InícioPortalRegistrar-seConectar-seAlgumas novas regras aprovadas para o novo CE LojaAlgumas novas regras aprovadas para o novo CE V-deosAlgumas novas regras aprovadas para o novo CE Fotos
Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Iy07r7

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe

Algumas novas regras aprovadas para o novo CE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
RAMMSTEINER
CBR 600F2
RAMMSTEINER

Pendura : Rede de carga

Número de Mensagens : 1984
Mota/Modelo : CBR125R JC50 - 2011

Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Empty
MensagemAssunto: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 3rd 2013, 12:23

http://visao.sapo.pt/as-regras-desconhecidas-do-codigo-da-estrada=f744025

A notícia não é muito boa em termos de apoio nos artigos do CE mas fica uma ideia de algumas alterações, em especial a da circulação em rotundas que acho que já deveria ter sido bem defenida há muito tempo.
Wolf
CBR 600F4i
Wolf

Número de Mensagens : 3628
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 5th 2013, 08:30

quanto ás rotundas acho bem, mas em caso de acidente vamos ver o que acontece se não é o gajo que muda de faixa que é culpado...quanto aos ciclista acho mal e vai dar alguns atropelamentos, não precebo pk adem ocupar a faixa toda e circular lado a lado, já agora comecem a pagar seguro tb e vão tirar a carta...
tuta
CBR 500R
tuta

Número de Mensagens : 996
Mota/Modelo : Suzuki Gsx 650F

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 5th 2013, 09:01

De facto essa dos ciclistas passarem a poder andar lado a lado, para mim é uma estupidez!
Também sou ciclista e só ando lado a lado nos trilhos e quando tenho visibilidade, em estrada nunca andei, acho muito perigoso.
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 5th 2013, 09:28

Questiono-me o que acontecerá nestas situações:

Algumas novas regras aprovadas para o novo CE 3ovy

Não vejo qual o problema com as rotundas no estado actual, mas vejo já problemas com essas novas regras.

O mesmo quanto à situação das bicicletas, mas a ver vamos como isto vai ser.

EDIT: bom, re-li novamente o artigo colocado e já eu fiquei confuso. Lá diz o seguinte:

"A lei obriga o condutor a colocar-se na via mais conveniente à saída que pretende (ou seja, se quiser sair na terceira, só deve passar para a faixa mais à direita imediatamente depois da segunda saída); quem contorna as rotundas por fora está a desrespeitar o Código da Estrada."

Mas isto é como as rotundas já funcionam neste preciso momento o que me leva a acreditar que a imagem que eles lá têm (esta: http://visao.sapo.pt/users/126/12623/rotunda-29af.jpg ) está desenhada incorrectamente. A ser isto, as regras das rotundas continuarão iguais.
LadyAnne
CBR 600F
LadyAnne

Pendura : so estorva...

Número de Mensagens : 1001
Mota/Modelo : R6

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 5th 2013, 09:38

nao vejo novidades nenhumas alem das da bicicleta. As novidades dos carros ja nao eram assim??? so veiu frisar o que ja existia, quanto as rotundas sempre foi assim os portugues e desculpem la isto mas os portugues é que nao sabem fazer as rotundas! ah e vao continuar sem saber...
Agora a cena das bicicletas so espero que as autoridades tenham isso em atençao e comecem logo a multar as bicicletas pois eles abusam em muitas coisas.Pois eles sempre quizerem ser vistos como "carros" mas nao respeitam as regras da estrada....
RAMMSTEINER
CBR 600F2
RAMMSTEINER

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 5th 2013, 10:53

Trollitito essa imagem que tens aí é uma coisa rara!
É rara a rotunda que apenas tem uma via de entrada e uma via em cada saída e tem duas vias "dentro" da rotunda.
Nessa imagem o B está mal mas o A também não é muito esperto.
Dou este exemplo na estrada para o Taguspark há duas vias em cada faixa e as rotundas são também de duas vias de circulação eu mesmo estando na da direita e que um carro circule na via interior da rotunda eu não entro já para não me arriscar a isto.

