores - CBR600 F4 Abril 12th 2016, 09:46

mt bom, obrigado pela partilha Very Happy
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LuisAlmeida
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MensagemAssunto: Re: [DIY] Mudança da iluminação/mostradores - CBR600 F4 Abril 12th 2016, 12:23

Se fizeres isso por 50€ faço ja.

Muita bom! Very Happy
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PJR
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MensagemAssunto: Re: [DIY] Mudança da iluminação/mostradores - CBR600 F4 Abril 12th 2016, 15:32

fixe!
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cj
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MensagemAssunto: Re: [DIY] Mudança da iluminação/mostradores - CBR600 F4 Abril 12th 2016, 17:44

Bom trabalho e melhor partilha !! cheers
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angeloalmeida_
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MensagemAssunto: Re: [DIY] Mudança da iluminação/mostradores - CBR600 F4 Abril 13th 2016, 01:17

Muita bom! Obrigado pela partilha, tenho de fazer isso na minha que também já queimou
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Migasalm
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Pendura : Quem pedir!

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MensagemAssunto: Re: [DIY] Mudança da iluminação/mostradores - CBR600 F4 Abril 14th 2016, 19:43

Fazer isto a minha CBR 125 seria engraçado  lol!.
Nunca foi tão rapido dos 0-100
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MotardFeio
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MensagemAssunto: Re: [DIY] Mudança da iluminação/mostradores - CBR600 F4 Abril 14th 2016, 20:48

Muito bom mesmo!!

Gabo-te a paciência e ficou perfeitinho, essas soldas não são fáceis não senhor.

A questão da polaridade dos Led's é normal para quem não lide com electricidades, mas lá descobriste sem esturricar mais nada.

Só ficou a luz demasiado forte na parte de cima não concordas?

Ou talvez seja da foto.

Parabéns, belo trabalho!!
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CBR_77
CBR 250R
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MensagemAssunto: Re: [DIY] Mudança da iluminação/mostradores - CBR600 F4 Março 12th 2017, 01:11

MotardFeio escreveu:
Muito bom mesmo!!

Gabo-te a paciência e ficou perfeitinho, essas soldas não são fáceis não senhor.

A questão da polaridade dos Led's é normal para quem não lide com electricidades, mas lá descobriste sem esturricar mais nada.

Só ficou a luz demasiado forte na parte de cima não concordas?

Ou talvez seja da foto.

Parabéns, belo trabalho!!

Agora ao andar aqui pela secção DIY voltei a rever o meu tópico e nem respondi aqui desde essa altura....

Sim a luz é mais forte em cima devido ao sítio onde estão colocados os leds! Mas ao vivo até nem se nota muito e é mais bonito de se ver.

De resto obrigado ao pessoal pelos comentários. 

Posso fazer este trabalho mas só quando tiver de férias, agora tou muito longe da minha CBR Evil or Very Mad
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Ragnar Lothbrok
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MensagemAssunto: Re: [DIY] Mudança da iluminação/mostradores - CBR600 F4 Março 12th 2017, 14:40

optimo topico abç e boas curvas
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Texano
Honda Monkey
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MensagemAssunto: Re: [DIY] Mudança da iluminação/mostradores - CBR600 F4 Junho 18th 2017, 22:19

Excelente. É o primeiro DIY que vejo aqui. Não tenho capacidade para o fazer, mas é sem dúvida uma das coisas que gostava mesmo de fazer na minha recente aquisição CBR600F4.
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CBR_77
CBR 250R
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MensagemAssunto: Re: [DIY] Mudança da iluminação/mostradores - CBR600 F4 Junho 21st 2017, 21:59

Texano escreveu:
Excelente. É o primeiro DIY que vejo aqui. Não tenho capacidade para o fazer, mas é sem dúvida uma das coisas que gostava mesmo de fazer na minha recente aquisição CBR600F4.

Obrigado! Deu trabalho mas valeu a pena.

Sempre podes ver o resultado ao vivo, tenho a moto cá até Agosto, depois volta para a garagem em Castelo Branco Rolling Eyes
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MensagemAssunto: Re: [DIY] Mudança da iluminação/mostradores - CBR600 F4

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[DIY] Mudança da iluminação/mostradores - CBR600 F4

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