InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarComo encontrar o limite de inclinação? - Página 2 LojaComo encontrar o limite de inclinação? - Página 2 V-deosComo encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Fotos
Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Como encontrar o limite de inclinação?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimenovembro 15th 2014, 00:13

Fiz upload de partes da viagem para o trabalho de hoje aqui.
https://www.cbrportugal.com/t30769-video-daikoni-chao-molhado-drift-curvas#553069

Pus uns comentários em algumas das curvas que senti os pneus a "ceder" / perto do limite, não te ajuda é muito porque a olhar para o vídeo não sentes nada.. lol

Mas dá para perceber que mesmo em chão molhado, existem algumas curvas que consegues bons ângulos de inclinação (dependendo da curva, piso e pneus).

Em seco, geralmente não tens muito que te preocupar, a menos que haja sujidade ou óleo no caminho, ou piso seja realmente mau....

_________________________________________
Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Duarte
CBR 400RR
Carlos Duarte

Número de Mensagens : 705
Idade : 51
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR 600 rr
Data de inscrição : 14/09/2014

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimenovembro 15th 2014, 00:14

Achei bastante interessante a pergunta e as respostas que já foram dadas. Mas antes de se aprender a curvar não seria bem melhor aprender a travar ?? Se há coisa que costumo fazer é: em linha reta atinjo cerca de 100kmh, depois, agarro-me ao travão da frente e vou tentando parar no mais curto espaço de distancia. Marca-se um ponto de referencia e aplica-se o travão, ao fim de meio dúzia de tentativas torna-se bem visível os metros que conseguimos ganhar em relação á primeira tentativa. Outra treino que faço é o travar em curva: deixo a mota iniciar a curva e carrego no travão, mas aqui é mais para sentir a reação do guiador e ao mesmo tempo não deixar por a mota direita sem a curva acabar. Este exercício serve para cortar o instinto de demasiada força no travão quando aparece algum obstáculo. Todos sabemos que pressão a mais na travagem com a mota inclinada é trambolhão na certa.
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16276
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimenovembro 15th 2014, 03:30

António escreveu:
Oh Cole sinceramente devias ter usufruído mais da 600RR é uma óptima escola, agora cuidado esta já não admite erros!

Hmmm... admite... e bem! Smile

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimenovembro 15th 2014, 13:24

Carlos Duarte escreveu:
Mas antes de se aprender a curvar não seria bem melhor aprender a travar ??

Travar?! affraid doido assobia

Agora a sério, nas travagens em linha recta, nem me tenho preocupado muito, visto que tem ABS, mas ainda assim, o da frente só o devo de ter activado 1 ou 2x e não foi bem em condições normais, o de trás já activei mais vezes mas é mais fácil, não impede de a traseira chicotear um bocado na mesma quando o da frente está a ser apertado forte e feio...
Geralmente não "abocanho" muito os travões talvez por vir de BTT, ou a primeira moto não ter tido ABS, deixo primeiro a suspensão frontal "assentar" e só depois é que progressivamente travo mais (principalmente porque a minha mota parece um barco em termos de suspensão....).

Em termos de travagem em curva... Nunca travo, para mim é 2 coisas, ou se curva, ou se trava. Nunca em simultâneo.

As únicas situações que travo em curva (salvo imprevisto), é quando vou atrás de alguém que tem a mania de ir aos travões em curva (e tenho apanhado montes destes gajos...), podem ter uns pneus muito bons, mas eu não os tenho, e já me borrei todo por causa deste tipo de falta de confiança / abrandamento em curva, é o que mais me irrita, apetece-me sair da moto e espetar-lhes um par de estalos. É que já andei atrás de gajos que numa curva, entravam a 100... e saiam a 50.... literalmente.

Neste tipo de situações, para mim, o que funciona melhor (atenção, não sei se é o correcto, com a experiência que tenho tido, acho que pelo menos à minha moto e suspensão, tem sido o que melhor corre), é travar primeiro com o de trás (nada brusco, abrandar, não realmente travar), e quando a suspensão estabiliza, aplicar também um pouco da frente. Neste caso em termos de força de travagem, depois de estar estabilizada a suspensão, cerca de 50-50%, ou até 40-60% com a maior % para o de trás, ao contrário da travagem normal em recta que é cerca de 80-20 para travagens a "fundo", e 70-30 para travagens "moderadas" (há quem diga sempre 80-20, há quem diga sempre 70-30, mas para mim funciona melhor assim).
Se em curva, foi primeiro com o a frente num ângulo razoável, a roda/suspensão da frente passa-se, e sinto o risco de 2 coisas: ou a moto levanta-se (já me aconteceu uma vez em que tive de travar em curva), ou Lowside...

