InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarMotas barulhentas  VS Motas Silenciosas LojaMotas barulhentas  VS Motas Silenciosas V-deosMotas barulhentas  VS Motas Silenciosas Fotos
Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Motas barulhentas VS Motas Silenciosas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Xaxixa
CBR 150
Xaxixa

Pendura : Nuno Alves

Número de Mensagens : 193
Idade : 46
Localização : Vilar de Murteda/Viana do Castelo
Mota/Modelo : CBR 1000F
Data de inscrição : 19/09/2012

Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Empty
MensagemAssunto: Motas barulhentas VS Motas Silenciosas Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Icon_minitimejaneiro 31st 2013, 22:50

Uns são apologistas de que as motas devem respeitar a legislação e os escapes não devem ultrapassar os valores de ruído de fábrica; outros defendem que quanto mais alto, melhor! Loud and sound! Eu sou mais pela segunda opinião! o barulho evita acidentes.
Fica aqui um artigo em espanhol que encontrei num site (http://www.fanoutics.com/) e que defende isto precisamente. Nos EUA querem legislação que proíbam motas silenciosas e até existe uma pizzaria que instalou um sistema sonoro nas motas elétricas que imitam, pela voz humana, o barulho das motas. :-)

Aqui fica:
Es un hecho: las motos que hacen más ruido salvan vidas.




En Estados Unidos, la NHTSA (un equivalente a la DGT española) está
llevando a cabo una investigación que si se confirma, hará que se
prohíban las motos silenciosas. Más específicamente, los vehículos
eléctricos de todos los tipos incluidos los de dos ruedas que son
típicamente silenciosos, suponen un peligro para los peatones a
velocidades bajas. Este es su argumento:

Que un vehículo pueda ser detectado por el ruido, depende del tipo de
vehículo, su velocidad y el sonido ambiente. Por ello, son
especialmente conflictivos los vehículos eléctricos silenciosos, ya que
reducen la habilidad de los peatones para tener consciencia del tráfico a
su alrededor, derivando en un peligro para su seguridad. Esto es
especialmente acentuado en peatones que son ciegos o con problemas de
vista, ya que recurren al ruido del tráfico para circular.

La ironía de que un gobierno esté a punto de pedir más ruido para las
motos es difícil de ver, pero la amenaza de los vehículos eléctricos
circulando a baja velocidad es real.

Nosotros en Europa vamos un paso por delante. Una conocida marca de
pizza ha instalado un dispositivo de sonido en sus motos eléctricas que
reproduce los sonidos de una moto normal, pero con voz humana (video) https://www.youtube.com/watch?v=vv5pnEWoAYk.
Ir para o topo Ir para baixo
AjnSantiago
CBR 600F
AjnSantiago

Número de Mensagens : 1156
Idade : 41
Localização : Porto
Data de inscrição : 15/12/2011

Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Empty
MensagemAssunto: Re: Motas barulhentas VS Motas Silenciosas Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Icon_minitimejaneiro 31st 2013, 23:13

Tive uma silenciosa, tenho agora uma barulhenta.

Na minha modesta opinião silenciosas servem, mas só servem se nós andassemos na estrada como andam os carros, em filas, sem passar no meio de ninguém com respeito pela velocidade máxima, por ai fora. Aqui vem um contra, somos menos visiveis que carros, verdade, as pessoas procuram carros e não motas e daí advêm muitos dos acidentes que nos são causados.

Conclusão: Silenciosas, só se toda gente fosse obrigada a ter cursos de sensibilização para motociclos quando fosse altura de tirar a carta. Se ia resultar, provavelmente não.



Se por um lado já somos dificeis de ser vistos pelos carros, ter um escape barulhento não é, necessariamente a solução ideal para passarmos a ser notados. Para o escape funcionar temos que tar ali a acelerar a seco até X rpm para ser alto suficiente para a pessoa do carro ouvir (ao relantim axo que todos concordamos que ninguém nos ouve), e isto supondo que a pessoa do carro não vai com vidros fechados e som do rádio em altos berros. Durante esse tempo deixamos de travar, ou seja, se o escape não funcionar vamos a seco..

A solução passa pela buzina, mas muitos de nós usam o escape como buzina por forma a poder dar a entender a nossa presença, o unico problema é que o som do escape vai quase todo para trás e não para a nossa frente.

