InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarTravagem em curva & Andar em Grupo LojaTravagem em curva & Andar em Grupo V-deosTravagem em curva & Andar em Grupo Fotos
Travagem em curva & Andar em Grupo Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Travagem em curva & Andar em Grupo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimefevereiro 26th 2015, 13:22

Tópico separado para evitar offtopic no anterior.

Edgar_Oliveira escreveu:
de tras numa mota raramente se gasta, mas mesmo 15 já a esticar, SO dos aconchegos, paragem em subida, toques de travão para ajudar a corrigir trajectória, etc.

Eu costumo travar sempre com os 2, claro que a maior parte da força é aplicada à frente. Só pequenos cheirinhos é que faço apenas com o da frente. E a única situação que uso apenas o de trás para aguentar a moto nos arranques das subidas, ou em filas de trânsito a descer, para aguentar a moto porque estou de vez em quando a aplicar a embraiagem e mandar aceleradelas.

Quanto ao corrigir trajectória, se te referes em curva, detesto pessoal que aplica "travão" para corrigir trajectórias nesta situação. Travão (pelo menos no meu estilo de condução), só antes da curva.
E bem sei o nocivo que é travar em curva, porque já apanhei bons borranços por pessoal à minha frente que me obrigou a travar em curva por fazerem "correcções de trajectória com travão" como também lhes chamam (e com boas distâncias de segurança, o que é incrível), e ao contrário deles, tenho pneus mais sensíveis a isso, o simples "desacelerar" é-me suficiente para fazer ambas a traseira e frente passarem-se e fugirem em ângulos  de inclinação maiores ou pior piso.

Uma vez apanhei um gajo no Bombarral, que me provocou alguns dos maiores borranços que já tive de moto.
Entrava nas curvas a 140-150, e acabava a menos de 70.... Comecei a deixá-lo a uns 150-200 metros de avanço (sem exagero, era tipo uma daquelas curvas largas de avanço)... e a pouco mais de meio, apanhava o gajo e ainda tinha que travar....

Vejo muito pessoal a só não ir ao chão derivado aos bons pneus que têm...
E digo isto não no mau sentido, mas passo-me um pouco com o pessoal que faz travagens, principalmente com alguma pressão, em curva, porque mesmo a manter distâncias de segurança, tornam-se um perigo para eles próprios e para quem vem atrás.

E atenção que não estou a dizer que tu és um caso, mas devido à conversa de correcções, automaticamente veio-me estas más memórias à cabeça.... Porque sei que há pessoal que faz isto, e pior, sem motivo para tal (uma coisa é se aparecer um obstáculo e tiver mesmo que ser... outra é o mau hábito).

Entrar nas curvas nas curvas ainda a abrandar, já é mais tolerável, porque uma pessoa atrás está à espera, mas com moderação, e no momento que se começa a inclinar, é suposto começar a aliviar o travão, e assim não causa tanta instabilidade nas suspensões nem aderência como travagens a meio de curvas, ou entrar a X velocidade sem travar, e depois de estar lá dentro é que se lembram de travar e o pessoal atrás que se lixe.

_________________________________________
Travagem em curva & Andar em Grupo R8YquuM


Última edição por daikoni em fevereiro 26th 2015, 15:33, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimefevereiro 26th 2015, 14:50

daikoni escreveu:


Eu costumo travar sempre com os 2, claro que a maior parte da força é aplicada à frente. Só pequenos cheirinhos é que faço apenas com o da frente. E a única situação que uso apenas o de trás para aguentar a moto nos arranques das subidas, ou em filas de trânsito a descer, para aguentar a moto porque estou de vez em quando a aplicar a embraiagem e mandar aceleradelas.

Quanto ao corrigir trajectória, se te referes em curva, detesto pessoal que aplica "travão" para corrigir trajectórias nesta situação. Travão (pelo menos no meu estilo de condução), só antes da curva.
E bem sei o nocivo que é travar em curva, porque já apanhei bons borranços por pessoal à minha frente que me obrigou a travar em curva por fazerem "correcções de trajectória com travão" como também lhes chamam (e com boas distâncias de segurança, o que é incrível), e ao contrário deles, tenho pneus mais sensíveis a isso, o simples "desacelerar" é-me suficiente para fazer ambas a traseira e frente passarem-se e fugirem em ângulos  de inclinação maiores ou pior piso.

