InícioPortalRegistrar-seConectar-seMoto de Principiante? Quais os factores importantes? LojaMoto de Principiante? Quais os factores importantes? V-deosMoto de Principiante? Quais os factores importantes? Fotos
Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Iy07r7

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe
 

 Moto de Principiante? Quais os factores importantes?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Qual o plano mais indicado para o meu caso?
Plano A
Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Vote_lcap256%Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Vote_rcap2
 56% [ 5 ]
Plano B
Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Vote_lcap244%Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Vote_rcap2
 44% [ 4 ]
Plano C
Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Vote_lcap20%Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Vote_rcap2
 0% [ 0 ]
Total dos votos : 9
 

AutorMensagem
tchavei
Honda Monkey
tchavei

Número de Mensagens : 12
Idade : 44
Localização : Faro
Data de inscrição : 19/08/2012

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 20th 2012, 02:37

Olá a todos

Vou contar aqui a minha história e pedir opiniões sobre um assunto em que tenho pensado nas últimas semanas. Quem não tiver paciência para ler o meu testamento, pode saltar para o nono parágrafo mas gostaria de deixar aqui um pequeno "background" meu para entenderem melhor as minhas dúvidas.

Quando era miúdo (15-16 anos) sempre quis ter uma mota. Os meus pais estavam radicalmente contra mas, depois de centenas de horas a implorar, trabalhar três meses no verão e portar-me como um anjo, lá acederam em deixar-me comprar uma Honda NSR 50. Combinei as coisas com o vendedor na minha zona e, durante as minhas férias de Páscoa, combinei ir com o meu pai numa segunda-feira para encomendar a máquina. No dia em questão, às 8:30 já estava levantado e a sair de casa com o meu pai quando vejo, na estrada a 50m da minha casa, um grande alvoroço de polícias, ambulância e populares. Quando me aproximei, vi um amigo de escola meu, deitado no chão, já falecido. Parece que teve um acidente de mota quando estava a regressar, de uma noitada, à casa.

Escusado será dizer que dei meia volta e voltei para casa e não voltei a abrir a boca sobre motas com os meus pais. As imagens de sangue espalhado pela estrada acompanharam-me durante muito tempo.

Passado um ano, os meus pais devem ter tido algum tipo de remorso ou pena de mim pois decidiram comprar uma daquelas aceleras (nem me consigo lembrar do nome da mota) para ir à praia (que ficava a poucas centenas de metros da minha casa). No entanto, durante os 3 anos que tive a mota em casa, não lhe toquei sequer. O engraçado é que os meus pais usaram na muitas vezes... Tinha-me passado completamente a febre.

Quando penso nisso hoje, penso que foi a melhor coisa que me aconteceu na altura pois com a minha idade e maluqueira, tinha-me morto num espaço de uma semana.

Passados uns anos, já com os estudos feitos e a trabalhar (em 2003), eu e um grupo de 3 amigos começámos a ponderar a hipótese de tirarmos a Carta A e comprarmos umas motas para andarmos a passear juntos ao fim de semana. Inscrevemo-nos todos no curso mas quando cheguei à casa e a minha namorada (actualmente a minha mulher) viu os papeis de inscrição, saltou-me em cima como um gato selvagem e fez-me a cabeça durante não sei quantas horas até que acabei por desistir do curso sem ter ido a uma única aula. O argumento dela (perfeitamente válido na altura) era que da maneira como conduzia carros nessa época, não duraria um mês sem morrer. Pensando bem nisso hoje, acho que ela tinha toda a razão pois não era nada incomum receber umas quantas multas por excesso de velocidade em casa e lembro-me de um amigo meu em particular referir-se à minha condução como "eu só entro no carro desse gajo com uma mão nas joias da família e a outra no apoio do banco do pendura". A minha namorada também só entrava no carro depois de verificar que o seguro de vida dela estava atualizado... pensando hoje no meu sangue quente nessa altura, ainda bem que ela interveio que provavelmente não teria durado um mês em cima de uma mota.

