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 Goma dos pneus

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Jean Claud Gibbons
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MensagemAssunto: Goma dos pneus Março 9th 2017, 01:45

Pessoal, meti pneus bt16 novos na k1, a minha questão é. tirar a goma, quantos kms devo fazer, e se posso começar a curvar com ela, é logo à macho ou ir devagar na curva.

Meterem-me medo a dizer que era muito escorregadio ao início e agora tou com medo de curvar e lixar a moto.

Com os pneus carecas deitava-me agora assim novos até tenho medo  Evil or Very Mad
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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 9th 2017, 08:05

Ta bom tempo mete-te em cima dela e faz uns km, Isso gente a falar do que nao sabe é mato. Tem de se ter cuidado nos kms iniciais sim, mas tb não é preciso alarmar a malta.
Fazes uns 50km a rolar certinho e a goma sai toda, vais ver que até acomula  no pneu tipo nenha.
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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 9th 2017, 08:46

isso salta rápido....agora claro, n te esqueças que quando sair no meio pode ainda n ter saído de lado, é ir curvando progressivamente!
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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 9th 2017, 08:59

A goma sai com a temperatura uniformemente. Isso de ir curvando para sair é mito malta.

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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 9th 2017, 11:33

Em relação à goma, maior parte dos fabricantes já nem produzem pneus com goma (basicamente era uma camada mais escorregadia para facilitar o tirar os pneus dos moldes).

No entanto, todos os pneus precisam de circular para atingirem a aderência máxima. Eles de origem vêm brilhantes, mas é mais estarem polidos/lisos/'bonitos' que propriamente goma. Com o uso, perdem esse polido, e começam a aderir mais um pouco.

Cito várias respostas das diferentes fabricantes quando lhe perguntaram pela goma.

Dunlop escreveu:
Thank you for taking the time to contact us with your Dunlop motorcycle tire questions. Dunlop Motorcycle Tire does NOT use a "mold releasing agent" during the production of our tires. When new tires are fitted, they should not be subjected to maximum power, abrupt lean-over or hard cornering until a reasonable run-in distance of approximately 100 miles
has been covered. This will permit the rider to become accustomed to the feel of the new tires or tire combination, find the edge, and achieve optimum road grip for a range of speeds, acceleration and handling use. Be sure to check and adjust inflation pressure to recommended levels after the tire cools for at least three (3) hours following run-in. Remember, new tires will have a very different contact patch and lean-over edge. New tires, mixing a new tire with an used tire, and mixing tread pattern combinations require careful ride evaluations.

Bridgestone escreveu:
This is the basic industry response to your question.

Break-in Period
In order for your new tire(s) to provide optimum performance, tires should be ridden very cautiously for the first 100 miles in order for the tread surface to be “Scuffed-In” and work properly. Directly after new tires are mounted, sudden acceleration, maximum braking and hard cornering must be avoided. This will allow the rider to adjust to the “Feel” and handling characteristics of the new tire and for the new tire to be “Scuffed-In” correctly in order to achieve optimum grip level.

Pirelli escreveu:
Hello

Pirelli does not use mold release. Tires are shiny because the general buying public demands that visually a tire look cool, smooth, shiny, and new when they shop for tires in the rack at the dealer. We rely on the smoothness of the mold to get this appearance and to help the tire let go from the mold during production.

I like to say tires are like new shoes, MX boots, or a leather jacket as they need the proper break in time. Regarding getting heat into tires this follows the same idea, only time and friction will put the heat in. I have attached a copy of the brochure so you can read about break in suggestions in the technical area. Ride safe

US Pirelli Moto

Michelin escreveu:
Thank you for your email. We appreciate the opportunity to serve you.

Concerning your question, Michelin has a mold release agent on all motorcycle tires. This will cause the tire to be slippery in the first few miles, but that goes away after the tire is scrubbed in. This normally occurs in the first 25-50 miles or so. Until then, the rider should use caution in riding the tire at accelerated speeds. Michelin always recommends obeying the speed limits and using care whenever riding.
If your questions have not been answered to your satisfaction, please call

Destas, a Michelin foi a única que disse que tinha goma. Curiosamente também foi a que disse que menos tempo era necessário para o período de 'rodagem'.

Falando por experiência própria, e agora nada científico, estriei vários michelins sob chuva torrencial, começava a curvar mesmo à chuva, e nunca deram de si, sempre tiveram mais aderência acabados de montar, que pneus velhos. Por isso, mesmo que a aderência não seja máxima, e seja necessária precaução extra, alguma aderência trazem sempre.

Se queres realmente uma recomendação, eu dou-te a minha, que basicamente é um pouco o que a maior parte das marcas dizem, tira o teu tempo para te habituares aos novos pneus, sentires-os, conheceres, e vai muito progressivamente começando a curvar cada vez mais um pouco.