Uma vez apanhei um gajo no Bombarral, que me provocou alguns dos maiores borranços que já tive de moto.
Entrava nas curvas a 140-150, e acabava a menos de 70.... Comecei a deixá-lo a uns 150-200 metros de avanço (sem exagero, era tipo uma daquelas curvas largas de avanço)... e a pouco mais de meio, apanhava o gajo e ainda tinha que travar....

Vejo muito pessoal a só não ir ao chão derivado aos bons pneus que têm...
E digo isto não no mau sentido, mas passo-me um pouco com o pessoal que faz travagens, principalmente com alguma pressão, em curva, porque mesmo a manter distâncias de segurança, tornam-se um perigo para eles próprios e para quem vem atrás.

E atenção que não estou a dizer que tu és um caso, mas devido à conversa de correcções, automaticamente veio-me estas más memórias à cabeça.... Porque sei que há pessoal que faz isto, e pior, sem motivo para tal (uma coisa é se aparecer um obstáculo e tiver mesmo que ser... outra é o mau hábito).

Entrar nas curvas nas curvas ainda a abrandar, já é mais tolerável, porque uma pessoa atrás está à espera, mas com moderação, e no momento que se começa a inclinar, é suposto começar a aliviar o travão, e assim não causa tanta instabilidade nas suspensões nem aderência como travagens a meio de curvas, ou entrar a X velocidade sem travar, e depois de estar lá dentro é que se lembram de travar e o pessoal atrás que se lixe.
eu tmb sei disso, tmb me chateia ter de travar, se vejo k quem vem atras anda mais, desvio-me e dou sinal de passagem cm a mao, mais vale Smile

em relacao ao toque é em ULTIMO recurso, basicamente qd n tens confianca nos pneus/piso para deitar mais e ves k se n travas vais em frente.. depois ha cm ja vi, travar cm o da frente, ai é meio caminho andado para ires em frente, pois ela endireita logo.

por norma prefiro rolar mais devagar e com a coisa controlada, seja carro ou mota desacelero, reduzo (se necessário) e travo sempre o suficiente antes de entrar na curva e depois faço a curva de gas "aberto" e constante até começar a sair da curva, ai abro mais um pouco, no caso da 1000 cm mt jeito para n ficares sem traseira assobiaassobia, já na 600 quase k podia trancar punho desde k n fizesses a curva em 1 cm ja vi alguns na Arrábida Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimefevereiro 26th 2015, 15:36

Separei este tópico a partir do offtopic do da moto do tiagolourenco20:
https://www.cbrportugal.com/t29507p40-cbr-250r-preta

Podem dizer as vossas opiniões sobre as travagens em curva, e a sua aplicação / evitar ou não, em situações normais, sozinhos ou em grupo.

_________________________________________
Travagem em curva & Andar em Grupo R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno MSA
CBR 600F
Nuno MSA

Pendura : ......é peso a mais.

Número de Mensagens : 1144
Idade : 39
Localização : Porto
Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport
Data de inscrição : 12/06/2011

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimefevereiro 26th 2015, 16:10

Há aí muita malta a precisar de ler o "twist of the wrist". Devia ser leitura obrigatória para toda a gente que anda de mota principalmente para motas de pista. Se nunca me espetei com a minha mota foi em grande parte e sem dúvida graças a essa biblia das duas rodas. Quanto ao travao de trás não sei como se consegue passar sem o usar principalmente a baixas velocidades e no pára-arranca. Ninguém aqui se cansa de ter sempre a mota a aninhar quando travam?(depois queixam-se das dores nos pulsos de andar constantemente a suportar o peso do corpo nas travagens) E já agora o que é preferível, que fuja a frente ou a traseira?? Prefiro mil vezes que me fuja a traseira do que frente pois se for a frente é malho quase garantido como já me aconteceu numa 500 da empresa onde trabalho que até fui cuspido da mota. Distribuir a inércia pelos 2 travões é muito importante e casos há em que um cherinho no travao de trás em emergência evita que o nosso corpo se projecte para a frente evitando o aninhar excessivo da mota e uma égua descontrolada seguida de um beijinho no chão, para além de que o uso dos 2 travões reduz a distância de travagem por pouco que seja e proporciona uma travagem mais suave e estável. Eu estou a milhas de distância de poder dizer que domino uma mota mas aqueles aqui que já têm um bruto kit de unhas que se pronunciem sobre travagens e corrijam-me se tiver dito alguma asneira. Em curva sem dúvida alguma e como já foi mencionado travar só mesmo antes da curva e durante só mesmo se não houver alternativa mas deve ser evitadoa todoo custo. O da frente endireita a mota e o de trás ajuda o motor a reduzir a força motriz da roda traseira. O travão de trás só é perigoso quando apertado bruscamente e com força, com piso escorregadio e em inclinações acentuadas e nestes ultimos 2 casos nem se deve travar de todo em curva......acho que não me esqueci de nada........
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimefevereiro 26th 2015, 16:50