Os anos foram passando e com o nascimento dos meus putos, amadurecimento da minha personalidade e desenvolvimento de algum juízo, acalmei totalmente no que respeita à condução (e mesmo em relação a todo o resto na minha vida). Ao invés de ter a minha mulher ao lado a pedir-me para abrandar, agora ela está constantemente a perguntar "não podes ir mais depressa?". Mesmo na autoestrada, dou por mim muitas vezes a viajar a menos de 110km/h e simplesmente ir "passeando" do ponto A para o ponto B. Toda aquele impulso de bater o meu recorde pessoal de 2003 de fazer algarve-lisboa em 1:27 min foi-se completamente... não sinto mais aquela necessidade de fazer bombar a adrenalina a fazer piôes, derrapagens e outras maluqueiras... sou um cota Rolling Eyes

Agora o bichinho das motas continua lá enterrado bem no fundo mas cada vez que há uma concentração, um grupo de amigos a viajarem de mota juntos ou simplesmente um barulho de uma superdesportiva a passar por mim, lembro-me da minha antiga vontade em encetar-me neste mundo. Posto isto, decidi pesar os prós e contras e estabelecer três possíveis planos dependendo do feedback que receber aqui. Tenho imensas dúvidas que se prendem, essencialmente, nos seguintes pontos:

- Ainda tenho idade (36) para aprender a conduzir, decentemente, uma mota?
- Uma mota de principiante recomendada é, por norma, de baixa cilindrada e baixa cavalagem para tentar minimizar riscos inerentes com um condutor principiante. É mesmo só pela potência ou há outros fatores (peso, altura, estabilidade?).
- É possível iniciar-se com motos de cilindradas maiores com sucesso?

O meu objetivo final é, um dia, conduzir uma cbr 600 rr que é o meu sonho desde há muitos anos. Não é pela potencia. É mais pelo aspeto visual, impacto sonoro e "finesse" tecnológica da qual até eu, sendo leigo, me apercebo. Se a mota tivesse apenas 30Cv não me importava absolutamente nada. Acreditem! Acontece que também li que como em tudo na vida, temos que dar pequenos passos até conseguirmos atingir os nossos objetivos e, por regra, é muito má ideia colocar a "carroça à frente dos bois".

Assim sendo, pergunto aqui aos "veteranos" e mais experientes qual a Vossa opinião sobre um dos meus possíveis planos que passo a apresentar.

Plano A:

- Tirar Carta Cat A
- Tirar um ou dois cursos de condução defensiva para motociclos (creio que até a Honda promove alguns desses cursos anualmente)
- comprar equipamento de proteção (capacete, casaco, luvas e botas)
- comprar uma CBR 250R e aprender os ossos do ofício durante um ou dois anos
- comprar CBR 600 RR

Plano B:

- Tirar Carta Cat A
- Tirar um ou dois cursos de condução defensiva para motociclos como no plano A
- comprar equipamento de proteção (capacete, casaco, luvas e botas)
- Comprar CBR 600 RR e limitá-la electronicamente ou por outra via para 30-40CV e aprender assim durante um ou dois anos antes de ir aumentando gradualmente a potência (ou não).

Plano C:

- Reconhecer que já não tenho idade para estas coisas e desistir de experimentar o motociclismo de vez. Já escrevi um livro (tese de mestrado), plantei uma árvore (no jardim dos meus pais) e tive um (dois) filhos... devia era estar quieto.


Neste momento, o plano menos lógico parece ser o plano B pois reconheço a estupidez da ideia mas por outro lado, a ideia de sair da minha zona de conforto e arriscar-me na estrada com uma máquina que não me diz nada ou melhor, que não é o meu objetivo final, deixa-me desconfortável. É uma das razões das minhas perguntas iniciais. É mesmo só pela potência que uma 600 é má ideia? Há algo que me está a escapar (tipo o peso superior?).

Obrigado por todas as dicas e opiniões construtivas.