Nesta parte mais uma vez menciono, não faço ideia se é a maneira mais correcta, mas é como tem funcionado melhor para mim (pelo menos na minha cabeça...), digam-me vocês as vossas opiniões Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Duarte
CBR 400RR
Carlos Duarte

Número de Mensagens : 705
Idade : 51
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR 600 rr
Data de inscrição : 14/09/2014

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimenovembro 15th 2014, 15:17

"Em termos de travagem em curva... Nunca travo, para mim é 2 coisas, ou se curva, ou se trava. Nunca em simultâneo."


Daikoni, eu referi que treino a travagem em curva porque não o faço numa condução normal. Mas situações aflitivas por vezes surgem e se não treinamos para saber qual o comportamento da mota nestas situações, o trambolhão é quase certo.
A minha forma de travar no dia a dia é antes da curva com alguma força. Se for preciso, (raramente o é) mantenho uma ligeira pressão no travão quando a mota começa a inclinar-se. Isto numa condução normalíssima. De salientar que uso o travão de trás sempre com uma ligeira pressão de forma a estabilizar a traseira. Em curva nem lhe toco, senão lá vai asneira na certa.
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Duarte
CBR 400RR
Carlos Duarte

Número de Mensagens : 705
Idade : 51
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR 600 rr
Data de inscrição : 14/09/2014

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimenovembro 15th 2014, 15:35

Mas sobre o curvar.
Bem, quando andava de 50cc, a motorizada "avisava" sempre quando estava a passar dos limites. A roda traseira avisava com uns "derrapansos" que eram fáceis de controlar.
Na 600cc e passados vinte anos. Curvo com um grau de inclinação muito aquém dos limites da mota e não abuso do acelerador á saída das curvas. Procuro e faço sempre as coisas com confiança, não vou á procura de mais grau de inclinação só porque o "Manel" o consegue fazer. Tudo tem a sua aprendizagem (até burro velho como eu aprende) e os nossos limites não melhoram de certeza com a idade. Não tenham duvidas.
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimenovembro 15th 2014, 15:39

Sim, tal como disse, há imprevistos que se tem de travar, e já tive de travar. Eu dou-te toda a razão de que é preciso aprender a abrandar em todas as diversas situações.

Eu salientei isto do "só se curva, ou se trava", porque há muita boa gente que o faz por hábito, e sem necessidade, em praticamente todas as curvas que entram, travam, seja à entrada, a meio, e até mesmo saída (!!!), e alguns não é "abrandar"... é travar mesmo...

Na minha opinião, quando se entra na curva já se tem de estar à velocidade para a iniciar, não abrandar já inclinado, ninguém tem de se sentir confiante, nem fazer as curvas à mesma velocidade, mas abrandem antes da curva, não a meio.. principalmente se têm pessoas atrás (já apanhei bons sustos, e costumo manter uma distância de segurança razoável...). Metem os outros em risco. Se se querem mandar para o chão, que se mandem sozinhos....

_________________________________________
Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Gonçalves
CBR 600F
Gabriel Gonçalves

Número de Mensagens : 1091
Idade : 38
Localização : a andar de mota
Data de inscrição : 17/10/2010

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimenovembro 15th 2014, 17:05

ColeRR escreveu:
Temia que o tópico fosse para coisas que não tem muito a ver com a minha intenção. A minha questão era sobre o feeling que a bike dá que permite ao piloto saber que está a chegar aos limites.

Esta questão, a vertente principal é mesmo a curiosidade. E se possível aplicar e evoluir própria condução. Não é para corridas, não é comer o pneu todo, não é para nada disso. É apenas para satisfazer a curiosidade, ganhar conhecimentos e claro se possível dar um pouco de uso.

Seja com 125, 600, 1000, 5000 a porra é a mesma, apenas muda a velocidade.