E também não é andares a direito durante 300km, e de repente toca de inclinar como se não houvesse amanhã, as laterais do pneu não estão rodadas (como já viste acima, nem costuma haver goma, o problema costuma ser o estar mais 'polido', e não é os ciclos de aquecimento que tiram o polido do pneu), e como tal a aderência também não estará a 100%.

Goma não tem nada para te assustar, é só andares com calma nos primeiros tempos, ires conhecendo os novos pneus (mesmo que seja modelo igual, novo é sempre diferente de velho), e com progressividade, um pouco de cada vez 'limpas' isso sem problemas Smile

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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 9th 2017, 11:43

Alguma coisa trazem. Mais que.nao seja uma camada protectora para estarem armazenados e a borracha não ir perdendo propriedades. Porque sai uma gosma bem pegajosa nos primeiros km!

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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 9th 2017, 11:58

Silver_Bullet escreveu:
Alguma coisa trazem. Mais que.nao seja uma camada protectora para estarem armazenados e a borracha não ir perdendo propriedades. Porque sai uma gosma bem pegajosa nos primeiros km!

Isso provavelmente trazem. O shiny pode ser do polido, mas nada me garante que não tenha lá mais qualquer coisa (seja para embelezar, e/ou conservar como dizes e provavelmente bem).

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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 9th 2017, 12:01

Jean Claud Gibbons escreveu:
Pessoal, meti pneus bt16 novos na k1, a minha questão é. tirar a goma, quantos kms devo fazer, e se posso começar a curvar com ela, é logo à macho ou ir devagar na curva.

Meterem-me medo a dizer que era muito escorregadio ao início e agora tou com medo de curvar e lixar a moto.

Com os pneus carecas deitava-me agora assim novos até tenho medo  Evil or Very Mad

"À macho" com pneus ainda com goma é receita certa para caíres. Não são poucos os que se espalham na 1ª curva à saída da oficina porque acham que isso da goma é mito.

O que eu costumo fazer é passar com uma lixa nos pneus antes de os montar.
Caso isso não seja possível, os primeiros quilómetros é curvar gradualmente, com calma. Basicamente umas passagens na superfície do pneu para a goma sair. É fazer a coisa gradualmente. Quando olhares para o pneu e vires que ele já não tem aquela superfície polida de pneu novo, está bom para as curvas "à macho".

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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 9th 2017, 23:30

F1CT1C10U5 escreveu:


O que eu costumo fazer é passar com uma lixa nos pneus antes de os montar.


Qual lixa qual quê, F1C... 

Jean, não tenhas medo! Faz mazé quilómetros e vai gradualmente curvando. Deixa aquecer bem e vai curvando, gradualmente.

Vais ver que desaparece num instante.

Tudo o que aqui foi dito, neste tópico, foi tudo MUITO BEM dito!! Acredita!!

Isso da lixa também o podes fazer, tal como disse o F1C.

Eu é que estou a "meter-me" com ele  Wink.

Boas curvas
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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 10th 2017, 03:45

eu montei os meus andei um bocado em paralelo com areia e depois dei-lhe gaz certinho durante 10 min aqui numa zona de curvas e la se foi a goma...isso sai rapido mas claro atençao vai haver um susto logo que curves a serio  para a tirar Smile
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TDNM
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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 10th 2017, 08:34

Bom dia.

No ano passado montei uns Bt16. Foi a primeira vez que tive pneus novos e estava com o mesmo receio. O mecânico disse para ter cuidado principalmente com as acelerações mais bruscas com a mota inclinada pois o pneu podia escapar.

Passados uns dias fui fazer uma volta até ao Pinhão e por vezes sentia-se os pneus um pouco escorregadios. Tb podia ser o meu medo a baralhar a minha percepção...

Se calhar depende da experiência de cada um...Mais vale prevenir. Vai com calma.
Ab.
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Jean Claud Gibbons
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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 10th 2017, 11:14

Já rodei mais de 200 kms com eles, já começa a agarrar bem na curva, realmente ao início saiu uma porcaria do pneu. 

Obrigado a todos
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Blade
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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 11th 2017, 15:14

Jean Claud Gibbons escreveu:
Já rodei mais de 200 kms com eles, já começa a agarrar bem na curva, realmente ao início saiu uma porcaria do pneu. 

