InícioPortalÚltimas imagensRegistrarEntrarAcidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 LojaAcidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 V-deosAcidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Fotos
Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Acidente entre carro e mota numa AE Russa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16293
Idade : 45
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 17th 2013, 23:36

Drlucas escreveu:
F1CT1CIOU5, ultrapassar pela direita é proibido sim, mas em AE ou em qualquer outra estrada com mais de uma faixa de rodagem no mesmo sentido podes passar pela direita desde que não mudes de faixa de rodagem para o fazer.
Se mudares de faixa é uma ultrapassagem, se seguires na faixa da direita e alguém for na da esquerda podes passar que não estás a cometer nenhuma ilegalidade.
Tanto que em AE a policia deixou de multar quando alguém vai na esquerda e é passado pela direita.
Abraços
Lucas

Por isso é que eu usei a palavra "ultrapassar" e não "passar". Smile

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
Drlucas
CBR 250
Drlucas

Número de Mensagens : 212
Idade : 44
Localização : Marinha Grande
Mota/Modelo : CBR 900 RR e Bandit 400
Data de inscrição : 21/03/2010

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 17th 2013, 23:44

Erro meu...
Ir para o topo Ir para baixo
yoshimura
CBR 250R
yoshimura

Número de Mensagens : 359
Mota/Modelo : Honda CBR 600 F4
Data de inscrição : 30/09/2008

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 18th 2013, 10:59

F1CT1C10U5 escreveu:

(...)

Também só é suposto andar a 120 no máximo... Imagina tu que vais a 160 e um tipo de ultrapassa, mete-se à tua frente e trava a fundo, indo tu de mota, só porque não ias a 120 como manda o código da estrada...

Não travando a fundo, mas travando, ficarias surpreendido se te dissesse que um senhor de um Mercedes já me fez isso em plena A8?!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bikepics.com/members/pais/99cbr600/
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16293
Idade : 45
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 18th 2013, 11:02

yoshimura escreveu:
Não travando a fundo, mas travando, ficarias surpreendido se te dissesse que um senhor de um Mercedes já me fez isso em plena A8?!

Acredito... já vi tanta coisa... E acho desse senhor do Mercedes na A8 o mesmo que acho do tipo da mota nesta vídeo. A diferença é que no teu caso tu é que te lixavas sem culpa, neste vídeo não.

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 18th 2013, 11:23

Drlucas escreveu:

F1CT1CIOU5, ultrapassar pela direita é proibido sim, mas em AE ou em qualquer outra estrada com mais de uma faixa de rodagem no mesmo sentido podes passar pela direita desde que não mudes de faixa de rodagem para o fazer.
Se mudares de faixa é uma ultrapassagem, se seguires na faixa da direita e alguém for na da esquerda podes passar que não estás a cometer nenhuma ilegalidade.
Tanto que em AE a policia deixou de multar quando alguém vai na esquerda e é passado pela direita.
Abraços
Lucas

Não sei onde tiraste o código, mas aqui em Portugal não é isso que o código diz. Sei que é um pouco off-topic o assunto, mas é deveras "chato" estar a "ensinar" os outros incorrectamente.
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16293
Idade : 45
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 18th 2013, 11:32

Trollitito, é um assunto de muito debate, é certo, mas pelo menos na escola de condução onde tirei a carta, foi isso que me ensinaram. Ultrapassagem implica mudança de faixa. Se não mudares de faixa, estás "apenas" a passar. Se está correcto e de acordo com o código da estrada ou não, já é outra conversa, mas foi isso que me ensinaram e é isso que aplico.

Num caso práctico, como é certo e sabido, muita gente nas AEs curte é ir a pastar na faixa do meio, não tendo ninguém à direita. O código da estrada cá manda circular na faixa mais à direita possível. Tu vens na faixa à direita e começas a aproximar-te de um desses tipos que não sai da faixa do meio. O que fazes?
A) Manténs-te na faixa da direita e "passas"?
B) Tens que mudar de faixa para a faixa da esquerda, passando pela do meio, ultrapassas, e depois atravessas novamente duas faixas para ir para a da direita?