Vou partilhar a minha experiência aqui sobre travagem, seja ela certa ou errada... Por isso aceito correcções e opiniões:

Sinceramente, eu prefiro travar sempre com os 2. E uso muito o de trás para apalpar terreno. Aplico sempre a maior força à frente, mas deixo sempre aplicar força o suficiente no de trás, para começar a fugir antes do da frente (e avisar-me tipo "pera lá que não te sobra muita aderência!"), além de estabilizar um pouco a moto pela distribuição de travagem, e também para abrandar um pouco mais rápido.

Atenção que quanto mais se trava, mais o peso se desloca para a frente, e quanto mais o peso se desloca para a frente, mais tracção passa para a frente, e mais se perde atrás.

A traseira quando bloqueia, também tem a tendência para chicotear, já me aconteceu inúmeras vezes, e mesmo o ABS não evita por completo o chicotear de traseira (pelo menos na 500). Se a traseira chicoteia, NUNCA largar o travão traseiro para parar o "derrape", é preferível continuar a chicotear até estabilizar, e então largar. Se se larga o travão, e recupera a aderência quando a traseira está de "lado" ou em momento de "abanão", existe o risco de serem projectados em conjunto com a moto (Highside).

Quanto ao travar em curva, se travarem de muito levemente com a frente, não vos faz automaticamente endireitar a moto, mas é preciso muito pouca pressão para tal, e neste caso, têm 2 situações:
- A roda mantém a aderência, e tem a tendência a endireitar, e irá fazer-vos sair fora, e por sua vez largar travão e corrigir trajectória, e aqui perderam mais do que ganharam com a travagem.
- A roda foge (demasiada força de travão, ou limite da aderência), e lowside, chão fora...

Travar em curva com a da frente é perigoso, principalmente se não for progressiva, até porque desregula a suspensão, e em motos com suspensão mole como a minha, dá bem para notar a gravidade e facildade de como se pode tornar numa situação complicada.

O que fazer em casos de emergência e não existe hipótese alternativa...? Correcto ou não, eu "aprendi" a fazer o seguinte:
- Primeiro travar com o de trás, progressivamente, e de maneira a ter feedback quanto possível de aderência e deixar a suspensão estabilizar, principalmente a frente (travar com o de trás faz também a frente "abocanhar", pois o peso desloca-se para a frente, mas torna este acontecimento MUITO mais suave. Depois de estar minimamente estabilizada (isto é coisa de instantes, quase imediato), aplico o da frente junto com o de trás, para realmente ajudar a abrandar.
Em curva já não mantenho os habituais 70-80% frente 20-30% atrás, mas é mais para perto dos 50-50%, 40-60% dependendo da situação, mas a começar por detrás para questões de estabilidade e suspensão.

Entradas em curva, já a travar, conseguem ser estáveis na mesma, por vezes mesmo com deslize traseiro (já me tem acontecido ao deitar ainda a travar...), se não travarem excessivamente são controláveis, desde que mantenham a descontração e não se assustem. Progressividade e suavidade mantém a suspensão estável o suficiente para conseguirem fazer a entrada em curva em segurança na mesma, mas é preferível principalmente para quem não tem tanto à vontade, tratarem de todo o abrandar antes da curva começar (pessoalmente, dependendo do quanto foge, não me sinto ainda 100% confortável estar a inclinar e a traseira já a atravessar-se e ainda nem iniciei bem a curva... hehe).

