InícioPortalRegistrar-seConectar-se

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe | .

Culpabilidade em toques de trânsito quando vamos na "meia faixa"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
FGOMES
CBR 400RR

Pendura : Aluga-se

Número de Mensagens : 637
Mota/Modelo : Yamaha FZS 600; ex.HONDA CBR600F2 (PC25); ex.Daelim Daystar 125 Black Plus

MensagemAssunto: Culpabilidade em toques de trânsito quando vamos na "meia faixa" Agosto 26th 2016, 13:32

Boa Tarde pessoal

Tenho uma duvida ha uns tempos que se prende com quem e culpado quando há um toque numa mota que vai a furar o transito.

Na minha ideia ha dois cenarios e já me disseram duas coisas:

1 - a culpa é sempre das motas porque não vão em conformidade com a lei da estrada.

2 - A culpa é de quem promoveu o contacto (ou seja o carro está a mudar de via ou "trancou" a "meia faixa" na altura em que o motociclo estava a passar por por ele).

Legalmente qual é o contexto e leitura destas situações?
F1CT1C10U5
Administrador

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 15349
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'

MensagemAssunto: Re: Culpabilidade em toques de trânsito quando vamos na "meia faixa" Agosto 26th 2016, 14:05

Em teoria podes ultrapassar pela esquerda sem mudar de faixa (ou seja, sem sair da faixa). Pelo menos foi isto que me foi ensinado quando tirei a carta. Mas para isso os carros teriam que andar como manda o código, ou seja, o mais encostado à direita possível dentro da faixa, e como sabemos, é uma raridade isso acontecer. Agora... ultrapassar e "furar" o trânsito são coisas distintas.

Na pratica se for a furar e bater num carro ou um carro me bater estou preparado para ser considerado 100% culpado ou na melhor das hipóteses conseguir um 50/50.

1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Wolf
CBR 600F4i

Número de Mensagens : 3176
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992

MensagemAssunto: Re: Culpabilidade em toques de trânsito quando vamos na "meia faixa" Agosto 26th 2016, 14:09

Isso depende de muitas variantes, e cada acidente tem uma analise diferente, mas a partida se vais a furar transito começa logo por complicar, e vai depender com quem das o toque, se no carro da direita ou da esquerda, visto que ultrapassar pela direita é manobra perigosa, se bateres no da direita por ele se atravessar ou ir mudar de faixa a culpa é dele, tu para fazeres uma ultrapassagem não tens obrigatoriamente de passar para a outra faixa, é como o traço continuo este não me impede de ultrapassar apenas não o posso transpor, já o sinal de proibido ultrapassar impede que eu o possa fazer mesmo que para isso não tenha que sair da minha faixa de rodagem.  isto é a minha opinião não quer dizer que seja certo...
Silver_Bullet
Moderador

Número de Mensagens : 6954
Mota/Modelo : YZF-R1 RN09 & RN19| Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR

MensagemAssunto: Re: Culpabilidade em toques de trânsito quando vamos na "meia faixa" Agosto 26th 2016, 14:19

Vai ser sempre um assunto delicado, cada caso terá as suas variáveis. Apesar de em outros tempos furar o trânsito à atrasado mental, hoje condeno essa pratica, sou a favor de furar mas com cautela, consciência e muita atenção. Pois torna-se muitas vezes automático irmos de carro no meio do trânsito e ao querer mudar de faixa encostar à esquerda e abrir pisca, o que pode causar numa  situação de aperto a uma mota que venha a furar. Por vezes não pensamos nessa variável e quando andamos de mota cabe-nos a nós acautelar essas situações, pois somos humanos e todos acabamos por errar.
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ricardo_TKD
CBR 500R

Pendura : meu anjinho da guarda

Número de Mensagens : 752
Mota/Modelo : CBR300RA

MensagemAssunto: Re: Culpabilidade em toques de trânsito quando vamos na "meia faixa" Agosto 26th 2016, 14:44

Quando tirei a carta perguntavam-me:
A linha continua proíbe a ultrapassagem?
a resposta é Não!
A linha continua não proíbe a ultrapassagem, esta não permite é que seja pisada ou transposta (passar para o outro lado). Com isto permite que ultrapassemos o veículo que vai à nossa frente, desde que não toquemos nela.
Depois o instrutor perguntava se a linha descontínua proibia a ultrapassagem...
Assim como a linha contínua não proíbe a ultrapassagem, mas esta já permite que seja pisada ou transposta apenas o tempo necessário para se efectuar a ultrapassagem.

