InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarDúvida: Carta de moto - Categorias LojaDúvida: Carta de moto - Categorias V-deosDúvida: Carta de moto - Categorias Fotos
Dúvida: Carta de moto - Categorias Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Dúvida: Carta de moto - Categorias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
nuno91pt
Honda Monkey
nuno91pt

Número de Mensagens : 9
Idade : 33
Localização : Santo António dos Cavaleiros
Data de inscrição : 18/02/2014

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 18th 2014, 23:14

Boa noite, Pessoal

Hoje cumpri o sonho de me ir inscrever para tirar a carta de moto, porém, quando lá cheguei fui apanhado de surpresa com os "novos" regulamentos. Disseram-me que tinha de tirar AM como limite de 15KW e que para ser ilimitado só depois de fazer os 24 anos, visto eu ter 22, faço Quinta 23. Tenho carta de carro normal com quase 4 anos e meio mas de resto não tenho mais nada.

As minhas questões são as seguintes:

  • Não há outra hipótese para além da carta AM (Pergunto isto porque estou baralhado com a A2 que agora nas pesquisas muito ouvi falar)
  • 15KW dá para quê? Chega a 600cc ou 250cc?
  • Depois de tirar a AM só quando tiver 25 é que posso subir de cc? Ou há outros métodos?


A questão é, quanto mais pesquiso mais confuso fico Razz ... Daí ter necessidade de tirar esta questão convosco caso me possam ajudar.

Caso tenha feito alguma pergunta mais parva, peço desculpa é assumidamente falta de experiência. E caso já exista algum tópico semelhante, pelo igualmente desculpa, não é minha intenção "desarrumar" o fórum, mas não encontrei.

Cumprimentos,
Agradeço qualquer ajuda!
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

Número de Mensagens : 2123
Idade : 42
Localização : Costa de Caparica
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013
Data de inscrição : 04/05/2013

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 18th 2014, 23:21

Boas eu acho que no teu caso agora é a A2 até 35KW :
http://www.invicta.pt/pdf/condutor/CategoriasCarta.pdf
mas dá uma vista de olhos neste tópico: 
https://www.cbrportugal.com/t23141-novas-categorias-carta-de-mota
Ir para o topo Ir para baixo
nuno91pt
Honda Monkey
nuno91pt

Número de Mensagens : 9
Idade : 33
Localização : Santo António dos Cavaleiros
Data de inscrição : 18/02/2014

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 18th 2014, 23:23

O meu problema é que já paguei uma entrada, e não imagino o porquê de me enganarem visto já ter sido cliente quando tirei a carta. E sempre me pareceu uma escola 5estrelas. Será que alguém me consegue dar certeza ou aconselhar-me como devo proceder?
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

Número de Mensagens : 2123
Idade : 42
Localização : Costa de Caparica
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013
Data de inscrição : 04/05/2013

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 18th 2014, 23:30

Mas AM é a de ciclomotores até 50cc, a que vais tirar é a antiga AL que agora é a A2, acho eu, pois não tem lógica tirar a de 50cc  scratch  scratch  scratch 
aqui tens a informação oficial do imtt:
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Documents/RHLC_PrincipaisAlteracoes_DL_138-2012.pdf
Ir para o topo Ir para baixo
nuno91pt
Honda Monkey
nuno91pt

Número de Mensagens : 9
Idade : 33
Localização : Santo António dos Cavaleiros
Data de inscrição : 18/02/2014

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 18th 2014, 23:35

Antes de mais agradeço a tua ajuda.

Exacto, não faz sentido nenhum. Por isso é que estou baralho em relação a este assunto. Se for engano deles posso exigir devolução do dinheiro? É que já assinei o papel e tudo para eles enviarem para o imtt... Ou seja, acho que por bem ou mal, fui enganado.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

Número de Mensagens : 2123
Idade : 42
Localização : Costa de Caparica
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013
Data de inscrição : 04/05/2013

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 18th 2014, 23:41

de nada Nuno o forum é mesmo para isto, eu quase de certeza que eles te inscreveram na A2 até porque tens 23 anos, não há lógica uma categoria inferior, para alem que por um ano não ficas já com a cata "ilimitada", mas pronto é a legislação que temos ... 
Informa-te na escola, e repara na guia (quando a receberes) que categoria lá está proposta e se não for a A2 exige a correcção pois é a que pretendes e não a de ciclomotores AM...
Mas aposto que estás inscrito na A2 caso contrario é mesmo uma estupidez ...
Ir para o topo Ir para baixo
nuno91pt
Honda Monkey
nuno91pt

