InícioPortalRegistrar-seConectar-seAjuda! Dúvida na documentação/transferência de nome LojaAjuda! Dúvida na documentação/transferência de nome V-deosAjuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Fotos
Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Iy07r7

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe

Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
PedroF
CBR 500R
PedroF

Número de Mensagens : 843
Mota/Modelo : CBR 600 RR 04

Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Empty
MensagemAssunto: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 1st 2014, 12:26

Boas pessoal.

Gostaria que me dessem uma ajudinha pois estou aqui um pouco confuso.

Imaginemos que o vendedor de uma mota não tem o livrete mais recente da mesma (afirmando que nunca o chegou a receber) mas tem o livrete do dono anterior e o comprovativo de pagamento em como foi efetuada a mudança de nome, comprovando que a mota é dele. É possível através desses documentos que o vendedor apresenta realizar a mudança para o nome do comprador? Mesmo sem o livrete atual? Ou o vendedor terá que pedir uma 2ª via para depois se poder mudar de nome?

Agradecia a ajuda pessoal é que isto é algo urgente pois pode ou não evitar uma viagem desnecessária se não der para fazer a troca de nome.

Abraço,

Pedro Ferreira
Parra
CBR 600F4i
Parra

Número de Mensagens : 3205
Mota/Modelo : CBR600RR 03

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 1st 2014, 12:37

Antes de mais, essas dúvidas nada melhor do que ir ao sitio correcto para teres respostas concretas e não opiniões dispersadas no tempo por cada um.

Segundo para confirmares isso sobre a quem pertence a moto tiras a matriculas e vais ao notoriado (nao sei se esta bem escrito), onde podes pedir todas as informações da mota e não levares um barrete. Lá dizem-te se a moto tem algum problema, multas, etc etc
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9157
Mota/Modelo : CBR600F 2012

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 1st 2014, 12:49

Vê lá se ele não está a querer vender uma mota que não é dele...  Razz

Life is a trip, from point A (birth), to point B (death).
Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between.
Think for yourself. Live your life. Make it count.
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16130
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 1st 2014, 12:59

Isso resolve-se fácil... vais COM ELE ào balcão do DUA para fazer uma mudança de nome para ti... E depois lá logo de vê se está tudo legal ou não...

1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
PedroF
CBR 500R
PedroF

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 1st 2014, 13:26

Não me parece que o vendedor queira enganar pois é o próprio que quer tratar logo de tudo e faz questão de ir logo ao local trocar de nome! Nesse aspeto penso que confio no vendedor embora isto hoje em dia todo o cuidado é pouco!

A minha questão é se dá ou não para fazer a mudança com aqueles documentos pois mesmo que seja um vendedor sério pode não dar e nesse caso fiz uma viagem desnecessária.

Realmente vou pegar na matrícula e tentar saber mais informações!

Caso dê para trocar para meu nome significa que está tudo em ordem certo?
Bugalho13
CBR 600F4i
Bugalho13

Número de Mensagens : 3407
Mota/Modelo : ex R6 01 - ex CBR 600rr 03 - ex CBR 1000rr 04 - ex Hornet f8 - ex Kawasaki z750 07 - ex Yamaha FZ6n 04 - ex Yamaha Virago 250 91 - ex Suzuki GSR08 - ex Honda NC700x 13 - ex Honda NC750x 16 - atual Suzuki DL650 V-Strom 05

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 1st 2014, 13:37

O que pode acontecer é o atual detentor da mota (Y) passar o nome do antigo proprietário (X) para o (Y) e só depois passar de (Y) para (Z) que és tu se é que me faço entender...
jorge 123
CBR 250
jorge 123

Número de Mensagens : 222

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 1st 2014, 13:56

PedroF escreveu:
Boas pessoal.

Gostaria que me dessem uma ajudinha pois estou aqui um pouco confuso.

Imaginemos que o vendedor de uma mota não tem o livrete mais recente da mesma (afirmando que nunca o chegou a receber) mas tem o livrete do dono anterior e o comprovativo de pagamento em como foi efetuada a mudança de nome, comprovando que a mota é dele. É possível através desses documentos que o vendedor apresenta realizar a mudança para o nome do comprador? Mesmo sem o livrete atual? Ou o vendedor terá que pedir uma 2ª via para depois se poder mudar de nome?

Agradecia a ajuda pessoal é que isto é algo urgente pois pode ou não evitar uma viagem desnecessária se não der para fazer a troca de nome.

