InícioPortalRegistrar-seConectar-se

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe | .
 

 Durabilidade CBR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
rmpt
CBR 150
avatar

Pendura : Joana

Número de Mensagens : 166
Idade : 31
Localização : Coimbra
Mota/Modelo : CBR600RR
Data de inscrição : 30/04/2010

MensagemAssunto: Durabilidade CBR Ter 5 Jul - 11:36

Boas pessoas,
venho colocar uma questão que é em muito subjectiva mas que por outro lado deve ter uma resposta em função do que é mais comum. Passo à questão:
Em média, quanto durará uma CBR, em termos gerais (motor, chassis, jantes, etc)?

Eu sei que depende da manutenção a horas, tipo de uso etc etc... Mas gostava de saber em média, com boa manutenção e uso em estrada para passeios e pouco mais, quantos km costumam fazer e que problemas começam a dar. Fazem 50000 km? 100000km? Vertem oleo? Consomem oleo? Folgas na direcção? Que problemas?
Peço aos mais experientes para darem a opinião que certamente irão ajudar novatos como eu Smile

Obrigado
Voltar ao Topo Ir em baixo
Daikoni
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 8098
Idade : 29
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Ter 5 Jul - 11:43

Já respondi a isso noutros tópicos. Depende muito de como a estimas, revisões, se andas sempre no 'aço' ou ritmo passeio, condições em que andas (citadino, trânsito, ou nacional a ritmo estável, etc).

Existe um exemplo de uma CBR600F4i com 480.000km. Praticamente a única coisa que não tem de origem (excepto material de desgaste obviamente), é o estator.
É nos States, mas o dono não é muito agressivo nas acelerações, apesar de ter feito vários trackdays com ela, faz viagens/passeios longos e distantes, um autêntico papa-km.

Como este tem este número incrível de KMS, se fores um gajo que não lhe faz as revisões como deve de ser, e/ou andar sempre perto da redline e a fundo, provavelmente chegas aos 50-80.000km e já tens o motor (e outros componentes) semi-arruinado...

Não te consigo ajudar mais, até porque é uma pergunta muito relativa que depende de N factores, incluíndo factor 'sorte' Very Happy

_________________________________________
Youtube  | Vimeo
Life is a trip, from point A (birth), to point B (death).
Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between.
Think for yourself. Live your life. Make it count.
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
rmpt
CBR 150
avatar

Pendura : Joana

Número de Mensagens : 166
Idade : 31
Localização : Coimbra
Mota/Modelo : CBR600RR
Data de inscrição : 30/04/2010

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Ter 5 Jul - 11:58

então e não há sinais que se possam topar em fotos que mostrem o tipo de andamento que a mota teve? é que estou para comprar uma com 30.000, pelo que o dono disse já trocou o kit de transmissão, revisoes na hora e tudo mais.. Mas tenho sempre receio, como dizes, se ele andou sempre no red line se calhar faz mais 20.000 e dá o berro...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Daikoni
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 8098
Idade : 29
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Ter 5 Jul - 12:11

Na compra de usadas nunca sabes exactamente. Mas podes reparar em pormenores, exemplifico por exemplo discos.
Se aos 30-50k já tiver os discos de travões com sérias marcas de desgaste, provavelmente andou no 'aço', trackdays, ou o dono tinha uma condução muito agressiva, outra hipótese, KM's martelados...
Não é normal e frequente motos com relativamente poucos kms ter discos com gastos significativos.

É apenas um exemplo. Mas saber com exactidão, nunca sabes. Idealmente leva um mecânico de motos experiente a ver a moto, ninguém melhor que eles para entenderem os pormenores que costumam ser afectados, e problemas típicos e/ou crónicos.

Tal como carros, também não sabes com exactidão o histórico e fiabilidade futura só de olhar para ele Smile

Mas por norma as motos duram bastante mais do que se pensa. Gosto de exemplificar com o Nuno aqui do fórum, tinha uma CBR500, não lhe trocava o óleo no intervalo indicado (14.000km++ algumas vezes, e maior parte das pessoas troca óleo aos 6000km independentemente do intervalo superior indicado pela marca), sempre no aço com ela, viagens inteiras a fundo e a cortar na redline, vendeu-a com 74.000km e trabalhava como nova Razz

_________________________________________
Youtube  | Vimeo
Life is a trip, from point A (birth), to point B (death).
Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between.
Think for yourself. Live your life. Make it count.
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
rmpt
CBR 150
avatar

Pendura : Joana

Número de Mensagens : 166
Idade : 31
Localização : Coimbra
Mota/Modelo : CBR600RR
Data de inscrição : 30/04/2010

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Ter 5 Jul - 12:36

eu sei que é rebuscado e as fotos não são as melhores, mas é o que tenho e talvez vocês que são mais batidos nisto possam ficar com alguma noção se está ok ou não. Ficam 3 fotos dos discos da mota em causa, não sei se é possível tirar alguma conclusão ou não com base nisto, mas se não as puser aqui é que não sei mesmo!


Voltar ao Topo Ir em baixo
F1CT1C10U5
Administrador
avatar

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 14550
Idade : 38
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Ter 5 Jul - 12:53

Pode durar 5.000.... Pode durar 500.000.
Depende na sua grande maior parte mais do dono do que do veículo.

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Voltar ao Topo Ir em baixo
Daikoni
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 8098
Idade : 29
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Ter 5 Jul - 14:15

Olhando para as fotos não me parece nada de anormal, mas fotos não são suficientes para tal. É preferível ver ao vivo, e até 'apalpar'. Desgaste normal de discos com 50k de uso de estrada e condução minimamente meiga, não costumam passar de 0.5mm (notas profundidade de desgaste, centro vs bordas dos discos).

Mas isto também depende de N factores, foi só um exemplo, até o tipo de pastilhas usadas pode ter uma influência brutal no desgaste dos mesmos, por isso...

A sério, caso de dúvidas, leva mecânico, ou no mínimo alguém já mais 'batido' como dizes para ver a moto contigo! É bem melhor do que opinar por fotos e com exemplos que podem ou não ser justificáveis.

_________________________________________
Youtube  | Vimeo
Life is a trip, from point A (birth), to point B (death).
Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between.
Think for yourself. Live your life. Make it count.
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
rmpt
CBR 150
avatar

Pendura : Joana

Número de Mensagens : 166
Idade : 31
Localização : Coimbra
Mota/Modelo : CBR600RR
Data de inscrição : 30/04/2010

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Ter 5 Jul - 14:26

tens razão Daikoni, não há nada como ver presencialmente. E em segunda mão é sempre um risco, vendo por alguem batido ou nao portanto acho que vou ter mesmo de arriscar.

obrigado Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo
RicardoP
CBR 600F2
avatar

Número de Mensagens : 1852
Idade : 27
Mota/Modelo : KTM EXC 300 / HONDA VARADER0
Data de inscrição : 05/02/2012

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Ter 5 Jul - 15:03

mesmo o kit de transmissão é relativo, eu comprei uma mota com 31 mil km's cujo kit de transmissão está fantástico.

mas ja tive uma com 11 mil e estava boa para o lixo, este material sem duvida que aguenta muito se bem tratado.

os discos sao um bom indicador, uma mota com 20k km's precisa de levar bastante coça para ter os discos com cama.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Daikoni
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 8098
Idade : 29
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Ter 5 Jul - 15:37

RicardoP escreveu:
mesmo o kit de transmissão é relativo, eu comprei uma mota com 31 mil km's cujo kit de transmissão está fantástico.

mas ja tive uma com 11 mil e estava boa para o lixo, este material sem duvida que aguenta muito se bem tratado.