Conclusão: Ter escape barulhento é bom, concordo e por isso agora tenho um, mas é o que devemos usar para sermos "notados"? Não concordo, para isso existe a buzina que é uma coisa que qualquer condutor ao ouvir a 1ª reação é de travar.

Um pequeno testamento, mas é a minha opinião, e ... cada um tem a sua Razz
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16276
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Empty
MensagemAssunto: Re: Motas barulhentas VS Motas Silenciosas Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Icon_minitimejaneiro 31st 2013, 23:24

Ajn... Concordo quase a 100% com a tua análise, mas.. Se não ouvem o escape a roncar, a buzina muito menos vão ouvir... Smile

Andei uns meses todos os dias na 2ª circular com a ponteira de origem e tive mais razias nesses meses do no tempo todo que ando com o Jardine... Um cheirinho de acelerador e toda a gente me vê/ouve.

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
AjnSantiago
CBR 600F
AjnSantiago

Número de Mensagens : 1156
Idade : 41
Localização : Porto
Data de inscrição : 15/12/2011

Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Empty
MensagemAssunto: Re: Motas barulhentas VS Motas Silenciosas Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Icon_minitimejaneiro 31st 2013, 23:31

F1ct certo, não discordo, mas aí estás a dar-me razão, a ponteira silenciosa só serve basicamente se não andarmos a atalhar no meio do trânsito e agirmos como qualquer outro carro na via.

Acho no entanto que estás a menosprezar um pouco a buzina, se o escape funciona bem em vias equiparadas a AE, a buzina funciona da mesma forma dentro da cidade, coisa que o escape para ser identico tens que andar sempre em altas.

Eu falo também pela experiência do acidente que tive, ter escape barulhento ou não seria indiferente. Eu nem sequer consegui chegar à buzina quanto mais pensar em dar gás para avisar...
Ir para o topo Ir para baixo
PauloBairrinho
CBR 500R
PauloBairrinho

Pendura : Marta

Número de Mensagens : 841
Idade : 39
Localização : Norte / V.N. Famalicão
Mota/Modelo : REPSOL Honda 1000RR
Data de inscrição : 20/04/2010

Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Empty
MensagemAssunto: Re: Motas barulhentas VS Motas Silenciosas Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Icon_minitimejaneiro 31st 2013, 23:43

A buzina praticamente so é usada quando é acidente quase certo e se der tempo pa isso lol!
Ha tambem outro promenor.. Ao buzinares podes ser intrepertado mal e como uma falta de respeito visto que não estas a utilizar a mesma pelas razoes mais correctas
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100000838902342
AjnSantiago
CBR 600F
AjnSantiago

Número de Mensagens : 1156
Idade : 41
Localização : Porto
Data de inscrição : 15/12/2011

Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Empty
MensagemAssunto: Re: Motas barulhentas VS Motas Silenciosas Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Icon_minitimejaneiro 31st 2013, 23:49

Pahhhh, não me importo de ser mal interpretado / falta de respeito, se chegar aí é sinal que me viram / ouviram Razz

Mas já agora, e não achas que andar com o escape aos altos berros não será uma outra forma de ser mal interpretado? Esta situação tanto vale para cada um dos lados, afinal nós sabemos porque o fazemos mas as "restantes" pessoas pensam, "olha estes só sabem acelerar e andar rápido, bla bla bla, whiskas saketas" Very Happy


Última edição por AjnSantiago em janeiro 31st 2013, 23:52, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
PauloBairrinho
CBR 500R
PauloBairrinho

Pendura : Marta

Número de Mensagens : 841
Idade : 39
Localização : Norte / V.N. Famalicão
Mota/Modelo : REPSOL Honda 1000RR
Data de inscrição : 20/04/2010

Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Empty
MensagemAssunto: Re: Motas barulhentas VS Motas Silenciosas Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Icon_minitimejaneiro 31st 2013, 23:52

O escape ao berros a culpa e da mota xD Eu acho que as motos deviam era ter grandes lazers nos farolins, era bem preciso
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100000838902342
Nuno Leite
CBR 650
Nuno Leite

Pendura : Fatima Margarida

Número de Mensagens : 5230
Idade : 44
Localização : Caldas da Rainha
Mota/Modelo : HONDA CBR 1000 RR HRC
Data de inscrição : 13/04/2009

Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Empty
MensagemAssunto: Re: Motas barulhentas VS Motas Silenciosas Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Icon_minitimefevereiro 1st 2013, 00:10

no texto que escreveste tens razao.

ja cheguei a fazer isso de buzinar e tbm sinais de luzes isto na minha cbr.

agora ah uns tempos atras cheguei ir com um amigo beber um copo a cidade epa ele com um escape devil dos antigos aquilo abre caminho e eu se ficar para tras como sempre ficava What a Face tinha de dar um toque de buzina mas tinha de tar perto do carro.. .
Ir para o topo Ir para baixo
Asa Negra
CBR 400RR
Asa Negra

Número de Mensagens : 707
Idade : 44
Localização : Numa estrada qualquer
Mota/Modelo : cbr 650 f
Data de inscrição : 03/11/2011

Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Empty
MensagemAssunto: Re: Motas barulhentas VS Motas Silenciosas Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Icon_minitimefevereiro 1st 2013, 04:41

Como nao costumo andar no meio de muito transito ainda nao tinha pensado nisso,

isso de barulhentas ou com o escape barulhento, funciona, e talvez a melhor opçao.

Quando utilizo o carro e oisso uma, a tendencia: largueza, nao quero nada com esse bicho!!!Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Xaxixa
CBR 150
Xaxixa

Pendura : Nuno Alves

Número de Mensagens : 193
Idade : 46
Localização : Vilar de Murteda/Viana do Castelo
Mota/Modelo : CBR 1000F
Data de inscrição : 19/09/2012

Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Empty
MensagemAssunto: Re: Motas barulhentas VS Motas Silenciosas Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Icon_minitimefevereiro 1st 2013, 18:03

Eu também quando digo que o escape é uma forma de alertar os outros veículos e os peões, não estou a defender que o mesmo funcione como único meio! E também não defendo extremos! Mas posso atestar aqui que tenho uma tia que já ia sendo atropelada por uma daquelas scooters elétricas. Isto porque como não fazem o mínimo barulho ela não pode ter uma posição defensiva e o condutor nem sequer uma buzinadela... tudo isto numa estrada sem trânsito! Nem 8 nem 80. Não defendo que se faça como o nosso amigo brasileiro que segue todo o caminho com o escape aos berros!
Ir para o topo Ir para baixo
fernandes_85
CBR 250R
fernandes_85

Número de Mensagens : 336
Idade : 39
Localização : Odivelas
Mota/Modelo : CBR600RR
Data de inscrição : 09/04/2009

Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Empty
MensagemAssunto: Re: Motas barulhentas VS Motas Silenciosas Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Icon_minitimefevereiro 1st 2013, 22:13

Ando mt na 2a circular com a minha cbr com a sua pontaria de origem. Tenho a experiencia de ter andado tb umas semanas com uma 1000 com um arrow de aluminio. Realmente não ha comparaçao, com a ponteira barulhenta os carros quase que se atiravam para as bermas, é incrivel a diferença.

Agora também ha outra coisa que tenho de dizer. Moro perto da 2a circular, e olhem que não é nada facil um gajo durmir com motas a "gritar" a noite toda. Temos de ver que existem limitaçoes ao som porque é preciso analisar não so as motas e as estradas, mas tambem toda a envolvente....
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoP
CBR 600F2
RicardoP

Número de Mensagens : 1967
Idade : 34
Localização : Portugal
Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400
Data de inscrição : 05/02/2012

Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Empty
MensagemAssunto: Re: Motas barulhentas VS Motas Silenciosas Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Icon_minitimefevereiro 1st 2013, 22:25

barulhentas all the way... mas o camarada Fernandes disse uma grande verdade. para quem mora ao pé de estradas onde se possa dar brita a coisa pode ficar complicada. o que vale nao somos assim tantos
Ir para o topo Ir para baixo
Planzinho
CBR 750
Planzinho

Pendura : De preferência alguém do sexo feminino

Número de Mensagens : 6940
Idade : 48
Localização : Ao pé da Praia
Mota/Modelo : ex CRM 50, ex DT 50 LC, ex FT 500, ex DT 50 LC, ex XT 600, ex R6, ex Hornet 600, ex CBR 1000RR, actual XR 650
Data de inscrição : 19/10/2008

Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Empty
MensagemAssunto: Re: Motas barulhentas VS Motas Silenciosas Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Icon_minitimefevereiro 2nd 2013, 18:55

Eu sou totalmente a favor das ruidosas não só porque gosto mais, mas principalmente porque me dá muito mais segurança, é que a buzina além de não ouvirem, muitas vezes não associam a uma mota.
Ir para o topo Ir para baixo
Xaxixa
CBR 150
Xaxixa

Pendura : Nuno Alves

Número de Mensagens : 193
Idade : 46
Localização : Vilar de Murteda/Viana do Castelo
Mota/Modelo : CBR 1000F
Data de inscrição : 19/09/2012

Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Empty
MensagemAssunto: Re: Motas barulhentas VS Motas Silenciosas Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Icon_minitimefevereiro 2nd 2013, 20:30

Silent bikes loose!!!!!! :-)
Ir para o topo Ir para baixo
Mecam
CBR 125R
Mecam

Número de Mensagens : 125
Idade : 50
Localização : Carcavelos
Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400
Data de inscrição : 07/02/2012

Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Empty
MensagemAssunto: Re: Motas barulhentas VS Motas Silenciosas Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Icon_minitimefevereiro 2nd 2013, 20:57

Loud pipes, save lives!
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy
CBR 400RR
Ruy

Pendura : Sonia/Minimim :-P

Número de Mensagens : 502
Idade : 51
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Ex: CBR 1000/08 - Hayabusa K9
Data de inscrição : 30/03/2012

Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Empty
MensagemAssunto: Re: Motas barulhentas VS Motas Silenciosas Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Icon_minitimefevereiro 2nd 2013, 22:42

Independentemente do bafo ou nao eu uso buzina e nao me deixa mal nunca ...
Ir para o topo Ir para baixo
Xaxixa
CBR 150
Xaxixa

Pendura : Nuno Alves

Número de Mensagens : 193
Idade : 46
Localização : Vilar de Murteda/Viana do Castelo
Mota/Modelo : CBR 1000F
Data de inscrição : 19/09/2012

Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Empty
MensagemAssunto: Re: Motas barulhentas VS Motas Silenciosas Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Icon_minitimefevereiro 2nd 2013, 23:06

Mecam escreveu:
Loud pipes, save lives!

Nem mais!!! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
R@lf Jones
CBR 600F3
R@lf Jones

Pendura : Consciencia

Número de Mensagens : 2137
Idade : 31
Localização : Guarda/Aveiro
Mota/Modelo : CB600F Hornet
Data de inscrição : 06/02/2009

Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Empty
MensagemAssunto: Re: Motas barulhentas VS Motas Silenciosas Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Icon_minitimefevereiro 2nd 2013, 23:18

Penso que depende do tipo de mota que estamos a usar, eu acho por exemplo que numa mota turistica que serve basicamente para andarmos varios quilometros com ela pois é confortável como um sofá, se enquadra um escape silencioso que ao fim de 10km não temos os ouvidos a escorrer sangue.
Por outro lado em tragectos de cidade e afins gosto de es capes que façam barulho, até porque penso que já é uma das imagens de marca das motas
Ir para o topo Ir para baixo
galvas
CBR 600F
galvas

Número de Mensagens : 1259
Idade : 42
Localização : Fafe
Mota/Modelo : CBR 1000rr
Data de inscrição : 01/10/2008

Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Empty
MensagemAssunto: Re: Motas barulhentas VS Motas Silenciosas Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Icon_minitimefevereiro 5th 2013, 20:15

Na minha maneira de ver se todas as regras do código da estrada fossem cumpridas um escape silencioso serviria.. mas obviamente que isso não acontece e certamente ninguém compra principalmente uma R para andar a cumprir todos os limites legais e nao fazer ultrapassagens em transito...

Como tal defendo por completo os escapes mais ruidosos.. aumentam a segurança para o motociclista, pois passa a ser mais "visível" e audível a sua presença , e tb para o automobilista que mais facilmente detecta e não se assusta tendo uma reacção inesperada qd e ultrapassado..

Acho que tudo o que aumenta a nossa "visibilidade" no transito é bem vindo de forma a aumentar o nível de segurança e de certa forma reduzir a sinistralidade...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Empty
MensagemAssunto: Re: Motas barulhentas VS Motas Silenciosas Motas barulhentas  VS Motas Silenciosas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Motas barulhentas VS Motas Silenciosas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update!
» Motas a GPL?
» k tesao de motas!!!!!!!!!!!
» motas acidentadas
» Codigo de Cor´s das motas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: OFF-TOPIC :: Outros assuntos-