Abraço,

Pedro Ferreira
Esses decumentos que o homem tem eu tenho muitos aqui em casa de veiculos que já foram meus mas que já vendi.

Os documentos em meu nome seguiram  para os novos proprietarios , agora imagina se eu rouba-sse 1 desses veiculos e o coloca-sse novamente á venda com esses tais decumentos que tenho a comprovar que era ou foi meu.

É o que pode (nao tenho certeza) estar a acontecer . Esse vendedor ter ido buscar o veiculo ou por falta de pagamento ou roubo ou outro motivo qualquer  e o ter colocado novamente á venda.

Pode ser mais um esquema de burla
Bugalho13
CBR 600F4i
Bugalho13

Número de Mensagens : 3407
Mota/Modelo : ex R6 01 - ex CBR 600rr 03 - ex CBR 1000rr 04 - ex Hornet f8 - ex Kawasaki z750 07 - ex Yamaha FZ6n 04 - ex Yamaha Virago 250 91 - ex Suzuki GSR08 - ex Honda NC700x 13 - ex Honda NC750x 16 - atual Suzuki DL650 V-Strom 05

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 1st 2014, 14:09

Exatamente por isso digo ele que transfira para o nome dele e só depois passas para o teu...e certifica te que nas finanças e nas forças de segurança está tudo bem e a mudança de nome com os dois lá...

Lembra te que...o maior vigarista é simpático e bem vestido Smile
so usa
CBR 500R
so usa

Número de Mensagens : 943
Mota/Modelo : CBR 1100XX Super Blackbird

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 1st 2014, 14:34

,,, a moto tem que ter o livrete/certificado de matrícula!!, caso não tenha, porque alegadamente possa ter sido averbada mt recentemente, mais vale esperar mais uns dias, pois o C.M. demora 1 ou 2 semanas a ser emitido.,e aí sim, com o mesmo e não tendo qualquer hipoteca podes comprá-la fazendo de imediato o averbamento (€65).Exclamation 
,,, todo cuidado é pouco... Twisted Evil
http://crfsousa@hotmail.com
PedroF
CBR 500R
PedroF

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 1st 2014, 14:49

Pois pessoal, realmente é de ficar um pouco com o pé atrás nestas coisas! Há sempre esquemas!

Qualquer das maneiras o vendedor afirma que a mota está em nome dele (embora n tenha chegado o livrete) mas tem os comprovativos de pagamento que comprovam essa mudança de nome.

Partindo do princípio que é mesmo verdade, segundo o que me disseram não há problema em mudar de nome, o vendedor tem é que estar presente na conservatória e assinar no local um documento qualquer. Ao dar-se a matrícula na conservatória aparece o nome do atual dono, que sendo o que está comigo no local não há problema e este pode afirmar que o livrete se extraviou.

Esta foi a ultima informação que me deram mas uma pessoa nunca sabe, há esquemas para tudo e realmente o bugalho tem razão, eles andam sempre simpáticos e bem vestidos lol
vssf
CBR 400RR
vssf

Número de Mensagens : 562
Mota/Modelo : CBR 954 RR

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 1st 2014, 15:38

Não é preciso ir muito longe, muita gente compra as motas e nunca vai buscar o material de origem, nem se preocupa com as 2 chaves... O registo tem a tua morada e toda a informação. Com a outra chave o antigo dono vai a tua casa, fica com a mota e pode vender num esquema desses...

Na última compra que fiz o dono estava tudo impec, até ao momento de ter as duas chaves e ele só ter uma. A chave supostamente está com a ex-mulher etc... Embora pareceu ser de confiança, fui logo à honda mandar fazer uma chave nova, e pedir para trocar o código para a outra deixar de funcionar.

Portanto, vai ao registo que é o que fazes de melhor. Esquemas existem tantos
Parra
CBR 600F4i
Parra

Número de Mensagens : 3205
Mota/Modelo : CBR600RR 03

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 1st 2014, 15:46

jorge 123 escreveu:

Esses decumentos que o homem tem eu tenho muitos aqui em casa de veiculos que já foram meus mas que já vendi.

Os documentos em meu nome seguiram  para os novos proprietarios , agora imagina se eu rouba-sse 1 desses veiculos e o coloca-sse novamente á venda com esses tais decumentos que tenho a comprovar que era ou foi meu.

