InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarTabela de pressões de pneus - Página 2 LojaTabela de pressões de pneus - Página 2 V-deosTabela de pressões de pneus - Página 2 Fotos
Tabela de pressões de pneus - Página 2 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Tabela de pressões de pneus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Convidado
Convidado
Anonymous


Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimejulho 31st 2017, 17:23

Pois mas eu acho que para quem leva pendura é que convêm usar a pressão recomendada, é peso extra na mota, agora sozinho não deve ser preciso. Acho estranho é no manual estar lá a pressão recomendada de 2.5/2.9 tanto para o condutor como para condutor+pendura, pensava que tinham valores diferentes.. 

Eu nunca ando com pendura, e não tenho dado mal com esta pressão. Também é verdade que nada perco em experimentar meter menos 0.1 bares, se não gostar volto ao recomendado pela Honda.
Ir para o topo Ir para baixo
rpc
CBR 400
avatar

Número de Mensagens : 470
Idade : 40
Localização : Amadora
Mota/Modelo : Ex Honda CBR 1100 XX: Ex CBR 600 FSPORT: EX Yamaha R6
Data de inscrição : 28/03/2016

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimejulho 31st 2017, 17:25

acho sinceramente que não vais notar diferença por 0,1 bar.
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimejulho 31st 2017, 17:32

CBR_77 escreveu:
Acho estranho é no manual estar lá a pressão recomendada de 2.5/2.9 tanto para o condutor como para condutor+pendura, pensava que tinham valores diferentes.. 

Logo aí vês algo de errado Razz

Entre ter imagina 100kg + 50kg = 150kg (valor aproximado assente sob o pneu de trás da mota + condutor), e teres 100kg + 50kg + 60kg (juntando pendura de 60kg) = 210kg... Ter exactamente a mesma pressão, quando existe uma variação de peso superior a 25%.

As marcas dizem os 2.5/2.9 como pressão que dá para tudo, sem pendura, com pendura, com carga, sem carga..
Também um pouco a pensar que as pessoas não vão encher ou vazar os pneus de propósito só porque vão levar alguém na viagem. É mais simples uma pressão única neste caso, até porque a maior parte dos utilizadores não se tão para chatear com pressões.

Agora se é a ideal, pelo menos para mim, não a considero.

_________________________________________
Tabela de pressões de pneus - Página 2 R8YquuM


Última edição por Daikoni em agosto 1st 2017, 14:37, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
Anonymous


Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimejulho 31st 2017, 18:21

Eheh, nos carros sempre vi que existem as variações de pressão consoante o peso que se leva, geralmente coloca-se mais uns 0. qualquer coisa bars porque o pneu sofre ali com o peso a mais e mais pressão é como se fosse ali um ponto de equilibrio entre essa mesma pressão e o peso superior se é que me entendem. 

Na altura até lembro-me de ver o manual da CBR e a pensar que eles eram malucos por meter uma pressão igual para ambas as situações (e são Laughing).

O que é certo é que com pressões de 1.9 em belas estradas como as de alguns certos sitios do nosso Portugal estão em risco de acontecer algo, a não ser que andem em sitios que têm aspecto e qualidade de autodromo Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Laia-HULK
Fundador
Paulo Laia-HULK

Número de Mensagens : 8660
Idade : 52
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008
Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL
Data de inscrição : 25/09/2008

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimeagosto 1st 2017, 13:40

Não desfazendo em nada as palavras do Daikoni, até pk está bem dito (na minha opinião).

Mas continuo a dizer: 2,5/2,9.

Por alguma coisa o fabricante fez testes e estudos para o utilizador em geral. A moto está estudada para à vontade meteres essa pressão. Agora é contigo, colocares 1 bar ou 2 a menos...

Como diz o Dai: experimenta.

Mas também não ponhas 1,5, senão vais parar ás "couves"...
Ir para o topo Ir para baixo
S.Pacheco
CBR 600F
S.Pacheco

Pendura : Normalmente Solo!!!

Número de Mensagens : 1019
Idade : 45
Localização : Vila Nova de Milfontes
Mota/Modelo : CBR1000 RR 2008+ EX: GSX-R 1000 K1 EX: XF-21 50cc kkkkkkk
Data de inscrição : 01/11/2016

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimeagosto 1st 2017, 13:47

Na minha opinião, e pela experiência que tenho, o melhor mesmo é seguir as recomendações do fabricante.

