InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarMota usada - O que ter em conta antes de comprar LojaMota usada - O que ter em conta antes de comprar V-deosMota usada - O que ter em conta antes de comprar Fotos
Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Mota usada - O que ter em conta antes de comprar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Mr Hyde
Honda Monkey
Mr Hyde

Número de Mensagens : 5
Idade : 43
Localização : Matrix
Data de inscrição : 11/10/2013

Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Empty
MensagemAssunto: Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Icon_minitimeoutubro 25th 2013, 12:31

Boas,

Como não encontrei nenhum tópico com este tipo de informação, decidi criar este para ver se aprendo algumas coisas e evito fazer asneira e quem sabe outros poderão beneficiar também. Smile

Ok, para quem está a pensar comprar a primeira mota (como é o meu caso) e usada, quais são os aspectos mais importantes que devem ser tidos em conta, como por exemplo a nível mecânico, pessoal, onde comprar (OLX, standvirtual, ...?), o que procurar, etc?

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
tenazinha
CBR 600F
tenazinha

Número de Mensagens : 1138
Idade : 31
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Honda NSR 125 / CBR 600RR aka "A canária"
Data de inscrição : 15/05/2012

Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Empty
MensagemAssunto: Re: Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Icon_minitimeoutubro 25th 2013, 13:18

leva um mecânico que saiba, e ouve o que ele tem a dizer
Ir para o topo Ir para baixo
Markitus
Honda Monkey
Markitus

Número de Mensagens : 21
Idade : 35
Localização : Entroncamento e Lisboa
Mota/Modelo : Honda CBR 600 F
Data de inscrição : 18/09/2013

Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Empty
MensagemAssunto: Re: Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Icon_minitimeoutubro 25th 2013, 13:59

Boas Mr. Hide

No meu caso, fiz uma procura exaustiva por sites como stand virtual, olx, custo justo, cbrportugal, mais um ou outro, fui a diversos stands e claro, não meti a componente tempo ao barulho para não haver pressão e não decidir rapidamente. Fui pesquisando e quando houvesse um negócio que chamasse bastante a minha atenção, ia dar uma vista de olhos mais ao pormenor. Para isso tens de ter bem definido qual a mota que queres adquirir!!

Ver as motas em que estás interessado:
- Leva amigos que já tenham esse modelo para a testar;
- Leva amigos com conhecimentos e alguns anos de mota;
- Podes levar um mecânico. No meu caso não conhecia nenhum;
- Vejam a mota ao pormenor, tipo leões de volta de uma presa. Vê tudo mas mesmo TUDO, não vale a pena enunciar: "vê os pneus, as peseiras, isto ou aquilo", é para verem a mota toda ao pormenor, testar e ouvir;
- Pergunta tudo e mais alguma coisa (motivo da venda, uso que dava, quando comprou, se já teve acidentes, se anda muito ou pouco com ela, se anda sempre a dar gás, etc.) E tem em consideração que as respostas às vezes podem não ser o mais fidedignas possível pois do outro lado encontra-se um interessado em vender. Infelizmente, desconfia sempre um pouco;
- Pergunta à pessoa o que faz, a sua vida, estuda-a tanto fisicamente como psicologicamente. Tenham uma conversa banal em que se estão a conhecer;
- Mesmo que estejas interessado, não o demonstres. Sê um pouco frio. Mas por outro lado, também podes tecer alguns elogios à mota ou a outro assunto qualquer. Quebra o gelo e o interesse é levares a pessoa também às tuas condições;
- "condições" refiro-me ao preço da mota. Regateia sempre!! E mostra maturidade negocial, não chegues lá e só porque queres fazer uma grande compra, tiras 1000€ ao preço da mota. Isso é estúpido e mata o negócio!! Vais falando, farias isto na mota, melhoravas isto, revisões, se calhar penso em mudar pneus, tenho de adquirir equipamento pois não tenho, selo, seguro, registo de mudança de propriedade, etc. Para ti são imensos gastos num curto espaço de tempo e tens de expor a situação. Obviamente e se ele estiver numa de vender a mota e também tiver maturidade negocial, vai compreender e retirar algo ao preço inicial da mota. Contudo e volta-te a lembrar, ele também vai tentar fazer o papel dele para fazer uma boa venda.