Verdade, depende muito como seja tratado, como acelerações, reduções, lubrificação, etc...

Eu já parti uma corrente com 10k km, e sempre bem lubrificada, mas na altura levava com cada descasca (a nível de punho, reduções, etc).

Nesta moto ainda tem o original com 21k praticamente, e está bastante bom, nem meio do ajuste nem está muito ovalizada, e ainda não perdeu o'rings dentro do que vi (kit mais forte 525 vs 520, e tenho sido muito mais meigo com a moto no geral).

_________________________________________
Youtube  | Vimeo
Life is a trip, from point A (birth), to point B (death).
Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between.
Think for yourself. Live your life. Make it count.
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
Nuno Alexandre
Honda Monkey
avatar

Pendura : A Matricula

Número de Mensagens : 71
Idade : 38
Localização : Almada
Mota/Modelo : HONDA CBR1000RR - EX/ 50s , 125s , CBR600 , CBR900RR , CBR1000RR (2006)
Data de inscrição : 04/07/2016

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Ter 5 Jul - 16:00

Boas, eu tive varias CBRs, usava e abusava mas sempre com boa manutencao, posso te dizer que o unico problema que tive foi numa 600, o retificador de corrente foi-se. De resto nunca tive problema nenhum, para mim as Hondas sao extremamente fiaveis. (falo por mim)
Voltar ao Topo Ir em baixo
rmpt
CBR 150
avatar

Pendura : Joana

Número de Mensagens : 166
Idade : 31
Localização : Coimbra
Mota/Modelo : CBR600RR
Data de inscrição : 30/04/2010

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Qua 6 Jul - 9:37

Aproveito a Honda (desculpem o trocadilho) para me darem a vossa opinião sobre a resposta que o vendedor me deu. Eu perguntei como estava a mota a nível de mecanica, revisões etc, e ele respondeu-me isto:


Citação :
Se for para sair só de vez em quando a moto aguenta-se mas se for para andar  a curvar com ela e utilizá-la todos os dias, deverá meter pneus, mudar vedantes dos amortecedores dianteiros e fazer a revisão.


O que me "assusta" são os vedantes, não será sinal de que andou a esgalhar com a mota?

obrigado
Voltar ao Topo Ir em baixo
optiplus
CBR 150
avatar

Número de Mensagens : 183
Idade : 49
Localização : Vila de Rei
Mota/Modelo : Honda CBR 900 FireBlade (919)
Data de inscrição : 16/06/2016

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Qua 6 Jul - 9:42

Basta ter estado muito tempo parada para que os vedantes sequem e fiquem estaladiços por falta de uso e resultar em fugas, há coisas como por exemplo os vedantes que se estragam mais por falta de uso do que com muito uso lol, pelo menos é a minha opinião
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
avatar

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 28
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Qua 6 Jul - 9:53

bem isso é mt relativo.. a minha transmissão com 15mil ja começa a ficar ovalizada por exemplo.. discos nao é por terem cama que andou smp no aço mas sim ajuda claro... 

mais importante é manutenção, lubrificações, etc... 

em relacao as suspensões, os redentores tanto levam cabo com cavaladas como com bateres num buraco ou mesmo uma queda, é mt relativo.. na minha 600 não fazia nem metade do k faço nesta, nem metade do andamento e durante o tempo k a tive levou kit de transmissao, levou retendores, etc.. 

o melhor é ires dar uma volta, veres cm se porta nas travagens (se chia, se treme a roda, se afunda demais), se puxa bem, verifica tmb se tem corrente laça, etc.. Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo
rmpt
CBR 150
avatar

Pendura : Joana

Número de Mensagens : 166
Idade : 31
Localização : Coimbra
Mota/Modelo : CBR600RR
Data de inscrição : 30/04/2010

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Qua 6 Jul - 10:14

O melhor era mesmo um de vocês ir lá comigo ver a mota  Very Happy  que eu não tenho muito experiência, já tive uma GSR mas a mecanica nunca foi o meu forte... Logo vejo o que fazer. obrigado pessoal
Voltar ao Topo Ir em baixo
F1CT1C10U5
Administrador
avatar

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 14550
Idade : 38
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Qua 6 Jul - 10:36

Os vedantes da suspensão não é preciso andar na pastilha para aquilo se "estragar"... Convém mudar com a mudança do óleo da suspensão.

