InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarTravar uma moto - Página 2 LojaTravar uma moto - Página 2 V-deosTravar uma moto - Página 2 Fotos
Travar uma moto - Página 2 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Travar uma moto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

Número de Mensagens : 2123
Idade : 42
Localização : Costa de Caparica
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013
Data de inscrição : 04/05/2013

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimeabril 30th 2014, 21:51

motorhead escreveu:


E ainda há esta "técnica":
Travar uma moto - Página 2 Tuvasfreiner
 lol!  é pá esta é a melhor técnica numa emergência  lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Xeyver
CBR 400
Xeyver

Número de Mensagens : 413
Idade : 38
Localização : Sintra
Mota/Modelo : SUZUKI GSXR 600 K7
Data de inscrição : 02/01/2014

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimeabril 30th 2014, 22:00

Eu gosto de usar os dois travões em simultâneo, mas com mais força no da frente!

Em curva, se tiver que travar um pouco, não toco no travão da frente, só no de trás....se escorregar ou bloquear atrás é mais fácil controlar a mota. Na minha opinião, claro.

O que é certo é que nas escolas de condução insistem para que se use, em quase todas as circunstâncias, o travão da frente, mas eu sempre achei e sentia (ainda hoje) que o de trás tinha mais utilidade que ser usado somente a velocidade baixa ou com a mota parada!

Tive uma CB500, que era um terror para travar....travava muito mal e se travasse com mais intensidade as rodas bloqueavam imediatamente. Ainda me mandou ao chão uma vez, mas felizmente nada de grave.
Usar a caixa também era mentira...uma redução mais forte e lá andava eu a "dançar" em cima da mota...conclusão tive então que a vender! E ainda bem que o fiz senão acho que já me tinha espalhado umas quantas vezes!
Ir para o topo Ir para baixo
Kafka
CBR 400
Kafka

Pendura : -te

Número de Mensagens : 481
Idade : 60
Localização : Home
Mota/Modelo : 1000rr-11
Data de inscrição : 17/07/2012

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 3rd 2014, 01:43

Xeyver escreveu:
Eu gosto de usar os dois travões em simultâneo, mas com mais força no da frente!

Em curva, se tiver que travar um pouco, não toco no travão da frente, só no de trás....se escorregar ou bloquear atrás é mais fácil controlar a mota. Na minha opinião, claro.

O que é certo é que nas escolas de condução insistem para que se use, em quase todas as circunstâncias, o travão da frente, mas eu sempre achei e sentia (ainda hoje) que o de trás tinha mais utilidade que ser usado somente a velocidade baixa ou com a mota parada!

Tive uma CB500, que era um terror para travar....travava muito mal e se travasse com mais intensidade as rodas bloqueavam imediatamente. Ainda me mandou ao chão uma vez, mas felizmente nada de grave.
Usar a caixa também era mentira...uma redução mais forte e lá andava eu a "dançar" em cima da mota...conclusão tive então que a vender! E ainda bem que o fiz senão acho que já me tinha espalhado umas quantas vezes!
Idem em curva, só o travão de trás! Ainda na última assapadela em Entre-os-Rios tive que me atravessar duas vezes porque entrei depressa demais nas curvas (não conhecia a estrada). Resolvi o problema, mas com o coração aos pulos!
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 3rd 2014, 13:09

Não tem nada que saber.

É só copiar.

Travar uma moto - Página 2 11bj2nc
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
barbecos
CBR 250
barbecos

Número de Mensagens : 212
Idade : 38
Localização : Almada
Mota/Modelo : Honda VTR 1000F
Data de inscrição : 30/10/2013

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 3rd 2014, 21:05

Uma parvoice que tenho constatado é que numa situação mais apertada uma inspiração profunda seguida de apneia tambem ajuda a travar heheh
Ir para o topo Ir para baixo
vmf74
CBR 400
vmf74

Número de Mensagens : 499
Idade : 49
Localização : Onde ouver boas curvas...
Data de inscrição : 29/07/2011

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 3rd 2014, 21:36

Eu uso os calcanhares no chão, mudo de calços... peço desculpa, de ferraduras de duas em duas viagens, eliminei a manete direita e agora até tenho espaço para levantar o dedo mindinho como quem bebe uma caneca de chá com a dona Bobone.

