InícioPortalRegistrar-seConectar-se

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe | .
 

 Por que os Condutores Não Vêm Motociclistas?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
madd
CBR 600F2
avatar

Número de Mensagens : 1536
Idade : 25
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F4i 2004 / ex-CB600F Hornet 2007
Data de inscrição : 01/10/2015

MensagemAssunto: Por que os Condutores Não Vêm Motociclistas? Dezembro 14th 2016, 08:31


http://www.motor24.pt/area-de-servico/por-que-os-condutores-nao-veem-motociclistas/

Que acham deste artigo?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Paulo Laia-HULK
Fundador
avatar

Número de Mensagens : 5528
Idade : 46
Localização : Lisboa - Amadora
Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008
Comentários :
FOUR WHEELS MOVE THE BODY
TWO WHEELS MOVE THE SOUL
Data de inscrição : 25/09/2008

MensagemAssunto: Re: Por que os Condutores Não Vêm Motociclistas? Dezembro 14th 2016, 14:39

É o ângulo morto. 

Por isso quando circulamos, não devemos circular ao lado dos enlatados. Ou vamos mais atrás ou mais à frente do enlatado, que é para eles nos verem. Mesmo assim não nos vêm ou fazem que não nos vêm.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Maximus_88
CBR 150
avatar

Pendura : IRideSolo

Número de Mensagens : 183
Idade : 28
Localização : lisboa
Mota/Modelo : Honda CBR1000RR
Data de inscrição : 02/11/2016

MensagemAssunto: Re: Por que os Condutores Não Vêm Motociclistas? Dezembro 14th 2016, 15:22

Acho que o ponto fulcral deste artigo está no fim, e passo a citar:

"(...)uma boa maneira de ‘treinar’ a visão é através da análise constante do ambiente em redor, olhando amiúde e de forma rápida para tudo o que ladeia o automóvel (em locais em que tal seja seguro), votando para isso atenção à tríade de espelhos retrovisores que se encontram à disposição.(...)"

O problema é que a maioria dos condutores nao utilizam os espelhos e muito menos olham para ver o que rodeia o carro (eu tenho o habito de olhar na direcçao do vidro da porta de trás do carro quando mudo de direcçao por exemplo).
Depois temos outros problemas que nao falaram no artigo, como:
A eterna aversão que os condutores têm aos piscas. Muitos acidentes podiam ser evitados se estes fossem utilizados como deve ser.
O facto de hoje em dia andarem todos apressados tambem nao ajuda nada. No artigo eles falam de uma situaçao num cruzamento. Pois bem, um dos grandes problemas nos cruzamentos, sejam em estradas nacionais ou noutro sitio qualquer é que ninguem quer ficar parado e esperar 10 segundos de maneira a entrar no cruzamento em segurança. Em vez disso, entram à campeoes e quem vier que se encolha. Pra quem vai de mota isso dá sempre merd@, pois todos sabemos que a capacidade de travagem das motas é reduzida e com a qualidade do nosso alcatrao ainda se torna mais reduzida.
Por fim, temos os distraidos. O pessoal que vai constantemente a olhar pro telemovel seja a mandar sms, seja a falar, seja a jogar o farmville. Aqueles que nunca estao contentes com a musica e vao sempre a olhar para o radio à procura da banda sonora ideal para o momento e esquecem-se que estao no meio do transito. Os que vao dentro carro mas a cabeça deles está noutro sitio completamente diferente.

Estes sao alguns pontos que nao falam no artigo e que a meu o complementam pois tambem sao boas razoes para os condutores nao verem motociclistas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Kappa
Honda Monkey
avatar

Número de Mensagens : 67
Idade : 37
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : R1
Data de inscrição : 07/09/2016

MensagemAssunto: Re: Por que os Condutores Não Vêm Motociclistas? Dezembro 15th 2016, 20:45

Este artigo revela dois factos com que nós nos deparamos diariamente e que têm uma influência sem dúvida importante na estrada. Um deles diria mesmo que influência directamente a nossa segurança seja onde estivermos e como estejamos.

Falemos do 1º: sem dúvida o famoso “ângulo morto”.
Sempre que temos necessidade de utilizar espelhos para nos auxiliar a perceber o que se passa à nossa volta, temos esta limitação. Todos nós estamos conscientes dela. Criamos as nossas próprias técnicas e artimanhas para evitar este maldito ângulo mas é um facto que ele existe.
Agrada-me saber que os construtores automóveis sabem deste problema e mais que isso, como descrito no artigo, não têm poupado esforços na aplicação de sistemas tecnológicos de assistência à condução.

Dica: tentem antecipar-se e saibam quando estão nesse ângulo morto para que atempadamente consigamos evitar dissabores. É muitas vezes perceptível saber quando estamos invisíveis ao automobilista ou motociclista.
 
Quanto ao 2º facto: a envolvência com o ambiente que nos rodeia.
Deixem começar por dizer que enquanto no 1ª facto descrito em cima, terão obrigatoriamente que estar dois intervenientes envolvidos: o que olha pelo espelho e o que pretende ser visto. Neste apenas tu estás envolvido e apesar de não depender apenas de ti o resultado final de uma dada situação, que pode ser ou não um acidente, quanto maior for a tua envolvência com o que está ao teu redor, mais informação tens assimilada, melhor será a tua reacção e mais acertiva é. Factor chave aqui é a concentração.

Dica: conheçam a vossa velocidade de concentração.
Quer em cidade, em estrada aberta, AE, com trânsito, etc., esta velocidade é aquela que vocês se sentem que estão a conseguir obter informação suficiente do que se está a passar à vossa volta e vos dá a vantagem de uma reacção com mais eficácia e prontidão a alguma interacção que surja do meio em que se encontrem.

Se rolas abaixo dessa velocidade cais como se numa rotina e apenas vês o que está à tua frente e pouco mais. E ainda assim, apesar de estar a ver não estás concentrado.
Se rolas acima dessa velocidade, pecas por excesso e estás vulnerável que ao mais pequeno movimento exterior possa ser uma surpresa para ti e despoletar reacções quase que involuntárias que te podem colocar em maus lençóis. Apesar de estares a tentar ver tudo o que te rodeia, acabas também por assimilar muito pouco.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Por que os Condutores Não Vêm Motociclistas?

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Por que os Condutores Não Vêm Motociclistas?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Entreajuda e cumprimentos entre motociclistas/motards
» Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase"

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: OFF-TOPIC :: Outros assuntos-