Cuidado com o voltar a acelerar já bastante inclinado, porque o motor tem a tendência a dar um "esticão" de quando passa de 0 de aceleração, para o começar a acelerar (não sei como é que são as vossas 600 e 1000, mas a minha 500 faz muito isso...).

Tudo o que disse é experiência própria, e o que melhor tem funcionado comigo, daí poder haver erros e haver coisas sem razão lógica de ser... Mais uma vez, o pessoal com mais experiência no assunto, pode-me corrigir... Razz

_________________________________________
Travagem em curva & Andar em Grupo R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimefevereiro 26th 2015, 17:32

boas dicas voces os dois, ve-se k keima mesmo mts kms... alias basta ver k o daikoni num ano se calhar faz mais kms k eu em 4 ou 5 anos..

realmente a minha ultima queda se tivesse usado o de tras (n sei pq habituei-me a n o usar), nao tinha virado a boneca, nem eu nem a mota  Embarassed

tenho de começar a fazer treinos deste tipo de coisas ta visto, pois em situações de emergência faz mta diferença.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno MSA
CBR 600F
Nuno MSA

Pendura : ......é peso a mais.

Número de Mensagens : 1144
Idade : 39
Localização : Porto
Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport
Data de inscrição : 12/06/2011

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimefevereiro 26th 2015, 17:48

daikoni escreveu:
Se a traseira chicoteia, NUNCA largar o travão traseiro para parar o "derrape", é preferível continuar a chicotear até estabilizar, e então largar. Se se larga o travão, e recupera a aderência quando a traseira está de "lado" ou em momento de "abanão", existe o risco de serem projectados em conjunto com a moto (Highside).
Olha que foi preciso escreveres isto para eu entender porque fui cuspido da 500 com a qual tive o acidente. Nunca percebi bem o porquê e estava convencido que de alguma forma tinha perdido a frente que costuma ser a principal causa dos highsides. De facto nesse dia travei com tudo o que tinha para não me espetar na traseira de um carro que se meteu sem aviso á minha frente e a ultima coisa que fiz foi aliviar ambos os travões. Para além de maçarico no panico do momento não desenrolei totalmente o acelerador tb devido a uma má posição da mão direita ao travar e quando alivieios travoes o motor ainda estava em rotação e lá fui eu feito super man em pleno salto mortal tendo aterrado 2 ou 3 metros á frente da mota e ainda levei com a mota em cima no final. Boa partilha daikoni......já foi informação bem útil para mim.
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimefevereiro 26th 2015, 18:17

Edgar_Oliveira escreveu:
boas dicas voces os dois, ve-se k keima mesmo mts kms... alias basta ver k o daikoni num ano se calhar faz mais kms k eu em 4 ou 5 anos..

realmente a minha ultima queda se tivesse usado o de tras (n sei pq habituei-me a n o usar), nao tinha virado a boneca, nem eu nem a mota  Embarassed

tenho de começar a fazer treinos deste tipo de coisas ta visto, pois em situações de emergência faz mta diferença.
Eu nunca fiz "treinos", mas com o uso fui-me apercebendo de certas coisas e ganhando certos hábitos, sejam eles correctos ou não.
O andar à chuva e situações de baixo atrito, tal como pneus menos bons, suspensão menos boa, etc, faz ganhar alguma experiência em situações a evitar Razz

Posso só ter tido uma queda, mas já tive muitos quases, e situações que pensei "já fostes...", seja azelhice minha ou imprevistos.

Ainda sou muito verdinho em muitas coisas. E coisas que pessoal faz com facilidade, tal como tu fazes cavalos, tenho 0 de experiência, além da parte teórica que se resume acelerador (embraiagem ou não) para levantar, pedal de travão, para baixar.... LOLOL.
Depois vem as questões... como baixar sem atrofiar a frente, o calo na suavidade, manter trajectorias enquanto cavalinho, etc etc... Que só me irão vir com a experiência, se a chegar a ter.

Nuno MSA escreveu:
Nunca percebi bem o porquê e estava convencido que de alguma forma tinha perdido a frente que costuma ser a principal causa dos highsides.

