| | Galp acaba com gasolina 98? | |
| Autor | Mensagem |
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masterart CBR 250

Número de Mensagens : 227 Idade : 32 Localização : Porto Mota/Modelo : GSXR1000 Data de inscrição : 12/05/2014
 | Assunto: Galp acaba com gasolina 98? novembro 2nd 2014, 20:08 | |
| Tenho reparado que cada vez menos bombas de combustivel Galp têm gasolina 98, estes dias perguntei ao funcionário e o mesmo diz-me que estão mesmo a acabar com a gasolina 98 normal, só deixando em alguns postos a Gforce 98?
Alguém sabe de alguma coisa? Daqui a pouco só temos 95... |
|  | | rrsantos Honda Monkey

Número de Mensagens : 90 Idade : 48 Localização : coimbra Mota/Modelo : Honda VTR Data de inscrição : 17/09/2014
 | Assunto: Re: Galp acaba com gasolina 98? novembro 2nd 2014, 20:49 | |
| a maioria as bombas galp já só tem 95normal e 98gforce!! em coimbra por exemplo só conheço uma bomba com 95gforce, rotunda da fucoli por norma coloco 95 e uma vez ou outra com 95gforce, a 98gforce já fica carote |
|  | | MaLLaiKu CBR 500R

Pendura : Mónica
Número de Mensagens : 961 Idade : 39 Localização : Alhandra Mota/Modelo : Honda CBR 600 Data de inscrição : 04/11/2013
 | Assunto: Re: Galp acaba com gasolina 98? novembro 2nd 2014, 21:02 | |
| Também só tenho visto 98 GEFORCE, é a que ponho na minha. Apesar de ser carote, com os descontos e com os km a mais que faço, a mim compensa  |
|  | | Edgar_Oliveira CBR 1000RR

Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 34 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
 | |  | | Daikoni Administrador

Número de Mensagens : 9217 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
 | Assunto: Re: Galp acaba com gasolina 98? novembro 2nd 2014, 22:41 | |
| Mais octanas só são importantes em motores de maior compressão. Se estiver tudo bem com o motor, qualquer coisa acima do que diz no manual é suficiente. Teres 95 ou 98, à partida não fará diferença. Se a 98 é GForce, e tiver alguns aditivos especiais, talvez melhore alguma coisa, mas não é pelas octanas. Octanas servem apenas para evitar para a gasolina aguentar compressão sem explodir antes de tempo, daí motores de maior compressão exigirem mais octanas. A partir do momento que não explode antes de tempo, não se ganha nada com isso. _________________________________________ |
|  | | F1CT1C10U5 Administrador

Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16274 Idade : 44 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
 | Assunto: Re: Galp acaba com gasolina 98? novembro 2nd 2014, 23:14 | |
| - Edgar_Oliveira escreveu:
- fazes mesmo mais kms? ja ouvi dizer k isso era treta...
É treta e não é. Fazer mais Kms quase de certeza que toda a gente faz, resta é saber se compensa o custo a mais da gasolina, e isso depende do estilo de condução e trajectos de cada um. Cada um tem que testar por si e não ir na conversa de outros. A mim, já testei várias vezes, e compensou SEMPRE a 95. Andava mais Kms com a 98, mas fazendo as contas como deve ser, acabava por sair mais caro do que andar com 95. |
|  | | rrsantos Honda Monkey

Número de Mensagens : 90 Idade : 48 Localização : coimbra Mota/Modelo : Honda VTR Data de inscrição : 17/09/2014
 | Assunto: Re: Galp acaba com gasolina 98? novembro 3rd 2014, 09:27 | |
| eu tenho mtas dúvidas de se fazer mais kms com gasolina98 apesar de notar diferença no desempenho do motor e dou o seguinte exemplo: tive um carro 1.6gasolina e quando metia a antiga bp100octanas (tb já n há) notava claramente que o carro nas subidas em 2º aguentava mto melhor em baixas rotações! agora na mota nunca notei nada, mas tb não ando a abrir.... e concordo com o daikoni, de vez em quando coloco a 95gforce por causa dos aditivos numa espécie de descargo de consciência para o caso da gforce ajudar a "limpar e lubrificar partes do motor"  |
|  | | RAMMSTEINER CBR 600F2