Mais uma vez, não sei o que o código da estrada diz exactamente, mas usando o que me foi ensinado na escola de condução e usando bom senso (porque não me faz sentido nenhum ter que andar a atravessar faixas só porque um cromo qualquer não sabe conduzir) eu escolho a hipótese A.

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 18th 2013, 11:57

Bom, o tópico assim vai-se estender, portanto se quiseres abrir um novo para se debater o assunto, estou de acordo.

Quanto ao que me dizes referente à tua escola, eu acredito. Se me tivessem ensinado o mesmo, eu estaria de acordo contigo, acontece que durante as minhas aulas de condução, pude eu presenciar tal situação e aproveitei para re-confirmar (sim, porque tal como muita gente, também eu me debati com o instrutor sobre este assunto e no final, ele teve sempre razão) se me era permitido "passar" pelo carro que se encontrava na via do meio visto ele ir a uma velocidade inferior. Mas a resposta foi não, para tal, eu teria que me deslocar para a via mais à esquerda para o poder ultrapassar, mas decerto não iria fazer tal coisa. O que aconteceu: mantive-me na direita e ia "acertando" a minha velocidade com a dele, basicamente, íamos os 2 a criar trânsito.

Mas bom, referente ao código em si, como se sabe não é possível que no código explique todas as situações possíveis em que X ou Y situação pode ou não pode acontecer, o código apenas generaliza e tem 2 regras muito claras: deve-se circular o mais à direita possível e as ultrapassagens fazem-se sempre pela esquerda (havendo, no entanto, excepções, tais como dentro das localidades onde não é considerada ultrapassagem, quando o trânsito está compacto e usa toda a faixa de rodagem ou quando os veículos da via da esquerda vão seguir uma via diferente da nossa). Perante estas regras, fica claro que tudo o resto é proibido.

Mais do que isto, podemos começar a esmiuçar o que o código diz para ver como de facto se deve proceder, mas faço ainda melhor: deixo aqui um artigo do site do IMTT onde explica de forma deveras perceptível como se deve efectuar uma ultrapassagem, quando a mesma é proibida, as excepções e quando não é considerada ultrapassagem.

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_Ultrapassagem.pdf

Se ainda assim esse artigo não for suficiente, poderemos passar aos artigos do código da estrada que apenas dirão a mesma coisa numa linguagem mais "formal". Só para que eu não seja mal entendido, não tenho intenções de "provar" nada a ninguém, apenas quero ajudar a que este assunto não seja mal interpretado e que leve a haver, tal como há actualmente, tantas discrepâncias na sua percepção.
Ir para o topo Ir para baixo
AjnSantiago
CBR 600F
AjnSantiago

Número de Mensagens : 1156
Idade : 42
Localização : Porto
Data de inscrição : 15/12/2011

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 18th 2013, 11:58

F1ct nem sempre as escolas de condução estão corretas.. 

Eu já li no código e entende-se muito bem que passar pela direita de carros é só permitido em certas condições específicas, i.é., quando vais numa faixa de rodagem e essa faixa vai dar a uma saída, quando tens trânsito para-arranca e a tua fila está a andar mais rápido ou quando tens um veículo a virar para um cruzamento à tua esquerda.
Há sempre confusão aqui e isto dá para estarmos todo o dia a debater. 

No fim acho que se resume a:
Se um veículo vai na faixa do meio e tem faixa da direita livre é multa grave, se tu fores apanhado a ultrapassar pela direita é multa muito grave. 
Duvido que depois eles te queiram ouvir a dizeres "não foi uma ultrapassagem" e te perdoarem uma multa assim..
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16293
Idade : 45
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 18th 2013, 12:02

Percebo o que vocês dizem, e se a lei diz isso, pronto, estou sujeito a ser entalado, nada a dizer, mas continuo a achar que não faz sentido. Para além de achar que não faz sentido, é muito mais perigoso atravessar duas faixas da direita para a esquerda, e depois novamente duas da esquerda para a direita do que simplesmente manter a trajectória na faixa à direita e passar. É só a minha opinião, estando certa ou errada, já sei o que é "legal" e se for entalado, olha, o mal é meu. Wink