Fico contente por já ter ajudado alguém! Very Happy
Quanto a esta afirmação não é verdade. Perder frente geralmente origina lowsides.
Highsides geralmente são quase sempre gerados pela mesma situação:
- Roda traseira perder aderência e de seguida recuperar aderência e repentinamente.

Por digo, pior que a roda traseira fugir, é a mesma recuperar aderência em má altura.

E isto aplica-se tanto em travagem, como em aceleração, como em velocidade estável.

A única situação, em termos de drift/slide/travagem que devem deixar a traseira recuperar aderência, é quando está alinhada com a frente, e estável (digo, não vai com impulso para a direita e esquerda, a chicotear).

Qualquer das maneiras, também menciono uma outra coisa muito importante. Teoria é tudo simples, prática, com sustos, impulsos de pânico, mesmo a saberem a teoria, é muito provável que façam asneira na prática.

Digo isto, porque mesmo nas minhas brincadeiras, das quais começo a ter mais algum à vontade a (dar de traseira em aceleração nas curvas, por exemplo), etc, por vezes ainda me sinto tentado e chego mesmo a ter alguns impulsos que podem sair graves.
Principalmente com situações que não esperadas.

Já tenho estado em drift (não faço nada de jeito/especial, mas chamemos-lhe isso), muito bem, confiante, e a meio do nada dá-me um impulso tipo vertigem e dou safanão no guiador e sem motivo aparente, o qual poderia causar queda / highside. Esta parte não é muito controlável, e é o complicado de contornar. Só com treino, experiência, é que começam a ter maior descontração em situações destas, e a evitar impulsos idiotas que todos temos.

O problema é que este tipo de "treino" tem sempre de risco de queda associado, por isso, é preferível prevenir na maior parte dos casos.

_________________________________________
Travagem em curva & Andar em Grupo R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Marc34sv
CBR 125R
Marc34sv

Número de Mensagens : 149
Idade : 43
Localização : Covilhã
Mota/Modelo : Sv650N/ ex GSR750
Data de inscrição : 04/02/2015

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimefevereiro 26th 2015, 19:00

As motas 2 cilindros tem muito travão motor o que faz chicotear a mota nas travagens fortes,como o Daikoni descreve,coisa que tem muita piada de fazer. Bom tópico.
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimefevereiro 27th 2015, 10:56

Marc34sv escreveu:
As motas 2 cilindros tem muito travão motor o que faz chicotear a mota nas travagens fortes,como o Daikoni descreve,coisa que tem muita piada de fazer. Bom tópico.

Depende das motos, em relação às de 4 cilindros que tenho andado, não noto muita diferença para a minha.
E mesmo a CBR1000RR (2008) eu esperava que travasse muito mais, mas não é nada de especial, nem muito diferente da 500 (não digo que não haja diferença, mas pelo menos não estranhei minimamente).
Não sei se é da Slipper Clutch (embraiagem deslizante), mas isto alivia as brusquidades de de desaceleração de motor (imagina, largam a embraiagem rápido demais e/ou a RPM da caixa não combina com a do motor, mas aguenta o mesmo (pela lógica, a rotação cairia nas desacelerações).

Que por sua vez, não noto diferença drástica das 600 de 4 cilindros que tenho andado (talvez pareça um pouco menos robusto / pesado no movimento o motor, as rotações sincronizem com menos brusquidade aplicada à roda), mas também tranquilíssimo.
Achei tudo muito suave em ambas 600 e 1000, aliás provavelmente mais suave que a minha, principalmente no início das acelerações (não dá tanto "safanão").

