InícioPortalRegistrar-seConectar-se

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe | .

"Problemas" na direcção da Moto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Kat13
CBR 400RR

Número de Mensagens : 700
Mota/Modelo : CBR 650f

MensagemAssunto: "Problemas" na direcção da Moto Qui 14 Set - 20:22

Boas,

Ora venho abrir este topico pois, como já devem de saber, ando já a algum tempo a notar alguma vibração na direcção da minha moto, CBR 650f 2014.

A moto está agora com pouco mais de 18.000kms (cerca de 5.200kms feitos por mim) e sempre notei a direção um pouco "instável"...

Passo a explicar... Se for numa rua algo irregular é como se fosse algo a bater dentro da direção, mesmo devagar, a cerca de 10-20kms/h... Basta dar uns toques no travão da frente e nota-se logo um tac-tac... A primeira vez k falei com o dono da Honda disse-me k isso seria normal, k seria do ABS a acionar, mas nunca deu certeza de nada, culpa minha pois nunca lhe dei muita importância, acreditei na palavra dele e, nunca lhe dei a moto para testar...

Até aos 80kms/h a coisa melhora mas a partir dai a direção começa novamente a tremer... Consegue-se ir bem até aos 150-160, tb não ando muito mais do k isso por norma mas a essa velocidade nota-se a moto a tremer bem e faz-me lembrar quando no carro tenho alguma roda da frente descalibrada... E claro, viagens grandes dá-me cabo dos pulsos k não é brincadeira...

Já troquei os pesos por uns Barracuda para testar e ainda foi pior, bastava largar o volante 1 cm e o volante começava a tremer de tal forma k nem sei como não cai a primeira vez k testei esses pesos, bela M****

Com os originais já não faz isso mas a direção continua tremer...

Estou a pensar em ir com a moto a honda onde a comprei pois deram-me 2 anos de garantia mas queria ter algumas opiniões vossas do k poderia ser ou se é mesmo normal... Com a minha 125cc não acontecia nada disto e sentia-me bem mais seguro mas, também já me disseram k é de eu não estar habituado a moto e sempre tive alguns problemas nas articulações... Quanto não estar habituado pode até ser verdade, é a minha primeira "grande moto" e nunca tinha andado com outra pelo que não posso comparar...

Eu peço desculpas pelo testamento mas isto está mesmo a mexer comigo, chego a não pegar na moto porque me ponho a pensar k vou ficar com os punhos abertos... Enfim... Acabo por não aproveitar muito a moto, até já pensei em vender...

Podem-me dar uma ajuda, please?!!! Será k resolve calibrando somente a roda?!!!
Daikoni
Administrador

Número de Mensagens : 8744
Mota/Modelo : CBR600F 2012

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto Qui 14 Set - 21:04

ABS não é. O ABS só podias sentir algo em situação de bloqueio de roda.

Pode ser calibração da roda, já me aconteceu após trocar uns pneus, voltei a oficina, realmente estava mal, recalibraram, e ficou fixe.

Se sentires só chocalho em buracos, também pode ser a mesa de direcção com falta de aperto, outra coisa que também já me aconteceu.

Com os poucos kms que tens, duvido que seja algo como rolamentos de direcção lixados, e à partida não faria esse tremer assim.

Os pneus que tens são de origem? Foram trocados? Se sim, quem te fez a troca, efectuou a calibração?
Pneus gastos, principalmente quando pouco uniforme, também pode causar este sintoma.

Jante com algum empeno, e até discos de travão empenados podem causar isto também.

Think for yourself. Live your life. Make it count.
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
Wolf
CBR 600F4i

Número de Mensagens : 3132
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto Qui 14 Set - 21:16

Acho que o daikoni já falou no issencial, vai ver isso que alguma coisa não está bem, se numa oficina não ligam ao que dizes, vai a outra.
Kat13
CBR 400RR

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto Qui 14 Set - 23:04

Bem, em relação aos pneus, nunca os troquei e, quando adquiri a moto disseram-me k estes ainda eram os originais, deixo fotos dos mesmos. Sempre achei estranho serem os originais porque a moto tem 18.000kms e ainda têm bom piso e, pelo k vejo aqui no forum, o pessoal quase não faz 15.000kms...