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 18th 2013, 12:08

Que não faça sentido e que seja mais perigoso, eu também posso concordar e até eu poderei, eventualmente, tomar as mesmas atitudes e ultrapassar pela direita. No entanto, deve-se ter consciência de que tal não é permitido e cometemos uma contra-ordenação muito grave.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 19th 2013, 00:13

uma palhacada é o que isso é.. passa-se e pronto... Razz 

dificilmente algum agente te vai multar, tu indo na tua vida a 120 na faixa mais a direita e SEM mudares da do meio para a direita como se ve algumas vezes algumas pessoas fazerem, te va multar pq passaste na direita sem culpa pois o do meio estava a circular a 80 ou 90 como acontece mtas vezes!

mas pronto ha sempre exepcoes...
Ir para o topo Ir para baixo
Drlucas
CBR 250
Drlucas

Número de Mensagens : 212
Idade : 44
Localização : Marinha Grande
Mota/Modelo : CBR 900 RR e Bandit 400
Data de inscrição : 21/03/2010

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 19th 2013, 00:44

O que diz o código é uma grande treta.
O Mesmo código diz que é proibido ultrapassar em pontes.
Concordam??
Ir para o topo Ir para baixo
tuta
CBR 500R
tuta

Número de Mensagens : 996
Idade : 47
Localização : Coimbra / Vila Nova de Poiares
Mota/Modelo : Suzuki Gsx 650F
Data de inscrição : 14/05/2012

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 19th 2013, 09:16

Bem, já que falam nas ultrapassagens pela direita, vou deixar o meu testemunho, foi de enlatado, mas aplica-se também ás motas.

Na altura do Natal, ia descansado na A1 sentido N/S depois de Santarém (zona de 3 faixas), vai uma carrinha na faixa do meio a 100km/h + -, eu vinha na da direita com CC ligado a 140km/h, mantive-me na direita e passei-o em segurança e sempre a topar se ele não se desviava para cima de mim.
Passados 2/3 minutos, encosta um Toyota Avensis á minha traseira e ouço num megafone "senhor condutor, é favor encostar a viatura na berma imediatamente".
Vi logo que era a BT, e pensei, "estou fodid0"...
Pediram documentos, viram que estava tudo em ordem, e depois perguntaram se sabia o porquê de me terem mandado parar, ao que eu respondi, "não sei, mas deduzo que tenha sido por ter passado aquela carrinha lá atrás pela direita"...
Responderam "exactamente, e sabe que isso é uma contra-ordenação muito grave?"
Ao que eu respondi "não, não sabia, pensei que nesta situação o pudesse fazer desde que o fizesse em segurança, que foi o que eu fiz..."
Ao que me dizem: "negativo, o que o sr. condutor deveria ter feito era mudar para a faixa da esquerda, ultrapassar o veículo e depois regressar á faixa da direita, sempre em segurança..."
Ao que eu disse: "se o sr. guarda o diz é porque está correcto, mas agora eu pergunto, não é mais grave o condutor da carrinha ter a faixa da direita livre e ir na do meio a empatar o trânsito?"
Ao que me dizem: "sim é, e iremos autuar o outro condutor, mas decidimos mandá-lo para para o sensibilizar de que está a agir mal. O resto de boa viagem e bom dia."
Achei estranho eles dizerem que iriam autuar o outro tipo na mesma, mas achei que tinham sido porreiros em não me autuar a mim, e vim-me embora todo contente.
Como tenho um primo na BT aqui em Coimbra, liguei-lhe logo para tirar a dúvida, e ele confirmou o que eles disseram.
Ou seja, mal ou bem o que o CE diz é o que é para cumprir, mas como em tudo na vida, só o faz quem quer.
Posso dizer que  depois disso, já por 4/5 vezes passei pela mesma situação e fiz como eles disseram, prefiro não lhes dar motivo para me chatearem...
Cumprimentos a todos e boas curvas.
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 19th 2013, 10:28

Edgar, dificilmente? Aqui o Tuta acabou de demonstrar na primeira pessoa que não foi tão difícil assim. Smile

Quanto às ultrapassagens em pontes, porque não? Certamente não se refere a qualquer ponte com duas ou mais vias de trânsito, senão aqui no norte na Arrábida e no Freixo onde constam 6 e 8 vias de trânsito (3 e 4 para cada lado), respectivamente, ninguém ultrapassaria ninguém.

