InícioPortalRegistrar-seConectar-seCarta AP LojaCarta AP V-deosCarta AP Fotos
Carta AP Iy07r7

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe

Carta AP

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
tenazinha
CBR 600F
tenazinha

Número de Mensagens : 1138
Mota/Modelo : Honda NSR 125 / CBR 600RR aka "A canária"

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Carta AP Carta AP Icon_minitimeAbril 29th 2013, 22:53

Pois quase de certeza que muitos não sabem e por isso posto aqui para não haver duvidas.
A quando da minha ida ao Algarve para ir comprar a minha motinha, sou deparado com uma senhora (uma amiga do meu colega que trouxe a moto para cima) e ela disse-me que agora o averbamento da carta AP para condutores de AL passado 2 anos já não é automática (i.e. renovação da carta = averbamento da categoria AP)

A partir de Janeiro recente toda a gente que tenha carta AL com + de 2 anos, irá ter que ir ao IMT e realizar um pedido de auto-proposição para exame de categoria AP, isso significa que quem não realizou a renovação da carta antes de Janeiro irá ter MESMO que realizar nova prova de exame prático de motociclos (sem limite de potência)

Segundo o que aporei a espera é longa, portanto amanhã irei mobilizar-me a um IMT para tentar auto-propôr-me

Espero ter ajudado. Boas curvas
Parra
CBR 600F4i
Parra

Número de Mensagens : 3205
Mota/Modelo : CBR600RR 03

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeAbril 29th 2013, 23:04

Isso e um roubo, eu ja esperei pelos 21 para tirar AP, ja me livrei dessa porcaria
Randrecing94
CBR 400RR
Randrecing94

Número de Mensagens : 570
Mota/Modelo : Cbr 600F 2011

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeAbril 30th 2013, 00:00

tenzinha, ajuda-me então, eu tirei a carta aos 18 e moto em Outubro de 2012.
Agora tenho que esperar 2 anos e auto propor-me a exame ?
tenazinha
CBR 600F
tenazinha

Número de Mensagens : 1138
Mota/Modelo : Honda NSR 125 / CBR 600RR aka "A canária"

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeAbril 30th 2013, 00:17

André Pereira escreveu:
tenzinha, ajuda-me então, eu tirei a carta aos 18 e moto em Outubro de 2012.
Agora tenho que esperar 2 anos e auto propor-me a exame ?
tenazinha* Razz

se tiraste a carta a Outubro de 2012, só te vais poder auto-propôr a partir de Outubro de 2014
AAgora o que não sei é se se pode fazer o exame com moto própria ou não

Mas isso irei confirmar amanhã.
JSilva954
CBR 400RR
JSilva954

Número de Mensagens : 736
Mota/Modelo : BMW K1200S; Ex: CBR 954RR

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeAbril 30th 2013, 01:35

Espera aí, não estou a perceber... Etão eu aos meus 16 anos tirei a carta de 125cc (ou como queiram chamar), aos 18 anos tirei a de carro (apenas prática) e tirei a de mota AL com limite 500cc... Quando passaram os 2 anos de carta AL ou os 21 anos de idade fui à escola de condução para saber se tinha de fazer alguma coisa na carta para o ultimo rectangulo correspondente aos motociclos ficar preenchido (averbamento) e o que me disseram é que poderia mandar vir uma carta nova e pagar X€ OU NÃO fazer nada, pois as autoridades verificavam a data que lá estava da AL e viam que ja tinha passado para a ultima categoria. Nunca mandei vir nenhuma carta nova e já lá vão 6 anos, será que isso agora é para mim também?! Acho quase impossível... É que se tiver de me propor a exame para ter o averbamento vai haver comédia na escola de condução pale
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

Número de Mensagens : 2558
Mota/Modelo : Daytona 675

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeAbril 30th 2013, 07:43

a mim o que me disseram foi que quem tinha tirado a AL 25kw até 31 de dezembro de 2012 era abrangido pela lei antiga e portanto mesmo que ate 31 de dezembro de 2014 a AL fize-se dois anos desloca-se ao IMTT e pede averbamento AP

quem tirar a AL depois de 1 de Janeiro de 2013 é que fica abrangido pela nova lei que nao tem retroactivos, e assim quando fizer 2 anos e quiser ter a AP ja vai ter de se propor a exame

prova disso é que eu fui ao IMTT ja em Março deste ano pedir a AP e ela já ca mora
RAMMSTEINER
CBR 600F2
RAMMSTEINER

Pendura : Rede de carga

Número de Mensagens : 1984
Mota/Modelo : CBR125R JC50 - 2011

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeAbril 30th 2013, 10:02

Eu como sei que essas coisas andam sempre a mudar e quem se lixa é sempre o mexilhão também esperei até aos 21 e despachei logo a coisa.
É só mais uma maneira de sacar uns trocos ao pessoal... acho bem pior o encartados com B poderem conduzir as 125cc sem exame do que alguem com AL à 2 anos pasar para AP sem exame mas pronto aqueles senhores é que sabem...
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16130
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeAbril 30th 2013, 10:49

RAMMSTEINER escreveu:
mas pronto aqueles senhores é que sabem...