_________________________________________
Travagem em curva & Andar em Grupo R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimefevereiro 27th 2015, 11:05

daikoni escreveu:


Depende das motos, em relação às de 4 cilindros que tenho andado, não noto muita diferença para a minha.
E mesmo a CBR1000RR (2008) eu esperava que travasse muito mais, mas não é nada de especial, nem muito diferente da 500 (não digo que não haja diferença, mas pelo menos não estranhei minimamente).
Não sei se é da Slipper Clutch (embraiagem deslizante), mas isto alivia as brusquidades de de desaceleração de motor (imagina, largam a embraiagem rápido demais e/ou a RPM da caixa não combina com a do motor, mas aguenta o mesmo (pela lógica, a rotação cairia nas desacelerações).

no modelo anterior SIM, era deslizante, na nossa voltou a ser de cabo, va-se la saber porque... e sim ajuda e bem, notei bem a diferença qd voltei a andar numa de 2007
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimefevereiro 27th 2015, 11:13

Edgar_Oliveira escreveu:
no modelo anterior SIM, era deslizante, na nossa voltou a ser de cabo, va-se la saber porque... e sim ajuda e bem, notei bem a diferença qd voltei a andar numa de 2007

Pensava que isto tinha sido introduzido era no modelo de 2008, o ser cabo ou não penso ser irrelevante para a embraiagem deslizante, porque isto tem a ver é com a maneira de como a embraiagem funciona.

Funciona como embraiagem normal em aceleração, mas quando a força de desaceleração do motor aplicada à caixa (pela embraiagem) é superior a um determinado padrão definido/para o qual foi feito aguentar, ela permite deslize... De modo a maus "largar" de embraiagem, permita velocidades diferentes de caixa e motor por momentos (até equalizarem), e suavizar a força de desaceleração passada à roda.

Digo eu que funciona +- assim. Mais uma vez o que digo não se escreve, e vou muito pela lógica e poucos conhecimentos que tenho, sempre aberto a correcções Razz

_________________________________________
Travagem em curva & Andar em Grupo R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimefevereiro 27th 2015, 11:23

queria dizer que era Hidráulica e agora é por cabo novamente... sorry dinis

ambas sao deslizantes, tens razão. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
teixeira
CBR 750
teixeira

Número de Mensagens : 6073
Idade : 53
Localização : Alverca do Ribatejo
Mota/Modelo : Ex Honda CBR Fireblade 2008; BMW S1000RR
Data de inscrição : 30/09/2008

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimefevereiro 27th 2015, 14:43

Edgar, penso que o modelo anterior ao de 2008 a embraiagem não é deslizante
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimefevereiro 27th 2015, 14:50

sei que é hidralica e a nossa de cabo, é a principal razao.. 

a embraiagem na anterior, tu k tiveste uma sabes melhor k eu k so andei algumas vezes, é mais rija..
Ir para o topo Ir para baixo
teixeira
CBR 750
teixeira

Número de Mensagens : 6073
Idade : 53
Localização : Alverca do Ribatejo
Mota/Modelo : Ex Honda CBR Fireblade 2008; BMW S1000RR
Data de inscrição : 30/09/2008

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimefevereiro 27th 2015, 18:16

O accionamento (manete) é mais suave no modelo anterior, visto ser hidráulica, visto ser uma embraiagem convencional, é mais provável a roda de trás bloquear quando reduzes à bruta, no caso da nossa actual moto já não acontece isso, mas acho que é mais rija a manete
Ir para o topo Ir para baixo
Michael23
CBR 600F4
Michael23

Pendura : Nada a declarar...

Número de Mensagens : 2810
Idade : 45
Localização : Cascais
Mota/Modelo : Ex: Honda CBR 600 rr 05 / Actual: Suzuki gsxr 1000 k7
Data de inscrição : 05/07/2010

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimefevereiro 27th 2015, 23:24

Eu uso o travão de trás, em travagens " mais brutas/apertadas" e para corrigir já em curva.
Há curvas que vamos a dar gás e de repente ela fecha mais um pouco, ao usar um pouco o travão de trás, a mota fecha a curva não tendo de abrandar assim tanto ou mesmo ter que utilizar o travao da frenteou indireitar um pouco mais a mota.
PErmite continuar a fazer a curva a boa velocidade e sem grandes alteracoes no comportamento da mota.
Ir para o topo Ir para baixo
alves1
CBR 400RR
alves1

Número de Mensagens : 549
Idade : 41
Localização : Torres Vedras
Mota/Modelo : R125
Data de inscrição : 30/04/2011