Mais, Documentos!!
- Queres os documentos todos e vê-los;
- Queres duas chaves e código;
- Queres saber e ver que tem o seguro em dia e o selo;
- Confirma o número do quadro com o livrete;
- Podes pegar nessa informação e ver junto da Polícia se a mota já esteve envolvida em algum acidente;
- Podes ir às finanças e procurar saber a situação da mota e se há penhoras ou não por parte do individuo. Tu queres fazer negócio com um individuo honesto e que tenha tudo em dia.

Só mais uma coisa, quanto ao que ver na mota caso vás sozinho, fazes uma pesquisa na Internet e vês em diversos sites o que tens de ter em especial atenção ao ver a mota. Não o vou escrever aqui pois já está aqui um testamento imenso. Mas deixo aqui algumas dicas:
- http://forum.motonline.pt/forum_posts.asp?TID=40463

- http://motoclube.com/artigos/7-dicas-para-comprar-moto-usada
- http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/02/veja-dicas-para-comprar-moto-usada.html
- http://www.wikihow.com/Buy-a-Used-Motorcycle.

Espero ter ajudado.
Eu quando fiz a minha compra pesquisei e pesquisei e li n coisas. Não defini uma data específica. Quando comprar, comprei! O que acabou por acontecer e até hoje não me arrependo da altura nem da compra que fiz. Ficaram ambas as partes contentes e até hoje mantemos contacto. Não te esqueças que a outra pessoa também tem/tinha um sentimento de posse e emocional pela mota. Ela vai ser a tua nova menina, mas do outro lado está outro individuo que vai vende-la e passou também muito tempo com ela.

Tens de conseguir por-te a ti no lado do vendedor e tentar voltar a demonstrar-lhe de como foi com ele quando comprou a mota. Inverter os papéis é sempre bom! Leva a um entendimento (ou não) e a um bom negócio.

E agora, finalmente, me despeço.
Abraço Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Mr Hyde
Honda Monkey
Mr Hyde

Número de Mensagens : 5
Idade : 43
Localização : Matrix
Data de inscrição : 11/10/2013

Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Empty
MensagemAssunto: Re: Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Icon_minitimeoutubro 25th 2013, 15:25

Obrigado a ambos. Smile

Caro Markitus obrigado pela tua resposta exaustiva e completa. Era mesmo isso que procurava e vou sem dúvida seguir os teus concelhos e não tenho dúvida que outros em situação semelhante irão beneficiar dela.

Quanto à mota que penso comprar é a CBR 125r, se possível a versão de 2011 preto e branca. Tenho lido em vários sítios que é uma boa mota para quem se está a iniciar e bastante económica. Mais tarde, quando já estiver bem adaptado, logo se vê se passo para uma 250cc ou mais. Smile

Neste momento ando de olho nesta http://portocity.olx.pt/honda-cbr-125-r-2011-iid-439967789 mas ainda não tenho carta e como tal vai ter que esperar...

Abraço Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Empty
MensagemAssunto: Re: Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Icon_minitimeoutubro 25th 2013, 16:34

Para essa mota (125cc) não precisas de carta de mota, se tiveres carta de carro é suficiente.

_________________________________________
Mota usada - O que ter em conta antes de comprar R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Mr Hyde
Honda Monkey
Mr Hyde

Número de Mensagens : 5
Idade : 43
Localização : Matrix
Data de inscrição : 11/10/2013

Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Empty
MensagemAssunto: Re: Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Icon_minitimeoutubro 25th 2013, 16:39

daikoni escreveu:
Para essa mota (125cc) não precisas de carta de mota, se tiveres carta de carro é suficiente.
É o que eu estou a tirar actualmente. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Empty
MensagemAssunto: Re: Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Icon_minitimeoutubro 25th 2013, 16:43

boa sorte.. nessas n deve haver grandes invenções.. e numa de 2011 então.. deve tar nova Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Empty
MensagemAssunto: Re: Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Icon_minitimeoutubro 25th 2013, 16:44

Acho que podias aproveitar para tirar ambas, penso que saia mais barato as 2 em simultâneo. E assim também treinavas na motas da escola, e tomavas gosto à coisa.

_________________________________________
Mota usada - O que ter em conta antes de comprar R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Empty
MensagemAssunto: Re: Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Mota usada - O que ter em conta antes de comprar Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Mota usada - O que ter em conta antes de comprar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Como comprar a mota usada que encontra se em financiamento do banco?
» Truques na compra de mota usada
» Ajuda na compra de mota usada
» O que verificar antes de comprar? (Penhoras e afins)
» Mota usada/Histórico desconhecido Vs Manutenção/Revisões

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Sondagens-