Saber não sabem... mas mandam...

1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Parra
CBR 600F4i
Parra

Número de Mensagens : 3205
Mota/Modelo : CBR600RR 03

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeAbril 30th 2013, 10:54

RAMMSTEINER escreveu:
Eu como sei que essas coisas andam sempre a mudar e quem se lixa é sempre o mexilhão também esperei até aos 21 e despachei logo a coisa.
É só mais uma maneira de sacar uns trocos ao pessoal... acho bem pior o encartados com B poderem conduzir as 125cc sem exame do que alguem com AL à 2 anos pasar para AP sem exame mas pronto aqueles senhores é que sabem...

Concordo, pessoal que nunca andou de mota na vida pode andar de 125, quem andou 2 anos com mota não sabe conduzir uma 600?
kaos
CBR 600RR
kaos

Número de Mensagens : 4101
Mota/Modelo : Ex-Suzuki GSXR 1000 K6 All Black Ex: ZZR600 94 EX:Honda CBR 600 RR 2004

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeAbril 30th 2013, 11:37

KaraPau_GT escreveu:
a mim o que me disseram foi que quem tinha tirado a AL 25kw até 31 de dezembro de 2012 era abrangido pela lei antiga e portanto mesmo que ate 31 de dezembro de 2014 a AL fize-se dois anos desloca-se ao IMTT e pede averbamento AP

quem tirar a AL depois de 1 de Janeiro de 2013 é que fica abrangido pela nova lei que nao tem retroactivos, e assim quando fizer 2 anos e quiser ter a AP ja vai ter de se propor a exame

prova disso é que eu fui ao IMTT ja em Março deste ano pedir a AP e ela já ca mora

Está tudo dito aqui.
JSilva954
CBR 400RR
JSilva954

Número de Mensagens : 736
Mota/Modelo : BMW K1200S; Ex: CBR 954RR

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeAbril 30th 2013, 11:48

Ja estou mais descansado, mas realmente tambem achei que quase impossivel, mas mesmo assim vou tratar disso. Karapau quanto pagaste pelo averbamento?
saikur
Honda Monkey
saikur

Número de Mensagens : 44

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeAbril 30th 2013, 12:42

RAMMSTEINER escreveu:

realmente nunca vi coisa mais estupida. um gajo tira carta de carro e depois pode conduzir uma mota 125cc sem saber rigorosamente nada e puder ir logo para o meio do transito.

esta bem que uma 125cc nao anda muito mas e o que chega para um gajo morrer

isto e assim noutros paises ou e mais uma coisa estupida exclusiva deste pais?
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeAbril 30th 2013, 14:19

JSilva954 escreveu:
Ja estou mais descansado, mas realmente tambem achei que quase impossivel, mas mesmo assim vou tratar disso. Karapau quanto pagaste pelo averbamento?

paga-se 30€ da emissao da nova carta, ha e as cartas mudaram de cor, agora em vez de serem rosas sao quase brancas, pa poupar tinta xD
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeAbril 30th 2013, 14:20

saikur escreveu:

realmente nunca vi coisa mais estupida. um gajo tira carta de carro e depois pode conduzir uma mota 125cc sem saber rigorosamente nada e puder ir logo para o meio do transito.

esta bem que uma 125cc nao anda muito mas e o que chega para um gajo morrer

isto e assim noutros paises ou e mais uma coisa estupida exclusiva deste pais?

nao isto sao as estupidezes tipicas do continente paneleiro e ecologista em que vivemos
luisramos123
Honda Monkey
luisramos123

Número de Mensagens : 55
Mota/Modelo : 2007 CBR 125

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeAbril 30th 2013, 14:40

Então quem tirou AL antes do início deste ano não precisa de ir a exame pois não?

Não tem muito jeito ter de fazer novo exame, exame de mota já eu fiz, não o quero fazer outra vez...

E sim, é bem mais estúpido qualquer pessoa poder andar de 125 com carta de carro, quer dizer, a minha mãe não sabe andar de bicicleta, mas o governo acha-a capaz de andar de mota... makes sense...
R@lf Jones
CBR 600F3
R@lf Jones

Pendura : Consciencia

Número de Mensagens : 2137
Mota/Modelo : CB600F Hornet

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeAbril 30th 2013, 18:25

KaraPau_GT escreveu:

Acabaste de tirar-me uma grande dor de cabeça. É que nem os gajos do IMTT sabem das leis. Porque eu fui lá com essa duvida e eles não sabiam, mas disseram-me que a nova lei era ter que se autopropor.
A minha dor de cabeça é que isso agora tem umas regras todas maradas que eu não tinha como cumprir.
Por exemplo, mota de exame mais de 600cc e mais de 4?kw de potencia.

