| | Desligar mota com ventoinha ligada? | |
|
|
| Autor | Mensagem |
|---|
Morais CBR 900RR

Pendura: Até fazem bicha... Mas não é fácil... 8D
Número de Mensagens: 1745 Idade: 32 Localização: Stone Valley (Cartaxo) Mota/Modelo: CBR954 A Bruta ;) Data de inscrição: 17/10/2008
 | Assunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Sex Dez 10, 2010 11:17 am | |
| Certo! É mesmo isso que estou a dizer! A mota arrefece mais rapidamente com o motor desligado, do que com o motor a trabalhar, uma vez que dessa forma não está a ser gerado calor pelo seu funcionamento! Não há problema nem vantagem! Apenas estás a dar mais desgaste à bateria e mais um ciclo ao motor de arranque! É de lembrar que o maior desgaste de qualquer máquina dá-se no seu arranque! |
|
 | |
motocoins CBR 600RR

Número de Mensagens: 744 Idade: 35 Localização: evora Mota/Modelo: cbr 1000 2008 Data de inscrição: 12/05/2009
 | Assunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Sex Dez 10, 2010 4:19 pm | |
| |
|
 | |
khan CBR 125R

Número de Mensagens: 169 Idade: 37 Localização: Alverca Data de inscrição: 30/08/2010
 | Assunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Sex Dez 10, 2010 7:52 pm | |
| vou vender o meu peixe.... pelo menos nos carros, a ventoinha trabalha com o carro desligado até a temperatura ser menor que o valor da válvula térmica (e termoestato). Deve-se, principalmente nos sobrealimentados, deixar o carro um pouco a trabalhar. Não tanto devido as pressões, mas devido a lubrificação do turbo/compressor. Ao desligar a chave, vai-se desligar a bomba de óleo, e consequentemente o atrito dentro do veio da turbina irá aumentar....(calculem não haver lubrificação nos momentos íntimos!!....  ) nas motas, deve-se passar o mesmo...agora desligar e ligar e a temperatura diminuir muito....não estou a ver o filme...só mesmo desgaste do motor de arranque/bateria.. |
|
 | |
davidrr CBR 900RR

Número de Mensagens: 1416 Idade: 32 Localização: sintra Mota/Modelo: Honda CBR 1000RR Data de inscrição: 23/09/2010
 | Assunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Sab Dez 11, 2010 4:43 am | |
| | khan escreveu: | vou vender o meu peixe....
pelo menos nos carros, a ventoinha trabalha com o carro desligado até a temperatura ser menor que o valor da válvula térmica (e termoestato). Deve-se, principalmente nos sobrealimentados, deixar o carro um pouco a trabalhar. Não tanto devido as pressões, mas devido a lubrificação do turbo/compressor. Ao desligar a chave, vai-se desligar a bomba de óleo, e consequentemente o atrito dentro do veio da turbina irá aumentar....(calculem não haver lubrificação nos momentos íntimos!!.... )
nas motas, deve-se passar o mesmo...agora desligar e ligar e a temperatura diminuir muito....não estou a ver o filme...só mesmo desgaste do motor de arranque/bateria.. |
tem logica o k disseste mas o "filme" é que desligando o carro ou mota com a ventoinha a trabalhar paras a circulaçao da agua pk a bomba d agua esta parada"motor parado nao trabalham as correias k umas delas faz trabalhar a bomba d agua,."na realidade estas a arrefecer apenas o radiador mas a agua k esta na cabeça do motor e tubos esta parada fazendo um aquecimento mais alto por momentos....ela tem k circulas"agua ,anti congelante....." |
|
 | |
khan CBR 125R

Número de Mensagens: 169 Idade: 37 Localização: Alverca Data de inscrição: 30/08/2010
 | Assunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Sab Dez 11, 2010 7:57 am | |
| sim..correcto... .mas como o termoestato está aberto (a quente), a penso que mesmo com a "agua", o circuito está aberto...e o liquido deve arrefecer por simpatia?? lol ou se calhar, serve mesmo para arrefecer o liquido que está no radiador, para assim que se fizer novo arranque, o liquido entrar mais fresco no motor?? |
|
 | |
Morais CBR 900RR

