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 Qual o momento certo para meter mudanças?

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RicardoP
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MensagemAssunto: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 9th 2013, 20:45

ora, pelo titulo do tópico pode parecer parvo mas a dúvida é a seguinte.

Qual o momento certo para meter mudanças? 08vs07vs05dyno

interpretando o gráfico do banco de potencia, podemos verificar que a linha azul mais forte representa uma cbr 1000rr de modelo europeu.
até aqui porreiro, agora analisando melhor podemos ver que o pico de CV'S que a mota debita é perto das 12000RPM, dali para a frente desce.
o binário maximo aparece perto das 10000RPM.

entao a minha duvida é a seguinte....
digamos que eu quero chegar à V.max da mota no menor tempo possivel.... quando devo trocar de mudança? a que rotaçoes o devo fazer?

por outras palavras, o que interessa mais para chegar ao topo? binário ou CV'S, suponho que seja binário mas gostaria de uma segunda opiniao

obrigado e espero que a minha duvida esclareca mais rapaziada =)
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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 9th 2013, 21:04

Explicação simplista (e acho que correcta)

Binário: aceleração
CVs: Velocidade máxima.

Portanto, diria que era trocar sempre às 12.000 e só cortar a 6ª.

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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 9th 2013, 21:24

para atingir uma maior velocidade no menor espaço de tempo é trocar de caixa  antes do corte aí umas 1000rpm
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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 9th 2013, 21:38

Um pouco antes do corte. Hás-de reparar que o avisador de troca de relação acente 500/1000 rpms antes do corte. É assim que ele acende que deves trocar, daí para a frente é a relação seguinte a mais favorável em binário (repara no gráfico do binário) que entra depois em decréscimo numa fase onde é compensada novamente pela potência (isto dito tambem de forma simplista e confirma o escrito pelo FIC).
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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 9th 2013, 21:47

vmf74 escreveu:
Um pouco antes do corte. Hás-de reparar que o avisador de troca de relação acente 500/1000 rpms antes do corte. É assim que ele acende que deves trocar, daí para a frente é a relação seguinte a mais favorável em binário (repara no gráfico do binário) que entra depois em decréscimo numa fase onde é compensada novamente pela potência (isto dito tambem de forma simplista e confirma o escrito pelo FIC).
esse avisador é programavel
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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 9th 2013, 21:52

Tens razão Daijiro, mas deve depender do mapa em questão, ou o aproveitamento pode sair furado. 
E os mapas (modificados) normalmente já contemplam esse acerto.
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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 9th 2013, 22:05

o que eu queria dizer é que podes programar manualmente o avisador em qualquer altura

o avisador nada tem haver com os mapas
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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 9th 2013, 22:10

Nas de corrida são programados para agir conforme o mapa... scratch 
O vosso manual não dá uma orientação para isso?
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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 10th 2013, 11:40

ora bem, portanto, quantos mais cavalos tiver uma mota, maior será a sua vel ponta.
quanto mais binário, menor o tempo que leva a atingir essa velocidade de ponta.

mas assim nao faria sentido troca-las todas perto dos 10000 para aproveitar o binário e força imprimida na roda e depois na 6ª deixar ir até cortar?
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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 10th 2013, 11:44

Sim, agora que olho para o gráfico, sim.

Disse 12.000 porque estava a olhar para a curva da potência, mas se o binário dps das 10.000 começa a descer, mais vale se calhar passar de caixa.

