InícioPortalRegistrar-seConectar-seAJUDA carta AL vs AP LojaAJUDA carta AL vs AP V-deosAJUDA carta AL vs AP Fotos
AJUDA carta AL vs AP Iy07r7

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe

AJUDA carta AL vs AP

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

Número de Mensagens : 2558
Mota/Modelo : Daytona 675

AJUDA carta AL vs AP Empty
MensagemAssunto: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 18:34

boas pessoal

para quem não sabe eu tenho carta AL (limitada a 25kw=34cv) tirada quando tinha quase 20 anos..

mas agora comprei uma 600 que não está limitada, ou seja tem mt mais potencia no livrete, pelo que nao a posso conduzir legalmente

a minha questao era, conhecem alguma maneira de eu, uma vez que faço 21 anos agora, tirar a AP, para poder conduzir a minha mota, sem estar a pagar uma carta de conduçao nova?

nao sei se me posso autopropor a exame com a minha mota num centro de exames privado ou publico ou alguma escola que faça um preço baixo proprio para estas situaçoes.. queria a vossa opiniao
Convidado
Convidado
Anonymous

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 18:45

Se tens carta de 250cc, automaticamente ao fim de 2 anos ficas habilitado a conduzir todas as cilindradas...!

No meu caso tirei aos 18 anos, mas só o ano passado que perdi a carteira e tive que mandar vir os documentos todos, é que veio actualizada a carta...mas no fundo podes conduzir, não tens é o documento actualizado...

Atenção que não sei se é o teu caso, se for carta de 250cc em principio ainda deve ser igual, é que já tirei a carta em 2002!

Cumps.
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 18:47

sim, mas a minha ainda faltam uns bons meses para actualizar para AP, contudo´já fiz os 21 e já podia tirar a AP

se sou apanhado a conduzir a minha 600, perco a carta de carro (menos de 3 anos), perco a carta de mota, e ainda levo uma multa de 500 a 2500€ e um processo crime

por isso queria tirar a AP, mas tar a pagar uma carta toda de novo =S
Convidado
Convidado
Anonymous

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:00

Esperas esses meses e actualizas...

Está.me aqui a escapar algo ( esquece os Ap's e os Al's, lol) troca isso por miudos...tens carta de 250cc? ou de 125cc?

Se for de 250cc tirada aos 18 anos podes conduzir passados 2 anos certos, senão só podes tirar aos 21 anos, pelo menos antes era assim...daí eu ter tirado logo aos 18 anos, para poder conduzir tudo o mais rápido possivél! lol
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:01

tenho de 250, tirei aos 19 e meio

e comprei uma 600 com 130cv

a carta so actualiza em julho, pelo que agora ando ilegal
Convidado
Convidado
Anonymous

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:04

Pois...agora percebi...devias ter tirado mais cedo...! loool

Deixa.te andar...não compensa estares a tirar a carta outra vez...espera!
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:05

eh meu, mas se sou apanhado, perco as cartas todas e ainda levo uma multa de 500 a 2500€ =S
LTmaverick
CBR 600RR

Pendura : Vai a pé como eu :(

Número de Mensagens : 4036
Mota/Modelo : Ex. NSR 50, Ex. kangshao 250, Ex. CBR 125 05, Ex. Suzuki RF600R 93, Ex. CBR 600 Custom, Actual GSXR 750

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:09

então na andes..lol

ou gastas 250€ e tiras a carta.. mas acho desnecessario...
Dutch
CBR 400
Dutch

Pendura : depende da minha vontade!

Número de Mensagens : 449
Mota/Modelo : CBR600F & Shadow 1100C

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:19

trbks escreveu:
Pois...agora percebi...devias ter tirado mais cedo...! loool

Deixa.te andar...não compensa estares a tirar a carta outra vez...espera!

X2

Vale apena esperares uns mesinhos!
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:20

e fica parada na garagem ='(

eu queria era saber se eu como para a semana já tenho 21 anos, nao me posso autopropor a exame de conduçao com mota de potencia superior a 35kw num centro de exames privado?
Convidado
Convidado
Anonymous

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:21

KaraPau_GT escreveu:

Se quiseres tráz para Coimbra que eu ando com ela...lol!
Dutch
CBR 400
Dutch

Pendura : depende da minha vontade!

Número de Mensagens : 449
Mota/Modelo : CBR600F & Shadow 1100C

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:25

Passa por uma escola de condução e informa-te! Pode ser que eles tenham solução. E assim é mais certo saberes com o que podes contar do que andares na ignorância e seres autoado e passares a ter de andar de BUS ou a pé... Wink
R@lf Jones
CBR 600F3
R@lf Jones

Pendura : Consciencia

Número de Mensagens : 2137
Mota/Modelo : CB600F Hornet

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:40

eu posso estar enganado quanto ao que vou dizer, mas aki vai:

Tens a carta AL tirada aos 19,5 anos. logo só aos 21 anos é que tens direito há carta Ap.
Pois segundo o código é 2anos de experiencia ou 21 anos de idade. No teu caso 21 anos de idade.

Se tens 20 e queres tirar a carta AP, nao dá pois esta carta só está disponivel a partir dos 21 anos.

Ou seja só te resta esperares até completares os 21 pois não há volta a dar.