Quanto às binas tá visto que agora vale tudo, são carros mas vão poder andar nos passeios, passadeiras e por aí a fora!Shocked
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 5th 2013, 11:08

Olha que não é tão raro assim, mas obstante desse facto, essa imagem é a imagem colocada pelo site visão daí que foi a usada como exemplo. Seja como for, segundo o texto deles, tudo continuará na mesma, já a imagem que colocaram é que está incorrecta.

Quanto à imagem alterada, não vejo o que está de errado com o veículo A, visto que quer sair na primeira saída da rotunda então só terá que o fazer como indicado. Para ser correcto, o B já teria que se deslocar para a via à direita mais cedo o que impossibilitaria ao A entrar na rotunda, assim o mesmo só o faria após dar prioridade ao B.

Ignorando as setas, assim que o carro B passe pela zona do carro A, o carro A poderá entrar na rotunda e jamais poderá adivinhar que o carro B lhe irá cortar o caminho, pois da forma que se desloca, poderia sair noutra saída qualquer que não aquela.

Seja como for, penso que estamos todos de acordo com isto, o "problema" está mais na imagem incorrectamente desenhada pelo site visão. E da mesma forma que no site se referem aos triângulos como obstáculos também não está correcto.

Bom, o melhor mesmo é esperar pelas "regras oficiais" que, certamente, serão publicadas no site do IMTT e virão também no código da estrada, assim não haverá dúvidas. Mas é sempre bom ter noção destas alterações, não vá a coisa mudar e muitos condutores continuarem a conduzir consoante regras antigas.
Marco Reis
CBR 125R
Marco Reis

Pendura : Neuza

Número de Mensagens : 144
Mota/Modelo : Vespa 50S (1969) / CBR 600 F - Sport

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 5th 2013, 11:54

Trollitito escreveu:
Questiono-me o que acontecerá nestas situações:

Algumas novas regras aprovadas para o novo CE 3ovy

Não vejo qual o problema com as rotundas no estado actual, mas vejo já problemas com essas novas regras.

O mesmo quanto à situação das bicicletas, mas a ver vamos como isto vai ser.

EDIT: bom, re-li novamente o artigo colocado e já eu fiquei confuso. Lá diz o seguinte:

"A lei obriga o condutor a colocar-se na via mais conveniente à saída que pretende (ou seja, se quiser sair na terceira, só deve passar para a faixa mais à direita imediatamente depois da segunda saída); quem contorna as rotundas por fora está a desrespeitar o Código da Estrada."

Mas isto é como as rotundas já funcionam neste preciso momento o que me leva a acreditar que a imagem que eles lá têm (esta: http://visao.sapo.pt/users/126/12623/rotunda-29af.jpg ) está desenhada incorrectamente. A ser isto, as regras das rotundas continuarão iguais.

Nessa situação julgo que o condutor tem de esperar que o veiculo que circula na rotunda complete o se trajeto e so depois avançar... Relativamente as bicicletas como já aqui disseram vai haver atropelamentos porque são veículos de marcha lenta e no caso de vir um carro d frente e o condutor nao tiver a possibilidade de parar leva-os a frente... Deviam ser obrigados a pagar seguro pois regem-se pelas regras de transito e era uma forma de se protegerem e já agora IUC que também circulam (desculpem mas n quero ferir ninguém) eu tb ando de bicicleta ...
LadyAnne
CBR 600F
LadyAnne