Abraços

Tony
Voltar ao Topo Ir em baixo
Wolf
CBR 600F4i
Wolf

Número de Mensagens : 3590
Idade : 44
Localização : Caldas da Rainha
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992
Data de inscrição : 03/10/2008

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 20th 2012, 03:57

na minha humilde opinião e pelo que contas já te deixas te influenciar 2 vezes o que quer dizer que o gosto pelas motas não é assim tão grande, e pelo que me parece vais voltar a deixar te influenciar uma 3 vez...pois vais pelo que os outros te dizem...só te digo que quem tem o espirito motard no ADN jamais se deixa influenciar é esse o espirito liberdade rebeldia....qualquer um dos teus planos é bom desde que seja o que tu queres, ninguem te pode dizer o que te faz feliz, queres mesmo vai tirar a carta anda na mota da escola e depois logo vais sentir se tens á vontade ou não para andar num ou noutro tipo de mota ou se simplesmente isso não é para ti....
Voltar ao Topo Ir em baixo
tchavei
Honda Monkey
tchavei

Número de Mensagens : 12
Idade : 44
Localização : Faro
Data de inscrição : 19/08/2012

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 20th 2012, 09:36

Ola "Wolf"

Agradeço a tua opinião. Penso que não será uma questão de gosto ou não mas mais uma questão da sensatez prevalecer sobre os nossos próprios desejos que até agora tem vencido.

De qualquer das maneiras, a ideia de tirar a carta também era mesmo para ver se tinha estofo para isto.

Obrigado.

Abraços

Tony
Voltar ao Topo Ir em baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16057
Idade : 41
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 20th 2012, 10:00

Na minha opinião tira a carta A e compra LOGO a mota que queres, seja ela qual for, e esquece isso de a limitar.

O curso de condução defensiva ainda vá...

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Voltar ao Topo Ir em baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 33
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 20th 2012, 10:20

F1CT1C10U5 escreveu:
Na minha opinião tira a carta A e compra LOGO a mota que queres, seja ela qual for, e esquece isso de a limitar.

O curso de condução defensiva ainda vá...

Sabias palavras!

Isso das escolinhas é um mito! Eu também comecei com uma 600rr, era a mota que queria e que gostava foi a que comprei, agora comprar uma mota só porque "ah e tal é a 1ª" tretas!

A mota so anda o que tu quiseres, e uma 600rr é melhor de conduzir que muitas motas de baixa litragem! Tens mais segurança também! Só se torna perigosa quando tu a tornares perigosa, MAS ISSO ATÉ UM 50CC PODE SER PERIGOSA!

Escolhe por ti andar de mota é um prazer não uma racionalidade!

_________________________________________
Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
filduarte the priest
CBR 600F2
filduarte the priest

Número de Mensagens : 1602
Idade : 43
Localização : Vila Nova de Gaia
Mota/Modelo : CBR 600RR
Data de inscrição : 12/02/2010

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 20th 2012, 10:38

silver_bullet escreveu:

Sabias palavras!

Isso das escolinhas é um mito! Eu também comecei com uma 600rr, era a mota que queria e que gostava foi a que comprei, agora comprar uma mota só porque "ah e tal é a 1ª" tretas!

A mota so anda o que tu quiseres, e uma 600rr é melhor de conduzir que muitas motas de baixa litragem! Tens mais segurança também! Só se torna perigosa quando tu a tornares perigosa, MAS ISSO ATÉ UM 50CC PODE SER PERIGOSA!

Escolhe por ti andar de mota é um prazer não uma racionalidade!

Oh Silver... a minha não é perigosa... eu é que sou pale

lol lol lol lol
Voltar ao Topo Ir em baixo
tchavei
Honda Monkey
tchavei

Número de Mensagens : 12
Idade : 44
Localização : Faro
Data de inscrição : 19/08/2012

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 20th 2012, 11:50

Obrigado pelos comentários que colocaram até agora.

Em relação à escolha da máquina, nada me dava mais prazer do que ir logo para a que realmente queria mas fartei-me de ler sobre o quão má ideia seria por causa da sensibilidade e potência da mesma. Já deve ser bastante difícil lidar com as coisas básicas quanto mais com a máquina em si.

Não sei avaliar até que ponto isto é mandatório ou apenas mais uma opinião.

Abraços
Tony
Voltar ao Topo Ir em baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16057
Idade : 41
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 20th 2012, 11:52

tchavei escreveu:
Obrigado pelos comentários que colocaram até agora.