   Claro que depois, mediante o tipo de pneu, condições climatéricas, peso do utilizador ou utilizadores e tipo de piso em que se circula se pode ajustar ligeiramente.

   E com ligeiramente digo por exemplo 2-3 décimas eu nunca alteraria mais que isso. 

  Como diz o Paulo Laia, os fabricantes fazem testes, não mandam números cá para fora ao calha...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.auto-carevnm.pt
Convidado
Convidado
Anonymous


Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimeagosto 2nd 2017, 22:14

Sim é verdade, não devem mandar números ao calhas eles, fazem sempre todo o tipo de testes e até digo que levam ao limite.

Só acho estranho é a pressão ser a mesma por andar sozinho ou com pendura, mas eles lá sabem, não duvido.
Ir para o topo Ir para baixo
S.Pacheco
CBR 600F
S.Pacheco

Pendura : Normalmente Solo!!!

Número de Mensagens : 1019
Idade : 45
Localização : Vila Nova de Milfontes
Mota/Modelo : CBR1000 RR 2008+ EX: GSX-R 1000 K1 EX: XF-21 50cc kkkkkkk
Data de inscrição : 01/11/2016

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimeagosto 2nd 2017, 23:36

acho que até faz algum sentido, pois repara um pneu que é preparado para aguentar o torque das máquinas, o aquecimento e a velocidade a que este é sujeito... não são mais 60 ou 70 kg's que vai fazer diferença.

  Isso que estás a dizer faz sentido nos enlatados, em que tu adequas as pressões de forma a teres mais conforto, agora nas motas as pressões são indicadas já a contar com todas essas situações!

  Ou seja o fabricante manda colocar a pressão já contando com penduras... e não acredito que vás sentir grande diferença se desceres a pressão um bocadinho por andares sozinho. Mas é uma questão de testares para ver se te sentes mais confortavel na condução!

  Agora um conselho que te dou, nunca baixes muito mais do que o aconselhado! Lá está os testes foram feitos e a marca chegou aquele numero por alguma razão!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.auto-carevnm.pt
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimeagosto 3rd 2017, 09:42

Isto não é tão linear quanto isso. Só de pneu para pneu, o comportamento varia imenso com a pressão.

Dou-vos um exemplo, estou com Michelin (PP3), que tem carcaça super mole, o que também ajuda a que sejam super sensíveis à pressão.
Costumo por no máximo, 2.4/2.7 a frio, é mesmo o limite, e só ponho se a temperatura ambiente tiver amena/quente.

Esta semana pus 2.4/2.7, mas de noite. Dia a seguir pego na mota, e os pneus movem-se..movem-se, micro-deslizes em todo o lado (também já têm 10.000km), e como já conheço os pneus e o comportamento deles com excesso de pressão, desci, para 2.4/2.7, desta vez a quente (que faz com que tenham aprox. 2.25/2.55 a frio). E pronto, mal faço isto, os pneus viram cola novamente, e como era suposto.

E estou a falar numa pressão que já era abaixo da recomendada pela marca, e para outra ainda mais baixa.
É uma das razões de grande parte das pessoas não se dar bem com esta marca, são super sensíveis a pressão, e o que "ouvem" de X, Y, Z, se não tiverem tido os pneus, e experimentado as diferentes pressões, esquece, vale 0.

Com pendura, eles dão-se melhor com +0.1 frente, +0.2 trás em relação ao que meto, e até agora com quando fui às Astúrias, tive de por +0.1 frente, + 0.1 trás.

E acreditem que nestes pneus, 0.1 sente-se, e sente-se bem.

A marca "sabe", mas a marca recomenda a mesma pressão, quer para mota de 150kg, como para motas de 250kg, como com e sem pendura, com e sem carga, com os pneus a flectir de maneira diferente, e a suportar pesos completamente diferentes, e para pneus completamente diferentes.

