| | Duvida potencia CBR 400cc e CBR 150cc | |
| Autor | Mensagem |
---|
luiscarlosgraca Honda Monkey

Número de Mensagens : 95 Idade : 46 Localização : Tavira Mota/Modelo : Honda CBR 125R Data de inscrição : 09/09/2014
 | Assunto: Duvida potencia CBR 400cc e CBR 150cc Maio 7th 2015, 00:46 | |
| Estou com uma duvida enorme, ontem estive lendo as trocas de transmissões aqui no fórum e deparei me que a CBR 150 tem mais velocidade que uma CBR 250 e a 400CC tem mais que a 500CC, estive vendo uns Vídeos no Youtube e cheguei á conclusão que é mesmo verdade, o que não consigo é encontrar á venda em Portugal este tipo de motas tanto a 150cc e a 400CC que chega ás 14000rpm. Um Vídeo aqui mostra claramente a potencia da CBR 400: Honda CBR 400 |
|  | | Daikoni Administrador

Número de Mensagens : 9171 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
 | Assunto: Re: Duvida potencia CBR 400cc e CBR 150cc Maio 7th 2015, 00:52 | |
| Claro. A cilindrada não é tudo, e não faz potência por si só. