InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarConduzindo sem seguro. E agora? Help!  LojaConduzindo sem seguro. E agora? Help!  V-deosConduzindo sem seguro. E agora? Help!  Fotos
Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Conduzindo sem seguro. E agora? Help!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
AnjinhA
CBR 600F4i
AnjinhA

Número de Mensagens : 3567
Idade : 34
Localização : Porto / Lisboa
Mota/Modelo : CBR900RR aka "Eve" / ex-GSXR600 aka "Thunder" / ex-CBR125R
Data de inscrição : 26/12/2014

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitimejaneiro 11th 2017, 20:53

Olá querido fórum! 

Tenho andado ausente porque nem o pc nem o telemóvel andam a querer colaborar comigo (quando avaria uma coisa parece que vai tudo atrás). 

Oh, bem! 

Precisava da vossa ajuda, por favor. 

Há dois anos atrás despistei-me. 
Esteve presente a polícia, bombeiros e inem. 
Foi considerado acidente de trabalho pelo que a empresa pagou despesas médicas, baixa e após a minha recuperação achei que estava tudo mais do que tratado até que recebo esta maravilhosa carta:

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  2kj15g

Quando acabei de ler ri-me na maior das descontracções pensando "estes gajos tentam de tudo para roubar o pessoal, mas vão lixar-se quando lhes esfregar com a apólice na cara". 

Pois bem, quem se lixou fui eu que fiquei a saber ao contactar a seguradora que rescindiram o meu contrato em Outubro por falta de pagamento. 

Fiquei estupefacta, pois sempre conduzi de consciência tranquila achando que tinha tudo em ordem! 

Em pânico telefonei logo à Deco para saber se podem fazer isso sem me notificarem (é que eu não recebi um único telefonema, SMS, e-mail, carta, nada!) ao que a senhora me responde "mas visto que era por débito mensal não reparou na sua conta?" e vocês ao lerem isto pensam provavelmente o mesmo! 

Pois bem, se fosse só a seguradora a vir tirar dinheiro da minha conta talvez tivesse reparado, mas era o seguro, era o crédito da mota, a faculdade, o ginásio, a deco, o telemóvel, as finanças, etc. 
A única coisa que eu sabia é que a dia 8-10 já a conta estava a zeros (ou lá perto) mas supostamente com tudo pago! 
E tal como (por exemplo) o ginásio e o crédito da mota faziam, em caso de atraso no pagamento ou a tentativa falhada de débito notificavam-me imediatamente com uma SMS. 

Como a inércia é a pior atitude, respondi-lhes:

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Rm8ldv

E recebi esta notícia fantástica (sarcasmo, muito sarcasmo aqui):

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  98y6o1

E como podem ver, esta brincadeira resultou em quase 400€ que tenho que pagar até dia 02 de Fevereiro. 

Agora ajudem-me lá aqui, por favor. 

Não há nada que eu possa fazer? 

Ao pagar deixo de poder contestar, certo? 

Não devia poder responsabilizar a minha seguradora? 

Se eu não tivesse trocado de mota (e consequentemente de seguro) estaria até agora feita otária a conduzir na ignorância, até um dia dar pela falta do nome da seguradora nos movimentos?! 

 
Estou mesmo muito revoltada, eu gosto de ter sempre tudo direitinho, não gosto nada de estar a dever a alguém e a minha vontade é pagar já o mais depressa possível, mas este valor é um mês de faculdade que não consigo pagar e isso deixa-me muito frustrada pois sinto que no fundo não tive culpa e em segundo lugar nem sequer houve terceiros neste sinistro! 

Acho que sofri o suficiente com esse acidente e virem dois anos depois com isto dá-me cabo do sistema. 

Mas pronto, sei que assuntos de responsabilidade civil podem ser tratados até 3 anos, por isso vejo o caso negro somente para o meu lado... 


Desculpem o testamento e agradeço desde já a quem partilhou do seu tempo a ler e possivelmente tentar ajudar. 

Obrigada.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/anjinhaines
Ricardo_C
CBR 125R
Ricardo_C

Número de Mensagens : 105
Idade : 41
Localização : Lezíria ribatejana
Mota/Modelo : CB500F
Data de inscrição : 09/05/2015

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitimejaneiro 11th 2017, 21:35

Olá.

Segundo o que eu percebi, por teres o pagamento do seguro por débito direto, e no momento da cobrança não teres €€ na conta (ou o suficiente), automaticamente o seguro foi cancelado por falta de pagamento, correto?

Realmente vendo bem a coisa, é percetível.
Pois da mesma forma quando se trata de pagamento "normal" (sem débito direto), se tu deixas de pagar o seguro fica anulado e sem necessidade de teres de avisar a seguradora para anular a apólice como era antigamente, da mesma forma quando não tens €€ na conta, a seguradora ao tentar retirar essa quantia que não existe, também fica o seguro anulado e a seguradora não tem de te notificar a questionar se queres anular a apólice.

Como se costuma dizer: "é um pau de dois bicos".
Ir para o topo Ir para baixo
Lusso
CBR 600RR
Lusso

Pendura : tenho a vaga aberta - manda CV

Número de Mensagens : 4754
Idade : 29
Localização : Over the rainbow
Mota/Modelo : Triumph Daytona 675 '13
Data de inscrição : 13/01/2015

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitimejaneiro 11th 2017, 21:51

É algo que temos a responsabilidade de controlar. Compreendo que é chato, mas é assim.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
Anonymous


Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitimejaneiro 12th 2017, 02:16

Foi um descuido do qual a seguradora também não tem culpa... Não deste por falta da carta verde?
Ir para o topo Ir para baixo
Wolf
CBR 600F4i
Wolf

Número de Mensagens : 3628
Idade : 48
Localização : Caldas da Rainha
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992
Data de inscrição : 03/10/2008

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitimejaneiro 12th 2017, 08:19

no caso de débito directo não deveria ser assim, mas a seguradora tem direito a anular se não recebeu a prestação correspondente, mas tu cais-te sozinha bates te em quê? porquê esse valor? é para pagar que estragos?
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitimejaneiro 12th 2017, 10:40

nao, nao podes fazer nada, tens de pagar e o mais rapido senao isso piora... é o meu conselho.. ja me aconteceu parecido, felizmente dei conta porque nao veio a carta verde antes de acabar a carta anterior MAS, msm tendo carta verde so serve para a policia ver, se forem controlar ate ai és entalada e à grande.... 

resumindo: nao pagamento = falta de seguro Wink
Ir para o topo Ir para baixo
davidfelix
CBR 400RR
davidfelix

Número de Mensagens : 612
Idade : 51
Localização : Oeiras/Caparica (vai-vem-diário)
Mota/Modelo : 1100XX (2006)
Data de inscrição : 04/02/2015

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitimejaneiro 12th 2017, 11:26

Acho que há aqui duas coisas distintas: uma o facto de não teres seguro à altura do acidente, e outra que é o culpado do teu despiste!
A primeira carta refere que o lesado é a Infraestruturas de Portugal, SA.
O que acho estranho pois do que sei eles são responsáveis pelos acidentes causados pelo mau estado do piso. Agora cheira-me, que ao aperceberem-se que circulavas sem seguro estejam a colocar as culpas do acidente em ti.
Daí a resposta da segunda carta de um Sr. Abílio Gomes que não pertencendo a nenhuma das entidades envolvidas, Fundo de Garantia ou Infraestruturas de Portugal, SA, nem se apresentando como advogado de nenhuma das duas está a tentar atirar o barro à parede para ver se pega. Acho que devias falar com um advogado, este caso, apesar de aparentar uma resolução simples: "pagar e calar", pode trazer mais chatisses. Conduzir sem seguro é grave:"A circulação sem seguro automóvel constitui contraordenação grave, isto é, pode ser aplicada ao infrator proprietário do veículo, sendo pessoa singular, a sanção acessória de inibição de conduzir, no mínimo, de um mês e no máximo de um ano” além da multa que pode ir dos 500€ aos 2500€.
E é este ponto que tens de ter em atenção, não sei se há comunicação entre entidades para estes casos, se sim podes ir preparando mais uns euros e a possibilidade de ficares sem carta.

Por isso tens duas opções pagar e certificares-te que fica por aí, ou seja, não há comunicação com a policia ou o IMTT (ou seja lá quem for) por causa da falta de seguro. Ou então fazer ver que o facto de não teres seguro à data não tem nada a vêr com a responsabilidade de a via estar em mau estado (suja de oleo) e teres-te despistado.

É a minha opinião, mas como te disse fala com alguém (um advogado) e expõe a situação, são duas coisas distintas.

desculpa o testamento, mas estava dificil de expor a minha ideia espero que tenha percebido o que quis dizer.
Bjs e abraços
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/channel/UCRNKtKWZrgH_3BpA9knUq7A
guiZmo
CBR 500R
guiZmo

Número de Mensagens : 885
Idade : 40
Localização : Mem-Martins
Mota/Modelo : Hornet F7 - ex PCX v2 125
Data de inscrição : 14/11/2016

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitimejaneiro 12th 2017, 12:02

O acidente foi quando?  E quando recebes te a carta?