Como disse, o que aconselho, é façam os vossos próprios testes e tirem as vossas próprias conclusões Smile

_________________________________________
Tabela de pressões de pneus - Página 2 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
matt
CBR 600F2
matt

Número de Mensagens : 1619
Idade : 52
Localização : lisboa
Mota/Modelo : cbr 600 f
Data de inscrição : 17/09/2011

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimesetembro 19th 2017, 10:52

muito bom este post .. ainda não tinha descoberto esta perola .. 
eu não tenho o manual da minha 600-f2, alguém sabe qual a pressão lá indicada que me possa informar/ajudar sff?

matt
Ir para o topo Ir para baixo
Blade
CBR 400RR
Blade

Pendura : A kikas

Número de Mensagens : 706
Idade : 44
Localização : Margem sul
Mota/Modelo : Honda cbr 600 rr hrc
Data de inscrição : 26/07/2013

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimesetembro 19th 2017, 11:34

Na minha meto 3.0 atras  2.6 frente e nao me tenho dado mal apesar de achar que os pneus estao um pouco rijos...
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimesetembro 19th 2017, 11:36

Blade escreveu:
Na minha meto 3.0 atras  2.6 frente e nao me tenho dado mal apesar de achar que os pneus estao um pouco rijos...

A frio?! Dass! Shocked

_________________________________________
Tabela de pressões de pneus - Página 2 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Blade
CBR 400RR
Blade

Pendura : A kikas

Número de Mensagens : 706
Idade : 44
Localização : Margem sul
Mota/Modelo : Honda cbr 600 rr hrc
Data de inscrição : 26/07/2013

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimesetembro 19th 2017, 11:37

Daikoni escreveu:


A frio?! Dass! Shocked
Ya a frio
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoP
CBR 600F2
RicardoP

Número de Mensagens : 1967
Idade : 34
Localização : Portugal
Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400
Data de inscrição : 05/02/2012

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimesetembro 19th 2017, 11:55

Citação :


A marca "sabe", mas a marca recomenda a mesma pressão, quer para mota de 150kg, como para motas de 250kg, como com e sem pendura, com e sem carga, com os pneus a flectir de maneira diferente, e a suportar pesos completamente diferentes, e para pneus completamente diferentes.

Como disse, o que aconselho, é façam os vossos próprios testes e tirem as vossas próprias conclusões Smile


olha que não, recomendam várias pressões consoante 1up, 1 up com carga, 2 up e 2 up com carga.

a diferença numa varadero é de 2,5 / 2,5 solo e 2,5 / 2,8 2up, recomendado pela marca.

se fores ver no caso das pressões recomendadas para BMW encontras muita informação e de um modelo para o outro variam alguma coisa.

e depois vem a nossa preferência, condução, piso, tipo de pneu etc, sinceramente acho que se não fugirmos muito ao recomendado para a carga não fazemos grandes asneiras.
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoP
CBR 600F2
RicardoP

Número de Mensagens : 1967
Idade : 34
Localização : Portugal
Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400
Data de inscrição : 05/02/2012

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimesetembro 19th 2017, 12:00

RicardoP escreveu:



olha que não, recomendam várias pressões consoante 1up, 1 up com carga, 2 up e 2 up com carga, está no manual da varadero p/ex.

a diferença numa varadero é de 2,5 / 2,5 solo e 2,5 / 2,8 2up, recomendado pela marca.

se fores ver no caso das pressões recomendadas para BMW encontras muita informação e de um modelo para o outro variam alguma coisa.

e depois vem a nossa preferência, condução, piso, tipo de pneu etc, sinceramente acho que se não fugirmos muito ao recomendado para a carga não fazemos grandes asneiras.
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimesetembro 19th 2017, 12:09

A Honda não faz distinções de pressões para com e sem pendura desde há vários anos, nem praticamente de mota para mota...
São raras as excepções, é praticamente tudo corrido a 2.5/2.9, independentemente do peso, tipo de mota, carga, pendura....

Mesmo numa mota pesada como a Varadero (quase 280kg wet) diziam 2.5/2.5 a solo, como me estás a dizer.
No entanto, para uma CBR250 (160-170kg wet) recomendam 2.5/2.9... lol

Mas cada qual mete o que quiser, o que digo é por experiência própria, pressões de 2.5/2.9 em motas na casa dos 200kg, e em grande parte dos pneus a solo, não os deixa absorver irregularidades decentemente, e começam a fugir muitooo mais cedo.