Mas se tu o conseguis-te, para o proximo mês vamos ver o que me acontece nao me apetece ver o mesmo engenheiro mais 1 vez
R@lf Jones
CBR 600F3
R@lf Jones

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeDezembro 4th 2013, 18:06

KaraPau_GT escreveu:

Karapau_GT dá para me dizeres em que data tiras-te a AL é que a mulher do IMTT imbirra comigo que a lei que saiu nao tem retroativos e terei que fazer novo exame de condução
Viralhadas
CBR 400RR
Viralhadas

Pendura : Ana Rita

Número de Mensagens : 716
Mota/Modelo : CBR 650F'15 / Ex-CBR 600F'98

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeDezembro 4th 2013, 18:07

Estas leis são uma estupidez e confusão tão grande, que nem quem está á frente dos gabinetes do IMTT as sabe!
R@lf Jones
CBR 600F3
R@lf Jones

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeDezembro 4th 2013, 18:10

o problema é que essas pessoas nem sabem o significado da carta AL para elas é a carta de 250cc.

J+a me aconteceu ir ao IMTT e mandarei-me ir falar com o segurança para ele me ajudar a preencher papeis. affraid Shocked affraid  Aqui se vê a competencia das pessoas em causa
Viralhadas
CBR 400RR
Viralhadas

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeDezembro 4th 2013, 18:14

Depois quem paga somos nós, porque nos chateamos com tanta papelada e burocracia, que andamos com a mota que nos der na telha, esteja averbada, não esteja! Depois uma operação Stop, e lá vai talhada!
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeDezembro 4th 2013, 18:34

R@lf Jones escreveu:
Karapau_GT dá para me dizeres em que data tiras-te a AL é que a mulher do IMTT imbirra comigo que a lei que saiu nao tem retroativos e terei que fazer novo exame de condução
lá está, se nao tem retroactivos não afecta quem tirou antes de sair a lei, a minha AL é de junho de 2010

eu já me aconteceu ir ao IMTT e acabar a explicar as leis e o procedimento tanto a pessoas q la tavam como a funcionarios, aquilo é um espetaculo, é o retrato deste paisinho

quanto á tua carta, se te estao a chatiar com isso, ou vais a otro IMTT, ou o que tens a fazer é uma exposiçao da situaçao ao director tecnico desse departamento ou a um director distrital caso haja (nao sei se ha)

Última edição por KaraPau_GT em Dezembro 4th 2013, 18:38, editado 1 vez(es)
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeDezembro 4th 2013, 18:36

Viralhadas escreveu:
Depois quem paga somos nós, porque nos chateamos com tanta papelada e burocracia, que andamos com a mota que nos der na telha, esteja averbada, não esteja! Depois uma operação Stop, e lá vai talhada!
por isso que eu não parava nessas coisas quando tinha a AL e andava com a 600 de 94KW xD
R@lf Jones
CBR 600F3
R@lf Jones

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeDezembro 4th 2013, 18:40

KaraPau_GT escreveu:
lá está, se nao tem retroactivos não afecta quem tirou antes de sair a lei, a minha AL é de junho de 2010

eu já me aconteceu ir ao IMTT e acabar a explicar as leis e o procedimento tanto a pessoas q la tavam como a funcionarios, aquilo é um espetaculo, é o retrato deste paisinho

quanto á tua carta, se te estao a chatiar com isso, ou vais a otro IMTT, ou o que tens a fazer é uma exposiçao da situaçao ao director tecnico desse departamento ou a um director distrital caso haja (nao sei se ha)
Pois mas sendo assim tu já tinhas direito á tua carta em junho de 2012 a lei saiu em 2013. Afinal é como a mulher me disse tem que já se ter a carta antes de ter entrado a lei em vigor.

O problema é que em diário não saiu a explicação para este caso particular
Viralhadas
CBR 400RR
Viralhadas

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeDezembro 4th 2013, 18:45

KaraPau_GT escreveu:
por isso que eu não parava nessas coisas quando tinha a AL e andava com a 600 de 94KW xD
Pois, a mim ainda não me mandaram parar, e a minha está averbada, mas é a nova A2, e pelo que li, a CBR 600 F nem averbada dá xD Mas como na escola disseram que sim quando tirei, agora não vou trocar. Que se f*d*
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitimeDezembro 4th 2013, 19:16

R@lf Jones escreveu:
Pois mas sendo assim tu já tinhas direito á tua carta em junho de 2012 a lei saiu em 2013. Afinal é como a mulher me disse tem que já se ter a carta antes de ter entrado a lei em vigor.

O problema é que em diário não saiu a explicação para este caso particular
mas eu so a fui buscar já em 2013

eu continuo a achar q se fores a outro imtt te safas, porque nao pode sair uma lei q licha toda gente para tras, tu tiras-te com umas condiçoes, nao te as podem mudar a meio

epa mas tambem se for so proores-te a exame, q eu saiba podes te propor na tua propria mota, e nem se paga assim tanto e passas na boa
Conteúdo patrocinado

Carta AP Empty
MensagemAssunto: Re: Carta AP Carta AP Icon_minitime

Carta AP

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Legislação-