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mocas
CBR 400RR
avatar

Número de Mensagens : 648
Idade : 33
Localização : Oeiras
Mota/Modelo : YZF R1 - 2008 Ex: YZF R1 - 2004 Ex: CBR 600rr - 2005
Data de inscrição : 01/10/2013

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Qua 6 Jul - 11:08

Na onda deste tópico eu pergunto, chiar de vez em quando aquando da travagem (nomeadamente a baixa velocidade) pode ser sintoma de quê? (Fic se disseres que é de ser charuto i kill you Razz)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
avatar

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 28
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Qua 6 Jul - 11:33

mocas, pode ser duas coisas, ou pastilhas no limite ou novas de mais e ainda tem a camada que elas trazem.

experimenta primeiro ver o estado das pastilhas, se tiverem boas, diz k te ensino um truque para tirar essa camada cm elas montadas Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mocas
CBR 400RR
avatar

Número de Mensagens : 648
Idade : 33
Localização : Oeiras
Mota/Modelo : YZF R1 - 2008 Ex: YZF R1 - 2004 Ex: CBR 600rr - 2005
Data de inscrição : 01/10/2013

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Qua 6 Jul - 11:50

Elas têm ainda mt p gastar, por isso não deverá ser disso. Ainda pensei estarem vidradas ou alguma falta de lubrificação nalguma coisa a ver com as pinças. Tenho que checar melhor pois não é algo que me preocupa mt.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
avatar

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 28
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Qua 6 Jul - 12:40

tenta entao passar alcool e trava varias vezes, pode ser so sujidade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
rmpt
CBR 150
avatar

Pendura : Joana

Número de Mensagens : 166
Idade : 31
Localização : Coimbra
Mota/Modelo : CBR600RR
Data de inscrição : 30/04/2010

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Qua 13 Jul - 19:57

já agora, uma mota que faça muitas track days, acham que poderá mais facilmente dar problemas, ou mais uma vez, se for levada para a "tourada" bem equipada e cuidada não interfere na saúde da bicha?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Daikoni
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 8098
Idade : 29
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Qua 13 Jul - 20:55

rmpt escreveu:
já agora, uma mota que faça muitas track days, acham que poderá mais facilmente dar problemas, ou mais uma vez, se for levada para a "tourada" bem equipada e cuidada não interfere na saúde da bicha?

O desgaste de um veículo de certeza que é maior em trackdays, motor e resto do material. Não te esqueças que de modo geral, ou estás a acelerar a fundo e a puxar até à redline, ou estás a travar a fundo, etc...

Motor sofre, sistema de travagem sofre, suspensão sofre, etc...

Não é por fazeres meia dúzia de trackdays que vais dar cabo da moto como é óbvio, a menos que já alguma coisa não esteja bem, mas o desgaste VS andamento normal e condições normais de estrada, é superior.

_________________________________________
Youtube  | Vimeo
Life is a trip, from point A (birth), to point B (death).
Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between.
Think for yourself. Live your life. Make it count.
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
claude
CBR 500R
avatar

Número de Mensagens : 807
Idade : 30
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Honda CBR 600 F4
Data de inscrição : 11/01/2015

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Qua 13 Jul - 22:46

rmpt escreveu:
já agora, uma mota que faça muitas track days, acham que poderá mais facilmente dar problemas, ou mais uma vez, se for levada para a "tourada" bem equipada e cuidada não interfere na saúde da bicha?