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 5th 2013, 12:06

Acho muito bem sempre fui um pouco contra as bicicletas pois muitos tem a mania que vale tudo desde passarem na passadeira montados nelas e acham que nos carros/motos somos obrigados a parar o que nao é nada assim ta no codigo da estrada!... A irem 4lado a lado na conversa no meio da estrada... Se as bicicletas sao equiparadas a carro/moto que comecem as multas logo para ver se mete um pouco de ordem no assunto pois sinceramente deixam muito a desejar... Ah eu tbm ando de bicicleta mas nao concordo com muito do que vejo por isso limito me a andar no "meio do mato" com ela e nao em estradas ou pior ainda passeios!...
Quanto a rotunda é a lei que ja existe ou seja quem esta dentro da rotunda tem prioridade é ter atençao
.
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 5th 2013, 12:16

Marco Reis escreveu:

Nessa situação julgo que o condutor tem de esperar que o veiculo que circula na rotunda complete o se trajeto e so depois avançar...

A questão é a seguinte:

Algumas novas regras aprovadas para o novo CE 1111

A partir do momento que o carro passa (o carro sendo o rectângulo azul) podemos entrar na rotunda. Agora, claro, isso é apenas um esboço, mas imaginemos esta situação: rotunda grande, o carro B vai devagar e após passar, nós entramos na rotunda e vamos a velocidade maior. O que vai acontecer na saída da rotunda? Ambos vão de encontro um ao outro e poderá haver esse tipo de acidente.

Para ser correcto, teria que ser assim:

Algumas novas regras aprovadas para o novo CE 2222

Claro que o desenho deixa a desejar, mas dá para perceber a ideia. Deste modo, já não haveria qualquer problema. É assim que sempre tem sido e, segundo percebi, não vai mudar. O desenho original do site é que não está de todo correcto.
brunooli
CBR 150
brunooli

Pendura : Anjo da Guarda

Número de Mensagens : 193
Mota/Modelo : BANSHEE e ex CBR 1000RR

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 5th 2013, 13:03

Boa tarde Pessoal,

Marco, a tua 2a imagem não pode ser mais clara, é mesmo assim que tem de ser...
Sou encartado à 15 anos e ando neste momento a fazer aulas praticas de condução por causa da minha nina (RR)... e realmente essa imagem é a realidade daquilo que somos obrigados a cumprir.
Eu ainda tenho algumas duvidas acerca deste sistema, mais concretamente no caso de rotundas com 3 ou mais vias... vou questionar na escolinha e depois digo-vos... no entanto se alguém souber é bem vinda a explicação.

Boa curvas e cuidado com as rotundas, na pratica quem vai de mota está em desvantagem e vão-se cometer muitos acidentes...
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 5th 2013, 13:24

No site do IMTT tem uma boa explicação de como as rotundas funcionam: http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_CirculacaoemRotundas.pdf

Não tem é exemplos de rotundas com 3 ou mais vias, mas a lógica mantém-se (embora na prática surja mais confusões, conheço pelo menos 2 aqui no Porto que uma pessoa nem sabe que via escolher).
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 5th 2013, 15:21

atencao que agora já ha mts ciclistas com seguro, nao so para se salvaguardarem como tmb em caso de causarem um acidente estarem "protegidos"
Wolf
CBR 600F4i
Wolf

Número de Mensagens : 3628
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 5th 2013, 15:33

claro que há! eu sou um deles, mas não é obrigatório, é um seguro de responsabilidade civil que cobre não só quando ando de bicicleta, como se for a pé, ou de alguma forma eu cause um dano a terceiros..
LadyAnne
CBR 600F
LadyAnne

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 5th 2013, 16:42

mas o grave nisto tudo é que a muitos ciclistas que nao sabem o codigo da estrada... Como vao saber das regras?....
RAMMSTEINER
CBR 600F2
RAMMSTEINER

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 5th 2013, 16:55

Não sei o que é pior estes novos direitos dos ciclista ou porem o pessoal que tem cat.B a andar de 125cc sem uma unica aula... mas pronto os nossos lideres iluminados é que sabem.

Trollitito como tu dizes e mostraste é como se deve fazer e como está escrito para fazer a circulação nas rotundas.
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 5th 2013, 18:06

Engraçado acabei de fazer um desabafo no face sobre isto!
A dos ciclistas é ridicula...... Nada mais a dizer!