Ou seja, mesmo com a linha contínua uma mota pode ultrapassar um automóvel devido às suas dimensões mais reduzidas, desde que não toque nela.
Nas linhas descontínuas, torna-se mais fácil para as motas ultrapassar.

Tanto palavreado para dizer o quê:
"Furar o trânsito" é uma coisa que é engraçado dizer e que mostra mais um dos benefícios da mota, mas na realidade estamos em conformidade com o código, apenas estamos a ultrapassar um veículo que se encontra à nossa frente.
F1CT1C10U5
Administrador

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 15349
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'

MensagemAssunto: Re: Culpabilidade em toques de trânsito quando vamos na "meia faixa" Agosto 26th 2016, 14:55

Ricardo_TKD escreveu:
"Furar o trânsito" é uma coisa que é engraçado dizer e que mostra mais um dos benefícios da mota, mas na realidade estamos em conformidade com o código, apenas estamos a ultrapassar um veículo que se encontra à nossa frente.

Isso não é linear, Quando vais a furar o trânsito, vais muitas vezes para a outra faixa e aí já estás a ultrapassar pela direita. E o que é que são ultrapassagens pela direita?

1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Daikoni
Administrador

Número de Mensagens : 8784
Mota/Modelo : CBR600F 2012

MensagemAssunto: Re: Culpabilidade em toques de trânsito quando vamos na "meia faixa" Agosto 26th 2016, 15:04

Filtrar trânsito por um lado ultrapassas pela esquerda, por outro também ultrapassas pela direita.
Mesmo que estejas dentro da área mais à direita, pelo código mesmo que tenhas espaço nessa faixa, deixas de poder ultrapassar se tiveres algum carro à esquerda.

Por isso, entre carros, pelo menos em andamento, é sempre proibido filtrar.

No entanto em trânsito compacto, deixa de ser considerado 'ultrapassagem' pelo próprio código da estrada, e aqui talvez seja 'permitido' seguindo a mesma lógica.

Melhor é não ter acidentes, independentemente da situação, toques entre carros a filtrar, duvido que uma moto não seja dada como culpada, ou tal como o FIC diz, no máximo dos casos 50/50...

Think for yourself. Live your life. Make it count.
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
Silver_Bullet
Moderador

Número de Mensagens : 6954
Mota/Modelo : YZF-R1 RN09 & RN19| Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR

MensagemAssunto: Re: Culpabilidade em toques de trânsito quando vamos na "meia faixa" Agosto 26th 2016, 15:07

Bem como o código diz que apesar da sinalização permitir, as manobras têm de ser adequadas às condições de tráfego ou visibilidade.

Parra
CBR 600F4i

Número de Mensagens : 3203
Mota/Modelo : CBR600RR 03

MensagemAssunto: Re: Culpabilidade em toques de trânsito quando vamos na "meia faixa" Agosto 26th 2016, 17:11

eu tive acidente a passar pela direita, mas como estava transito foi na boa e as minhas testemunhas eram todas "externas", as dele eram todas de dentro da carrinha.
madd
CBR 600F2

Número de Mensagens : 1949
Mota/Modelo : CBR600F4i 2004 / ex-CB600F Hornet 2007

MensagemAssunto: Re: Culpabilidade em toques de trânsito quando vamos na "meia faixa" Agosto 26th 2016, 17:45

É realmente um assunto, como já disseram, com uma série de variáveis...
Nunca é realmente permitido "furar" trânsito. Na minha opinião, quando estamos a furar no meio dos carros, seremos sempre culpados se algo acontecer. scratch Acho eu...
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Culpabilidade em toques de trânsito quando vamos na "meia faixa"

Culpabilidade em toques de trânsito quando vamos na "meia faixa"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» [TESTe] Qual animal você vira quando está com raiva?
» Globo compra nova Prison Break, mas só exibe 24 horas e Lost
» Dou cachorro
» onde compra os cloths que ainda nem lançaram?
» Consórcio Grupo 04 - Setembro

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Dúvidas e questões-