Também gosto destes tópicos e garanto-vos que não fiquei confuso Smile
Boas cole o felling que a mota te da nos limites de inclinação são a frente a abanar ligeiramente tipo vibração que te avisa que estas no limite de inclinação aquela determinada velocidade e naquela curva e que estas prestes a perder a frente , coisa que já senti e sinto sempre em pista e já apanhei uns valentes sustos que consegui sempre levantar uma das vezes a estilo colin edwards com o joelho a safar me visto que perdi a frente numa curva rápida já na inclinação maxima e fiquei por meros milésimos de segundo apoiado com o joelho e la consegui levantar a mota e não cair graças também ao ser pequenino (1.88) , a sair de curvas como já foi dito consoante o acelarador vais notar a traseira a derrapar que depois de encontrares esse ponto (em track) ate se torna divertido e controlável mais ou menos lol! .
Não consigo encontrar em palavras melhor maneira de descrever o feeling de andar no limite de inclinação nunca entro numa curva a guiar me pela inclinação mas sim pela velocidade a que a vou fazer e consoante a velocidade que entras vais fazer a inclinação necessária e as vezes entramos com speed em excesso e temos de não entrar em pânico e travar mas sim deitar la mais e rezar que agarre mas se travar mos e pior pois levantamos a mota e vamos logo lamber os muros ou pior um carro , para tirares mais partido da tua mota tenta inicialmente retirar o corpo fora da mota para fazeres a curva ate te sentires confortável ao fazer isso pois o tirares o rabo e o tronco fora da mota vais ajudar la a curvar sem teres de a esforçar tanto para entrar em curva , sempre com um pouco de gas e a aumentar consoante o desfazer da curva e o levantar da mota , nunca fazer as curvas ao relatim porque assim se perde a frente de uma mota ou isso ou cortar gas , ao o fazer transferimos o peso todo para a roda dianteira e o esforço ao pneu frontal e maior ...
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimenovembro 15th 2014, 17:20

Não vou debater teorias e opiniões, cada um tem a sua ideia, e ninguém pilota uma mota da mesma maneira!

O que te permite perceber o limite da mota é o mesmo que te permite perceber a temperatura dos pneus, a aderência da estrada.... ou seja... és tu! É o que és capaz de absorver do que a mota te transmite e usá-lo para a conduzires! Como se vai percebendo? Pah para ser sincero acho que não há uma receita, depende da pessoa, da vocação, do empenho, do gosto, da confiança, sei lá não dá para explicar!

Por exemplo, trocava de pneus, ia dar uma volta à marginal e se havia alturas em que quando parava para um café já o pneu tava limpinho, noutros só na volta é que o fazia... Portanto, eu sou o mesmo, os pneus eram o mesmo modelo, a estrada era a mesma, devia ser sempre igual, mas não, nenhum dia é sempre igual o simples facto de o alcatrão estra 4 ou 5 graus mais quente num dia já muda algumas coisas, e isso só tu podes sentir, ninguém te pode explicar! O tal feeling!

_________________________________________
Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
ColeRR
CBR 400
ColeRR

Número de Mensagens : 469
Idade : 43
Localização : Braga
Mota/Modelo : CBR 1000RR
Data de inscrição : 26/08/2010

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimenovembro 15th 2014, 19:01

Boas respostas.

abc a todos
Ir para o topo Ir para baixo
alves1
CBR 400RR
alves1

Número de Mensagens : 549
Idade : 41
Localização : Torres Vedras
Mota/Modelo : R125
Data de inscrição : 30/04/2011

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimeoutubro 7th 2015, 22:48

Acho este topic esquisito... limite o pneu... aquilo não tem nenhum avisador que diz.. ok... daqui lixas-te... não, não tem.. eu já limpei o pneu da frente aos limites.. mas não o fiz propositadamente.. fiz porque olhei e disse.. olha esta no limite... apenas porque me sintei confortável e conheço as estradas e sei o que posso fazer... mas não quer dizer que o faça hoje e amanha.. hoje pode dar... amanha posso não me sentir confortável... atras é mais fácil ir ao limite... curiosamente... mas os mm que tens atras ainda falta um bom bocado a frente...
Limpava mais facilmente a fente quando qndava de 600 R6 do que com a r1... esta que tenho agora ainda ando apalpar.. mas não falta muito.. falta quase tudo lool
Ir para o topo Ir para baixo
alves1
CBR 400RR
alves1

Número de Mensagens : 549
Idade : 41
Localização : Torres Vedras
Mota/Modelo : R125
Data de inscrição : 30/04/2011

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimeoutubro 7th 2015, 22:49

JMA escreveu:
Não vou debater teorias e opiniões, cada um tem a sua ideia, e ninguém pilota uma mota da mesma maneira!

O que te permite perceber o limite da mota é o mesmo que te permite perceber a temperatura dos pneus, a aderência da estrada.... ou seja... és tu! É o que és capaz de absorver do que a mota te transmite e usá-lo para a conduzires! Como se vai percebendo? Pah para ser sincero acho que não há uma receita, depende da pessoa, da vocação, do empenho, do gosto, da confiança, sei lá não dá para explicar!