Em relação à escolha da máquina, nada me dava mais prazer do que ir logo para a que realmente queria mas fartei-me de ler sobre o quão má ideia seria por causa da sensibilidade e potência da mesma. Já deve ser bastante difícil lidar com as coisas básicas quanto mais com a máquina em si.

Não sei avaliar até que ponto isto é mandatório ou apenas mais uma opinião.

Abraços
Tony

Isso é ridículo. Muita gente começou por 600 ou mesmo 1000 e "ainda aí andam".
Compra a mota que QUERES e esquece tudo o resto. Compras uma 250 passado 2 meses já queres a 600RR... E depois compras a 600RR e mandaste uma carrada de € pela janela.

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Voltar ao Topo Ir em baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 33
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 20th 2012, 12:08

Amigo ás vezes ler muito não ajuda!

Não penses que por teres uma 600 ao mínimo toque no acelerador ela vira ao contrario! Wink

Doseasse na perfeição é como andares de fiat e de ferrari, doseas na mesma os dois sem problema!

A decisão final é tua, mas a comprar, compra o que gostas!

_________________________________________
Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
RAMMSTEINER
CBR 600F2
RAMMSTEINER

Pendura : Rede de carga

Número de Mensagens : 1984
Idade : 34
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR125R JC50 - 2011
Data de inscrição : 09/06/2011

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 20th 2012, 12:20

Tenho a mesma opinião!Compra logo o que queres, e depois é tudo uma questão de pulso e cabeça. sem bem que eu não tenho, já varios dias disse a mim mesmo que hoje ia devagar e quando noto por mim já não dá mais!

A inicio tinha pensado numa 600cc mas não havia €€€ para todas as coisas aos mesmo tempo então escolhi uma 125cc para poupar e mesmo assim poder andar, claro que 4000km depois já a tinha esgotado e já queria mais motor mas ainda assim para a minha situação foi a escolha acertada...mais tarde vem a 1000cc Twisted Evil

Mas como já disseram não limites... se o fizeres nem sentes o prazer que a 600rr deveria dar quer andes depressa ou não!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Lammazze
CBR 500R
Lammazze

Número de Mensagens : 984
Idade : 41
Localização : Porto
Mota/Modelo : CBR 600rr
Data de inscrição : 28/04/2011

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 20th 2012, 13:34

Olá

pediste opinioes, e cá vai a minha :
NÃO COMPLIQUES .

Escolhe a que gostas, ou passado meio ano vais querer trocar.
Isto claro, se acabares por ir em frente nessa ideia !

Isso da sensatez e da idade é tudo muito belo.
Mas um dia, com medo de que alguma coisa nos aconteça, ficamos guardados em casa.
O telhado cai-nos em cima, e lamentamos não termos tido coragem de sermos nós proprios e arriscarmos em fazer o que nos deixa felizes.

Nao compliques, guiar duas rodas é um modo de vida também, mas não passa de um meio de transporte. ou gostas , ou não !
Fica bem!
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.facebook.com/ritualdosushi/?ref=hl
piresito
CBR 400RR
piresito

Número de Mensagens : 686
Idade : 34
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : GSX-R1000
Data de inscrição : 02/03/2012

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 20th 2012, 21:01

Boas! Aqui está um arquivo que descreve bem a minha posição:

http://www.motorcycle-usa.com/Forums/82/1/Thread/SO-YOU-WANNA-GET-A-SPORTBIKE-.aspx

A minha opinião vai contra a corrente, embora eu perceba e reconheça a razão dos pontos de vista já aqui deixados, tenho uma visão diferente da coisa.

Não sei se fazes intenção de comprar motas novas ou em 2a mão, mas a minha experiência é baseada apenas em motas usadas,.
Comprei a primeira mota há ano e meio, e tenho plena noção que se tivesse ido logo para uma RR, já tinha conhecido o alcantrão em velocidade...naquela travagem mais apertada, ou naquela aceleração com um bocadinho de areia na curva que a roda de trás patinou, se tivesse sido numa RR em vez da 125, era certo...chão com ele!
Acontece que tive uma 125, passei pa GS500, CBR600F4 e agora uma SRAD 750 e a diferença da minha primeira mota para a que tenho agora foi de 300€ ou seja fui subindo e não perdi dinheiro com a venda delas, e nalgumas ganhei. A única excepção foi a CBR que ficou quase ela por ela, ainda eu perdendo o dinheiro do registo (33€).
Isto para te dizer que se procurares bem o negócio, não vais torrar dinheiro ao subir progressivamente de cilindrada. Mais dinheiro torras ao tombar a RR numa manobra a baixa velocidade em piso inclinado ou escorregadio, e sendo a tua primeira mota, quase de certeza que vai acontecer.

