InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarUm disco assim será seguro? LojaUm disco assim será seguro? V-deosUm disco assim será seguro? Fotos
Um disco assim será seguro? Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Um disco assim será seguro?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4073
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Um disco assim será seguro? Empty
MensagemAssunto: Um disco assim será seguro? Um disco assim será seguro? Icon_minitimeagosto 16th 2017, 12:14

Boas companheiros,

Tenho lá em casa a GSXR750 do meu cunhado, hoje ao meta-la no sitio e ao trancar a direcção no fim do curso (qd o guiador bate no batente do quadro) notei um chocalho e andei a pesquisar de onde vinha.
Detectei q é do disco direito da frente, os parafusos flutuantes (penso q seja assim q se chama) estão soltos. Ou seja, ao pegar no disco propriamente disco (onde travam as pastilhas) ele mexe, se toco nos ditos parafusos flutuantes tb se mexem.

Isto é reparável? O disco está em sérios riscos de se soltar certo?

Desculpem a qualidade da foto pois já foi mm à pressa pois já estava em cima da hora para ir trabalhar.
Um disco assim será seguro? Disco10
Ir para o topo Ir para baixo
D.G
CBR 500R
D.G

Número de Mensagens : 887
Idade : 33
Localização : Lisaboa
Mota/Modelo : Trotinete
Data de inscrição : 23/11/2016

Um disco assim será seguro? Empty
MensagemAssunto: Re: Um disco assim será seguro? Um disco assim será seguro? Icon_minitimeagosto 16th 2017, 13:49

Não sou mecânico mas um disco não deve estar assim, deve estar preso.
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4073
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Um disco assim será seguro? Empty
MensagemAssunto: Re: Um disco assim será seguro? Um disco assim será seguro? Icon_minitimeagosto 16th 2017, 14:43

Eu tb n me parece q seja normal, sei q o uso do ditos parafusos flutuantes nos discos é para compensar alguma necessidade de ele ceder um pouco por alguma razão (penso eu), agora da forma como está acho excessivo mesmo.

Ver se qd tiver um pouco passo na oficina a perguntar já que ele agora tb n vai usar a mota. Só desconheço é se será possível reparar isto, apertar estes parafusos flutuantes, pois olho para aquilo e n me parece que haja algo a fazer a n ser meter um conjunto de discos novos à frente.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
Anonymous


Um disco assim será seguro? Empty
MensagemAssunto: Re: Um disco assim será seguro? Um disco assim será seguro? Icon_minitimeagosto 16th 2017, 18:22

Mau é se tiverem presos, ainda há pouco tempo tive a limpar e a lubrificar os meus para ficarem soltinhos. 

https://www.youtube.com/watch?v=nqcHw_t3QlU
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Madeira
Honda Monkey
Jorge Madeira

Número de Mensagens : 15
Idade : 42
Localização : Parede
Data de inscrição : 30/08/2016

Um disco assim será seguro? Empty
MensagemAssunto: Re: Um disco assim será seguro? Um disco assim será seguro? Icon_minitimeagosto 16th 2017, 18:34

Boas,
Chamam-se discos flutuantes por isso mesmo.
Como não estão ligados ao centro do disco não empenam tanto, mas com o tempo ganham mais folga nos encaixes que indicaste mas devem ter sempre alguma.
Podes estar descansado que não se vai soltar nem é preciso comprar discos novos, caso os restantes parâmetros, espessura e empeno, estejam dentro do limite indicado no manual. Na minha GSXR750 2000 o disco deve ter 4,5mm de espessura mínima e 0,3mm de empeno máximo.
Espero ter ajudado.
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4073
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Um disco assim será seguro? Empty
MensagemAssunto: Re: Um disco assim será seguro? Um disco assim será seguro? Icon_minitimeagosto 16th 2017, 18:36

jpinhas escreveu:
Mau é se tiverem presos, ainda há pouco tempo tive a limpar e a lubrificar os meus para ficarem soltinhos. 

https://www.youtube.com/watch?v=nqcHw_t3QlU

Humm logo já vou ver esse vídeo
Eu acho que aquele ta demasiado solto, depois tb posso filmar um pouco, mas logo já vejo este vídeo q mandaste a ver o q é. Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4073
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Um disco assim será seguro? Empty
MensagemAssunto: Re: Um disco assim será seguro? Um disco assim será seguro? Icon_minitimeagosto 17th 2017, 10:33

