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ACORXX CBR 400
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![velas iridium Empty](https://2img.net/i/fa/empty.gif) | Assunto: velas iridium janeiro 28th 2015, 11:42 | |
| velas iridium...... hummmmmm será que compensa o investimente neste tipo de velas ainda muito caras no mercado em relação ao custo beneficio? por exemplo tenho montado o Leo Vince underbody II homologado, filtro de ar K&N e velas originais ( contam com 13.000km's) estou deveras a pensar em substituir as velas de origem pois em termos de aceleração sinto o tal ' fosso ' de 1 a 2 segundos e gostaria de saber se ao alterar para velas iridium conseguiria anular isso. de notar que por cá ( açores) não existe banco de ensaio ou equipamento que permita ajustar a entrada de ar/ combustível de modo a ficar certinha.... qual a vossa opinião? ![Crying or Very sad](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_cry.gif) |
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![velas iridium Empty](https://2img.net/i/fa/empty.gif) | Assunto: Re: velas iridium janeiro 28th 2015, 11:50 | |
| Não sou propriamente entendido na matéria, mas não vejo grande sentido troca de velas eliminarem "fossos".
As velas simplesmente servem para fazer a gasolina "explodir" no momento certo. Se uma vela funciona mal, pode existir ignição em má altura, "knock", perder potência pelas mesmas razões, instabilidade, etc. Se uma vela está boa, e faz o trabalho como deve de ser, não notas benefícios, seja de iridium ou outra coisa. O mais que pode acontecer em termos de melhorias, é ligeiramente mais precisão (supondo que as Iridium são melhores condutoras, mas já ouvi dizer o oposto!) no timming. Mas será tão pouco significativo que não notarás nada.
A vantagem das Iridium, é a durabilidade, custam aprox. o dobro, mas duram o dobro também. Menos trocas de velas. De resto, não vejo mais grandes benefícios. _________________________________________ |
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![velas iridium Empty](https://2img.net/i/fa/empty.gif) | Assunto: Re: velas iridium janeiro 28th 2015, 12:01 | |
| obrigado pela dica, no entanto tenho notado que terei de efetuar essa troca de velas nem que seja pelas comuns ( de origem) pois tenho reparado que não estão a queimar corretamente, noto ao efetuar uma aceleração ( moto a cerca de 71 graus de temperatura) parada sai uma grande quantidade de fumo ( negro) penso que tal não deveria existir... estarei certo? e como tenho escape de rendimento e filtro de ar K&N tb notei a perda de velocidade de ponta... ( estou a falar de uma moto com ' apenas ' 78cv , passei de efetuar 220 km para os 190.... á rasca para os 200... ![Shocked](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_eek.gif) |
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![velas iridium Empty](https://2img.net/i/fa/empty.gif) | Assunto: Re: velas iridium janeiro 28th 2015, 12:12 | |
| So sei que as velas iridium duram mais tempo, e na 600rr por exemplo são "obrigatorias", arranjas no ebay a metade do preço |
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![velas iridium Empty](https://2img.net/i/fa/empty.gif) | Assunto: Re: velas iridium janeiro 28th 2015, 14:04 | |
| - ACORXX escreveu:
- obrigado pela dica, no entanto tenho notado que terei de efetuar essa troca de velas nem que seja pelas comuns ( de origem) pois tenho reparado que não estão a queimar corretamente, noto ao efetuar uma aceleração ( moto a cerca de 71 graus de temperatura) parada sai uma grande quantidade de fumo ( negro) penso que tal não deveria existir... estarei certo?
e como tenho escape de rendimento e filtro de ar K&N tb notei a perda de velocidade de ponta... ( estou a falar de uma moto com ' apenas ' 78cv , passei de efetuar 220 km para os 190.... á rasca para os 200... ![Shocked](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_eek.gif) Podes estar a precisar de trocar de velas sim, mas se for o caso tanto melhora com troca para velas normais, como para velas de iridium. Qualquer das maneiras se trocares só ponteira e filtro (se não incluir o sistema de escape completo + catalizador), não deverias de notar grandes diferenças de potência. Fumo negro também não é normal, não está a queimar bem a gasosa. Experimenta a trocar as velas e vê se melhora, estão com quantos km's? Mesmo velas "normais" devem de aguentar 20-24k km sem problemas. |
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![velas iridium Empty](https://2img.net/i/fa/empty.gif) | Assunto: Re: velas iridium janeiro 28th 2015, 15:30 | |
| tenho o escape completo, as velas teem agora 13500 km's ... andei muito tempo a queimar s/chumbo 95 apenas á alguns meses comecei a usar s/chumbo 98 noto grande diferença... poderá ser dessa utilização que possivelmente tenha as velas apenas a necessitar de uma limpeza... tenho de ver o que se passa. |
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![velas iridium Empty](https://2img.net/i/fa/empty.gif) | Assunto: Re: velas iridium janeiro 28th 2015, 15:36 | |
| - ACORXX escreveu:
- andei muito tempo a queimar s/chumbo 95 apenas á alguns meses comecei a usar s/chumbo 98 noto grande diferença... poderá ser dessa utilização que possivelmente tenha as velas apenas a necessitar de uma limpeza...