Obrigado a todos
Agora ja podes curvar a macho  ganza da lhe calor
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Jean Claud Gibbons
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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 11th 2017, 19:35

Blade escreveu:

Agora ja podes curvar a macho  ganza da lhe calor

Hoje andei tanto que adorei os pneus, agarram tudo, tudo menos calçada da baixa  lol!
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N_Wolf
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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 12th 2017, 05:44

Ora a minha experiencia a montar uns BT016pro foi mais ou menos assim...
Eu montei-os depois de ter rodado com uns Michelim Pilot Road2 durante pouco mais de 1 ano. Ora umas voltas em cidade devagar só para ir trabalhar umas 3 vezes, fazer uns 3ou 5 km de cada vez. E depois fui para uma estrada de curvas. A verdade é que os Michelim sempre tiveram umas chiken strips com cerca de 1cm de cada lado. 1º dia que levei os 016pro prá serra, voltaram sem goma nenhuma...
Conclusão: eu sabia que tinha rolado apenas o meio e que tinha de ir curvando progressivamente para que a área de contacto do pneu com o chão não fosse apenas na zona de "goma", mas meia zona raspada e meia nova, até chegar às laterais. Isso não me foi de todo difícil, uma vez que a leitura dos 016pro, novos, com goma, é tao intuitiva e tao linear em piso quente e seco, comparativamente com os escorregadios P Road 2, que facilmente e sem sustos se rolaram todos e deixou de ser um problema a goma em menos duma semana de pneus Smile

Isto é só um relato do que me aconteceu, não sou conhecedor nem técnico da coisa. Apenas uma opinião em relação a pneus, não quero ferir susceptibilidades de quem gosta de Pilots, cada um rola com o que se sente melhor.

Boas curvas
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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 12th 2017, 09:08

Sao pneus totalmente diferentes com propósitos diferentes. E ainda nem se falou nos anos que tinham etc.

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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 12th 2017, 11:55

Pilot Roads 2 são pneus Sport-Touring super antigos, nem sequer estou a falar do DOT, do estado deles, etc..
Invertendo a comparação, é o mesmo que eu vir de uns bt021 (sport touring algures pela mesma idade de modelo) já bastante usados, e ir para um Power 2ct (que é sport), como está novo e é gama diferente, digo "gama Battlax é um granda cocó, falo por experiência própria".
Battlax é a gama que abrange N pneus, sport, sport touring, etc, de diferentes anos, o mesmo com os Pilot.

Não digo isto para defender marca nenhuma, mas sim a coerência do que se compara, e essa comparação não tem nexo nenhum.

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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 12th 2017, 19:31

Jean, quando dizes BT16 queres dizer BT-016 PRO ou só mesmo BT-016?
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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 13th 2017, 10:32

Os pro foi o que foi metido.
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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 13th 2017, 11:09

vai com calma o resto é conversa Smile
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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 13th 2017, 11:57

Jean Claud Gibbons escreveu:
Pessoal, meti pneus bt16 novos na k1, a minha questão é. tirar a goma, quantos kms devo fazer, e se posso começar a curvar com ela, é logo à macho ou ir devagar na curva.

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    Meti uns BT016  pro ontem, deixei aquecer (aquecem bastante rápido os BT16) comecei a curvar gradualmente e cerca de 10 Km mais tarde já estavam com um comportamento espetacular. Agora a goma dos pneus não é mito nenhum! é bem real. fácilmente vais ao tapete se não tiveres cuidado com isso! Cumpts
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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 13th 2017, 12:06

Jean Claud Gibbons escreveu:
Já rodei mais de 200 kms com eles, já começa a agarrar bem na curva, realmente ao início saiu uma porcaria do pneu. 

Obrigado a todos


   200 Km's ??? como disse anteriormente, para mim esse pneu é um grande pneu e precisa de poucas preocupações, 10 K a aquecer e a curvar gradualmente e está pronto a dar calor. Fazes um bom aquecimento lateral ao pneu antes de começar a curvar??? isso é importante em qualquer pneu!
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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 13th 2017, 13:28

Cada um tem o seu ritmo, o importante é a malta nao se aleijar. O bt 16 pro é um pneu porreiro, mas Não exageremos, já há muito que é uma tecnologia ultrapassada. Se é suficiente para a maioria? Também não discordo.
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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 13th 2017, 14:48

Silver_Bullet escreveu:
Cada um tem o seu ritmo, o importante é a malta nao se aleijar. O bt 16 pro é um pneu porreiro, mas Não exageremos, já há muito que é uma tecnologia ultrapassada. Se é suficiente para a maioria? Também não discordo.

É isto. Mesmo pneus Sport-Touring chega e sobra para a maior parte das pessoas.

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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus Março 13th 2017, 14:58

já vi fazerem umas coisas muitissimo engraçadas com PR2 à frente e ROADSMART 2 atrás. 

os pneus Sport Touring estão num nivel muito alto.
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MensagemAssunto: Re: Goma dos pneus

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