Nas bicilindricas em V, o de trás só serve para enfeitar, duas abaixo e a roda de trás anda sempre à procura de agarrar o asfalto, nas tetra um toque de vez em quando para a "endireitar" em curva é o suficiente para mim, de resto é sempre o da frente, mesmo quando ela já está a entrar na curva, embora em curva prefira só tocar nos travões quando inevitável.
Ir para o topo Ir para baixo
MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3609
Idade : 20
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR XX
Data de inscrição : 12/03/2014

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 4th 2014, 02:58

jam escreveu:
Não tem nada que saber.

É só copiar.

Travar uma moto - Página 2 11bj2nc


Esse puto se seguisse as nossas dicas arriscava-se a ser campeão!
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 4th 2014, 11:15

Uso tudo, e depois consoante as circunstâncias adequa-se a dosagem a cada coisa, isto em situações normais e em condução mais agressiva. Agora como o Santiago disse, e bem, numa situação de emergência muitas vezes nem dá tempo para a caixa!

_________________________________________
Travar uma moto - Página 2 Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 4th 2014, 17:36

MotardFeio escreveu:



Esse puto se seguisse as nossas dicas arriscava-se a ser campeão!

Com este ainda não consegui aprender. Porra para o gajo que anda mais de lado do que de frente.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Joao Dourado
CBR 250
Joao Dourado

Pendura : Deus Nosso Senhor

Número de Mensagens : 237
Idade : 41
Localização : Sintra
Mota/Modelo : CBR RR
Data de inscrição : 05/03/2014

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 4th 2014, 23:32

eu sou adepto de travar com os 2, e volta e meia uso só o de trás... não sei porque, mas fiquei com esse hábito.

noto é que a 600rr se reduzir as mudanças em altas, a traseira solta-se pouco, no entanto uso o trás sim, no transito e pequenas correcoes .
Ir para o topo Ir para baixo
Kafka
CBR 400
Kafka

Pendura : -te

Número de Mensagens : 481
Idade : 60
Localização : Home
Mota/Modelo : 1000rr-11
Data de inscrição : 17/07/2012

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Mas... não é assim tão simples, infelizmente! Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 5th 2014, 11:25

jam escreveu:
Não tem nada que saber.

É só copiar.

Travar uma moto - Página 2 11bj2nc

Pois é Jam mas não é assim tão simples. A malta põe-se a travar, (ainda por cima com os cabos de aço...) e dá nisto!



Depois dizem que foi azar, foi o cabo que prendeu, o disco que partiu e o diabo a quatro!
E não é caso único!
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 5th 2014, 12:33

FOD@ss vai lá vai!

_________________________________________
Travar uma moto - Página 2 Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 5th 2014, 12:51

Kafka escreveu:


Pois é Jam mas não é assim tão simples. A malta põe-se a travar, (ainda por cima com os cabos de aço...) e dá nisto!



Depois dizem que foi azar, foi o cabo que prendeu, o disco que partiu e o diabo a quatro!
E não é caso único!

Pois dá.

Quando tive a Hypermotard tinha um cuidado do carago, comecei por travar só com o dedo do meio até me habituar. Estava sempre a pensar que numa travagem de emergência ia sair como esse. Quando me habituei escangalharam-me a moto.

Mas, como mostra o vídeo e bem este é um dos perigos da travagem, sair por cima da moto, o outro é a roda escorregar e a frente sair rápido.

A parte mais importante de se andar de moto é a travagem, andar é fácil. Travar pode ser complicado.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
rafastary1414
CBR 125R
rafastary1414

Pendura : Empty

Número de Mensagens : 113
Idade : 31
Localização : Leiria
Mota/Modelo : Ex. 11´CBR 250 R | 00' Suzuki GSF 600 Bandit
Data de inscrição : 10/03/2013

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 5th 2014, 13:51

Eu uso muito pouco o tavão da frente. Só se for com a mota direita ou lá perto que que o uso com alguma intensidade. Caso contrário devo aplicar para aí um 10-20% de força nele. Para travar em curva para evitar sair fora de estrada ou até mesmo para corrigir a trajectória uso só o detrás. Uso a força consoante a situação e já dei por ele a derrapar as vezes. O resto é caixa..
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 5th 2014, 14:10

rafastary1414 escreveu:
Eu uso muito pouco o tavão da frente. Só se for com a mota direita ou lá perto que que o uso com alguma intensidade. Caso contrário devo aplicar para aí um 10-20% de força nele. Para travar em curva para evitar sair fora de estrada ou até mesmo para corrigir a trajectória uso só o detrás. Uso a força consoante a situação e já dei por ele a derrapar as vezes. O resto é caixa..