Acho que por 2 dias eles não poderiam pedir o pagamento...

Tives te o acidente à 2 anos, e na altura qual a mota segurada? Dizes q nao tens seguro desde Outubro, falas de Outubro 2016? Ou 2014?
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo oliveira
CBR 500R
Hugo oliveira

Pendura : Cheri

Número de Mensagens : 826
Idade : 45
Localização : SERRA DA ESTRELA GOUVEIA-SUIçA
Mota/Modelo : Honda CBR1000rr repsol 2016 HONDA CBR600RR 08 e yamaha dt 125 AC
Data de inscrição : 18/08/2012

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitimejaneiro 12th 2017, 12:16

Eu sou da mesma opiniao que o Davidfelix,on melhor e contacteres um advogado
Ir para o topo Ir para baixo
AnjinhA
CBR 600F4i
AnjinhA

Número de Mensagens : 3567
Idade : 34
Localização : Porto / Lisboa
Mota/Modelo : CBR900RR aka "Eve" / ex-GSXR600 aka "Thunder" / ex-CBR125R
Data de inscrição : 26/12/2014

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitimejaneiro 13th 2017, 19:22

Davidfelix, expressaste perfeitamente o que penso e não me lembrei de escrever. Eu assumiria obviamente a responsabilidade total se tivesse consciência de que andava sem seguro, mas a minha carta verde tinha a duração de um ano (tanto que eu indiquei aos policias aonde estava a documentação e eles viram que estava tudo em condições, supostamente).
Lá está, o que me está a confundir são as diferentes entidades. O piso tinha óleo no chão (confirmado pelos bombeiros presentes), a roda da frente fugiu e a mota caiu e escorregou sem bater em nada nem ninguém!
Provavelmente vou contactar a Deco novamente (agora que tenho mais informações pode ser que a resposta seja outra) e se o apoio jurídico deles não for suficiente contacto um advogado. Mas não posso pagar e contestar depois (para não piorar a situação)?
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/anjinhaines
Lusso
CBR 600RR
Lusso

Pendura : tenho a vaga aberta - manda CV

Número de Mensagens : 4754
Idade : 29
Localização : Over the rainbow
Mota/Modelo : Triumph Daytona 675 '13
Data de inscrição : 13/01/2015

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitimejaneiro 13th 2017, 22:42

Na carta em principio deve dizer o prazo máximo para pagar ou enviar defesa.
Mas o codigo civil diz -
Código Civil


LIVRO I - PARTE GERAL
TÍTULO I - Das leis, sua interpretação e aplicação
CAPÍTULO II - Vigência, interpretação e aplicação das leis
----------
Artigo 6.º - (Ignorância ou má interpretação da lei)


       A ignorância ou má interpretação da lei não justifica a falta do seu cumprimento nem isenta as pessoas das sanções nela estabelecidas.


Embora aqui a situação seja diferente, podemos utilizar essa lei para o mesmo assunto. O condutor deve sempre certificar-se que o seu veículo está em perfeitas condições de circular.
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitimejaneiro 14th 2017, 09:07

Isto tudo resumido tiveste uma queda por  oleo na estrada (confirmado pelos bombeiros) e como à data nao tinhas seguro és então culpada! Make sense....

Eu quando rescindi com a fidelidade nao fiz o pagamento, mas eles depois mandaram um carta a informar que o seguro estava então terminado. Mas isto foi à uns 10 anos, não sei se era obrigatório mandarem, ou se mandaram por cortesia.

_________________________________________
Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Lusso
CBR 600RR
Lusso

Pendura : tenho a vaga aberta - manda CV

Número de Mensagens : 4754
Idade : 29
Localização : Over the rainbow
Mota/Modelo : Triumph Daytona 675 '13
Data de inscrição : 13/01/2015

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitimejaneiro 14th 2017, 09:30

Silver_Bullet escreveu:
Isto tudo resumido tiveste uma queda por  oleo na estrada (confirmado pelos bombeiros) e como à data nao tinhas seguro és então culpada! Make sense....