Por exemplo, trocava de pneus, ia dar uma volta à marginal e se havia alturas em que quando parava para um café já o pneu tava limpinho, noutros só na volta é que o fazia... Portanto, eu sou o mesmo, os pneus eram o mesmo modelo, a estrada era a mesma, devia ser sempre igual, mas não, nenhum dia é sempre igual o simples facto de o alcatrão estra 4 ou 5 graus mais quente num dia já muda algumas coisas, e isso só tu podes sentir, ninguém te pode explicar! O tal feeling!


olha é mesmo isto.. bem dito.. sublinho
Ir para o topo Ir para baixo
Parra
CBR 600F4i
Parra

Número de Mensagens : 3205
Idade : 34
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR600RR 03
Data de inscrição : 03/03/2013

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimeoutubro 8th 2015, 09:45

vais deitando devagar, quando caires é porque passaste
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimeoutubro 8th 2015, 09:51

Parra09 escreveu:
vais deitando devagar, quando caires é porque passaste

Lol... Se fosse assim tão linear....
Supõe o seguinte... Um gajo cai a 30kmh, quase vertical.. Ups, passou o limite... Nunca mais pode passar dos pequenos 5º de ângulo porque é o limite....

Pode-se cair em qualquer ângulo, não quer dizer que tenha chegado a limites. Varia em relação piso, dos pneus, da moto, e da condução de cada um.

Ideal seria não chegar a limites de moto, nem pneus, nem condutor. Cada qual deve de fazer aquilo que se sente confiante apenas, e com condições (de segurança) apropriadas para tal.

_________________________________________
Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Parra
CBR 600F4i
Parra

Número de Mensagens : 3205
Idade : 34
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR600RR 03
Data de inscrição : 03/03/2013

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimeoutubro 8th 2015, 11:19

daikoni escreveu:


Lol... Se fosse assim tão linear....
Supõe o seguinte... Um gajo cai a 30kmh, quase vertical.. Ups, passou o limite... Nunca mais pode passar dos pequenos 5º de ângulo porque é o limite....

Pode-se cair em qualquer ângulo, não quer dizer que tenha chegado a limites. Varia em relação piso, dos pneus, da moto, e da condução de cada um.

Ideal seria não chegar a limites de moto, nem pneus, nem condutor. Cada qual deve de fazer aquilo que se sente confiante apenas, e com condições (de segurança) apropriadas para tal.

Oh querido Daikoni, conhecendo-me deverias saber que isto é apenas gozo.

Se assim for eu caí a 30km/h no sabado quase vertical devido a gasóleo... por outro lado na arrábida meto a manápula no chão.

Tu também nao te podes inclinar no bombarral, mas a culpa nao foi so do pneu, foi da treta da peseira.

De resto epá é como dise ja noutro topico, é ir com malta experiente, experimentar, receber dicas e etc
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimeoutubro 8th 2015, 17:40

Parra09 escreveu:
Oh querido Daikoni, conhecendo-me deverias saber que isto é apenas gozo.

Eu sei que é gozo Razz
Quanto às quedas, epah, as minhas têm sido cada vez piores... comecei a 30 e poucos kmh, a seguinte foi a 60 e poucos kmh, esta ultima foi a 120 e poucos kmhs... Significará que a próxima é a 240 e poucos kmhs?!
É que vejo um padrão, e espero que não... lol

_________________________________________
Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Parra
CBR 600F4i
Parra

Número de Mensagens : 3205
Idade : 34
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR600RR 03
Data de inscrição : 03/03/2013

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimeoutubro 8th 2015, 17:43

epa a minha primeira foi a uns 50/6'0... o segundo a 120... o terceiro (maçarico) a 20/30
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimeoutubro 8th 2015, 18:16

Parra09 escreveu:
epa a minha primeira foi a uns 50/6'0... o segundo a 120... o terceiro (maçarico) a 20/30

Eu sabia que tínhamos ainda mais em comum... I love you
Pelos vistos até velocidade dos acidentes... Só com a diferença da tua última ser a minha primeira...
Não me digas que te atiraste para o chão de propósito para preencher esse bocadinho que faltava.... ganza

_________________________________________
Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
tiagofumi46
CBR 250R
tiagofumi46

Número de Mensagens : 262
Idade : 46
Localização : Lisboa e Campo Maior
Mota/Modelo : CBR 954RR/ex_600RR/125Futura/M70SP
Data de inscrição : 23/01/2013

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimeoutubro 9th 2015, 10:16

Porreiro, todos os comments são bastante construtivos, os meus 5cent, ou fazes um trackday, muito mais seguro! Ou então, uma estrada que conheças com pouco movimento e vais treinando ai e vais ver que ao fim de x tempo, já sentes o feeling que a mota te transmite e encontras a tua zona de conforto, vais aprender que a X Km/h consegues fazer praticamente todas as curvas em "segurança", exemplo sabes que a 80km/h fazes tudo a partir dai vais aos poucos encontrando o teu limite, porque o dela tá longe Smile 
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Parra
CBR 600F4i
Parra

