InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarTravagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 LojaTravagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 V-deosTravagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 Fotos
Travagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Travagem em curva & Andar em Grupo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Travagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 Icon_minitimemarço 6th 2017, 15:12

fizeste skuuuu Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Travagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 Icon_minitimemarço 6th 2017, 15:29

Eu fiz a transição inversa. Também cheguei a achar o uso de ambos mais importante do que agora, e estive bastante habituado a usar ambos. Neste momento, e cada vez mais, tenho visto menos sentido na maior parte das situações.
Mas como disse, é o que melhor tem funcionado para mim, não quer dizer que seja para toda a gente.

E a terra é um ambiente completamente diferente, apesar de haver alguns pontos que se pode retirar de terra para estrada, e vice-versa, são ambientes em que as coisas funcionam de maneira diferente.

Só na travagem, utilizas 80%++ frente / 20%-- traseira na terra, foge-te a frente e vais ao chão.
Usas os 50/50, 40/60, ou apenas traseiro em alcatrão, e pouco ou nada te serve.

Trailbraking na terra é impensável fazer quase todo com a roda da frente, pelo contrário, quase toda a força deverá incidir sob a traseira, sob pena de perderes a frente.

Quanto maior a aderência, menos utilidade tem a roda traseira nas travagens, quanto menor a aderência, mais significativa se torna (menos força de travagem = menos transferência de peso).

Quanto ao vídeo, é aquilo que disse, depende muito dos pilotos, mas vejo aí muito ele usar o travão de trás na estabilização da mota à entrada de curvas, e posteriormente em aceleração à saída, como controlo à saída de curva (controlo aceleração, um pouco efeito de TC). Pelo que me parece também usa um pouco durante em situações de encurtar trajectória.

Mas por exemplo o Rossi mal usa o travão de trás, e é só o gajo que mais campeonatos ganhou de MotoGP, com isto não estou a dizer que o travão é inútil, mas estou a dizer que no limite, pouca diferença faz (tirando mais uma vez as questões de estabilização).

E claro que também depende da geometria da mota, em grande parte das choppers de maior dimensão (sobretudo de maior comprimento) será difícil por toda a travagem na roda da frente Razz

PS: neve não há milagres com pneus de estrada.. Só te safas minimamente se forem daqueles com espetos Razz

_________________________________________
Travagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoP
CBR 600F2
RicardoP

Número de Mensagens : 1967
Idade : 34
Localização : Portugal
Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400
Data de inscrição : 05/02/2012

Travagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 Icon_minitimemarço 6th 2017, 16:21

Daikoni escreveu:
Eu fiz a transição inversa. Também cheguei a achar o uso de ambos mais importante do que agora, e estive bastante habituado a usar ambos. Neste momento, e cada vez mais, tenho visto menos sentido na maior parte das situações.
Mas como disse, é o que melhor tem funcionado para mim, não quer dizer que seja para toda a gente.

E a terra é um ambiente completamente diferente, apesar de haver alguns pontos que se pode retirar de terra para estrada, e vice-versa, são ambientes em que as coisas funcionam de maneira diferente.

Só na travagem, utilizas 80%++ frente / 20%-- traseira na terra, foge-te a frente e vais ao chão.
Usas os 50/50, 40/60, ou apenas traseiro em alcatrão, e pouco ou nada te serve.

Trailbraking na terra é impensável fazer quase todo com a roda da frente, pelo contrário, quase toda a força deverá incidir sob a traseira, sob pena de perderes a frente.

Quanto maior a aderência, menos utilidade tem a roda traseira nas travagens, quanto menor a aderência, mais significativa se torna (menos força de travagem = menos transferência de peso).

Quanto ao vídeo, é aquilo que disse, depende muito dos pilotos, mas vejo aí muito ele usar o travão de trás na estabilização da mota à entrada de curvas, e posteriormente em aceleração à saída, como controlo à saída de curva (controlo aceleração, um pouco efeito de TC). Pelo que me parece também usa um pouco durante em situações de encurtar trajectória.

Mas por exemplo o Rossi mal usa o travão de trás, e é só o gajo que mais campeonatos ganhou de MotoGP, com isto não estou a dizer que o travão é inútil, mas estou a dizer que no limite, pouca diferença faz (tirando mais uma vez as questões de estabilização).