Número de Mensagens : 9
Idade : 33
Localização : Santo António dos Cavaleiros
Data de inscrição : 18/02/2014

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 18th 2014, 23:45

O problema é que eu tenho a certeza que é a AM, principalmente porque eles me informaram que estava limitado a 15KW, facto que fez com que eu viesse pesquisar e ficar ainda mais confuso. Amanhã tenho de passar lá e tirar isto a limpo, senão é a entrada que dei que arde  Crying or Very sad  .
Ir para o topo Ir para baixo
Parra
CBR 600F4i
Parra

Número de Mensagens : 3205
Idade : 34
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR600RR 03
Data de inscrição : 03/03/2013

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 18th 2014, 23:47

Antigamente era licença ciclomotor com 14 anos.

Carta A2 para 16 anos dava para até 125 cc e 15 cavalos

Carta A1 para os 18 anos com potencia até 25Kw (cilindrada não importava, apenas a potencia)

Carta AL a partir dos 21 anos que era ilimitada, eu esperei ate aos 21 para tirar esta.

Ao que parece agora a AL passou para os 24 anos, pelo que deverás agora tirar o equivalente à A1, com máximo de potencia até 25 Kw, não define a cilindrada pois podes ter motos de 600cc com menos Kw que uma moto de 250cc ou 300 cc.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

Número de Mensagens : 2123
Idade : 42
Localização : Costa de Caparica
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013
Data de inscrição : 04/05/2013

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 18th 2014, 23:50

Isso é que era bom, se realmente existe esse erro eles tem é que o emendar, era só o que faltava ficares a arder com a entrada ... nada disso ou rectificam ou exiges o dinheiro de volta, amanha trata de averiguar isso e depois dá noticias mas é assim: ou rectificam ou retorno do dinheiro, escolas de condução há muitas ...
Ir para o topo Ir para baixo
Hikas
CBR 400RR
Hikas

Número de Mensagens : 549
Idade : 31
Localização : Póvoa de S.Iria/Pampilhosa Da Serra
Mota/Modelo : GSXR 600 k6 :D black&blue
Data de inscrição : 14/11/2013

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 18th 2014, 23:52

A meu ver acho que se pudesses reaver o dinheiro, esperavas mais 1 ano e tiravas a carta para tudo,
minha opinião

Mas devia ser dever da escola de condução informar melhor, quando fui tirar a carta (o ano passado com novas regras) eles explicaram me tudo, porque eu tava convencido que podia ja tirar a carta para tudo com os 21. Wink


Tenho a carta A2 - da ate 35kw
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

Número de Mensagens : 2123
Idade : 42
Localização : Costa de Caparica
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013
Data de inscrição : 04/05/2013

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 18th 2014, 23:54

Novas categorias 
 
 
 
•Deixa de existir o conceito de subcategoria de carta de condução. 
 
 
•Foram inseridas/alteradas as seguintes categorias de carta de condução: 
 
 
AM: Inclui ciclomotores, motociclos até 50cc e quadriciclos ligeiros 
A1: Motociclos até 125 cc, até 11 kW de potência e relação potência/peso até 0,1kW/kg; 
Triciclos até 15 kW 
A2: Motociclos até 35 kW, relação potência/peso até 0,2 kW/kg, não derivados de versão 
com mais do dobro da sua potência máxima 
A: Motociclos e triciclos 


segundo esta informação do IMTT a que te estão a propor é a A1 até 15 KW que por acaso agora já os detentores de carta B com mais de 25 anos podem conduzir sem nada mais fazer ...dai não ter lógica não ser a A2 ...  scratch
Ir para o topo Ir para baixo
CARBONx_X
CBR 500R
CARBONx_X

Pendura : Jess_

Número de Mensagens : 844
Idade : 33
Localização : Açores , Ilha Terceira
Mota/Modelo : Kawasaki ninja zx6r 2008 limited edition
Data de inscrição : 21/05/2013

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 18th 2014, 23:54

Boas Nuno como dito pelo outro Nuno (tanto Nuno lol) 
A carta "AL" é agora "A2" antes limitada em 25kw agora limitada em 35kw , podes conduzir qualquer motorizada dentro destes 35kw e com a referência máxima de peso/potência permitida na categoria , ao tirares carta de categoria "A2" após 2 anos da mesma e com uma condução exemplar podes renovar para Categoria "A" sem limites , apenas pagando para ir a novo exame e fazer uns testes testes psicotécnicos. Tal como podes daqui a um ano , simplesmente fazelo visto nesta altura ja teres os 24 anos. O que te aconselho:

Se ainda não compraste mota , com uma boa procura consegues uma CBR modelo F3/F4i , com limitação no livrete de 25kw , alem de que é mota mais que suficiente para começo nas desportivas! Tens conforto + potência , e limitada no livrete andas normalmente sem apenas está limitada no livrete , se ja tens mota e ultrapassa os 35Kw , tas lixado e vais ter ou de a vender para obter outra limitada de livrete ou realmente menos potente , ou vais ter de esperar 1 aninho , espero ter ajudado , e quanto a carta com limitação de 15Kw deves ter entendido mal , pois e a actual carta de A1 que equivale a categoria 125 , e que actualmente ja está incluída na categoria de carro que tens , que te permite conduzir , carro , 125cc te 15kw (antes 11kw) e moto 4. Espero ter ajudado alguma coisa dispôe Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

Número de Mensagens : 2123
Idade : 42
Localização : Costa de Caparica
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013
Data de inscrição : 04/05/2013

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 18th 2014, 23:58

CARBONx_X escreveu:
Boas Nuno como dito pelo outro Nuno (tanto Nuno lol) 
A carta "AL" é agora "A2" antes limitada em 25kw agora limitada em 35kw , podes conduzir qualquer motorizada dentro destes 35kw e com a referência máxima de peso/potência permitida na categoria , ao tirares carta de categoria "A2" após 2 anos da mesma e com uma condução exemplar podes renovar para Categoria "A" sem limites , apenas pagando para ir a novo exame e fazer uns testes testes psicotécnicos. Tal como podes daqui a um ano , simplesmente fazelo visto nesta altura ja teres os 24 anos. O que te aconselho:

Se ainda não compraste mota , com uma boa procura consegues uma CBR modelo F3/F4i , com limitação no livrete de 25kw , alem de que é mota mais que suficiente para começo nas desportivas! Tens conforto + potência , e limitada no livrete andas normalmente sem apenas está limitada no livrete , se ja tens mota e ultrapassa os 35Kw , tas lixado e vais ter ou de a vender para obter outra limitada de livrete ou realmente menos potente , ou vais ter de esperar 1 aninho , espero ter ajudado , e quanto a carta com limitação de 15Kw deves ter entendido mal , pois e a actual carta de A1 que equivale a categoria 125 , e que actualmente ja está incluída na categoria de carro que tens , que te permite conduzir , carro , 125cc te 15kw (antes 11kw) e moto 4. Espero ter ajudado alguma coisa dispôe Smile
X2 concordo, muito bem dito Nuno  fixe!
Ir para o topo Ir para baixo
CARBONx_X
CBR 500R
CARBONx_X

Pendura : Jess_

Número de Mensagens : 844
Idade : 33
Localização : Açores , Ilha Terceira
Mota/Modelo : Kawasaki ninja zx6r 2008 limited edition
Data de inscrição : 21/05/2013

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 19th 2014, 00:00

Nuno.CBR escreveu:

X2 concordo, muito bem dito Nuno  fixe!
Obrigado Nuno  lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

Número de Mensagens : 2123
Idade : 42
Localização : Costa de Caparica
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013
Data de inscrição : 04/05/2013

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 19th 2014, 00:04

yes  é pá isto é só Nunos  vitória!
Ir para o topo Ir para baixo
Randrecing94
CBR 400RR
Randrecing94

Número de Mensagens : 570
Idade : 29
Localização : Rio de Mouro
Mota/Modelo : Cbr 600F 2011
Data de inscrição : 03/05/2012

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 19th 2014, 00:13

No meu caso foi assim, tirei a carta de A1 na altura que tinha 16 anos.
Aos 18 anos, Outubro de 2012 tirei a AM, penso eu que era assim, a que estava limitada a 25Kw.

Na altura, eu passado dois anos, Outubro deste ano, devia ficar com a carta A, isto visto eu ter tirado a carta antes das novas regras porque só entraram em vigor no Inicio de 2013.

Pelo que tenho ouvido eu já apanhei as novas regras visto ainda ter apanhado no tempo em que estou limitado.

Para já está fora de questão eu pagar mais um exame, quer dizer, faço 3 exames de moto na minha vida ? Que estupidez.