Não me surpreende certas opiniões que criam por exemplo da Michelin, metem-se a usar 2.5/2.9 a frio, com aquela carcaça super macia, e simplesmente o pneu não funciona, de todo, torna-se instável, foge, não dá confiança...

2.5/2.9, dispenso completamente, nem a quente.

Mas cada qual faz como achar melhor, é só uma opinião! Razz

_________________________________________
Tabela de pressões de pneus - Página 2 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4070
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimesetembro 19th 2017, 16:30

matt escreveu:
muito bom este post .. ainda não tinha descoberto esta perola .. 
eu não tenho o manual da minha 600-f2, alguém sabe qual a pressão lá indicada que me possa informar/ajudar sff?

matt

Se não tens o manual do proprietário deves encontrar isso no manual de serviço:
https://www.cbrportugal.com/t36368-manuais-de-servico-para-todos-os-modelos-honda-cbr

Aqui tá a tua em baixo retirado do manual de serviço, mas como já disseram isto parece ser "chapa 3" para todas.
A minha antiga CBR600F1 tb é igual.
A GSXR o autocolante q tem no braço diz 2.5 em ambas rodas.

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Pneus_10
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoP
CBR 600F2
RicardoP

Número de Mensagens : 1967
Idade : 34
Localização : Portugal
Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400
Data de inscrição : 05/02/2012

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimesetembro 19th 2017, 23:11

Daikoni escreveu:
A Honda não faz distinções de pressões para com e sem pendura desde há vários anos, nem praticamente de mota para mota...
São raras as excepções, é praticamente tudo corrido a 2.5/2.9, independentemente do peso, tipo de mota, carga, pendura....

Mesmo numa mota pesada como a Varadero (quase 280kg wet) diziam 2.5/2.5 a solo, como me estás a dizer.
No entanto, para uma CBR250 (160-170kg wet) recomendam 2.5/2.9... lol

Mas cada qual mete o que quiser, o que digo é por experiência própria, pressões de 2.5/2.9 em motas na casa dos 200kg, e em grande parte dos pneus a solo, não os deixa absorver irregularidades decentemente, e começam a fugir muitooo mais cedo.

Não me surpreende certas opiniões que criam por exemplo da Michelin, metem-se a usar 2.5/2.9 a frio, com aquela carcaça super macia, e simplesmente o pneu não funciona, de todo, torna-se instável, foge, não dá confiança...

2.5/2.9, dispenso completamente, nem a quente.

Mas cada qual faz como achar melhor, é só uma opinião! Razz

Não acho que recomendarem a mesma pressão em motas com peso diferente seja incorreto.

Daikoni, a pressão dos pneus e o peso da mota em nada, têm a ver um com o outro,

se me falares em carga da mota e distribuição de peso então aí já faz sentido,

A diferença entre o RECOMENDADO atrás para uma BMW 1200GS ou uma VARADERO a solo e uma PCX com pendura é de 0.1BAR, ou seja, praticamente insignificante... e no entanto estamos a falar de quanta carga sobre o pneu? entre 30kg a 80kg de diferença dependendo a trail? maioritariamente atrás?

a Goldwing dá duas da tua mota e leva menos pressão atrás, é uma suposição errada pensar que o peso e a pressão estão relacionados.

Quanto aos manuais, não é assim tao raro, a Varadero até 2012 tem, a CBR 250 também faz diferenciação no manual são motas recentes.

até o cangalho PCX, campeão de vendas da Honda tem uma clara distinção entre pressão a solo e com passageiro.

é um erro pensar que 2.5/2.9 serve para tudo, para todos os pneus e durante todo o ano, é orientativo, daí ser a pressão "recomendada" e não mandatória.

acima de tudo reconhecer que a pressão a usar depende do que cada um pretende da mota e do que vai fazer, o Daikoni acha que os Michelin precisam de menos pressão porque sente muito a estrada, mas outra pessoa pode gostar do feedback que a mota lhe dá com essa pressão.