Já tive a ver o vídeo, alguma vez pensava que isto tb requeria algum tipo de manutenção!!!! Adoro motas mesmo, mas elas exigem muito de nós, parece que qq peça por mais insignificante que pareça necessita de algum tipo de manutenção, parece que temos q tirar férias só para conseguir fazer uma manutenção de ponta a ponta da mota!!! Very Happy

"Jorge Madeira"
Desculpa qd respondi do vídeo não reparei que tinhas respondido.
Não tinha certeza técnica sobre a utilidade dos parafusos flutuantes mas foi onde a minha lógica a olhar para aquilo me levou, para ter alguma "liberdade" o disco.
Mas neste caso parece-me excesso de liberdade!!! Very Happy
Hoje gravei um cadito de manha o disco em causa, ora vê lá:

Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Madeira
Honda Monkey
Jorge Madeira

Número de Mensagens : 15
Idade : 42
Localização : Parede
Data de inscrição : 30/08/2016

Um disco assim será seguro? Empty
MensagemAssunto: Re: Um disco assim será seguro? Um disco assim será seguro? Icon_minitimeagosto 17th 2017, 14:43

Boas,
Obrigado pelo vídeo.
Esses discos não são os de origem pois não? São de competição?
Os conjuntos disco/rotor desenhados para competição são os "verdadeiros" flutuantes e têm bastante folga para transmitir o mínimo de calor ao rotor (normalmente em alumínio quando os discos são de aço), a roda gira muito facilmente e com o mínimo de atrito. Têm a desvantagem de fazerem barulho devido à folga (mas em pista que se lixe).
Os conjuntos desenhados para estrada são semi-flutuantes e têm uma folga mínima. Tem a vantagem de fazer pouco ruido mas provocam algum atrito na roda e faz com que pare em algumas voltas (quando a rodas à mão num cavalete).
Se a mota não levou nenhuma batida que o danificasse, estão os dois iguais, a travagem é constante e suave, não é defeito, é feitio.
Boas curvas
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4073
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Um disco assim será seguro? Empty
MensagemAssunto: Re: Um disco assim será seguro? Um disco assim será seguro? Icon_minitimeagosto 17th 2017, 14:54

Mto obrigado pelo feedback.

Mas o q me deixa com mais duvidas é que o disco esquerdo está "normal", n faz o q este faz.
O meu cunhado já comprou a mota com estes discos, n são com certeza os de origem. Uma coisa q o antigo dono disse é q tinha alterado o pinhão (alteração de dentes) para mais velocidade e por isso a velocidade de painel poderia já não estar correcta (n me recordo que com esta alteração de pinhão o painel mostra mais velocidade do que realmente está a dar ou se o contrario), ver se testo com o GPS.
Ir para o topo Ir para baixo
rpc
CBR 400
avatar

Número de Mensagens : 470
Idade : 40
Localização : Amadora
Mota/Modelo : Ex Honda CBR 1100 XX: Ex CBR 600 FSPORT: EX Yamaha R6
Data de inscrição : 28/03/2016

Um disco assim será seguro? Empty
MensagemAssunto: Re: Um disco assim será seguro? Um disco assim será seguro? Icon_minitimeagosto 17th 2017, 17:38

em principio o manómetro vai acusar menos velocidade.
se ele alterou para dar mais velocidade, meteu um pinhão com mais dentes, ou seja, demora mais tempo a dar uma volta completa, percorre uma maior distancia com uma volta da transmissão.
a minha mota por exemplo tem menos 1 dente na cremalheira, e notei diferença no manómetro.
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4073
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Um disco assim será seguro? Empty
MensagemAssunto: Re: Um disco assim será seguro? Um disco assim será seguro? Icon_minitimeagosto 17th 2017, 17:48

rpc escreveu:
em principio o manómetro vai acusar menos velocidade.
se ele alterou para dar mais velocidade, meteu um pinhão com mais dentes, ou seja, demora mais tempo a dar uma volta completa, percorre uma maior distancia com uma volta da transmissão.

É isso, ao dizeres isso já me lembrei do resto da conversa, para ter cuidado com radares pois o painel vai estar a mostrar menos do que realmente vai. Já q o normal é o painel mostrar sempre um cadito mais que a velocidade real.
Tenho q testar com o GPS para ver qual a diferença.