É o que pode (nao tenho certeza) estar a acontecer . Esse vendedor ter ido buscar o veiculo ou por falta de pagamento ou roubo ou outro motivo qualquer  e o ter colocado novamente á venda.

Por isto mesmo falei do notoriado
PedroF
CBR 500R
PedroF

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 2nd 2014, 12:17

vssf escreveu:
Não é preciso ir muito longe, muita gente compra as motas e nunca vai buscar o material de origem, nem se preocupa com as 2 chaves... O registo tem a tua morada e toda a informação. Com a outra chave o antigo dono vai a tua casa, fica com a mota e pode vender num esquema desses...

Na última compra que fiz o dono estava tudo impec, até ao momento de ter as duas chaves e ele só ter uma. A chave supostamente está com a ex-mulher etc... Embora pareceu ser de confiança, fui logo à honda mandar fazer uma chave nova, e pedir para trocar o código para a outra deixar de funcionar.

Portanto, vai ao registo que é o que fazes de melhor. Esquemas existem tantos

Agora que dizes isso, realmente o vendedor diz que só tem uma chave  scratch 
Realmente todo o cuidado é pouco mas vou insistir nessa questão da 2ª chave...

Última edição por PedroF em Março 2nd 2014, 12:26, editado 1 vez(es)
PedroF
CBR 500R
PedroF

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 2nd 2014, 12:20

jorge 123 escreveu:

Jorge mas nesse caso não daria para fazer a mudança de nome na conservatória certo? Apenas ter uma "falsa" declaração de venda, um "falso" livrete e poder enganar o comprador. Mas caso o comprador queira trocar logo de nome não iria dar ou iria? Porque a conservatória deve ter logo os dados do atual dono da mota e não do antigo... penso eu de que...
Rorix
CBR 250R
Rorix

Número de Mensagens : 331
Mota/Modelo : CBR 600 RR

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 2nd 2014, 12:32

Eu quando comprei a minha o dono anterior também só tinha uma chave. Como é pessoa de confiança mas a mota não tinha sido comprada por ele com 0 km o que fiz foi ir à Honda e mandar fazer uma segunda chave e codificar as duas novamente.
Assim tenho a certeza de que só as minhas duas chaves poe a mota a trabalhar. Se existir uma terceira chave apenas consegue abrir o banco do pendura e destrancar a direcção.
Nuno Leite
CBR 650
Nuno Leite

Pendura : Fatima Margarida

Número de Mensagens : 5230
Mota/Modelo : HONDA CBR 1000 RR HRC

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 2nd 2014, 15:41

eu ja andei a ver motos VFR,CBRXX,BMW E kawa todas estas motos so algumas tinha 2 chaves   Shocked 
e foi o proprietario que falou porque eu nem me lembrei disso!!

de qualquer das formas isso e mto estranho ter o livrete do antigo dono!
ja perguntas-te ao vendedor ha quanto tempo tem a moto em seu poder?
PedroF
CBR 500R
PedroF

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 2nd 2014, 15:57

Rorix escreveu:
Eu quando comprei a minha o dono anterior também só tinha uma chave. Como é pessoa de confiança mas a mota não tinha sido comprada por ele com 0 km o que fiz foi ir à Honda e mandar fazer uma segunda chave e codificar as duas novamente.
Assim tenho a certeza de que só as minhas duas chaves poe a mota a trabalhar. Se existir uma terceira chave apenas consegue abrir o banco do pendura e destrancar a direcção.

Sim, realmente para prevenir e evitar situações menos boas é mesmo o melhor a fazer!
PedroF
CBR 500R
PedroF

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 2nd 2014, 16:02

Nuno Leite escreveu:
eu ja andei a ver motos VFR,CBRXX,BMW E kawa todas estas motos so algumas tinha 2 chaves   Shocked 
e foi o proprietario que falou porque eu nem me lembrei disso!!

de qualquer das formas isso e mto estranho ter o livrete do antigo dono!
ja perguntas-te ao vendedor ha quanto tempo tem a moto em seu poder?

Isso também é verdade, acho que não são muitos a ter as duas chaves ou pelo menos há uma boa quantidade apenas com uma chave mas é um aspeto que acho importante e dou valor.