O que te aconselho, e tendo em conta que conselhos bons não se dão, vendem-se:
Uma 125 enquanto tiras a carta;
Ninja 250R* ou GS500 durantes uns meses; * Prefiro a Ninja 250 á CBR, embora não tenha experimentado, tem mt mais motor!
Finalmente a tua 600RR;

Se eu tivesse possibilidade tinha uma ninja 250 além da minha SRAD, 33cv e com aquele design e consumo..maravilha! Claro que não me enchia as medidas para aquelas voltas mais especiais...mas é divertida na mesma!

A comparação que faço em um iniciado ter uma RR é como dar o poder de uma arma de destruição maciça à raça humana...a arma por si só não é perigosa, mas quem a controla...


Também sou da opinião que não vivemos sozinhos no mundo, independentemente dos caprichos que nós queremos há aquelas raras vezes que temos de ceder à razão de quem está à nossa volta sob pena de arrastar-mos essas mesmas pessoas para buracos que nós cavamos. Conheço motards à séria que deixaram de andar de mota por causa da mulher, pais, consciência própria, conheço posers que continuam a "vestir" a mota ao fim de semana e andam sempre em conflito...sinceramente, não quero saber se sou ou não um motard "genuíno", gosto de passear de mota, ir ali, eu e a estrada, gosto de trabalhar nela, tb hei-de fazer uns trackdays, gosto de ir pos canecos com a malta, sinto a camaradagem, ainda não tive oportunidade de rolar mas assisti a um encontro CBR Portugal e é fenomenal...é por essas e por outras que me meti nas motas.


Espero que não te tenha confundido mais...


Voltar ao Topo Ir em baixo
Mecam
CBR 125R
Mecam

Número de Mensagens : 125
Idade : 46
Localização : Carcavelos
Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400
Data de inscrição : 07/02/2012

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 20th 2012, 23:05

Viva,

Também vou deixar a minha contribuição. De qualquer forma, as opiniões são mesmo assim... cada um tem a sua e só tu poderás decidir.

Também me parece que uma "r" poderá ser algo brusca para principiantes. Agora, uma mais "dócil", como por exemplo a 600F, é uma boa escolha.

Os factores mais importantes em quem se inicia são, quanto a mim, a maneabilidade da moto, aliada ao peso da mesma. Este último é importante que seja reduzido, de modo a transmitir alguma confiança ao condutor inexperiente.

Dito isto, parece-me que uma 600 "domada" poderá ser uma boa escolha.
Voltar ao Topo Ir em baixo
tchavei
Honda Monkey
tchavei

Número de Mensagens : 12
Idade : 44
Localização : Faro
Data de inscrição : 19/08/2012

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 21st 2012, 00:01

Ola.

Eu ia jurar que tinha escrito aqui um grande testamento a agradecer as vossas respostas mas agora não encontro a minha resposta... Será que a submeti? Deve ser alzheimer... Enfim...

Como ja tinha escrito, agradeço a vossa paciência em responder ao tópico e agradeço as vossas opiniões. A ideia de partir directamente para a mota que desejo, agrada-me apesar de sentir bastante apreensão.

Não tinha ainda pensado na questão da moto usada vs nova. Não sei qual é a desvalorização normal de uma mota. Haverá ganhos significativos?

Ja agora, aproveito para vos questionar sobre a questão de ABS. Vale a pena? Alguém com experiência directa?

Vou me informar junto das escolas de condução da minha área sobre o que preciso para tirar a carta A.