O mau funcionamento nada tem a ver com a gasolina ser 95. A tua mota está mais que preparada para isso. Níveis de pressão desajustados causados pela troca do sistema de escape completo, sem re-programação da centralina / sistema de injecção, já pode ter a ver... não sei. Velas a precisar de limpeza também é possível. Pode justificar a má "queima" da gasolina, mas não sei se será apenas disso.
Última edição por daikoni em janeiro 28th 2015, 15:43, editado 1 vez(es) |
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![velas iridium Empty](https://2img.net/i/fa/empty.gif) | Assunto: Re: velas iridium janeiro 28th 2015, 15:39 | |
| o grande problema de morar numa ilha é a falta de material por parte do concessionário , pois não teem o equipamento para ajustar a entrada de ar ou a mistura de ar / combustível de modo a ficar mais eficiente com a instalação do sistema de escape completo/ filtro de ar... |
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![velas iridium Empty](https://2img.net/i/fa/empty.gif) | Assunto: Re: velas iridium janeiro 28th 2015, 16:48 | |
| como o parra disse e bem, por alguma razao nas rr é o k vem de origem... alem de serem melhores, duram mais, lgoo a medio/longo prazo tras beneficios. |
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![velas iridium Empty](https://2img.net/i/fa/empty.gif) | Assunto: Re: velas iridium janeiro 28th 2015, 17:08 | |
| Ora bem, as velas de iridium têm mais vantagens que a durabilidade, como por exemplo, maior facilidade de colocar o motor a trabalhar a frio.
estas duas vantagens eu comprovo, que na minha ninja tinha velas de iridium.
Os entendidos dizem que têm outras vantagens, mas eu sinceramente nunca cheguei a perceber a diferença. As outras vantagens são:
Queimam melhor o combustível (acredito que seja verdade até porque se nota diferença de menor esforço ao meter a mota a trabalhar) + Economia de combustível + Melhor resposta do motor + Motor mais regular + Redução de emissões
Agora se vale a pena ou não mudar, cada um há de ter a sua opinião, até porque não são velas baratas. |
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![velas iridium Empty](https://2img.net/i/fa/empty.gif) | Assunto: Re: velas iridium janeiro 28th 2015, 19:03 | |
| Também estive para por umas Iridium mas o preço é tão mais elevado que as normais que desisti da ideia. Se a tua mota tem sonda lambda a mistura ar/combustível é ajustada através da centralina da moto. Ou pelo menos deveria ser. |
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![velas iridium Empty](https://2img.net/i/fa/empty.gif) | Assunto: Re: velas iridium janeiro 28th 2015, 19:20 | |
| - ZéPiqueno escreveu:
- estas duas vantagens eu comprovo, que na minha ninja tinha velas de iridium.
Não percebi se estavas a comparar a Ninja com a Suzy... ou apenas Ninja vs Ninja. Se foi o caso tens de comparar na mesma moto, e comparações com ambas as velas novas. O que disseste seria aplicado se tivesse maior precisão no timming, até porque as velas provocam apenas o início da explosão. Tudo o resto sai fora da influência das mesmas, não são elas que queimam bem ou mal o combustível. O que importa é que façam a "faísca" no momento certo, e bem feita. Qualquer das maneiras como disse acima, tinha na ideia que me tinham dito que as normais (cobre) até tinham melhor performance, apesar da durabilidade inferior.. e para não estar aqui a disparatar para o ar na minha ignorância, fiz uma pequena pesquisa e deparei-me com o seguinte: - Citação :
- Copper Spark Plugs
Copper spark plugs are generally considered to have the best performance of any spark plug type. This is potentially different from what advertising companies suggest, but the other metals are, unfortunately, not as conductive in general as copper is. Platinum and iridium plugs are more likely to overheat, which causes damage to the plug components and can compromise the delivery of the spark to the engine block.
Platinum and Iridium Plugs
Platinum and Iridium plugs perform at a lower level than copper spark plugs, because they are less conductive and they tend to overheat. However, the overall longevity of these two types of metal is better than copper plugs. In reality, copper has the best performance of all three and the worst longevity. Platinum has good longevity and the worst performance. Iridium has good longevity and a performance that is decent, which is why iridium plugs tend to be more expensive than any other type. Still, the difference between these plugs in terms of overall quality is minimal, as there is a trade off for each.