Esse é o primeiro grande erro nas travagens da mota. A roda traseira só tem 20-30% do poder de travagem de uma moto, estás a abdicar dos 70-80% da roda da frente. É preferível que traves só com a da frente, do que só com a de trás. O ideal, é ambas, nas doses certas.

Nas curvas, das duas uma, ou vais devagar / pouco inclinado, e até podes aplicar uma boa dose relativa de travão (com muito cuidado e progressividade, geralmente convém endireitares-te primeiro), ou então se fores mais a abrir / inclinado, tenta desviar-te do que houver para desviar, diz "fod*-se! fod*-se! fod*-se!" (muito importante! Razz) e esquece que o travão existe.

Resumidamente: O da frente se foge, era uma vez, mas tem o maior poder de travagem. O de trás é mais fácil de controlar em caso de bloqueio, mas também é perigoso (chicoteia, já me aconteceu várias vezes, se for em curva ainda é pior), mas não trava (quase) NADA!


Última edição por daikoni em maio 5th 2014, 14:22, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3609
Idade : 20
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR XX
Data de inscrição : 12/03/2014

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 5th 2014, 14:13

Caga lá na travagem exclusiva atrás, isso é só nas BECICLETES!

Habitua-te a usar o da frente, com calma de início já que não estás habituado.

Nem sei como se consegue usar apenas o travão de trás numa moto... Elogio-te a coragem!
Nunca tiveste de travar "a sério"??  scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 5th 2014, 14:22

Já que estamos a falar em travagem, para quantos km's vos duram as pastilhas (frente + trás)?

Já ouvi pessoal a falar em durar, 3k, 6k, 10k km...
O que sei é que a outra mota estava com 22k km, pastilhas estavam ambas iguais a novas... Nesta vai com 8k, tive a olhar para elas, estão iguaizinhas a quando estavam novas. Acho que vou fazer 50k ++ de km com as mesmas pastilhas... será que é porque nunca travo?? Razz

_________________________________________
Travar uma moto - Página 2 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
R.MOTA
CBR 600F2
R.MOTA

Pendura : Raramente tenho...

Número de Mensagens : 1737
Idade : 38
Localização : Por todos os lados...
Mota/Modelo : HONDA CBR 1000 RR 2008...
Data de inscrição : 31/03/2012

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 5th 2014, 14:41

No meu caso nunca troquei pastilhas nas minha motas porque tambem nao ando todos os dias nela (actual) mas em relaçao a travagem eu por normal em nacional travo sempre com o de tras e depois se preciso auxilio com o da frente mas so assim porque em auto-estrada e a precisar de poder de travagem claro que faço uso e bem do da frente onde se concentra o maior poder com os seus respectivos discos...
Custa ma ser assim: -Estrada nacional 60%/70% a tras com auxilio do da frente (se necessario)...
                            -Auto-estrada 70%/80% a frente com auxilio do de tras...

Como nao tenho ABS e ja me habituei a este estilo de conduçao proprio (com alguns slids pelo meio) e assim que gozo na minha mais que tudo das duas rodas, lol...
Ir para o topo Ir para baixo
barbecos
CBR 250
barbecos

Número de Mensagens : 212
Idade : 38
Localização : Almada
Mota/Modelo : Honda VTR 1000F
Data de inscrição : 30/10/2013

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 5th 2014, 15:42

que Cambalhota do cacete!!!
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 5th 2014, 18:38

MotardFeio escreveu:
Caga lá na travagem exclusiva atrás, isso é só nas BECICLETES!

Habitua-te a usar o da frente, com calma de início já que não estás habituado.

Nem sei como se consegue usar apenas o travão de trás numa moto... Elogio-te a coragem!
Nunca tiveste de travar "a sério"??  scratch

Agora não ando de bicicleta. Quando andava o travão da frente era o da direita e o mais usado.
Quer nas biclas quer nas motos uso e abuso do travão da frente.

Nas biclas usava o de trás nas descidas de muito muito grande inclinação.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
rafastary1414
CBR 125R
rafastary1414

Pendura : Empty

Número de Mensagens : 113
Idade : 31
Localização : Leiria
Mota/Modelo : Ex. 11´CBR 250 R | 00' Suzuki GSF 600 Bandit
Data de inscrição : 10/03/2013

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 5th 2014, 20:00

MotardFeio escreveu:
Caga lá na travagem exclusiva atrás, isso é só nas BECICLETES!