Pendura : Rede de carga
Número de Mensagens : 1984 Idade : 38 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR125R JC50 - 2011 Data de inscrição : 09/06/2011
 | Assunto: Re: Galp acaba com gasolina 98? novembro 3rd 2014, 09:35 | |
| Tá aqui está a aparecer o Silver com a sua gasolina marca branca e as teorias da conspiração!  E ainda estou à espera de um pdf maraivlha que ele prometeu com um estudos sobre isto!!! |
|  | | F1CT1C10U5 Administrador

Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16274 Idade : 44 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
 | Assunto: Re: Galp acaba com gasolina 98? novembro 3rd 2014, 09:47 | |
| Eu meto sempre marca branca... e para mim compensou sempre mais que a gasolina de "marca", 95 ou 98... E a CBR já leva quase 52.000 e nunca se queixou...  Já nos meus carros, a mesma coisa. A única coisa que meto de "marca" é o GPL, porque não tenho grandes alternativas. |
|  | | Daikoni Administrador

Número de Mensagens : 9217 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
 | Assunto: Re: Galp acaba com gasolina 98? novembro 3rd 2014, 10:18 | |
| Tenho um Golf TDI quase com 200k KM, sempre marca branca praticamente, sem problemas de motor. Tenho um Fiesta TDCI, tem uns 100k KM (está com uns 140-150k) de marca branca, também sem problemas.
Se tem impacto ou não, não sei, mas se tiver não é muito significativo.
A mota meto onde calha, que geralmente não é marca branca, mas também não me chateia se puser, está com quase 27.000km. _________________________________________
Última edição por daikoni em novembro 3rd 2014, 10:20, editado 1 vez(es) |
|  | | masterart CBR 250

Número de Mensagens : 227 Idade : 32 Localização : Porto Mota/Modelo : GSXR1000 Data de inscrição : 12/05/2014
 | Assunto: Re: Galp acaba com gasolina 98? novembro 3rd 2014, 10:19 | |
| Não é a questão de ser melhor ou pior, é que estamos a ser obrigados a consumir o que eles querem ou que lhes convêm mais... Na minha moto, 600rr 03, noto bem a diferença com 98, não em andamento mas mais em KM (pouca diferença) e principalmente no barulho. Com 95 tá sempre a mandar rateres, com 98 noto um barulho mais "saudável" |
|  | | F1CT1C10U5 Administrador

Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16274 Idade : 44 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
 | Assunto: Re: Galp acaba com gasolina 98? novembro 3rd 2014, 10:23 | |
| - masterart escreveu:
- Não é a questão de ser melhor ou pior, é que estamos a ser obrigados a consumir o que eles querem ou que lhes convêm mais...
Na minha moto, 600rr 03, noto bem a diferença com 98, não em andamento mas mais em KM (pouca diferença) e principalmente no barulho. Com 95 tá sempre a mandar rateres, com 98 noto um barulho mais "saudável" Eu das vezes que meti 98 na minha notei o oposto... trabalhar muito irregular a 98... E foram 3 depósito seguidos de 98... Por isso é que digo, cada um deve testar por si e não ir na conversa de outros. O que serve para mim pode não servir para outros e vice-versa. |
|  | | Daikoni Administrador

Número de Mensagens : 9217 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
 | Assunto: Re: Galp acaba com gasolina 98? novembro 3rd 2014, 10:24 | |
| Vê lá se precisas de afinar as válvulas, digo isto, porque após a afinação das minhas, reduziu imenso os raters... Ficou bastante mais suave, e menos "bum-bum-bum-BUUUM!-bum-bum-bum-PAAAAAM!!bum-bum-bum"...  EDIT: Já pus ambas 95 e 98, e não diferença, nem a nível de KM, a única coisa que noto, é que o depósito sai mais caro abastecer... |
|  | | modchip CBR 600F