Façam os vossos próprios testes e percebam como gostam mais, estou em crer que a menos que usem pneus especiais ou em pista, se nao se distanciarem muito das pressões recomendadas não tem como errar... muito...

já agora ficam com o recomendado para a 1200GS onde por acaso 2.5 / 2.9 é para 2 pessoas.

Tabela de pressões de pneus - Página 2 R1200gs_tyre_specs
Ir para o topo Ir para baixo
Kat13
CBR 500R
Kat13

Número de Mensagens : 838
Idade : 49
Localização : Castelo Branco
Mota/Modelo : CBR 650f
Data de inscrição : 14/11/2014

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimesetembro 20th 2017, 01:20

Já na minha sempre tentei colocar a pressão recomendada pela Honda, k está no livro de instruções, 2.5 e 2.9

O k é certo é k tenho o pneu a frente "em escada" e os da honda indicaram-me k terá andado alguma viagem/tempo com a pressão errada/pouca pressão...

Neste momento os da honda recomendaram-me andar durante uns tempos com um pouco mais de pressão a frente, 2.6 ou mesmo 2.7...

Será viável andar com o pneu tão cheio?!!! Ainda não testei, queria saber a vossa opinião primeiro visto este domingo até ir fazer um passeio "grande" até Fátima...
Ir para o topo Ir para baixo
MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3609
Idade : 20
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR XX
Data de inscrição : 12/03/2014

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimesetembro 20th 2017, 07:58

Vê o que tens no manual da tua moto.

Depois tira-lhe 0.2 e dá umas voltas.

Depois põe o de trás novamene igual ao manual e experimenta.

Só assim sentirás se a moto agarra melhor ou pior.

Pessoalmente na minha XX não consigo andar com pressão de "fábrica", é demasiado saltitona, rija e foge a frente mais frequentemente em grandes inclinações.
Eu sou pesado, a moto é pesada, com bagagem torna-se mais pesada e mesmo assim não me sinto bem a conduzir com a pressão de origem, sempre 0.2 ou 0.3 abaixo conforme a temperatura ambiente.
E faço sempre 0.1 a menos à frente do que atrás.

Para mim funciona!
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimesetembro 20th 2017, 09:50

RicardoP escreveu:
Não acho que recomendarem a mesma pressão em motas com peso diferente seja incorreto.

Daikoni, a pressão dos pneus e o peso da mota em nada, têm a ver um com o outro,

Isto não é verdade, de modo algum!!! Tu próprio estás a contrariar-te ao dizeres que existe pressão para com carga/sem carga/com pendura/sem pendura.

A pressão tem sobretudo a ver com 2 coisas, largura do pneu, e carga que leva (depois há outras que influenciam, desde carcaça do pneu, etc etc). Pneus fininhos, apesar de levar menos peso, acabam por levar mais pressão proporcionalmente, porque não podem dar ao luxo de se deformar da mesma maneira. Mesmo assim, a pcx que mencionas, leva 2.0 à frente, 2.25 atrás, SOLO, 2.5 atrás, com pendura (retirei estes valores do manual da mesma).

O peso faz deformar o pneu, se metes em cima do pneu 50kg, vai-se deformar completamente diferente se puseres 200kg. Andar com pneu com muito 'pouca' deformação é igualmente mau a ter 'demasiada' deformação, até nos carros há pressão para os pneus com e sem carga, e a % de diferença de peso por norma não ultrapassa muito dos 20%.

É o mesmo que acontece com a pré-carga da mota. Aumentas o peso, a suspensão desce, como tal tens de aumentar a pré-carga, para ela voltar a trabalhar no sítio certo (aprox. meio do percurso). Os pneus apesar de conceitos diferentes, funciona na mesma maneira, se aumentas o peso, deforma-se mais, e para tal não acontecer, aumenta-se a pressão para voltar à deformação "saudável".

Kat13 escreveu:
Já na minha sempre tentei colocar a pressão recomendada pela Honda, k está no livro de instruções, 2.5 e 2.9

O k é certo é k tenho o pneu a frente "em escada" e os da honda indicaram-me k terá andado alguma viagem/tempo com a pressão errada/pouca pressão...

Neste momento os da honda recomendaram-me andar durante uns tempos com um pouco mais de pressão a frente, 2.6 ou mesmo 2.7...