Habitua-te a usar o da frente, com calma de início já que não estás habituado.

Nem sei como se consegue usar apenas o travão de trás numa moto... Elogio-te a coragem!
Nunca tiveste de travar "a sério"??  scratch

já tive.. normalmente começo a travar logo com o detrás, enquanto isso vou endireitando a moto e depois é que aplico o travão da frente a homem. A caixa nesses casos só a utilizo quando me passa pela cabeça o fazer...
De resto ja em curva ou la próximo é só com o detrás + a caixa... não sei porque mas se tenho algum receio que ao travar com o da frente com a moto inclinada, este me bloqueie a roda e eu vá ao chão... não sei ate que inclinação é seguro travar com o da frente...
Ir para o topo Ir para baixo
MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3609
Idade : 20
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR XX
Data de inscrição : 12/03/2014

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 5th 2014, 22:03

Se não tens uma KTM Adventure com o MSC instalado, NUNCA traves a fundo ou fortíssimo enquanto ainda estás bem inclinado!

Largar âncora só com ela já "estável"!

Mas vais percebendo à medida que fores (gradualmente) aumentado e experimentando umas travagens, numa estrada que conheças bem e com bom alcatrão.

Acho que todos concordam que o segredo está em irmo-nos aproximando gradualmente do que achamos serem os nossos limites, sem nunca ultrapassar os da máquina!

Abc!
Ir para o topo Ir para baixo
Kafka
CBR 400
Kafka

Pendura : -te

Número de Mensagens : 481
Idade : 60
Localização : Home
Mota/Modelo : 1000rr-11
Data de inscrição : 17/07/2012

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 5th 2014, 23:57

Só mais uma:
Já reparei por diversas vezes que ajuda  a reduzir a velocidade da moto o ato de me erguer (fazendo peito ao vento). Refiro-me às situações de circulação a altavelocidade em AE.
Por outro lado ajuda a transferir o peso para a roda traseira, evitando o capotanço e a própria estabilidade. Alguém já experimentou esta manobra?
Ir para o topo Ir para baixo
AjnSantiago
CBR 600F
AjnSantiago

Número de Mensagens : 1156
Idade : 41
Localização : Porto
Data de inscrição : 15/12/2011

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 00:19

rafastary1414 escreveu:
De resto ja em curva ou la próximo é só com o detrás + a caixa... não sei porque mas se tenho algum receio que ao travar com o da frente com a moto inclinada, este me bloqueie a roda e eu vá ao chão... não sei ate que inclinação é seguro travar com o da frente...

Podes sempre travar com a da frente com a mota inclinada desde que seja suave, o problema é que mal tocas no travão ela endireita logo e vais parar ao outro sentido onde pode muito facilmente vir trânsito contrário. Aliás, largar o acelerador também faz o mesmo efeito, a mota endireita antes de se conseguir fechar mais a curva,
No meu acidente ia com a mota direita e a frente fugiu-me, o pânico fez com que eu agarra-se o travão com demasiada força e bloqueou a roda, daí que, em curva ou sem curva, acontece.

O travão da frente aguenta muita carga antes de bloquear a roda, o problema é a força que é aplicada no travão, quanto iniciamos a travagem o peso é transferido para a frente e à medida que esse peso vai aumentando mais força podes usar na travagem, o processo repete-se e não corres o risco de bloquear, acontecem sim as éguas.

Kafka em AE depende da velocidade, sim ajuda a travar mas não acredito sinceramente que a estabilidade seja a melhor, afinal estás a levar porrada direta do vento..
Eu falo por mim, levanto-me sim, mas q.b. para não interferir com a travagem ou condução..
Ir para o topo Ir para baixo
MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3609
Idade : 20
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR XX
Data de inscrição : 12/03/2014

Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitimemaio 6th 2014, 08:43

Esse é um excelente travão aerodinâmico!

Sendo a moto estável QB (talvez numa 125cc ela possa estrebuchar - nunca muito que tb não anda assim tanto), o levantar o tronco trava-te logo, tens é de estar "preparado" para essa pressão.
Se fores a 2xx qq coisa, se levantas repentinamente conta com grande pressão nos braços e um abrandamento valente - com acelerador cortado claro.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Travar uma moto - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travar uma moto Travar uma moto - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Travar uma moto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» travar uma mota
» Vibração ao travar
» Som tipo estalido a travar
» pequena vibração ao travar (frente)
» A importância de travar com AMBOS os travões

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Técnicas de condução-