Número de Mensagens : 3205
Idade : 34
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR600RR 03
Data de inscrição : 03/03/2013

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimeoutubro 9th 2015, 12:51

daikoni escreveu:


Eu sabia que tínhamos ainda mais em comum... I love you
Pelos vistos até velocidade dos acidentes... Só com a diferença da tua última ser a minha primeira...
Não me digas que te atiraste para o chão de propósito para preencher esse bocadinho que faltava.... ganza

Se me atirasse nao eramos almas gémeas, claro que foi sem querer. Mas a minha foi com pendura
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimeoutubro 10th 2015, 00:16

daikoni escreveu:


Eu sei que é gozo Razz
Quanto às quedas, epah, as minhas têm sido cada vez piores... comecei a 30 e poucos kmh, a seguinte foi a 60 e poucos kmh, esta ultima foi a 120 e poucos kmhs... Significará  que a próxima é a 240 e poucos kmhs?!
É que vejo um padrão, e espero que não... lol
entao mantem a 500 por segurança, pois n da essa velocidade ahahaha Razz
Ir para o topo Ir para baixo
alves1
CBR 400RR
alves1

Número de Mensagens : 549
Idade : 41
Localização : Torres Vedras
Mota/Modelo : R125
Data de inscrição : 30/04/2011

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimeabril 22nd 2016, 06:16

Sem querer ofender.. é o post mais ridículo que já li....
encontrar o limite de inclinação??' minha nossa senhora... affraid affraid affraid

curva-se e pronto.... muito dificilmente algum de nos inclina a mota de tal modo a inclinar demasiado a mota.... ate esta não ter pneu e cair....
por norma.. temos que sair da mota para curvar melhor com menos inclinação.----- e alem disso quando curvamos mais que o habitual ela da sinal de deslizar a traseira... ou seja fica falsa... ou por pouca aderência ou outra treta qualquer.. mas pouco são os pneus que a meu ver avisam alguma coisa...
Ir para o topo Ir para baixo
Snipas
CBR 250R
Snipas

Pendura : Backpack

Número de Mensagens : 308
Idade : 32
Localização : Almada/Lisboa
Mota/Modelo : CBR 250R
Data de inscrição : 14/12/2015

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimeabril 22nd 2016, 13:23

Alves lamento mas é assim sendo um fórum qualquer membro tem o direito de postar duvidas e questões para discussão e a meu ver penso que deverias respeitar isso, o limite de inclinação de qualquer piloto nas estradas e aquele até onde te sentes seguro a curvar, se tentares exagerar e entrar em curvas a medo arriscaste a assustar travar e sair disparado em frente ou pior cair.
Portanto NUNCA passem do VOSSO limite pessoal, só porque querem arrastar joelho ou fazer bonitos para as meninas ou para os amigos verem.
Ir para o topo Ir para baixo
duarteral
Honda Monkey
duarteral

Pendura : Evitavel

Número de Mensagens : 92
Idade : 28
Localização : zona Oeste
Mota/Modelo : GSXR 600 K8 Ex:CBR 125R 07
Data de inscrição : 09/01/2014

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimeabril 22nd 2016, 22:00

hoje entrei em curva ia 100% estável e rocei com o sapato no chão mas não chegou as peseiras, o meu  pneu atras ainda tem quase 1cm para usar mas o da frente já esta todo esgotado, ate já vi marcas onde não devia Shocked. será que da para inclinar mais ate concluir o pneu ou roçar com as peseiras uma vez que eu vou sempre estável quando isso acontece?? Não me abetece ir ao chão para saber.
Ir para o topo Ir para baixo
Snipas
CBR 250R
Snipas

Pendura : Backpack

Número de Mensagens : 308
Idade : 32
Localização : Almada/Lisboa
Mota/Modelo : CBR 250R
Data de inscrição : 14/12/2015

Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitimeabril 22nd 2016, 23:03

evita roçar com as peseiras, se alguma coisa as impedir de recolher arriscas te a malhar
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Como encontrar o limite de inclinação? Como encontrar o limite de inclinação? - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Como encontrar o limite de inclinação?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Pneu no limite da vida, como identificar?
» Como criar luz de aviso para limite de rpm (redlight)?
» Limite de velocidade
» BMW S1000 RR testada ao limite
» Carta sem limite de potência

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Técnicas de condução-