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 Duvidas sobre a carta A2

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AutorMensagem
Vaz
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MensagemAssunto: Duvidas sobre a carta A2 Agosto 20th 2017, 21:02

Boa noite!
Dentro de pouco tempo vou começar a tirar a carta A2 e como pessoa que gosta de motas já me pus a ver motas que posso conduzir com carta A2. Como não me quero apaixonar por uma mota que não posso conduzir, peço que me expliquem esta frase "Para carta A2 a potência original não pode ultrapassar o dobro da potência máxima da A2, sendo 47cv/35kw, no máximo a mota antes de ser limitada poderia ter 90 e poucos cv" (retirei esta frase numa resposta a uma pergunta sobre a carta A2).
E também queria saber que motas aconselham, as que me chamam mais à atenção são a Hornet 600, a cbr300, a cb500f, a cmx500 rebel, a yamaha mt-03 e a R3.
Todo o esclarecimento é bem vindo! ☺
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JoelAntunes
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MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre a carta A2 Agosto 20th 2017, 22:06

É isso mesmo, não podes conduzir uma mota, mesmo que limitada, cuja potência original seja mais do dobro da potência para a qual estás habilitada a conduzir, ou seja, 70kw (35x2). 
Nesse caso terias de riscar a hornet da lista, visto ter acima de 70kw de origem.

No entanto, por experiência própria, à partida não terás problemas com as motas que estão limitadas de livrete a 25 kw (cbr, r6, hornet, gsxr, zx6r, fz6 e muitas outras) e que ultrapassem esses 70kw de origem.
Eu tenho A2 e uma cbr 600 f4 com 25kw (81kw de origem) e quando tive um acidente há poucos meses, a primeira coisa que a polícia e a seguradora me perguntaram foi se estava habilitado para conduzir aquela mota. Disse que sim, peguei no livrete, mostrei-lhes a potência e não houve qualquer problema.

Se optares por jogar pelo seguro, o meu conselho seria um mt-07 limitada a 35kw (esta é completamente legal pois de origem não chega a 70), uma cbr 500r ou uma cb 500f, qualquer uma é muito fixe, tolerante e não te cansas dela tão rápido! Nada melhor do que falares com donos das motas que tens em mente, ou até mesmo combinar para as veres pessoalmente e sentares-te na mota para ver se te agradam!
Boa sorte nisso!
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Snipas
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MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre a carta A2 Agosto 20th 2017, 22:39

uma MT07 ou uma Z800 limitada, era a melhor escolha se fores buscar 0km
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Vaz
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MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre a carta A2 Agosto 20th 2017, 23:29

JoelAntunes escreveu:
É isso mesmo, não podes conduzir uma mota, mesmo que limitada, cuja potência original seja mais do dobro da potência para a qual estás habilitada a conduzir, ou seja, 70kw (35x2). 
Nesse caso terias de riscar a hornet da lista, visto ter acima de 70kw de origem.

No entanto, por experiência própria, à partida não terás problemas com as motas que estão limitadas de livrete a 25 kw (cbr, r6, hornet, gsxr, zx6r, fz6 e muitas outras) e que ultrapassem esses 70kw de origem.
Eu tenho A2 e uma cbr 600 f4 com 25kw (81kw de origem) e quando tive um acidente há poucos meses, a primeira coisa que a polícia e a seguradora me perguntaram foi se estava habilitado para conduzir aquela mota. Disse que sim, peguei no livrete, mostrei-lhes a potência e não houve qualquer problema.

Se optares por jogar pelo seguro, o meu conselho seria um mt-07 limitada a 35kw (esta é completamente legal pois de origem não chega a 70), uma cbr 500r ou uma cb 500f, qualquer uma é muito fixe, tolerante e não te cansas dela tão rápido! Nada melhor do que falares com donos das motas que tens em mente, ou até mesmo combinar para as veres pessoalmente e sentares-te na mota para ver se te agradam!
Boa sorte nisso!