Será viável andar com o pneu tão cheio?!!! Ainda não testei, queria saber a vossa opinião primeiro visto este domingo até ir fazer um passeio "grande" até Fátima...

Eu também já dei cabo de um dunlop rs2 da frente assim, usei pressões perto das que o fabricante recomendava (2.5 a frio inicialmente, e acabei por reduzir para 2.4, pelo mau comportamento). Resultado, um Roadsmart2 à frente, sport-touring, ficou sem as laterais em <7000km, todas desfeitas, e fugia como tudo.
Os pneus que estou habituado a usar pressão um pouco inferior, sempre tive desgaste +- uniforme no da frente.

2.6, já sabes a minha opinião em relação a isso.

MotardFeio escreveu:
Vê o que tens no manual da tua moto.

Depois tira-lhe 0.2 e dá umas voltas.

Depois põe o de trás novamene igual ao manual e experimenta.

Só assim sentirás se a moto agarra melhor ou pior.

Pessoalmente na minha XX não consigo andar com pressão de "fábrica", é demasiado saltitona, rija e foge a frente mais frequentemente em grandes inclinações.
Eu sou pesado, a moto é pesada, com bagagem torna-se mais pesada e mesmo assim não me sinto bem a conduzir com a pressão de origem, sempre 0.2 ou 0.3 abaixo conforme a temperatura ambiente.

Exactly! Sem tirar nem pôr, nada como experimentarem e tiraram as vossas próprias conclusões.

_________________________________________
Tabela de pressões de pneus - Página 2 R8YquuM


Última edição por Daikoni em setembro 20th 2017, 11:21, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
matt
CBR 600F2
matt

Número de Mensagens : 1619
Idade : 52
Localização : lisboa
Mota/Modelo : cbr 600 f
Data de inscrição : 17/09/2011

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimesetembro 20th 2017, 11:13

Obrigado PSonic pela ajuda 

2.5 e 2.9 .. vou experimentar, apesar de achar que 2.5 é muito para um 120/60/ZR/17 .. pneu muito pequeno, acho que vou experimentar 120/70/ZR/17 da próxima vez 

obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4070
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimesetembro 20th 2017, 11:18

matt escreveu:
Obrigado PSonic pela ajuda 

2.5 e 2.9 .. vou experimentar, apesar de achar que 2.5 é muito para um 120/60/ZR/17 .. pneu muito pequeno, acho que vou experimentar 120/70/ZR/17 da próxima vez 

obrigado

Isso de mudar de medidas nas motas é que já n recomendo nada, ajustar pressões a cada um e dependendo da situação e/ou tipo de pneu tudo correcto. Agora medidas de pneus em motas não sei não.
Já nos carros qd se muda a jante de 13" para 15" o pneu é reduzida em altura para compensar o aumento da jante, mas o diâmetro total continua a ser o mesmo. Na mota já vais aumentar o diâmetro.
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Laia-HULK
Fundador
Paulo Laia-HULK

Número de Mensagens : 8660
Idade : 52
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008
Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL
Data de inscrição : 25/09/2008

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimesetembro 21st 2017, 15:00

Blade escreveu:
Na minha meto 3.0 atras  2.6 frente e nao me tenho dado mal apesar de achar que os pneus estao um pouco rijos...


Um pouco rijos.... 

Rijos queres tu dizer.
Ir para o topo Ir para baixo
Blade
CBR 400RR
Blade

Pendura : A kikas

Número de Mensagens : 706
Idade : 44
Localização : Margem sul
Mota/Modelo : Honda cbr 600 rr hrc
Data de inscrição : 26/07/2013

Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitimesetembro 21st 2017, 16:39

Paulo Laia-HULK escreveu:



Um pouco rijos.... 

Rijos queres tu dizer.
Já acertei ontem tirei 0,2 em cada um lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Tabela de pressões de pneus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Tabela de pressões de pneus Tabela de pressões de pneus - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Tabela de pressões de pneus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» tabela classificativa de pneus
» Tabela de tamanhos
» tabela de tamanhos dos fatos da Dainese
» Honda de novo no topo da tabela
» Pneus CBR 125

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Quadro, Suspensão, Travões, Rodas e Pneus-