Número de Mensagens : 1009 Idade : 37 Localização : Lisboa-Zona Oeste Mota/Modelo : cbr900RR(954),ex-CBR 1100 XX 2004, ex-CBR600FSport 2001, ex-pcx 2011, ex-XT600E Data de inscrição : 08/06/2012
 | Assunto: Re: Galp acaba com gasolina 98? novembro 3rd 2014, 11:10 | |
| È assim da experiencia que tenho vindo a adquirir e por aquilo que estudei no curso de mecânica, noto que este tema é sempre subjectivo há diferenças de motor para motor, o facto de ter mais octanas ao contrario do que a malta Às vezes pensa a gasolina não se torna mais explosiva, mas sim mais eficiente porque evita (não por completo, mas mais que a 95) explosões fora do tempo, ou reincidentes da explosão, isto é, no motor durante o tempo de explosão o ideal para maior eficiencia seria ter uma unica explosão como se estuda na teoria, mas na pratica, há varias explosões mais pequenas reincidentes da principal, que retiram eficiência ao ciclo pelo facto de estarem a colocar forças diferentes no movimento de trabalho que já seria o ideal sem elas. Dai que se faça mais km (com grande parte dos motores nem todos) usando gasonina de 98 octanas, porque derivado à afinação do mesmo torna-se mais eficiente visto ser menos explosiva o que se reflecte depois nos km percorridos, se bem que todos os restantes factores importam num teste de comparação, tipo de condução, velocidades etc.. Relativamente às gasolinas chamadas de marca branca é um assunto que ja tem sido muito debatido por aqui, mas vou acrescentar mais isto, pelo que estudei os motores estão preparados para trabalhar bem com elas porque tem o basico para o bom funcionamento dos mesmos, (ou seja por um lado quem as defende tem razão ao dizer que pode usar) no entanto, da experiencia que tenho tido, posso afirmar que os aditivos que as gasolineiras de marcas mais conhecidas põe nos seus combustiveis previnem muitos problemas, porque mantém o circuito de alimentação de combustivel mais limpo (os que defendem que as gasolinas de marca conhecida são melhores também estão correctos). Agora digo-vos que já fiz essa experiencia com os mesmos veiculos, um a carburador e outro a injecção diesel e com as gasolinas de marca branca notei que passado um tempo o carro a carburador parece que puxava menos, abri e limpei o carburador ficou outra vez impec (parecia que tinha um pouco de gordura, lavei tudo bem lavado com spray de travões) montei tudo e ficou impec a puxar bem, voltei a por sempre gasolina nas bombas de marca branca, passado uns meses o carro parece que já não puxava tão bem outra vez, repeti o processo e ficou porreiro novamente, passei a por gasolina da Galp só para ver se voltava a acontecer e nunca mais notei o mesmo, passado 6 meses, considerei que os aditivos que a gasolina trás(pelo menos da Galp), são eficientes, no entanto arranjei a minha propria solução. O que faço é continuar a por combustiveis nas bombas de marca branca, mas vou colocando de vez em quando um aditivo de limpeza da Faher e noto que quer no sistema de carburador quer no de injecção anda sempre na boa e já abri o carburador e não noto aquela especie de gurdura que notava antes. Espero que este meu testamento seja util para alguns de vocês  |
|  | | Daikoni Administrador

Número de Mensagens : 9217 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
 | Assunto: Re: Galp acaba com gasolina 98? novembro 3rd 2014, 11:29 | |
| modchip, concordo com tudo o que tu disseste. É isso mesmo.
As octanas não melhoram o combustível, não é premium, não é mais saudável, não é um valor que indica qualidade (adictivos é outra história). É simplesmente a resistência que a gasolina tem à compressão, antes de explodir.
Se não tiver o valor requerido pelo menos, fizer o chamado "knock"/pré-ignição, aí pode ser maléfico para o motor...
Mais octanas pode causar uma explosão mais uniforme, e se houver extras a nível de performance e consecutivamente mais KM's, vem daí apenas. Mas geralmente, os ganhos só se verificam mais em motores de maior compressão, pelas razões óbvias. _________________________________________ |
|  | | modchip CBR 600F