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimemarço 6th 2017, 03:04

isto das travagens tinha muito que se diga há uns anos atras.... hoje em dia com a cilcistica das motas e poder de travagem já não se aplica quase a forma de o antigamente..
Ou seja... a meu ver.. numa 600 a roda traseira das reduções derrapa muitas das vezes..... numa mil já não acontece isso e acho que todos sabem porque.... o travão de tras já ninguém usa... em curva não se usa travão... e quando se usa a maior parte das vezes não da jeito devido a inclinação e o sair da moto....
quando se usa o travão de tras numa travagem... basta so encostar e a traseira vai a bailar... porque a traseira vai muito leve... depois quem se atrapalhar larga o travão traseiro e ainda é cuspido da mota....
Hoje em dia com as ciclísticas e pneus que temos.. bem podemos fazer uma travagem forte antes da curva que ela trava melhor que muitos carros..

faço muitas travagens curtas mas fortes quando ando mais a bruta e já useo o travão de tras e so o da frente... para poder sentir e saber o efeito que faz.. se fosse bom o pessoal do motogp usava todos o travão traseiro... e nem usavam discos em carbono com medo que fugisse a frente..
Ir para o topo Ir para baixo
MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3609
Idade : 20
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR XX
Data de inscrição : 12/03/2014

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimemarço 6th 2017, 07:49

Quem tem CBS usa todos e sempre!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimemarço 6th 2017, 09:52

Desenterranço, tópico com mais de 2 anos Razz

Ainda assim, o mesmo verifica-se. O objectivo deste tópico na altura foi prevenir incidentes em grupo, é preciso ter noção que uma pessoa sozinha é diferente de ter pessoas atrás.

Travagem em curva, apenas deve de ser aplicada à entrada, suspensão já pré-estabilizada, peso assente sobre os pneus (aka trailbraking). Travagens a meio da curva, salvo situações de emergência (em que pode-se começar com o travão de trás para estabilizar a suspensão, mas atenção que o da frente continua a ser igualmente, se não mais importante mesmo aqui [após estabilização]), é desnecessário e só vos põe em perigo.

Mesmo travão de trás, sobrecarrega sempre um pouco a frente (pela deslocação de peso), e retira aderência ao de trás (pela travagem). Há situações que pode ajudar, mas pessoalmente não considero que deva ser aplicado como 'regra' para velocidade excessiva quando já em curva.

Se é falta de ângulo o problema, desacelerar, faz perder ainda mais ângulo (traseira desce, [contraditório à intuição, quando se acelera a traseira sobe, e desce quando se desacelera]), se é falta de aderência o problema, sobrecarregar pneus e desviar forças de atrito para tudo o que não é efectuar a curva também não é boa ideia.

Mas isto é daquelas coisas, cada qual tem o seu estilo de condução, e por vezes nem há um certo e errado, cada qual faz o que melhor se adapta. Pessoalmente, para mim travagem, salvo emergência, é antes, ou à entrada de curva com suspensão já comprimida desde antes.

_________________________________________
Travagem em curva & Andar em Grupo R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Michael23
CBR 600F4
Michael23

Pendura : Nada a declarar...

Número de Mensagens : 2810
Idade : 45
Localização : Cascais
Mota/Modelo : Ex: Honda CBR 600 rr 05 / Actual: Suzuki gsxr 1000 k7
Data de inscrição : 05/07/2010

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimemarço 6th 2017, 11:31

É mais ou menos assim, eu travo quando tenho que travar :p LOL
Agora a sério, não me vou agarrar aos travões quando vou inclinado numa curva. Se tiver que o fazer ou uso o detrás ou levanto a mota ou corpo antes de o fazer de modo a conseguir controlar melhor...
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoP
CBR 600F2
RicardoP

Número de Mensagens : 1967
Idade : 34
Localização : Portugal
Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400
Data de inscrição : 05/02/2012

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimemarço 6th 2017, 12:33

em MotoGp os pilotos usam, e MUITO o travão traseiro, até havia aí um video que apontava apenas para o pedal de travão e realmente aprende-se alguma coisa.

desde que comecei a andar de mota de monte aprendi a usar o travão traseiro e agora em estrada faço a maior parte das travagens com ambos os travões.

No entanto a minha mota já nao é uma R e o travão de trás na minha mota sempre trava alguma coisa =P pessoalmente sinto muito mais a mota se travar com ambos.
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimemarço 6th 2017, 13:50

RicardoP escreveu:
em MotoGp os pilotos usam, e MUITO o travão traseiro, até havia aí um video que apontava apenas para o pedal de travão e realmente aprende-se alguma coisa.