O código até pode ser uma treta, mas o certo é que se todos nós o cumpríssemos à regra, não existiriam acidentes. Mas claro está, nem sempre assim o acontece e ninguém está livre de cometer erros. E bom bom seria consciencializar as pessoas de que devem conduzir o mais à direita possível e não no meio, assim evitava-se toda esta situação da ultrapassagem pela direita.
Ir para o topo Ir para baixo
Paciencia
CBR 500R
Paciencia

Número de Mensagens : 876
Idade : 34
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600RR
Data de inscrição : 08/06/2013

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 19th 2013, 11:17

Sinceramente, em reposta ao Tuta, eu teria feito exatamente a mesma coisa, ultrapassar pela direita.. Até porque, nós somos obrigados a andar pela direita, as outras faixas servem apenas para ultrapassar.

Não temos propriamente culpa de que o outro condutor se mantenha na faixa do meio. Nao percebo é como que tu que estás a agir mais do que corretamente em estar na tua via, como é obrigatorio por lei e reclamarem por estares a "ultrapassar" porque na verdade nao estás a ultrapassar ninguem, estás a manter-te a direita tal como deve ser.

Ultrapassagem seria se tivesse um carro à tua frente e tu tivesses que usufruir de outra faixa para ultrapassá-lo, o que nao é o caso. 

Ainda bem que nao recebeste coima. Eu, se recebesse, garanto que iria contestá-la.. Se é só um aviso, menos mal.

Nao consigo mesmo perceber onde é que tu estás errado. É que, na minha opiniao e de acordo com aquilo que sei da lei, tu estavas 100% correto. Nao é uma ultrapassagem, nao vejo como poderia ser considerada tal coisa visto que o condutor da faixa do meio ia incorretamente la posicionado porque nao estava a ultrapassar ninguem (atençao a esta parte).
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 19th 2013, 11:31

gabriel20056 escreveu:
Ultrapassagem seria se tivesse um carro à tua frente e tu tivesses que usufruir de outra faixa para ultrapassá-lo, o que nao é o caso.

Onde é que diz isso no código? Podes indicar-me?


gabriel20056 escreveu:
Nao consigo mesmo perceber onde é que tu estás errado. É que, na minha opiniao e de acordo com aquilo que sei da lei, tu estavas 100% correto. Nao é uma ultrapassagem, nao vejo como poderia ser considerada tal coisa visto que o condutor da faixa do meio ia incorretamente la posicionado porque nao estava a ultrapassar ninguem (atençao a esta parte).

Porque os outros vão incorrectamente posicionados, não invalida o tipo de manobras que tu faças.

O código tem uma regra muito básica e explícita: as ultrapassagens devem fazer-se pela esquerda (embora haja excepções, mas deixemo-las de lado), qual é a dificuldade de perceber isso?

Bom, cada um pode saber o que sabe da lei e até pode ter 200% de certezas do que é correcto ou incorrecto, o certo é que a lei é igual para todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Paciencia
CBR 500R
Paciencia

Número de Mensagens : 876
Idade : 34
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600RR
Data de inscrição : 08/06/2013

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 19th 2013, 11:45

Conforme eu disse, "daquilo que sei da lei" e daquilo que para mim ensinaram-me do que é uma "ultrapassagem": Ultrapassagem se refere à manobra de passar à frente de um veículo que se desloca na mesma direção, na mesma faixa de tráfego e em menor velocidade. Em vias de duas ou mais pistas, quando há linha divisória simples seccionada ou dupla seccionada à esquerda daquele que ultrapassa, o motorista pode ultrapassar quando for seguro. Em vias de múltiplas pistas de rolamento, na maioria das jurisdições, a passagem (não ultrapassagem) é permitida nas faixas mais 'lentas'


Claramente é uma copia do Wikipedia mas, a mim é a definiçao que ensinaram. O que diz a lei sobre isto? Se me puderes elucidar, agradecia Very Happy


Mas, ele nao estava a ultrapassar, ele estava na faixa obrigatoria dele, nao obstante do que o outro camarada estava a fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 19th 2013, 11:59

Bom, é de lembrar que a Wikipédia pode ser editada por qualquer um, daí que não serve como "dona da razão".