Se for só calibrar e dar algum aperto na direção já não seria mau de todo... Trocar os pneus agora não me dava muito jeito mas, se tiver k ser... se forem os discos lá terei k trocar mas ao passar com o dedo nos mesmos não me parecem empenados mas...

Os pneus, um tem DOT de 2013 e o outro de 2014...

Frente:

Tras:

jaymeferreyra
CBR 400RR

Número de Mensagens : 733
Mota/Modelo : Honda CBR 1100 XX

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto Sex 15 Set - 0:14

Impressão minha ou o pneu da frente tem altos e baixos.... Na foto parece.
Se tiver altos e baixos deve ser essa a origem do problema que tens.
Kat13
CBR 400RR

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto Sex 15 Set - 0:48

jaymeferreyra escreveu:
Impressão minha ou o pneu da frente tem altos e baixos.... Na foto parece.
Se tiver altos e baixos deve ser essa a origem do problema que tens.

Penso k não, isso é só mesmo na primeira imagem, algum defeito ao tirar a foto com o telemóvel.... Nas restantes já não tens esses altos e baixos...
PSonic
CBR 600F3

Número de Mensagens : 2251
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto Sex 15 Set - 8:33

Tens ou consegues usar um cavalete na frente da mota?
A única forma de veres se a jante tem algum empeno (mais acentuado), se os discos podem já não estar direitos e se o pneu está uniforme é com a roda no ar ou fora da mota metida em qq coisa para a rodarmos e à vista ver essas coisas.

Qt ao tac-tac q ouves/sentes ao travar como já disseram e bem deve ser a mesa com folga, normal de acontecer devido à vibração do motor, ou um caso mais sério disco empenhado/rachado.
Os apertos até vem mencionado em todos os manuais como uma verificação periódica. Na minha antiga CBR tinha q reapertar a mesa em cada muda de óleo pois começava a fazer esses tac-tac ao travar e sente-se nas mãos. Agora na GSXR tb já notei isso, mto mais suave mas tá ali um desaperto da mesa. Com a mota parada e desligada trava apenas à frente e tenta empurrar a mota para a frente e para trás (trava bem para não andar), se já ouvires/sentires o tac-tac então um dos pontos é mm a mesa com falta de aperto. Ela n se vai soltar mas convém resolver.

A vibração em andamento já é algo mm na parte da roda, seja a jante, discos ou pneu.

Se tá na garantia eles têm q diagnosticar isso, se for pneu têm q te avisar q é isso para trocares logo q possível. Fora isso a gara tem q assumir visto q já a compraste assim
Daikoni
Administrador

Número de Mensagens : 8744
Mota/Modelo : CBR600F 2012

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto Sex 15 Set - 9:46

Os pneus são os de origem, os D222, também já tive esses pneus, a mim duraram-me uns 7000km, a duração de pneus é muito relativa, depende do andamento, acelerações, travagens, piso, etc.

Quanto aos discos, podem estar empenados e não ser visível a olho. Quando o estão, normalmente notas mais é na travagem, em casos mais extremos a frente da mota começa toda a saltitar severamente.
Como o centro de gravidade não está uniforme derivado ao empeno, mesmo a soltar mãos do guiador faz abanar como se tivesse falta de calibração (que é o motivo de tudo o que é empenos na roda/discos ou pneus mal gastos fazerem essas vibrações / abanos, alterações do centro de gravidade).

Mesa direcção só acredito mais se sentisses isso mais quando passas por buracos, e não tanto numa travagem contínua e normal.

Think for yourself. Live your life. Make it count.
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
Kat13
CBR 400RR

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto Sex 15 Set - 11:42

Bem, hoje cedo lá fui a Honda e... É mesmo o pneu da frente k, apesar de n se notar muito realmente está "às escadinhas"... Disseram-me k devo de ter andado com a moto com pouco ar/pressão e fez isso ao pneus...

Quanto ao tac-tac da direção, andaram com a moto e disseram k é normal, k é devido aos vulsos do disco e k ao travar faz esse tac-tac... Realmente noto mais a baixa velocidade quando vou a dar toques no travão, à medida k dou um toque oiço o tal tac...