Depende das situações e dos pilotos. Há pilotos do MotoGP que mal tocam no travão traseiro. Grande parte até só o usa por questões de estabilização da mota, de tracção (como maneira de evitar o TC actuar tanto), etc..

Faço umas citações.

http://www.brembo.com/en/company/news/rossi-vs-marquez escreveu:
The two rivals are also characterised by their contrasting approaches to the rear brake. While not as linear as Jorge Lorenzo, Valentino Rossi makes clean cornering one of his hallmarks. To control the pitching, il Dottore prefers to rely on the accelerator and the weight of his body. In short, he is rarely seen using the rear disc when cornering.

http://motodna.net/trail-braking/ escreveu:
Also consider a MotoGP machine has so much front tyre grip when upright, that you would easily endo the machine if excessive brake lever force is applied too aggressively, so a certain amount of finesse is required. Normally only the front brake is used for trail braking as the rear brake contributes little braking power, has less feel and is normally reserved for mid corner fine adjustments or to stabilise the bike. To comprehend the dynamics of trail braking, ignoring any aerodynamic effects, some understanding of tyres and grip is beneficial, with the amount of grip from the tyres depending on various factors.

Pessoalmente, há uns anos eu era grande adepto de usar ambos os travões. Com o tempo e experiência, neste momento o meu de trás só o uso em determinadas condições, em chão seco, e sem ser por questões de estabilização, praticamente nunca lhe toco.

Com travagem à entrada de curva, é muito mais fácil de obter feeling, saber o que o pneu está a fazer se só usares um único, sentes melhor o pneu, e acabas por ter maior segurança do que se usares ambos.
E isto é a minha experiência própria (quero dizer, o que comigo resulta melhor, convosco pode ser diferente, não estou a dizer o que é certo ou errado), mas o travão de trás acaba por ser uma pequena-grande distracção com trailbraking.

Situações de molhado e de pouca aderência, em que a força de travagem e deslocações de peso derivadas da mesma são menores, já faz um pouco mais sentido dar uso ao traseiro visto que também tem um pouco mais força de travagem, mas mesmo assim, é raro dar-lhe uso, tirando para estabilizações de suspensão a meio da curva se houver necessidade de travagem.

_________________________________________
Travagem em curva & Andar em Grupo R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoP
CBR 600F2
RicardoP

Número de Mensagens : 1967
Idade : 34
Localização : Portugal
Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400
Data de inscrição : 05/02/2012

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimemarço 6th 2017, 14:59

https://youtu.be/DS0KsDzII2E

Eu nao tinha ideia que eles usavam tanto, de resto, pessoalmente e porque sinto a mota mais presa ao chao gosto mais de travar com ambos, aliás a mota trava mais rapido com ambos, sinto.me mais em controlo, talvez por influencia de off road porque na estrada os pneus pouco ou nada escorregam, no monte aprendes umas coisinhas que na estrada ajudam muito, cobrir o travao de tras em curva foi uma coisa que passou a acontecer naturalmente. Quando comecei a andar fora de estrada pensava que por ja ter experiencia e ter feito umas coisas em estrada/pista ia correr bem =P
Tornei a aprender a andar de mota.
E ainda hoje nao sei =P

É uma questao de gostos e como cada um se sente melhor mas a malta que fez a transicao comigo sente o mesmo, alem de que no molhado nao só é importante como essencial.

Ir para o topo Ir para baixo
RicardoP
CBR 600F2
RicardoP

Número de Mensagens : 1967
Idade : 34
Localização : Portugal
Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400
Data de inscrição : 05/02/2012

Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitimemarço 6th 2017, 15:05

uma coisa que aprendi neste fim de semana em relação a travar...

na neve não há travão que nos valha e quanto mais pior hehe
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Travagem em curva & Andar em Grupo Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Travagem em curva & Andar em Grupo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Como andar em grupo
» é fácil andar devagar sim. Mas muito mais difícil não andar um pouco mais depressa.
» Duvida sobre travagem
» Má travagem
» Travagem de emergência

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Técnicas de condução-