Solução é vender a mota e comprar uma limitada ou arriscar em andar com ela ou andares a pé.
Tenho carta há 3 anos e nunca fui mandado parar. Mas para ti é um risco.
R@lf Jones
CBR 600F3
R@lf Jones

Pendura : Consciencia

Número de Mensagens : 2137
Mota/Modelo : CB600F Hornet

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:42

KaraPau_GT escreveu:

eu queria era saber se eu como para a semana já tenho 21 anos, nao me posso autopropor a exame de conduçao com mota de potencia superior a 35kw num centro de exames privado?

só vi isto depois. Na teoria para a semana já podes conduzir a mota. Vais ao IMTT e mandas renovar a carta que já vem a carta Ap averbada
LTmaverick
CBR 600RR

Mota/Modelo : Ex. NSR 50, Ex. kangshao 250, Ex. CBR 125 05, Ex. Suzuki RF600R 93, Ex. CBR 600 Custom, Actual GSXR 750

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:43

R@lf Jones escreveu:
eu posso estar enganado quanto ao que vou dizer, mas aki vai:

Tens a carta AL tirada aos 19,5 anos. logo só aos 21 anos é que tens direito há carta Ap.
Pois segundo o código é 2anos de experiencia ou 21 anos de idade. No teu caso 21 anos de idade.

Se tens 20 e queres tirar a carta AP, nao dá pois esta carta só está disponivel a partir dos 21 anos.

Ou seja só te resta esperares até completares os 21 pois não há volta a dar.

Solução é vender a mota e comprar uma limitada ou arriscar em andar com ela ou andares a pé.
Tenho carta há 3 anos e nunca fui mandado parar. Mas para ti é um risco.

não deve ser bem assim pois a mim que tenho 24 anos perguntaram me se queria tirar AL ou AP e que se tirasse AL só 2 anos depois e que poderia conduzir de 250 pra cima..
LTmaverick
CBR 600RR

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:44

R@lf Jones escreveu:

só vi isto depois. Na teoria para a semana já podes conduzir a mota. Vais ao IMTT e mandas renovar a carta que já vem a carta Ap averbada

era bom, então um gajo tirava a AL aos 20 e aos 21 ia renovar a carta e ja ficava com AP... informem-se...
LTmaverick
CBR 600RR

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:46

aqui fica

"Com que idade posso tirar carta de motociclos?
É possível tirar a carta de motociclos até 125 cm3 a partir dos 16 anos. No caso de motociclos com potência superior a 25 KW, a idade mínima é de 18 anos. Finalmente, para a categoria A (motos pesadas), a idade mínima é de 21 anos ou 2 anos de carta com a sub-categoria AL (motociclos com potência superior a 25 KW). Em qualquer um destes três casos, pode inscrever-se e frequentar as aulas no semestre que antecede a idade mínima."
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:46

escolas de conduçao, cada uma diz a sua, cada uma diz uma coisa diferente

isso queria eu,q ue aos 21 passa-se automaticamente a AP, mas nao passa, julgo que so passa a AP com 2 anos de AL
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:47

LTmaverick escreveu:
aqui fica

"Com que idade posso tirar carta de motociclos?
É possível tirar a carta de motociclos até 125 cm3 a partir dos 16 anos. No caso de motociclos com potência superior a 25 KW, a idade mínima é de 18 anos. Finalmente, para a categoria A (motos pesadas), a idade mínima é de 21 anos ou 2 anos de carta com a sub-categoria AL (motociclos com potência superior a 25 KW). Em qualquer um destes três casos, pode inscrever-se e frequentar as aulas no semestre que antecede a idade mínima."

yah, podes aos 21 TIRAR, fazendo exame em mota de 35kw, não é passar automaticamente como disseram aqui~, será que me posso propor a exame na minha mota quando completar 21 anos?

Última edição por KaraPau_GT em Janeiro 5th 2012, 19:49, editado 1 vez(es)
LTmaverick
CBR 600RR

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:49

mas para perceberem melhor aqui fica

AJUDA carta AL vs AP 57027152
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:50

aqui disseram que a minha AL passa automaticamente para AP quando eu fizer 21, mas penso que isso nao é assim, passa só quando tiver 2 anos de carta AL, ou seja aos 21 e meio, pois tirei AL aos 19 e meio
LTmaverick
CBR 600RR

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:52

KaraPau_GT escreveu:
aqui disseram que a minha AL passa automaticamente para AP quando eu fizer 21, mas penso que isso nao é assim, passa só quando tiver 2 anos de carta AL, ou seja aos 21 e meio, pois tirei AL aos 19 e meio

exactamente, apesar de que mesmo que tenhas os 2 anos de AL se não actualizares a carta estas na mesma sujeito a multa
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:53

e ninguem sabe se eu nao me posso propor a exame na minha mota num centro d exames qualquer, uma vez que faço 21 pa semana? até num privado?

porque eu nao queria tar a largar 350€+ 60 do exame para tirar a carta otra x, uma vez que ela so actualiza daqui a 6 meses

obrigado
Convidado
Convidado
Anonymous

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 19:57

Fazes o seguinte, vais ao IMTT e perguntas...nada mais simples!
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitimeJaneiro 5th 2012, 20:10

a senhora do IMTT nemv ai conseguir entender o que estou a perguntar, deve ser como na escola de conduçao, nunca percebem nada do que se lhes diz
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: AJUDA carta AL vs AP AJUDA carta AL vs AP Icon_minitime

AJUDA carta AL vs AP

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Legislação-