Mas é isso que eu não percebo, secalhar até estou a ser pouco inteligente, mas explica me se faz favor, o que é uma mota limitada de livrete a 25kw mas que ultrapassa os 70kw
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jaymeferreyra
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MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre a carta A2 Agosto 20th 2017, 23:51

Penso que o que te estão a querer dizer é que podes comprar uma mota usada que embora no livrete tenha registado que se encontra limitada a 25kw, na realidade não o esteja por já ter sido deslimitada.... Há por aí muitas situações dessas.
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Snipas
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MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre a carta A2 Agosto 21st 2017, 00:25

É assim, antigamente a lei era diferente e tinhas motas como a R6 que muitas conseguias limitar a 25KW, no entanto são motas com +de 100cv o que acontece é que hoje em dia tu para poderes limitar uma mota só o podes fazer até 50% da sua potencia total, ou seja uma MT07 tem de origem  55KW de potencia máxima, logo é possível limitar a 35kw, IMAGINA que a MT07 tinha 72KW o máximo que poderias fazer era limitar a 36KW ou seja a carta A2 já não serviria.
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JoelAntunes
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MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre a carta A2 Agosto 21st 2017, 00:58

Vaz escreveu:

Mas é isso que eu não percebo, secalhar até estou a ser pouco inteligente, mas explica me se faz favor, o que é uma mota limitada de livrete a 25kw mas que ultrapassa os 70kw

Há uns anos existia a carta ''intermédia'' que permitia conduzir motas até 25kw de potência, portanto para que os condutores com esta habilitação pudessem conduzir motas ''grandes'', as marcas começaram a vendar alguns modelos de média cilindrada com a potência ''cortada''. Na altura, algumas 600cc saíam de fábrica mesmo com 25kw de potência, informação que também constava no livrete. Depois, praticamente toda a gente queria usufruir da potência toda da mota, então tiravam essa limitação mecânica, mas no livrete continuava com a mesma potência, sendo assim ''legal'' na mesma.

Por exemplo, uma hornet 600 de 2008 tem 75kw de origem, mas para que os habilitados a A2 a pudessem conduzir, a Honda limitou algumas de fábrica a 25kw de potência. Nessa altura não havia esse problema do dobro da potência de origem, por isso era completamente permitido. Há poucos anos é que saiu a lei de que se a potência original da mota ultrapassar o dobro daquela a que está limitada, não é permitido, no entanto nunca ouvi nenhum relato de quem tenha tido problemas com isso.

(Corrijam-me se tiver dito algo errado)

Espero não te ter confundido mais ainda ahahahha
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Andre1904
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MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre a carta A2 Agosto 21st 2017, 01:50

Eu estava no mesmo dilema que tu, carta A2 até 35kw e acabei por optar por uma cbr 500r, melhor escolha que fiz, perdoa muitos erros de principiante, tem velocidade suficiente para alguém que esta a começar ou seja não te vais fartar rapidamente, tem bastante força em baixa rotação, só tenho coisas boas a dizer sobre ela
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Paulo Laia-HULK
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MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre a carta A2 Agosto 21st 2017, 07:40

Começa por uma 300, independentemente da marca.

Fala com o Gama aqui do Fórum, ele tem uma.
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MotardFeio
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MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre a carta A2 Agosto 21st 2017, 07:41

Dos modelos que falaste, sem dúvida que a Hornet 600 é a mais sumarenta.

Arranjas em 2ª mão a bom preço com a tal limitação no livrete.

Eu tive uma dessas, embora involuntariamente e sem necessidade pois já tinha carta há tempo suficiente. Vinham limitadas no livrete de origem!
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Vaz
Honda Monkey
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MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre a carta A2 Agosto 21st 2017, 08:41

Malta, obrigada pelo esclarecimento,  já percebi. ☺
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Lusso
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MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre a carta A2 Agosto 21st 2017, 09:50

Eu por acaso também ia para Hornet ou F3, F4.... são motas que têm muito para dar e são baratas...
Uma mota nova desvaloriza mais e as peças são mais caras
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Daikoni
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MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre a carta A2 Agosto 21st 2017, 10:44

Existem N boas motas para começares. Como será a primeira mota, compra algo que gostes, mas ainda não a tua 'mota de sonho', compra antes algo para treinares.
É bastante provável que a deixes cair (nem que seja para o lado), e causes alguns danos, para aprender é melhor nunca fazer grande investimento.

Nestes aspectos provavelmente uma mota como uma CBR250 / Ninja 250 e 300, CB/CBR500, etc, talvez fossem motas mais ideais para começares.
Até apostaria mais numa CBR250/Ninja250 que encontras a mais baixo preço e desvalorização menor.

Andas, aprendes, fartas-te, vendes por aproximadamente o mesmo preço que compraste, e trocas por uma que realmente gostes.

Se quiseres já começar por outra 'maior', torna-se um bocadito mais complicado de início (maior peso, maior potência = menos à vontade), mas também dá.

Mais importante que tudo isto, e o melhor conselho que te posso dar, é reservares uns bons €€ para bom equipamento.
Bom capacete, boas luvas e casaco, é o mais importante. Jolheiras e botas são benvindas também.

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Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between.
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MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre a carta A2

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