Basicamente diz que as normais/cobre, são as que têm pior longevidade, mas as que têm melhor performance. Consultei 2 ou 3 sites para confirmar que não era tendencioso, e todos diziam aproximadamente o mesmo. |
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![velas iridium Empty](https://2img.net/i/fa/empty.gif) | Assunto: Re: velas iridium janeiro 28th 2015, 23:07 | |
| resumindo, trocar so por trocar, cm ha quem faça com os filtros de ar, nao vale a pena, agora na altura de trocar: caso das de cobre salvo erro é aos 24 mil e no caso das de iridium é aos 36 mil... ora para quem faz poucos kms, acaba por ir dar ao mesmo pq se calhar nem chega a trocar velas nas maos dele (eu na 600F tinha iridium e nunca troquei enquanto a tive por exemplo)
bem procurado, consegue-se as velas a bons preços, mas nao na tugolandia... eu recordo-me por alto de ter visto na altura por curiosidade e o preço ca pedido pelas de cobre era o que custava la fora as de iridium.... ou entao pouca diferenca fazia, se calhar mais 5€ a mais em cada... |
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![velas iridium Empty](https://2img.net/i/fa/empty.gif) | Assunto: Re: velas iridium janeiro 29th 2015, 08:54 | |
| Foi comparação Ninja com normais vs Ninja com Iridum. Na suzuki também vai levar com velas, quando fizer a revisão com muda de velas, pela simples razão que se até eu notei diferença no arranque do motor, só pode significar que o motor de arranque da mota sofre menos desgaste, isso aliado à maior durabilidade, acho que compensa o maior preço das velas.
Deixo-vos aqui um link interessante sobre este tema, com as vantagens dos diferentes tipos de velas. http://www.ngk.de/fileadmin/Dokumente/ES/other/Bujias_2012_Port.pdf
Sendo informação de um fabricante creio que será da informação mais fidedigna que poderemos encontrar na net. |
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![velas iridium Empty](https://2img.net/i/fa/empty.gif) | Assunto: Re: velas iridium janeiro 29th 2015, 09:19 | |
| - Carlos Duarte escreveu:
- Também estive para por umas Iridium mas o preço é tão mais elevado que as normais que desisti da ideia.
Se a tua mota tem sonda lambda a mistura ar/combustível é ajustada através da centralina da moto. Ou pelo menos deveria ser. tenho sonda lambda instalada ( pena que não consiga efetuar um upload de fotos apartir do ambiente de trabalho do pc... ![Sad](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_sad.gif) ) quanto as velas ... apenas trocarei se as que tenho não ficarem boas apos uma limpeza pois como não faço km's por ai alem ( 300 por mês..) penso não justificar a compra. mas é sempre interessante ler estes reviews acerca das velas.. vamos sempre aprendendo mais qq coisa. ![Smile](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_smile.gif) |
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![velas iridium Empty](https://2img.net/i/fa/empty.gif) | Assunto: Re: velas iridium janeiro 29th 2015, 10:19 | |
| - ZéPiqueno escreveu:
- Sendo informação de um fabricante creio que será da informação mais fidedigna que poderemos encontrar na net.
Eu penso exactamente o oposto. Por ser do fabricante, interessa-lhe é vender. Quanto mais caro o produto que vender melhor. Até porque o pessoal das motas faz poucos km's por norma... Não há trocas frequentes. É a mesma coisa que a Michelin dizer que os Pilot Road são os melhores pneus de ST do mercado, com grande vantagem em relação a travagem & cia em relação a toda a concorrência, chegas à marca do lado... a mesma coisa.... É tudo tendencioso, porque interessa é vender. Daí preferir ver informação e reviews de terceiros, apesar de por vezes também serem tendenciosas, favorecerem marcas que as patrocionam, etc, geralmente são menos que a própria marca. Mas isto é um comentário à parte, que nada tem a ver com o facto das velas serem melhores ou piores. Mais duráveis são, é um facto, o resto não posso falar sem ter experiência própria ![Very Happy](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_biggrin.png) _________________________________________ |
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![velas iridium Empty](https://2img.net/i/fa/empty.gif) | Assunto: Re: velas iridium janeiro 29th 2015, 15:43 | |
| Só a correcção ao meu comentário anterior, a Suzy também já vem com elas de origem (modelo CR9EIA-9) desde 2008. |
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![velas iridium Empty](https://2img.net/i/fa/empty.gif) | Assunto: Re: velas iridium janeiro 29th 2015, 17:12 | |
| eu sempre usei velas "normais" na VTR... por acaso no outro dia mandei vir umas para uma GSXR e aproveitei e mandei vir para a VTR.
Agora quando fiz a revisão meti... não acho que me tenham ficado muito mais caras que umas normais,.
Quando experimentar a mota vou ver se noto alguma diferença. |
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