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 recteficadores

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helder
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MensagemAssunto: recteficadores recteficadores Icon_minitimeJaneiro 8th 2009, 19:59

boas pessoal, deixo aqui umas questões para os mais entendidos responderem:
reparei que existe notas com rectificadores de corrente (acho que é isso) que basicamente devem ser aparelhos electrónicos ou mecânicos que regulam a cavalagem, ou seja, uma mota com uma cavalagem maior fica reduzida a uma potencia de por ex 25kw, assim pessoas com carta de 25 kw já podiam conduzir.as perguntas que eu deixo são as seguintes:isso só é possivel colocar em motos novas vindas de stand/fabrica ou tambem se pode colocar em motas usadas?.quais as entidades (emprezas) que fazem isso?. preços, problemas com as autoridades. deixes sugestoes!!!
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César Coriolano
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MensagemAssunto: Re: recteficadores recteficadores Icon_minitimeJaneiro 8th 2009, 21:11

Boas

Tanto quanto sei é um kit que instalam na admissão/carburadores (por aí!!) para fazer limitar a potencia util.

Penso que só mesmo as marcas podem fazer isso e aquando o registo da mota (zero Km´s)

Cumptos
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MensagemAssunto: Re: recteficadores recteficadores Icon_minitimeJaneiro 8th 2009, 21:29

Helder,

É assim... existem eféctivamente os Rectificadores de Corrente, também conhecidos por Reguladores de Corrente. O Rectificador serve para converter a corrente alternada em contínua. Ou seja a energia obtida no alternador é convertida em algo utilizável no resto da moto e desta forma carrega a bateria e alimenta o circuito.

Ou seja... não regula a cavalagem da moto.

No caso das motos de carburador a "regulação da cavalagem" é feita através de um estrangulador que não é mais do que uma flange (uma bolacha) que se monta na admissão que reduz a secção de entrada, por um CDI que limita a rotação do motor e eventualmente por gieucleus do carburador mais pequenos e até mesmo o sistema de escape.

No caso das motos a Injecção Electrónica, utiliza-se também o tal estrangulador na admissão e a centralina (ECU ou ECM) tem mapas que fazem com todo o sistema trabalhe de modo a limitar a potência da moto nos tais 25 kw.

Relativamente às tuas perguntas... podes perfeitamente reduzir a potência a uma moto usada através da utilização do tal kit de redução de potência, mas para legalizares é que é complicado.

Normalmente determinados modelos são homologados no IMTT como Veículos de Potência Reduzida (25kw ou relação de 0,16kw/kg) e quando são vendidos, já vem mensionado no livrete que é um veículo de potência reduzida.

Para alterares as caracteristicas de um veículo o IMTT exige tudo e mais alguma coisa, por isso vale mais vender a moto full power e comprar uma outra já legalizada como potência reduzida.

Actualmente não se fazem essas alterações pelas razões que te expliquei, no entanto, qualquer oficina que consiga adquirir esse kit na marca, pode fazer a sua montagem, o pior é para legalizar.

Resumindo e baralhando... é possível, mas é dispendioso e muito trabalhoso.

MCumps.

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MensagemAssunto: Re: recteficadores recteficadores Icon_minitimeJaneiro 8th 2009, 22:15

obrigado por todas as respostas!
caro ed pelo que me apercebi as motas de injecção tem que ser re-mapeadas, ou a propria centralina ajustara isso, ja que a MAF irá ler um volume menor de ar. não irá causar problemas a posteriori? já que o motor esta habituado a trabalhar com uma certa pressao,rotação etc...?
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Ed_acelera
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MensagemAssunto: Re: recteficadores recteficadores Icon_minitimeJaneiro 8th 2009, 22:25

Sim, a centralina tem que ser remapeada.

As motos não tem sensor MAF, mas não deixas de ter razão... a centralina faz a leitura de todos os sensores (IAT, MAP, ETS, TPS, CKP, O2, mais um ou outro) e ajusta a Ignição e a Injecção para todas as diferentes leituras. Mas não vai haver qualquer problema à posteriori.

No caso das minhas "ninas" é tudo igual nos modelos Full Power e Reduced Power, com a exepção do estrangulador e do Recalibração do ECM (que não é visivel à vista).

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MensagemAssunto: Re: recteficadores recteficadores Icon_minitime

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