Por outro é a tal cena, se estou limitado com as novas regras agora à partida devia ficar limitado a 35Kw e não aos antigos 25Kw não ?!

ESTES GAJOS SÃO UNS CHULOS DE M#### !
Farto de dar dinheiro ao IMTT !
Ir para o topo Ir para baixo
nuno91pt
Honda Monkey
nuno91pt

Número de Mensagens : 9
Idade : 33
Localização : Santo António dos Cavaleiros
Data de inscrição : 18/02/2014

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 19th 2014, 00:19

Pessoal, muito obrigado pela a ajuda, amanhã vou passar lá e "bater o pé" para que tudo fique esclarecido e/ou rectificado e depois venho aqui dar o feedback. E, espero eu, dizer que ficou tudo resolvido e o como Razz...

P.S.: Randrecing94, pelo que sei, a última alteração na legislação data de 3 de Janeiro de 2013, até à data não há mais nenhuma alteração circunstancial.
Ir para o topo Ir para baixo
Randrecing94
CBR 400RR
Randrecing94

Número de Mensagens : 570
Idade : 29
Localização : Rio de Mouro
Mota/Modelo : Cbr 600F 2011
Data de inscrição : 03/05/2012

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 19th 2014, 00:25

nuno91pt sim, apenas foi essa a única grande alteração mas eu tirei antes dessa data.

Já que vais lá, se poderes tentar perceber com eles essas situações como a minha, ficava-te muito grato.
Perguntas se as pessoas que tiraram carta aos 18 de moto antes da alteração da legislação, ficam a aguardar os dois anos conforme a legislação antiga ou não. Isto é tudo uma grande confusão o.O
Ir para o topo Ir para baixo
CARBONx_X
CBR 500R
CARBONx_X

Pendura : Jess_

Número de Mensagens : 844
Idade : 33
Localização : Açores , Ilha Terceira
Mota/Modelo : Kawasaki ninja zx6r 2008 limited edition
Data de inscrição : 21/05/2013

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 19th 2014, 00:30

Randrecing94 escreveu:
nuno91pt sim, apenas foi essa a única grande alteração mas eu tirei antes dessa data.

Já que vais lá, se poderes tentar perceber com eles essas situações como a minha, ficava-te muito grato.
Perguntas se as pessoas que tiraram carta aos 18 de moto antes da alteração da legislação, ficam a aguardar os dois anos conforme a legislação antiga ou não. Isto é tudo uma grande confusão o.O
Ao teres tirado carta na legislação anterior vais renovar a tua após 2 , anos não tens de ter os 24 , mas aconselho-te a ires a escola onde tiraste a carta pois eles la é que têm estes registos , ja tive em situação idêntica , e fui a uma escola de condução queria que tirasse por completo , fui onde tirei expus a situação e so paguei o que tinha a pagar para ter a categoria. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
CARBONx_X
CBR 500R
CARBONx_X

Pendura : Jess_

Número de Mensagens : 844
Idade : 33
Localização : Açores , Ilha Terceira
Mota/Modelo : Kawasaki ninja zx6r 2008 limited edition
Data de inscrição : 21/05/2013

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 19th 2014, 00:32

Nuno.CBR escreveu:
yes  é pá isto é só Nunos  vitória!
Quase tantos Nunos como CBR´s  lol!  lol! 
Realmente existem muitos pais com bom gosto na altura de dar nome aos filhos  Cool  Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 19th 2014, 10:06

queres um conselho? ja k ainda n tiraste, fala cm eles e espera pelos 24 e tiras ja a equivalente a anterior tirada aos 21...AL!

enfim cada vez me convenço mais que a melhor coisa k fiz foi tirar aos 16 a a2 com codigo definitivo e valido para qql categoria e aos 18 tirei a de A1 e B, n precisei fazer codigo novamente e aos 20 anos tinha AL averbada "automaticamente".
Ir para o topo Ir para baixo
nuno91pt
Honda Monkey
nuno91pt

Número de Mensagens : 9
Idade : 33
Localização : Santo António dos Cavaleiros
Data de inscrição : 18/02/2014

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 19th 2014, 11:50

Como prometido, depois do assunto resolvido aqui fica o feedback.

Pelos visto ninguém lá sabia era muito bem a potência em KW e gerou-se uma confusão por me terem dito que era limitado a 15Kw. De uma maneira ou de outra lá a senhora da secretaria vai confirmar e garantiu-me que fica A2. Confusão gera confusão e eu já estava em pânico ao pensar que tinha pago para andar de 50cc lol.