Eu quando rescindi com a fidelidade nao fiz o pagamento, mas eles depois mandaram um carta a informar que o seguro estava então terminado. Mas isto foi à uns 10 anos, não sei se era obrigatório mandarem, ou se mandaram por cortesia.
Falei ontem com uma pessoa que percebe do assunto e ele disse que mesmo não tendo seguro, a Anjinha não tem culpa que tinha oleo na estrada. São coisas diferentes- ter seguro ou ter culpa no acidente. Se a Anjinha mandasse a sua matricula, eu dava-lhe uma resposta mais concreta
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitimejaneiro 15th 2017, 07:45

Acho que é senso comum, se cais devido a óleo ( e isso é provado) a culpa não é de ter ou não seguro.
A questão aqui é o valor pedido é para cobrir o quê? Despesas de hospital? Danos em alguma infraestrutura?
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Paulo Laia-HULK
Fundador
Paulo Laia-HULK

Número de Mensagens : 8660
Idade : 52
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008
Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL
Data de inscrição : 25/09/2008

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitimejaneiro 15th 2017, 14:31

És associada da Deco?? Mesmo que não o sejas podes ligar para eles e fala da tua questão.

E o Instituto de Seguros de Portugal?? Já te informaste com eles??
Ir para o topo Ir para baixo
Lusso
CBR 600RR
Lusso

Pendura : tenho a vaga aberta - manda CV

Número de Mensagens : 4754
Idade : 29
Localização : Over the rainbow
Mota/Modelo : Triumph Daytona 675 '13
Data de inscrição : 13/01/2015

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitimejaneiro 15th 2017, 15:05

Paulo Laia-HULK escreveu:
E o Instituto de Seguros de Portugal?? Já te informaste com eles??
Amigo... lê o post inicial...
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Laia-HULK
Fundador
Paulo Laia-HULK

Número de Mensagens : 8660
Idade : 52
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008
Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL
Data de inscrição : 25/09/2008

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitimejaneiro 15th 2017, 21:47

Lusso escreveu:

Amigo... lê o post inicial...


Lusso, ela não disse se era ou não associada da Deco. Apenas ligou para lá.

Ainda por cima a resposta deles foi muito vaga...
Ir para o topo Ir para baixo
Lusso
CBR 600RR
Lusso

Pendura : tenho a vaga aberta - manda CV

Número de Mensagens : 4754
Idade : 29
Localização : Over the rainbow
Mota/Modelo : Triumph Daytona 675 '13
Data de inscrição : 13/01/2015

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitimejaneiro 15th 2017, 22:01

Paulo Laia-HULK escreveu:



Lusso, ela não disse se era ou não associada da Deco. Apenas ligou para lá.

Ainda por cima a resposta deles foi muito vaga...
Paulo.... mais uma vez. Lê. Eu especifiquei sobre o instituto de seguro de Portugal. Tu perguntaste se ela já falou com eles... a resposta está no primeiro post
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Laia-HULK
Fundador
Paulo Laia-HULK

Número de Mensagens : 8660
Idade : 52
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008
Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL
Data de inscrição : 25/09/2008

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitimejaneiro 15th 2017, 22:05

Lusso escreveu:

Paulo.... mais uma vez. Lê. Eu especifiquei sobre o instituto de seguro de Portugal. Tu perguntaste se ela já falou com eles... a resposta está no primeiro post


Já li.
Ir para o topo Ir para baixo
N3RO
Honda Monkey
N3RO

Número de Mensagens : 95
Idade : 33
Localização : Sintra
Mota/Modelo : CBR 600 F4i
Data de inscrição : 16/06/2012

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitimejaneiro 16th 2017, 10:59

AnjinhA escreveu:
Davidfelix, expressaste perfeitamente o que penso e não me lembrei de escrever. Eu assumiria obviamente a responsabilidade total se tivesse consciência de que andava sem seguro, mas a minha carta verde tinha a duração de um ano (tanto que eu indiquei aos policias aonde estava a documentação e eles viram que estava tudo em condições, supostamente).

Infelizmente é prática recorrente.

Um amigo teve situação semelhante com o seguro AUTO contratado (GNB Seguros) com o gestor de conta bancária do Novo Banco.

Como a conta onde ocorria o débito mensal tinha sempre fundos reduzidos, a dada altura o débito não foi efectuado e cancelaram a apólice sem mais aviso, tendo ele carta verde para o período de 1 ano.

Passado uns dias bateram-lhe no carro, imagine-se o problema...

Basicamente fez um escândalo na agência por não haver um único contacto nem da seguradora nem do Sr. Gestor de Conta comissionista ou do balcão. Águas da bacalhau.

Moral da história - ter um mapa de pagamentos bem detalhado para conferência mensal - hoje a moto, amanhã um incêncio em casa...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzindo sem seguro. E agora? Help! Conduzindo sem seguro. E agora? Help!  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Conduzindo sem seguro. E agora? Help!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» seguro
» seguro para 125
» Ajuda com seguro
» Seguro aos 21 Anos
» seguro barato

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Legislação-