Número de Mensagens : 1009 Idade : 37 Localização : Lisboa-Zona Oeste Mota/Modelo : cbr900RR(954),ex-CBR 1100 XX 2004, ex-CBR600FSport 2001, ex-pcx 2011, ex-XT600E Data de inscrição : 08/06/2012
 | Assunto: Re: Galp acaba com gasolina 98? novembro 3rd 2014, 11:34 | |
| Pois exacto, é como disse nem todos os motores reflectem isso varia com a taxa de compressão e também depende da afinação dos mesmos, relação ar/combustivel variando as octanas no combustivel para a mesma afinação de ar nem sempre é benéfico também, há motores que só querem mesmo derreter 95 porque vem com a melhor afinação de fabrica para isso  |
|  | | Mikaspt CBR 600F2

Número de Mensagens : 1766 Idade : 53 Localização : Margem a Sul do Tejo Mota/Modelo : CBR600RR 04 Bumblebee Data de inscrição : 13/07/2009
 | |  | | Leitão CBR 500R

Número de Mensagens : 837 Idade : 47 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR954RR/ CBR1100XX Data de inscrição : 08/10/2008
 | Assunto: Re: Galp acaba com gasolina 98? novembro 3rd 2014, 14:56 | |
| Há bocado vi nas noticias da Sic que há indicios de gasolina 98 "contaminada" na Galp do Laranjeiro. Apareceu um senhor que ficou com o motor danificado e a marca diz que só com provas é que paga os estragos... Já mete policia e tudo. Não apanhei a noticia na totalidade mas será este o motivo? Podem ter retirado o lote que está nas gasolineiras devido à dita contaminação. |
|  | | modchip CBR 600F

Número de Mensagens : 1009 Idade : 37 Localização : Lisboa-Zona Oeste Mota/Modelo : cbr900RR(954),ex-CBR 1100 XX 2004, ex-CBR600FSport 2001, ex-pcx 2011, ex-XT600E Data de inscrição : 08/06/2012
 | Assunto: Re: Galp acaba com gasolina 98? novembro 3rd 2014, 15:18 | |
| - Leitão escreveu:
- Há bocado vi nas noticias da Sic que há indicios de gasolina 98 "contaminada" na Galp do Laranjeiro. Apareceu um senhor que ficou com o motor danificado e a marca diz que só com provas é que paga os estragos... Já mete policia e tudo. Não apanhei a noticia na totalidade mas será este o motivo? Podem ter retirado o lote que está nas gasolineiras devido à dita contaminação.
Custa-me a crer, eu acho que retirarem a 98 mais barata é estratégia de mercado, porque há muita gente que só usa 98 e na falta da mais barata vai passar a usar da Geforce, também há muitos que passam a usar 95, no entanto deve-lhes compensar esta alteração, as restantes gasolineiras não tarda começam a fazer o mesmo à excepção das de marca branca claro Se fosse o caso de contaminação não seria só a da Galp porque ao que sei são fornecidas varias marcas pela mesma refinaria, dai que me custe a crer que seja contaminação |
|  | | Leitão CBR 500R

Número de Mensagens : 837 Idade : 47 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR954RR/ CBR1100XX Data de inscrição : 08/10/2008
 | Assunto: Re: Galp acaba com gasolina 98? novembro 3rd 2014, 15:29 | |
| - modchip escreveu:
Se fosse o caso de contaminação não seria só a da Galp porque ao que sei são fornecidas varias marcas pela mesma refinaria, dai que me custe a crer que seja contaminação Sim, isso é verdade. Já apanhei os camiões da Cepsa a abastecer a Galp da minha rua... |
|  | | MaLLaiKu CBR 500R

Pendura : Mónica
Número de Mensagens : 961 Idade : 39 Localização : Alhandra Mota/Modelo : Honda CBR 600 Data de inscrição : 04/11/2013
 | Assunto: Re: Galp acaba com gasolina 98? novembro 3rd 2014, 21:17 | |
| Em relação ao tipo de gasolina há uns meses atrás criei um tópico sobre isso onde fiz o meu estudo... AQUIOnde cheguei à conclusão que por cada 100km ganho 30 cêntimos, usando os descontos da galp e usando GEFORCE98, Cada caso é um caso, nem toda a gente conduz da mesma maneira e nem toda a gente tem as mesmas motos com as mesmas manutenções. No meu caso, compensa  |
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