O dono refere que tem a mota em seu poder há cerca de ano e meio mas que também raramente anda nela por falta de tempo e porque também tem outra, daí o motivo da venda.
Eu também acho estranho mas como o dono é o primeiro a querer tratar de toda a documentação no próprio dia, não querendo vender a mota com esta ainda em seu nome, acaba por tirar um pouco as desconfianças que eu possa ter e se realmente não houver nenhum problema, na conservatória dá para passar logo para meu nome e já fico descansado.
Nuno Leite
CBR 650
Nuno Leite

Pendura : Fatima Margarida

Número de Mensagens : 5230
Mota/Modelo : HONDA CBR 1000 RR HRC

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 2nd 2014, 16:12

epa um ano e meio e mto tempo sem documentacao!!

o imposto de circulacao ta em dia?
so usa
CBR 500R
so usa

Número de Mensagens : 943
Mota/Modelo : CBR 1100XX Super Blackbird

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 2nd 2014, 16:51

eh pah! estou como o Nuno,,,, agora é que não entendo nada!! scratch  Evil or Very Mad 
,,, então até agora ainda não tinha recebido a documentação, e agora diz que já tém a moto há um ano e meio!????, em que ficamos!???,,, os documentos demoram +ou- 15 dias a chegar a casa!
http://crfsousa@hotmail.com
w@rrior
CBR 600F
w@rrior

Número de Mensagens : 1121
Mota/Modelo : Tem dois pedais e 27 mudanças

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 2nd 2014, 18:39

Eu esquecia esse negócio, tem muita história para o meu gosto.
lendolphe
CBR 600F
lendolphe

Pendura : Ana

Número de Mensagens : 1127
Mota/Modelo : GSXR 1000 K8 Ex.929 RR

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 2nd 2014, 19:06

Pedro F,

a meu ver so ha uma coisa a fazer.
O "dono" legaliza a mota primeiro, faz uma declaracao de venda para ti e depois passas para o teu nome com os documentos como deve ser.
de outra maneira nao comprava.

Cheira-me que este Sr pode ate ter comprado a mota mas nunca a passou para o nome dele (esta na moda), agora 1 ano e meio depois a declaracao dele esta caducada( caduca apos 60 dias), se assim for vai ter que pedir uma nova ao antigo dono que pode ser logo em teu nome.

Boa sorte, e nao te precepites na compra.
jorge 123
CBR 250
jorge 123

Número de Mensagens : 222

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 2nd 2014, 20:29

O melhor é irem os 2 a uma conservatória do registo automovel e esclarecerem tudo com o funcionario (a)
De momento nao estou a ver outra soluçao.

Se realmente estas interessado na moto deves apontar tudo num papel desde o n. quadro , matricula e modelo da moto que vais comprar.
 Com esses dados e em frente ao  funcionario(a) se ele (a) te confirmar que realmente nao há problema e de o vendedor ter assinado  tudo o que é preciso aí já podes passar os euros para a mao dele
guimaraes
CBR 150
guimaraes

Pendura : el banquito

Número de Mensagens : 157
Mota/Modelo : ex.CBR 600 FS rossi agora triumph speed triple

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 2nd 2014, 22:45

jorge 123 escreveu:
O melhor é irem os 2 a uma conservatória do registo automovel e esclarecerem tudo com o funcionario (a)
De momento nao estou a ver outra soluçao.

Se realmente estas interessado na moto deves apontar tudo num papel desde o n. quadro , matricula e modelo da moto que vais comprar.
 Com esses dados e em frente ao  funcionario(a) se ele (a) te confirmar que realmente nao há problema e de o vendedor ter assinado  tudo o que é preciso aí já podes passar os euros para a mao dele
X2 mas atenção que não dá para ver tudo na conservatória multas, selos por pagar etc.
Mas na conservatória consegues ver quem é o real proprietário e se há algum tipo de encargos tipo penhoras etc. Espero ter sido útil. Boas curvas.
PedroF
CBR 500R
PedroF

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitimeMarço 2nd 2014, 22:57

Sim, segundo o vendedor o imposto de circulação está em dia. Eu também acho que é muita história mas realmente só faço mesmo o negócio depois de ir com ele à conservatória e verificar que está tudo em ordem! Caso contrário não faço.

Obrigado pelas vossas opiniões, são todas muito úteis e possíveis! Isto hoje em dia é mesmo preciso cuidado, é que o sr pareceu-me simpático e de confiança mas realmente nunca se sabe...há esquemas para tudo!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome Icon_minitime

Ajuda! Dúvida na documentação/transferência de nome

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Legislação-