Mas, obstante desse facto, vamos sim partir do pressuposto que essa definição está correcta. Ora, na Wikipédia diz o seguinte:

"Ultrapassagem se refere à manobra de passar à frente de um veículo que se desloca na mesma direção, na mesma faixa de tráfego e em menor velocidade."

Trocando isto por miúdos significa que uma ultrapassagem refere-se à manobra de passar à frente de um veículo (não é passar para a frente de um veículo, é passar à frente de um veículo) que se desloca na mesma direcção (isto está incorrecto, não é na mesma direcção mas sim no mesmo sentido), na mesma faixa de rodagem (ao contrário do Brasil, nós chamamos-lhes faixa de rodagem ao invés de faixa de tráfego e, para que conste, uma faixa de rodagem contém uma ou mais vias de trânsito para cada sentido) e em menor velocidade (óbvio, né?).

Pronto, qual é a dúvida agora? Smile


Última edição por Trollitito em julho 19th 2013, 12:05, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Drlucas
CBR 250
Drlucas

Número de Mensagens : 212
Idade : 44
Localização : Marinha Grande
Mota/Modelo : CBR 900 RR e Bandit 400
Data de inscrição : 21/03/2010

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 19th 2013, 12:03

gabriel20056 escreveu:
Sinceramente, em reposta ao Tuta, eu teria feito exatamente a mesma coisa, ultrapassar pela direita.. Até porque, nós somos obrigados a andar pela direita, as outras faixas servem apenas para ultrapassar.

Não temos propriamente culpa de que o outro condutor se mantenha na faixa do meio. Nao percebo é como que tu que estás a agir mais do que corretamente em estar na tua via, como é obrigatorio por lei e reclamarem por estares a "ultrapassar" porque na verdade nao estás a ultrapassar ninguem, estás a manter-te a direita tal como deve ser.

Ultrapassagem seria se tivesse um carro à tua frente e tu tivesses que usufruir de outra faixa para ultrapassá-lo, o que nao é o caso. 

Ainda bem que nao recebeste coima. Eu, se recebesse, garanto que iria contestá-la.. Se é só um aviso, menos mal.

Nao consigo mesmo perceber onde é que tu estás errado. É que, na minha opiniao e de acordo com aquilo que sei da lei, tu estavas 100% correto. Nao é uma ultrapassagem, nao vejo como poderia ser considerada tal coisa visto que o condutor da faixa do meio ia incorretamente la posicionado porque nao estava a ultrapassar ninguem (atençao a esta parte).

Exactamente
Ir para o topo Ir para baixo
Paciencia
CBR 500R
Paciencia

Número de Mensagens : 876
Idade : 34
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600RR
Data de inscrição : 08/06/2013

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 19th 2013, 12:08

Sei que a Wikipedia nao é uma fonte "segura", por isso que informei que era de lá e disse que, de acordo com o que li, era a definiçao que tambem me tinha sido ensinada Smile Por isso que depois pedi-te para me elucidares o que a lei diz sobre isso (podia ser que soubesses)..

Direçao e sentido nao é a mesma coisa? Isto de eu ser Brasileiro e Português, às vezes o português escapa-me e coloco 2 palavras no mesmo "significado" hehe Razz

Entao, pera, a minha duvida continua a ser... "Na mesma faixa de rodagem", o que nao era o caso.. Ele estava incorretamente situado na do meio e, o outro camarada, estava corretamente (como é obrigatorio) situado na faixa da direita.. Estou a colocar em questao é: Em termos de lei, o que está à direita, está correto, certo? Visto que temos que lá circular. Como tal, nao importa o que esteja a acontecer à nossa esquerda, se a faixa de tráfego que nos é obrigatoria circular, está vazia, nao deveria ser essa que utilizamos?
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 19th 2013, 12:32

Bom, se és Brasileiro, então de facto haverá maior confusão por esse facto.

Mas eu desmistifico o conceito de faixa de rodagem pois já fizeste aí muita confusão.