Abraços
Tony
Voltar ao Topo Ir em baixo
tiagofsport
CBR 400RR
tiagofsport

Pendura : sandra li chen

Número de Mensagens : 560
Idade : 39
Localização : almada
Mota/Modelo : f-sport 2002
Data de inscrição : 02/01/2009

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 21st 2012, 00:37

boas a minha opinião éparecida com o MECAM,de que uma F é uma exelente escola!mais calma que a RR mas que tb anda bem se quiseres,a partir de certo regime de rotaçao e tb curva muito bem!a minha primeira mota "grande"foi a minha f-sport e ainda ca está pas curvas com alguns sustos,e isso normal,mas sempre em qq mota que tenhas!tb tenho 2 filhos,e nao é por isso que deixo de andar de mota,tem tudo a ver com sorte!tanto cais de mota como bates de carro!abraço e espero que seja valida a minha opiniao
Voltar ao Topo Ir em baixo
tchavei
Honda Monkey
tchavei

Número de Mensagens : 12
Idade : 44
Localização : Faro
Data de inscrição : 19/08/2012

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 21st 2012, 00:45

Claro que é! Obrigado por partilhares. Smile

Abraços
Tony
Voltar ao Topo Ir em baixo
joaoalexis
Honda Monkey
joaoalexis

Número de Mensagens : 15
Idade : 31
Localização : Évora
Mota/Modelo : Honda CBR 600 f3
Data de inscrição : 08/08/2012

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 21st 2012, 03:14

Eu também vou contra a maioria das opiniões aqui do pessoal...acho que uma rr é demasiado agressiva para primeira mota.

Acho que primeiro mais vale uma mota mais dócil e fácil de controlar, com uma posição de condução mais fácil, etc para aprender e ganhar experiência a parar, curvar saber o que é andar de mota num mundo de enlatados etc.

Eu tive durante 6 anos a minha DTR da qual usei e abusei, em estrada, cidade e mesmo no mato...e foi excelente para aprender e também para ganhar maturidade a andar de mota....é óbvio que já me sentia capaz de dar o passo seguinte a muito tempo mas só agora surgiu a oportunidade...e sinceramente não me arrependo nada.

A história do "o que anda depressa anda devagar" não é bem assim, porque aprender a controlar a máquina e ensinar os instintos numa situação de aperto é bem mais fácil numa mota pequena leve e pouco potente que numa rr.

E para além disso sou da opinião que ao principio ninguém cai, só quando se começa a pensar que se sabe fazer (e é muito fácil isto acontecer porque tal como disseram uma rr transmite segurança) é que as situações complicadas surgem. E conheço também muita gente que foi logo para a mota dos sonhos mas depois apanhou dois ou três cagaços dos grandes e que aos poucos foram deixando a mota na garagem porque deixou de dar prazer mas sim a dar medo.

Acho que era a mesma coisa que depois de se tirar a carta de carro, se comprasse logo um ferrari...andar devagar também anda mas acho que todos sabemos do que falamos....

acho que devias começar por uma 250 ou mesmo algo do género de uma cb500 em segunda mão baratinha para aprenderes e ganhares ainda mais gosto pelas motas e depois tu próprio vais saber quando te sentes preparado para o passo seguinte. E uma mota destas em segunda mão se a tiveres um ano ou assim, passado esse tempo és capaz de teres perdido a volta de 300€ ou assim...

Quanto mais racional fores ao principio, mais fácil é demonstrares aos que gostam de ti que uma mota não é esse bicho de sete cabeças....e um passo de cada vez chegas ao teu sonho....como em tudo é preciso ter os pés bem na terra.

my opinion...

abraços
Voltar ao Topo Ir em baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 33
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 21st 2012, 09:43

A quem diz que a é melhor uma 600f que uma RR gostava que me dissessem a razão, porque não encontro!

São ambas motas que ultrapassam os 250 km/h reais
Ambas, vão dos 0 a 200 e menos de 10 segundos!
A 600f tem suspensões inferiores, tem travões inferiores, um quadro inferior, e um equilibro inferior!

Mas fico curioso para saber porque é mais aconselhável ele começar por uma 600f e não por uma 600rr que é o que realmente gosta!

Vai começar por uma mota que não lhe diz nada, nem prazer tem! Apenas está a fazer um frete!

Como disse no 1º post, andar de mota é paixão, se fosse por racionalidade não andávamos de mota!