Então se tu tens menos 1 dente queres levantar cavalos com mais facilidade, bota força de arranque!!!! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
rpc
CBR 400
avatar

Número de Mensagens : 470
Idade : 40
Localização : Amadora
Mota/Modelo : Ex Honda CBR 1100 XX: Ex CBR 600 FSPORT: EX Yamaha R6
Data de inscrição : 28/03/2016

Um disco assim será seguro? Empty
MensagemAssunto: Re: Um disco assim será seguro? Um disco assim será seguro? Icon_minitimeagosto 17th 2017, 18:01

se fosse no pinhão era como dizes, eu tenho menos 1 dente na cremalheira, que funciona ao contrario do pinhão.
no pinhão, mais dentes , mais velocidade.
na cremalheira, mais dentes, mais "força".
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4073
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Um disco assim será seguro? Empty
MensagemAssunto: Re: Um disco assim será seguro? Um disco assim será seguro? Icon_minitimeagosto 17th 2017, 18:29

eheheh já me trocaste os olhos q nem li q tinhas escrito "cremalheira"
baralho-me sempre nessas jogadas de dentes entre o pinhão/cremalheira!!!
Ir para o topo Ir para baixo
D.G
CBR 500R
D.G

Número de Mensagens : 887
Idade : 33
Localização : Lisaboa
Mota/Modelo : Trotinete
Data de inscrição : 23/11/2016

Um disco assim será seguro? Empty
MensagemAssunto: Re: Um disco assim será seguro? Um disco assim será seguro? Icon_minitimeagosto 17th 2017, 21:16

Jorge Madeira escreveu:
Boas,
Chamam-se discos flutuantes por isso mesmo.
Como não estão ligados ao centro do disco não empenam tanto, mas com o tempo ganham mais folga nos encaixes que indicaste mas devem ter sempre alguma.
Podes estar descansado que não se vai soltar nem é preciso comprar discos novos, caso os restantes parâmetros, espessura e empeno, estejam dentro do limite indicado no manual. Na minha GSXR750 2000 o disco deve ter 4,5mm de espessura mínima e 0,3mm de empeno máximo.
Espero ter ajudado.
Abraço

Olha afinal estava a enganar-te PSonic  lol!

Por acaso não sabia, estamos sempre aprender! fixe!
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Madeira
Honda Monkey
Jorge Madeira

Número de Mensagens : 15
Idade : 42
Localização : Parede
Data de inscrição : 30/08/2016

Um disco assim será seguro? Empty
MensagemAssunto: Re: Um disco assim será seguro? Um disco assim será seguro? Icon_minitimeagosto 18th 2017, 10:08

Boas,
O que escrevi está tudo certo, mas o disco esquerdo deveria estar igual...
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4073
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Um disco assim será seguro? Empty
MensagemAssunto: Re: Um disco assim será seguro? Um disco assim será seguro? Icon_minitimeagosto 18th 2017, 10:28

Jorge Madeira escreveu:
mas o disco esquerdo deveria estar igual...

Nem de perto, por isso a minha duvida inicial de este disco estar prestes a soltar-se!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Um disco assim será seguro? Empty
MensagemAssunto: Re: Um disco assim será seguro? Um disco assim será seguro? Icon_minitimeagosto 18th 2017, 11:53

Não sei ao certo, porque nunca vi muitos casos destes.
Já tive no entanto, um amigo que o disco traseiro ficou assim, e começou a chocalhar por ter ganho essa folga (não era de origem assim, mas ganhou-a com tempo).
Entretanto ele trocou o disco e pronto, resolvido.

Se tem risco de se soltar, não faço ideia, mas talvez em casos mais extremos possa acontecer.
Duvido que isso seja mesmo para funcionar assim, e com a travagem não se brinca.

Aconselho-te a ir a um mecânico para apertar isso (se der), e se não der, troca os discos e pronto.

_________________________________________
Um disco assim será seguro? R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16276
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Um disco assim será seguro? Empty
MensagemAssunto: Re: Um disco assim será seguro? Um disco assim será seguro? Icon_minitimeagosto 19th 2017, 18:13

Os Galfer que tinha antes também chocalhavam um bocado... mas nada de grave... e travavam muito bem... Só os troquei porque arranjei uns Braking novos a estrear a um excelente preço...

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Um disco assim será seguro? Empty
MensagemAssunto: Re: Um disco assim será seguro? Um disco assim será seguro? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Um disco assim será seguro?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» We believe... será assim connosco?
» Moto3: Assim será a moto da KTM
» Há quem diga que um piloto de corridas apenas se senta e conduz, será bem assim?
» seguro
» Disco externo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Quadro, Suspensão, Travões, Rodas e Pneus-