Raspunsen
CBR 400RR
Raspunsen

Número de Mensagens : 708
Mota/Modelo : CBR 125R '04

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 5th 2013, 18:34

RAMMSTEINER escreveu:
Não sei o que é pior estes novos direitos dos ciclista ou porem o pessoal que tem cat.B a andar de 125cc sem uma unica aula... mas pronto os nossos lideres iluminados é que sabem.

Trollitito como tu dizes e mostraste é como se deve fazer e como está escrito para fazer a circulação nas rotundas.

Agora é que disseste tudo.
LadyAnne
CBR 600F
LadyAnne

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 8th 2013, 08:00

RAMMSTEINER
CBR 600F2
RAMMSTEINER

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 8th 2013, 09:08

O video das rotundas acho que não contempla algumas das situações mais comuns e complicadas...

Quanto ao video da circulação na faixa do meio é de rir... especialmente a justificação do sr. agente.
Ou seja motivos para não  ir na faixa da meio são "faixa dos lentos", "dos camiões"; motivos para ir " em caso de acidente é mais fácil manobrar para evitar o obstáculo e facilita-se as ultrapassagens...

Vou pegar no exemplo dos carros. Se for na faixa do meio e rebentar um pneu tenho uma faixa para cada lado para controlar o carro, a faixa da direita está por costume toda arrebentada devido à circulação dos pesados ( em termos de segurança faz todo o sentido ir num pavimento mais degradado) por ultimo acho que faz muito mais sentido andar a fazer uma data de manobras de ultrapassagem aos carros que vão na direita em vez de seguir pela faixa do meio!
Marco Reis
CBR 125R
Marco Reis

Pendura : Neuza

Número de Mensagens : 144
Mota/Modelo : Vespa 50S (1969) / CBR 600 F - Sport

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 8th 2013, 09:59

Vejam este ponto de vista os enlatados circulavam nas vias mais a direita e para ultrapassar a do meio deixando a mais a esquerda para as motos que são os veículos mais rápidos Sacar Cavalo sacarcavalo

Tou no gozo Twisted Evil
AjnSantiago
CBR 600F
AjnSantiago

Número de Mensagens : 1156

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 8th 2013, 12:19

Acho que este site está mais completo:

Novas Alterações

Alguns pontos que me chamaram mais a atenção:

"É apreendido o livrete se o automóvel desrespeitar as regras de poluição sonora, do solo e do ar."

"O período de reincidência foi alterado de 3 anos para 5 anos. Ou seja, se o condutor cometer uma contra-ordenação de inibição de conduzir, depois de ter sido condenado por uma outra contra-ordenação de inibição de condução pela mesmo diploma legal, praticada à menos de 5 anos, o limite da inibição de condução é o elevado para o dobro."

"A utilização do telemóvel em condução só é permitida se for utilizado um auricular ou sistema de mãos livres. A infração é entre 120€ a 600€, e passa a ser considerada uma contra-ordenação grave, sendo penalizada com a inibição de conduzir."
RAMMSTEINER
CBR 600F2
RAMMSTEINER

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitimeAgosto 8th 2013, 15:48

AjnSantiago escreveu:

"O período de reincidência foi alterado de 3 anos para 5 anos. Ou seja, se o condutor cometer uma contra-ordenação de inibição de conduzir, depois de ter sido condenado por uma outra contra-ordenação de inibição de condução pela mesmo diploma legal, praticada à menos de 5 anos, o limite da inibição de condução é o elevado para o dobro."
 Mas não era já assim?
Eu levei uma grave em 2009 e estava a fazer as contas para 2014...
Já agora isso tem efeitos retroactivos ou já estou safo?bounce
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Algumas novas regras aprovadas para o novo CE Icon_minitime

Algumas novas regras aprovadas para o novo CE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Legislação-