AS pessoas prendem-se demasiado e nem aproveitam vida como querem porque " ai se acontece isto, ou aquilo"! Ele compra uma cbr 125, estaciona a mota vai atravessar a rua para tumar cafe e é atropelado e fica com uma lesão que nao o deixa mais andar de mota, pronto, nunca mais vai sentir o que é andar na moto dos sonhos dele! AS coisas acontecem quando têm de acontecer, não por andar de 600 ou 125! Se ele fosse um puto de 19 anos, nunca aconselhava uma 600 agora ja mostrou que tem mais que maturidade para conduzir uma mota de media cc!


Ah e ja agora, loucos são aqueles que andam de mota e acham que por terem uma "escola" não caem.... Todos la vamos, uns mais vezes que outras! Faz parte meus amigos, e não vivam com medo disso, aprendam a encara-lo!

_________________________________________
Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Lammazze
CBR 500R
Lammazze

Número de Mensagens : 984
Idade : 41
Localização : Porto
Mota/Modelo : CBR 600rr
Data de inscrição : 28/04/2011

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 21st 2012, 09:52

realmente Silver ! Nao dá para entender .
Mas enfim.. cada um por si . Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.facebook.com/ritualdosushi/?ref=hl
[C4]
CBR 400
[C4]

Pendura : O nome da(o) tua/teu pendura

Número de Mensagens : 463
Idade : 43
Localização : Amadora
Mota/Modelo : CBR 600F de 2000
Data de inscrição : 05/08/2010

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 21st 2012, 09:53

Tenho uma 600F e nunca andei numa RR, mas tenho ideia que a RR nao permite tantos erros como a F.
Ja cometi alguns, que nao sei como seria na RR. Do tipo querer dar uma gazada no meio dos carros, e soltar a embreiagem ao mesmo tempo que rodo o acelerador.
Algumas aceleradelas mais rapidas nos semamofos tb tenho ideia que num RR tinha levantado logo a roda.
É a ideia que tenho. Alguem que confirme ou desminta, sff.

A minha primeira mota é a 600F. Ate agora tem-se revelado uma grande escola.
Nao tem a ver com a velocidade, mas sim com a baixa velocidade. Muito manobravel em cidade, muito linear ate as 5000rpm. A partir daqui parece outra.

É apenas a minha opiniao.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 33
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 21st 2012, 10:00

[C4] escreveu:
Tenho uma 600F e nunca andei numa RR, mas tenho ideia que a RR nao permite tantos erros como a F.
Ja cometi alguns, que nao sei como seria na RR. Do tipo querer dar uma gazada no meio dos carros, e soltar a embreiagem ao mesmo tempo que rodo o acelerador.

Dava-te um esticao para a frente, não sacava cavalo

Algumas aceleradelas mais rapidas nos semamofos tb tenho ideia que num RR tinha levantado logo a roda.

Nada disso! Poucas diferenças sentirias com a mesma "provocação" à mota

É a ideia que tenho. Alguem que confirme ou desminta, sff.

A minha primeira mota é a 600F. Ate agora tem-se revelado uma grande escola.
Nao tem a ver com a velocidade, mas sim com a baixa velocidade. Muito manobravel em cidade, muito linear ate as 5000rpm. A partir daqui parece outra.

É apenas a minha opiniao.

Eu desminto! a RR é um pouco mais rápida que a F e nada mais que isso, de resto é uma mota mais equilibrada em tudo!
E só quem não experimenta é que diz que é mais fácil a F! A F pode ser é mais confortável para andar com pendura e até para o condutor, mas até nisso acho a 600rr aniga do condutor e eu não sou propriamente pequeno! A única 600r que acho mais confortavel que a cbr é a gsxr e então com pendura é uma diferença abismal para a cbr!