Antes de mais, diferença entre direcção e sentido: se tu vens de Cascais para o Porto e eu vou do Porto para Cascais, eu e tu circulamos na mesma direcção mas em sentidos opostos. Se o Zé da esquina vai de Portugal para Espanha, circula numa direcção diferente das nossas.
Outro exemplo: quando os carros passam por ti em sentido oposto, eles circulam na mesma direcção que tu, mas tu vais num sentido (norte sul, supondo) e eles noutro (sul norte).
Pronto, creio eu que assim já dá para entender a diferença entre direcção e sentido.


Em Portugal nós temos uma via pública que pode ter várias faixas de rodagem e estas podem ter várias vias de trânsito.

Usando uma AE como exemplo: uma auto-estrada é 1 via pública que contém 2 faixas de rodagem (1 para cada sentido) e cada uma dessas faixas tem, pelo menos, 2 vias de trânsito.

Ou seja, se eu e tu vamos lado a lado na auto-estrada, significa que vamos na mesma faixa de rodagem mas em diferentes vias de trânsito.

Posto tudo isto, se releres novamente o conceito de ultrapassagem, o que diz lá? Diz que ultrapassagem se refere à manobra de tal tal, na mesma faixa de rodagem, tal tal. Novamente trocando por miúdos: não diz que tens que ir atrás do veículo que te procede (na mesma via de trânsito), diz sim que tens que ir na mesma faixa de rodagem (independentemente se vais na via da esquerda, do meio, da direita, etc).
Ir para o topo Ir para baixo
Paciencia
CBR 500R
Paciencia

Número de Mensagens : 876
Idade : 34
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600RR
Data de inscrição : 08/06/2013

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 19th 2013, 13:34

Bem, assim sim Very Happy Obrigado pela paciencia de escreveres isso tudo para que se pudesse perceber melhor o assunto!

E eu sou Portugues e Brasileiro, o problema é que às vezes faço confusão com algumas palavras porque no Brasil é utilizado em um significado e aqui noutro, por vezes lá vai o meu cérebro hehehe Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 19th 2013, 13:45

Apenas é um assunto que sempre houve e haverá controvérsias, é normal haver confusões e afins. Eu próprio já pensei de maneira errada e tive que dar muitas cabeçadas na parede para perceber, daí que se ajudar outros que leiam isto (por vezes em pesquisas do google eu venho para aqui ao fórum ao acaso) e a esclarecer o assunto, tanto melhor. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 19th 2013, 14:53

mt boa explicacao sem duvida vou tentar lembrar-me disso antes de passar pela direita neste tipo de situações Wink

da minha parte obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
motorhead
CBR 600F2
motorhead

Pendura : Tampa de banco

Número de Mensagens : 1632
Idade : 52
Localização : Hell
Mota/Modelo : Honda CBR 600 F Sport
Data de inscrição : 15/12/2010

Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitimejulho 19th 2013, 19:21

Obrigado pela explicação! Muito claro e "by the book" !
Eu também pensava isso mesmo, que daria para "passar" pela direita, sem ser considerado ultrapassagem...
Assim, irei continuar a fazer o mesmo porque isso não tem lógica nenhuma (tal como muitas outras leis de trânsito e não só)...mas consciente de que me estou a sujeitar à multita...
Imaginem isto, eu venho numa AE de 3 faixas a circular pela via mais à direita a 120km hora na santa paz e vai um idiota qualquer na faixa mais à direita a 60 0u 8o ou o que lhe apetecer.
Pela norma, eu se quiser passar por ele, devo sair de onde estou, atravessar a 2ª faixa e ir-lhe pedir passagem fazendo pisca ou então à estupida colando-me na traseira do tipo e a fazer-lhe sinais de máximos para sair da frente, certo?
Isso é que é o que manda a lei e por isso é o que se tem de fazer? Eu passo e caguei de alto mas depois já sei que a queixar-me só se for da estupidez de quem manda neste tasco...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acidente entre carro e mota numa AE Russa Acidente entre carro e mota numa AE Russa - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Acidente entre carro e mota numa AE Russa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Acidente IC19 entre mota e carro
» Dar encosto numa mota a partir de um carro
» Carro quase bate numa mota parada
» Acidente! Mota faz capotar carro!
» [Resolvido] Mota ou carro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: OFF-TOPIC :: Outros assuntos-