O pneu ainda tem rasto pelo é tentar gasta-lo um pouco mais, eu também não ando com muita velocidade e está a chegar o tempo mais frio, a partir de Novembro/Dezembro é encostar a moto por uns tempos...

Desde já agradeço a vossa ajuda e opiniões Smile
FGOMES
CBR 400RR

Pendura : Aluga-se

Número de Mensagens : 635
Mota/Modelo : Yamaha FZS 600; ex.HONDA CBR600F2 (PC25); ex.Daelim Daystar 125 Black Plus

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto Sex 15 Set - 12:02

Bem, acho que te esqueces-te de tirar o cadeado de disco antes de andares!! Very Happy Very Happy Very Happy

Agora numa nota mais seria, a mim ja me aconteceu ter as pincas do travao mal apertadas e como e obvio embora nao se soltassem estavam soltas e iam batendo na roda, o que me dificultava a travagem e fazia esse barulho sempre que travava como se nao respondesse logo..vim a descobrir que um dos quatro parafusos nem estava la lol por isso...se te apanharam o pneu ja e muito bom
PSonic
CBR 600F3

Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto Sex 15 Set - 12:37

Ainda bem q era coisa simples, restam agora euros para trocar o pneu.

Então esse tac-tac q a tua faz ao travar durante a passagem do disco a minha tb faz ao travar, mas só faz 1 tac q é qd as pastilhas encostam no disco. E é como dizes só se ouve devagar, pois com o vento e o barulho do motor são coisas q n se ouve a andar.
Derivado deste teu tópico antes de vir para o trabalho fui ver a minha mesa, travei a roda da frente e ao tentar andar para tras e para a frente faz la um tac-tac conforme a puxo para atras e para a frente, n consegui ver bem de onde vinha mas é será com certeza o aperto da mesa, a CBR o barulho era mto semelhante. Tenho q ver se arranjo um bocado para passar na oficina pois agora máquina "modernas" têm chaves esquisitas como tudo!!!
S.Pacheco
CBR 600F

Pendura : Normalmente Solo!!!

Número de Mensagens : 1019
Mota/Modelo : CBR1000 RR 2008+ EX: GSX-R 1000 K1 EX: XF-21 50cc kkkkkkk

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto Sex 15 Set - 13:17

ainda bem que já resolveste a situação, mas sim nessa primeira foto é bastante perceptivel que o pneu da frente não está em condições!
http://www.auto-carevnm.pt
Kat13
CBR 400RR

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto Sex 15 Set - 16:02

PSonic escreveu:
Ainda bem q era coisa simples, restam agora euros para trocar o pneu.

Então esse tac-tac q a tua faz ao travar durante a passagem do disco a minha tb faz ao travar, mas só faz 1 tac q é qd as pastilhas encostam no disco. E é como dizes só se ouve devagar, pois com o vento e o barulho do motor são coisas q n se ouve a andar.
Derivado deste teu tópico antes de vir para o trabalho fui ver a minha mesa, travei a roda da frente e ao tentar andar para tras e para a frente faz la um tac-tac conforme a puxo para atras e para a frente, n consegui ver bem de onde vinha mas é será com certeza o aperto da mesa, a CBR o barulho era mto semelhante. Tenho q ver se arranjo um bocado para passar na oficina pois agora máquina "modernas" têm chaves esquisitas como tudo!!!

É verdade... É das tais coisas k um gajo não sabe se é normal ou não e fica na duvida... Quando me disseram pela primeira vez k seria do ABS achei estranho, hoje é k me indicaram mesmo o k era...

E sim, estou "aliviado" por ser somente o pneu da frente, é ter agora algum cuidado até trocar...

Já estava mesmo a pensar em colocar a CBR a venda e ver uma NC750x ou uma MT-07 Tracer... Os meus pulsos n aguentam viagens grandes com esta moto, pelo menos como está agora Sad
PSonic
CBR 600F3

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto Sex 15 Set - 17:42

Kat13 escreveu:

Já estava mesmo a pensar em colocar a CBR a venda e ver uma NC750x ou uma MT-07 Tracer... Os meus pulsos n aguentam viagens grandes com esta moto, pelo menos como está agora Sad

Fui ver a foto do teu pneu com mais atenção e aquilo ta mm mau!!!! eheheh
A troca do pneu irá com toda a certeza melhorar muito o conforto no guiador, agora a comparar com esses 2 modelos que indicaste a CBR tem uma posição mais racing e logo o esforço nos pulsos será maior em relação às outras que é uma posição mais direita.