_________________________________________
Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Kentera
CBR 600F4i
Kentera

Pendura : Kriss

Número de Mensagens : 3988
Idade : 34
Localização : oeSte
Data de inscrição : 08/09/2011

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 21st 2012, 10:04

como viste pelo que os companheiros dizem, o melhor é seguires o coração... a que mais gostas...

eu qd tirei a carta nunca tinha andado de mota... mas tinha uma paixão pela 600rr que dura até hoje... tirei a carta e comprei-a... tem vantagens e desvantagens... mas nunca iria andar numa mota que não gostasse só por medo ou para ganhar + experiência...

a minha mota de principiante é a 600rr de 2004... e como me disseram na altura "a mota anda depressa e devagar como qualquer uma... quem enrola punho és tu"

abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
piresito
CBR 400RR
piresito

Número de Mensagens : 686
Idade : 34
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : GSX-R1000
Data de inscrição : 02/03/2012

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 21st 2012, 10:08

silver_bullet escreveu:
A quem diz que a é melhor uma 600f que uma RR gostava que me dissessem a razão, porque não encontro!

São ambas motas que ultrapassam os 250 km/h reais
Ambas, vão dos 0 a 200 e menos de 10 segundos!
A 600f tem suspensões inferiores, tem travões inferiores, um quadro inferior, e um equilibro inferior!

Mas fico curioso para saber porque é mais aconselhável ele começar por uma 600f e não por uma 600rr que é o que realmente gosta!

Em parte concordo...
Eu sei que a minha GSXR não é uma RR moderna, mas é uma mota de pista, e a F4 metia-me tanto ou mais medo respeito que esta....às 9000RPM era simplesmente bruta!
Embora perceba as raizes da 600F como mota de turismo e as suas diferenças para a RR, a nível de potência ainda acho muito para um principiante! Uma segunda puxada a fundo (volta e meia tem de ser... Twisted Evil ), aparece um imprevisto à frente, entra o instinto, travões a fundo, olhos fixados no alvo...ou chão, ou lá se vai a frente da mota...
Se estivesse-mos a falar numa CBF, diria que está ali no limite...

Voltar ao Topo Ir em baixo
Lammazze
CBR 500R
Lammazze

Número de Mensagens : 984
Idade : 41
Localização : Porto
Mota/Modelo : CBR 600rr
Data de inscrição : 28/04/2011

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 21st 2012, 10:11

pela minha experiencia: a minha primeira moto, aos 33 anos foi uma 600rr.
Nunca saquei cavalo a arrancar depressa , e já experimentei o que é querer dar uma "dupla" e soltar a embraiagem no tempo errado. Já errei, e mesmo assim não acho uma moto tão impiedosa.


A moto não é das mais confortáveis, verdade. (e mesmo assim eu nao me queixo) Mas se eu quisesse conforto, tinha continuado no automovel.


A questão aqui, é a experiencia de estrada. Eu não sei se concordo muito que alguem que guie muito pouco na estrada, aos 21 anos, tenha de imediato uma máquina potente. E lá está, não é porque não seja capaz de guia-la.
É sim por uma questão de percepção da velocidade que leva, com o que realmente está a acontecer à sua volta.
Este é o grande perigo.

E mesmo assim, tenho que dizer, que o perigo será muito semelhante se for uma 250 ou uma 600, ou 1000.

Por isso .. vai da cabeça de cada um. Não é a moto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.facebook.com/ritualdosushi/?ref=hl
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16057
Idade : 41
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitimeAgosto 21st 2012, 10:16

Eu também sou um daqueles que se tivesse tido uma mota com 20 anos me tinha matado.. da maneira que conduzia carros na altura... só me iniciei nas motas com 28-29 anos prai, e aí a minha mentalidade já era outra, já para não falar do facto que ajuda IMENSO já estar habituado a andar na estrada, mesmo que seja de carro, já não é tudo novidade.

Azares podem sempre acontecer, acidentes também, por culpa nossa ou de outros, mas não nos podemos deixar conduzir pelo medo, senão...

Aqui o companheiro quando ía buscar a mota dele quando era mais novo deparou-se com um amigo a morrer por causa de um acidente de mota. Muita gente vende a mota porque alguém próximo morre num acidente de mota. E se esses acidentes fossem de carro? Deixavam de andar de carro? Vendiam o carro? Chega-se a uma altura não se sai de casa, e mesmo assim fica-se com medo de respirar, não vá o oxigénio de repente ficar venenoso...

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Icon_minitime

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Moto de Principiante? Quais os factores importantes?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Sondagens-