Número de Mensagens: 1745 Idade: 32 Localização: Stone Valley (Cartaxo) Mota/Modelo: CBR954 A Bruta ;) Data de inscrição: 17/10/2008
 | Assunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Sab Dez 11, 2010 8:06 am | |
| Errado! É por isso é que não se deve meter agua "fria" no radiador quando o motor está subreaquecido, devido a uma brusca descida de temperatura há falência de material! Da mesma forma que não se deve arrancar a fundo com os motores frios!  |
|
 | |
khan CBR 125R

| Assunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Sab Dez 11, 2010 9:18 am | |
| ..não foi isso que eu escrevi....se calhar expliquei-me mal.... o liquido que esta dentro do radiador, é que com a ajuda da ventoinha, e enquanto a válvula térmica "der ordem" (isto com o motor parado), vai diminuindo a temperatura...calcula...a valvula dá contacto aos 90ºc e o termoestato abre o diafragma á mesma temperatura.como o circuito está aberto, a temperatura vai diminuir ate aos tais 90º graus...
o arrancar a fundo com os motores frios, tem a ver com a lubrificaçao..... |
|
 | |
Morais CBR 900RR

| Assunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Sab Dez 11, 2010 11:45 am | |
| Não há vantagem nenhuma de ficar à espera que a ventuinha pare! "o arrancar a fundo com os motores frios, tem a ver com a lubrificaçao....." ...no caso a falta dela, mas não só, o outro grande problema é estar a expor o motor a temperaturas brutais, enquanto que todos os componentes metalicos estão frios, bloco do motor, carter, babeça... etc... |
|
 | |
khan CBR 125R

| Assunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Sab Dez 11, 2010 12:05 pm | |
| sim....
o que tentei explicar, era o motivo possível da ventoinha continuar a bombar com o carro desligado...
posso estar enganado, mais quanto menor foi a temperatura do motor (e componentes), maior o rendimento..certo?
se tivesses sempre o motor a..sei lá......30º, e com uma lubrificação perfeita,terias uma máquina "do power"....segundo as contas da "esquina", cada grau tirado, é mais uma cavalo que se obtém....
Por norma, os problemas..empenos, etc, são derivados a temperaturas excessivas.... tens o exemplo das colaças......que empenam com o calor....
tens outro exemplo....as brocas....quando são para fazer buracos "à homem", tem de ser lubrificadas para não empenar devido ao movimento das moléculas (calor)...
|
|
 | |
davidrr CBR 900RR

Número de Mensagens: 1416 Idade: 32 Localização: sintra Mota/Modelo: Honda CBR 1000RR Data de inscrição: 23/09/2010
 | Assunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Dom Dez 12, 2010 2:27 am | |
| sim nas brocas ya lol....mas no motor desligas a mota a agua para de circular a ventoinha a trabalhar mas so mesmo a arrefer o radiador nada mais ...a agua passa pelo radiador para voltar a entrar n motor com a intuiçao de estar mais freca percebes..asiim nao arrefece nada |
|
 | |
khan CBR 125R

| Assunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Dom Dez 12, 2010 4:01 am | |
| | davidrr escreveu: | | sim nas brocas ya lol....mas no motor desligas a mota a agua para de circular a ventoinha a trabalhar mas so mesmo a arrefer o radiador nada mais ...a agua passa pelo radiador para voltar a entrar n motor com a intuiçao de estar mais freca percebes..asiim nao arrefece nada |
correcto..a bomba de agua está parada com o motor desligado...... o que estou a tentar escrever, é que apesar de a ventoinha arrefecer o liquido dentro do radiador e visto o termoestato estar aberto, haver uma troca de energia entre toda a agua dentro do circuito..
Calcula dois garrafoes de agua luso ligados por um tubo entre eles...os dois têem agua quente, se num deles deitares agua mais fria, que acontece ao outro? |
|
 | |
davidrr CBR 900RR

| Assunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Dom Dez 12, 2010 5:08 am | |
| estou a perceber te |
|
 | |
Morais CBR 900RR

| Assunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Dom Dez 12, 2010 11:25 am | |
| Isto já parece uma converca de doidos! Isso não é nada significativos, e tambem não é verdade que os motores têm melhores prestações a trabalhar a frio, se isso fosse verdade os motores teriam arrefecimentos diferentes para trabalharem mais frios! O meu carro já teve um problema que mal atingia os 70ºC em andamento e o que aumentou foi o consulo... quase o dobro! 
Última edição por Morais em Dom Dez 26, 2010 1:09 am, editado 2 vez(es) |
|
 | |
TBatista CBR 900RR

Número de Mensagens: 1219 Idade: 25 Localização: Barreiro Mota/Modelo: Cbr 600 FS Data de inscrição: 08/07/2009
 | Assunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Sab Dez 25, 2010 11:08 am | |
| eu desligo nas calmas, outras vezes deixo parar a ventoinha é o k der na gana. plo k sei tanto uma como a outra nao ha azar nem mal para a moto. |
|
 | |
davidrr CBR 900RR

| |
 | |
| | Desligar mota com ventoinha ligada? | |
|