E claro que também depende da geometria da mota, em grande parte das choppers de maior dimensão (sobretudo de maior comprimento) será difícil por toda a travagem na roda da frente Razz

PS: neve não há milagres com pneus de estrada.. Só te safas minimamente se forem daqueles com espetos Razz


se soubesses o quanto eu pagava por uns pneus com espeto naquela altura... estive 30min para fazer aí uns 5km's se tanto.

Por curiosidade, o Pettruci tem o travão traseiro de polegar assim como outros pilotos.

tal como nós cada um deles usa a mota como se sente mais confortável e em controlo.
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Travagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 Icon_minitimemarço 6th 2017, 16:31

Exactamente, daí eu dizer especificamente o que considero "melhor para mim" actualmente, e não dizer "o melhor é....".

E mesmo na mesma pessoa vai variando, consoante o veículo, experiência, etc. Já cheguei a ser grande adepto de ambos os travões, e defendia isso, hoje não tanto Razz
O que considero hoje mais intuitivo, e que funciona melhor, amanhã poderá ser diferente.

Tal como o Rossi uso do travão só em curva e para pequenas coisitas e estabilizações, o Pettruci usa-o até no polegar! E não sabia dessa, e sinceramente não fazia ideia que houvesse quem usasse disso no motogp, travão nas manetes só conhecia em Stunts, sempre a aprender... Very Happy

Quanto a neve nunca andei (felizmente!), já apanhei foi gelo na estrada (e uns 2 sustos à conta de gelo negro), e granizo (felizmente nunca se acumulou demasiado na estrada enquanto circulava).

_________________________________________
Travagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
alves1
CBR 400RR
alves1

Número de Mensagens : 549
Idade : 41
Localização : Torres Vedras
Mota/Modelo : R125
Data de inscrição : 30/04/2011

Travagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 Icon_minitimemarço 7th 2017, 01:49

RicardoP escreveu:
em MotoGp os pilotos usam, e MUITO o travão traseiro, até havia aí um video que apontava apenas para o pedal de travão e realmente aprende-se alguma coisa.

desde que comecei a andar de mota de monte aprendi a usar o travão traseiro e agora em estrada faço a maior parte das travagens com ambos os travões.

No entanto a minha mota já nao é uma R e o travão de trás na minha mota sempre trava alguma coisa =P pessoalmente sinto muito mais a mota se travar com ambos.

pois é.. motogp vejo eu... usam e muito ate.. mas não é em travagem.. é em saída de curva... é estranho mas é verdade. de certo modo controlam a potencia... nem todos.. mas o barbera faz isso.. ou fazia.. mara controlar a saída da mota em curva.. nada tem haver em travagem..... nem na moto dois eles usam... a traseira derrapa mas nao é derivado ao travão traseiro.. até porque a maior partes deles na travagem tiram a perna de fora... como devem reparar... e no moto gp arrisco-me a dizer 100% dos pilotos nas travagens fortes tiram a perna.. logo não usam o travão traseiro..
qualquer pessoa sabe que se travarmos a traseira fica leve e é um pequeno descuido e salta-se da mota..
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Travagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 Icon_minitimemarço 7th 2017, 09:00

Eu uso os dois em condução citadina e normal, quando o ritmo aumenta é só na frente Basicamente.

_________________________________________
Travagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Pasculli
Honda Monkey
Pasculli

Número de Mensagens : 18
Idade : 55
Localização : Espinho
Mota/Modelo : CBR650 F ex-DT50 ex-NSR125F ex-CBR600 F2 ex-FZ6 ex-SV650
Data de inscrição : 24/08/2015

Travagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 Icon_minitimemarço 7th 2017, 22:33



Muito boa travagem em situação difícil !
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Travagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Travagem em curva & Andar em Grupo Travagem em curva & Andar em Grupo - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Travagem em curva & Andar em Grupo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

 Tópicos semelhantes

-
» Como andar em grupo
» é fácil andar devagar sim. Mas muito mais difícil não andar um pouco mais depressa.
» Duvida sobre travagem
» Má travagem
» Travagem de emergência

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Técnicas de condução-