Tens de procurar melhor a tua próxima moto. Smile

Estou a brincar; agora mais a serio, é como o Daikoni disse, moto de track-day's sofre mais, mas se fez muitos track-day's e ainda está a andar é porque a manutenção não foi esquecida.
O desagaste neste caso não só a nível de suspensão e travagem que eu até acho material de desgaste, mas também pelo motor que anda muito pelo redline e no motor o desgaste é mais difícil de substituir.

Quanto a durabilidade das CBR: eu até comprar a minha era contra motos com muito kms.
Comprei a minha F4 com cerca de 58.000 kms, já fiz duas viagens de 2000 kms cada com ZERO problemas portanto só posso falar bem.

Tenho-a à venda e confirma-se, muita gente fica de pé atrás na hora da compra por causa dos kms.
Eu um sinceramente comprava antes uma moto por exemplo com 12 anos e 30.000 kms do que uma com 12 anos e 12.000 kms.

Mas também comprar usado é uma questão de sorte. Até comprar mota nova é uma questão de sorte.
O meu conselho é: anda com a moto um pouco, tenta ver se curva bem e se não tem nada empenado, vê se não perde líquidos (óleo motor, refrigeração...) ou se faz barulhos esquisitos.

Depois de comprares a moto, o melhor é gastares mais uns €€€ (tenta negociar quando a comprares) para fazeres uma revisão com mudança de óleo do motor e todos os filtros, liquido travões e eventualmente velas e liquido refrigeração.

Outra alternativa antes da compra, gastas talvez 30 euros (não sei exactamente quanto) e vais com a moto e o dono para um concessionário oficial Honda e fazes um chech-up básico; há lá mecânicos que podem identificar algum problema que só um profissional da área descobre/sabe e assim ficas mais descansado.
Se o dono não recusar é porque não tem nada a esconder e depois com a lista dos "problemas" encontrados podes negociar o valor da moto. Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo
rmpt
CBR 150
avatar

Pendura : Joana

Número de Mensagens : 166
Idade : 31
Localização : Coimbra
Mota/Modelo : CBR600RR
Data de inscrição : 30/04/2010

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Qua 13 Jul - 23:29

boa dica ogokudo! não tinha pensado nisso do concessionário e faz todo o sentido, para uma compra de 5000€, 30 ou 40 € não são nada e fico mais descansado... Epa a pessoa a quem estou a pensar comprar tem muitas motas, diz ter muito tempo de estrada e até já foi campeão nacional (primeiro nome, Filipe)! Enviou-me algumas fotos das motos que tem e diz poder comprovar tudo quando eu for ver a mota a casa dele.

Resumindo, parece-me alguém com muito gosto por motas e que tem os meios para as manter... O que é bom. No entanto a questão de já ter sido piloto deixa-me pé atrás porque será alguém que deve gostar muito de acelerar e tem t€mpo para gastar em track days à vontade.. E track days não são para andar a pastelar... Smile
A mota tem 20 000 km, livro de revisões na marca, akra linha completa, malha de aço e o dono diz ter tudo impecável (admirava-me dizer o contrário), mas esta questão de gostar de pista está a deixar-me pé atrás, daí a minha pergunta.
Voltar ao Topo Ir em baixo
M.Afonso
CBR 600RR
avatar

Pendura : Tem k merecer esse privilegio

Número de Mensagens : 4232
Idade : 37
Localização : MALPARTIDA-ALMEIDA-GUARDA
Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06___SUZUKI RMZ 250
Data de inscrição : 29/12/2008

MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR Qui 14 Jul - 3:25

boas! eu vendi uma CBR 600 F3 com 111,000 Km, e nao gastava oleo, apenas manutenção a horas! 
levou tb o regulador de tensão, k segundo me disseram, era normal nakeles modelos!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Durabilidade CBR

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Durabilidade CBR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Motor, Embraiagem, Transmissão e Sistema de Refrigeração-