Edgar_Oliveira escreveu:
queres um conselho? ja k ainda n tiraste, fala cm eles e espera pelos 24 e tiras ja a equivalente a anterior tirada aos 21...AL!

enfim cada vez me convenço mais que a melhor coisa k fiz foi tirar aos 16 a a2 com codigo definitivo e valido para qql categoria e aos 18 tirei a de A1 e B, n precisei fazer codigo novamente e aos 20 anos tinha AL averbada "automaticamente".

Sim Edgar, eu tinha pensado em esperar. Porém, como já tinha tirado a carta de carro lá eles fizeram-me um desconto, era 399€ e passou para 300€ e para o ano quando for fazer o exame para a A pago só 50€ vou lá e fico despachado. Assim, posso comprar já uma até 35Kw que eu prevejo que me dure uns 2anos para me ambientar bem.


Última edição por nuno91pt em fevereiro 19th 2014, 22:36, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Viralhadas
CBR 400RR
Viralhadas

Pendura : Ana Rita

Número de Mensagens : 716
Idade : 31
Localização : Lourinhã
Mota/Modelo : CBR 650F'15 / Ex-CBR 600F'98
Data de inscrição : 02/07/2013

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 19th 2014, 13:50

CARBONx_X escreveu:
Boas Nuno como dito pelo outro Nuno (tanto Nuno lol) 
A carta "AL" é agora "A2" antes limitada em 25kw agora limitada em 35kw , podes conduzir qualquer motorizada dentro destes 35kw e com a referência máxima de peso/potência permitida na categoria , ao tirares carta de categoria "A2" após 2 anos da mesma e com uma condução exemplar podes renovar para Categoria "A" sem limites , apenas pagando para ir a novo exame e fazer uns testes testes psicotécnicos. Tal como podes daqui a um ano , simplesmente fazelo visto nesta altura ja teres os 24 anos. O que te aconselho:

Se ainda não compraste mota , com uma boa procura consegues uma CBR modelo F3/F4i , com limitação no livrete de 25kw , alem de que é mota mais que suficiente para começo nas desportivas! Tens conforto + potência , e limitada no livrete andas normalmente sem apenas está limitada no livrete , se ja tens mota e ultrapassa os 35Kw , tas lixado e vais ter ou de a vender para obter outra limitada de livrete ou realmente menos potente , ou vais ter de esperar 1 aninho , espero ter ajudado , e quanto a carta com limitação de 15Kw deves ter entendido mal , pois e a actual carta de A1 que equivale a categoria 125 , e que actualmente ja está incluída na categoria de carro que tens , que te permite conduzir , carro , 125cc te 15kw (antes 11kw) e moto 4. Espero ter ajudado alguma coisa dispôe Smile
Atenção aos kw's da mota, uma F3 ou F4 limitada a 25kw não dá para esta nova categoria A2, eu tenho A2 e tenho uma F3, mas cheira-me que se sou algum dia mandado parar antes de fazer os 2 anos de carta e marcar exame para ilimitadas tou feito ao bife, apenas não troco, porque além de gostar dela, não sabia nada disso.
Ir para o topo Ir para baixo
nuno91pt
Honda Monkey
nuno91pt

Número de Mensagens : 9
Idade : 33
Localização : Santo António dos Cavaleiros
Data de inscrição : 18/02/2014

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 19th 2014, 13:53

Viralhadas escreveu:

Atenção aos kw's da mota, uma F3 ou F4 limitada a 25kw não dá para esta nova categoria A2, eu tenho A2 e tenho uma F3, mas cheira-me que se sou algum dia mandado parar antes de fazer os 2 anos de carta e marcar exame para ilimitadas tou feito ao bife, apenas não troco, porque além de gostar dela, não sabia nada disso.

Não dá porquê? Se a única limitação é KW's e a mota se encontrar dentro do limite não deve haver problema. Ou existe mais alguma variante?
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitimefevereiro 19th 2014, 14:02

mas qual exame? é preciso exame para ilimitada agora? asserio? novamente.. do k me livrei e so tenho mais 2 anos k tu, nuno Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Dúvida: Carta de moto - Categorias Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Dúvida: Carta de moto - Categorias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Novas categorias de carta. AL->A2->A
» Novas categorias - Carta de mota
» dúvida 1º seguro de moto
» Carta AP
» carta

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Legislação-