Eu só quero/gosto de superdesportivas, enquanto o corpo deixar n quero outro estilo. Qd a idade começar a pesar, ou surja alguma limitação fisica (tenho uma hérnia q tenho tentado tratar com mto carinho!!) então lá se pensa nisso e mudar de estilo. Mas para já nem me consigo imaginar em outro estilo de mota.
As que indicaste fui ver umas fotos e são muito bonitas, mas nos outros!!! Very Happy

Se conseguires fazer um test-drive nessas era o ideal, pois nem te vou dizer para não venderes a CBR caso de facto uma das outras resolva o teu problema com os pulsos, se as outras forem melhores para ti força nisso e troca de mota.
D.G
CBR 400RR

Número de Mensagens : 551
Mota/Modelo : CBR 600 FS 01

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto Sex 15 Set - 20:03

Vi as fotos e nem reparei no teu pneu da frente só depois de ler o comentário do companheiro jaymeferreyra é que voltei atrás e vi realmente que esse teu pneu já viu melhores dias, de certeza que quando meteres um novo vais notar diferença.
PSonic
CBR 600F3

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto Qui 5 Abr - 18:55

Kat13 como está o conforto da mota?

Vi este vídeo e lembrei-me do teu caso q n andavas la mto contente.

Kat13
CBR 400RR

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto Qui 5 Abr - 20:18

Olha, nem de propósito... A moto vai segunda para a oficina fazer a revisão dos 18.000Kms e vai levar 2 pneus novos... Pedi também para verem se a mesa de direcção precisava de algum aperto, vamos ver o resultado...

Em relação a troca da moto... Nahhh... Agora k a tenho como gosto Smile... Mas agradeço a atenção PSonic, segunda já darei noticias em relação a isto Smile A ver se a coisa fica resolvida com a troca dos pneus, acredito k sim (estou a fazer figas), uma moto com 19.000kms e ainda com os pneus de origem é obra... BT S21 a caminho Wink
PSonic
CBR 600F3

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto Qui 5 Abr - 21:35

Se passares a mão nos pneus notas altos? Mas de facto com esses km todos já devem estar mm a pedir a troca. Pneus fixes esses sim.

A minha em estradas irregulares com a viseira aberta ouço uns pequenos "clacs" e acho q deve vir da mesa, tb aperto digo eu. Qd tiver a mota montada ver se vou à oficina, pois aquilo tb uma porca estranha. Mas tb pode n ser dessa mas das q estão por baixo da mesa. O estranho é travando a roda e puxando a mota para trás e para a frente n sinto o guiador solto, nem na estrada irregular, deve uma cagarisse qq q ainda n dei com ela!!

Então depois dá feedback após a revisão

Edit: voltei a ver as fotos e os pneus tão mm aos altos, vais mm notar mta diferença
CBR666
CBR 600F3

Número de Mensagens : 2298
Mota/Modelo : CBR 600 RR e KTM SX-F 250

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto Dom 8 Abr - 0:21

Vê o aperto das caixas de direcção...
http://ll-motors.pt
PSonic
CBR 600F3

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto Dom 8 Abr - 0:27

CBR666 escreveu:

É para mim?
Sei q as motas têm isso e tenho quase a certeza onde estão, agora n faço a mais pequena com ver ou fazer isso. Vou depois dar um olho no manual de serviço. Obrigado
Kat13
CBR 400RR

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto Dom 8 Abr - 11:53

CBR666 escreveu:

Se for para mim também agradeço eheheh
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: "Problemas" na direcção da Moto

"Problemas" na direcção da Moto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» Cronica - 4º Moto-Churrasco MC Pinhal Novo
» Mais um grande evento no Moto clube de Alverca
» aproveitem o ultimo moto gp em portugal......cada vez tamos piores....que triteza...
» 5° Aniversário do Moto Clube de Corroios - 17 de Maio
» Cronica do 16 º Aniversário do Moto Clube Pinhal Novo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Dúvidas e questões-