Olhando para esse gráfico o ideal se calhar seria ali nas 10.500

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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 10th 2013, 12:18

é a minha ideia, as tantas programo o avisador para me dar o toque nessa altura =) tb estou à espera do mapa da minha mota para ver se difere ou nem por isso.
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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 10th 2013, 13:48

para trocares de mudança acho k te deves guiar pela potencia máxima , trocando as 12000 vais andar sempre acima dos 160 cv enquanto se trocares ás 10000  vais utilizar 138 a 147 cv
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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 10th 2013, 13:51

gonzaga1982 escreveu:
para trocares de mudança acho k te deves guiar pela potencia máxima , trocando as 12000 vais andar sempre acima dos 160 cv enquanto se trocares ás 10000  vais utilizar 138 a 147 cv
Mas o que te dá a aceleração é o binário... Smile

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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 10th 2013, 13:51

analisando o grafico e sendo da mesmo opniao que o fict em relacao ao k influencia a velocidade e acelaracao, deves trocar antes dela começar a perder força, ou sejas as 10mil..  isto na tua...

sei que as zx10 e outras aumentam o binario ate ao corte e ai sim, trocar mudanca assim k acende a luzinha Wink
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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 10th 2013, 16:10

aponto para as 10200 mais coisa menos coisa.
em provas de arranque por exemplo eles procuram é binário.
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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 10th 2013, 17:20

10 mil? wtf.... Não é assim que se analisa um grafico!

Por essa ordem de ideias um carro turboq ue tem o binario maximo as 1750 rpm quer dizer que vamos trocar as 2k? Nada disso!

A altura cerca andará na casa das 12000rpm neste caso!
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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 10th 2013, 17:49

eu diria que com esse grafico nao consegues deduzir qd deves por a mudança.lol! 

cavalos é potencia, torque é força.
força, que trocando por miudos significa a potencia para pores a mota em movimento. por exemplo, numa corrida de drag, interessa teres torque, pois o objectivo é passares do estado de parado para depressa, num curto espaço de tempo. (por essa razão, o torque é muitas vezes associado à aceleração)

eu diria que precisas de um gráfico onde possas relacionar a potência em cada uma das mudanças, e a perda para a seguinte para poderes optimizar a coisa, em vez do grafico que apresentas, que nem sabes a que mudança se refere.
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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 10th 2013, 17:59

Aqui o gráfico é do range de RPMs todo feito em 6ª.

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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 10th 2013, 18:01

como é que sabes que é em 6º? por norma o max hp e torque nao é obtido na ultima mudança...
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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 10th 2013, 18:06

Das duas vezes que fiz testes de potência, foram em 6ª... Mas sim, de facto esse pode não ser, mas desconfio que seja. Smile

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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 10th 2013, 18:09

okapa. eu de motas nao tenho experiencia com dynos, mas em carros por norma nunca é na ultima mudança, é tipo em 4º...
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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 10th 2013, 18:12

nuno.ripper escreveu:
okapa. eu de motas nao tenho experiencia com dynos, mas em carros por norma nunca é na ultima mudança, é tipo em 4º...
Eu acho que deve também depender do veículo... Nas RRs aquilo tem "jarda" em todas as mudanças...

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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 10th 2013, 18:16

Nuno.ripper escreveu: .."eu diria que com esse grafico nao consegues deduzir qd deves por a mudança."
Estou de acordo. a mudança deve ser engrenada perto do nível de rotações aonde é atingido o binário máximo (torque) da moto. Desta forma consegue-se obter o impulso máximo após a nova velocidade ser engrenada.
No caso da CBR1000rr de origem anda perto das 8500-9000 onde se obtêm cerca de 11,4 Kgf.m. Talvez às 9.000 se com caixa manual e 8500 com quick-shift porque as rotações não caem tanto.
Penso eu de que...
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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 10th 2013, 22:11

Código:

Mas o que te dá a aceleração é o binário...
 
Explica lá isso k eu não percebi .

 Quanto maior for a rotaçao mais a moto anda , a potencia de um motor é dada pelo binário x rotação logo deves manter o motor no regime mais alto de potencia
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MensagemAssunto: Re: Qual o momento certo para meter mudanças? Qual o momento certo para meter mudanças? Icon_minitimeoutubro 10th 2013, 22:41

ora bem, na minha ideia, deve-se procurar o momento em que o motor imprime mais força na roda.... este momento estará relacionado com os cv's ou binário?
pelo que sei numa reprise por exemplo interessa mais o binário, porque é que nao se pode aplicar o mesmo aqui?
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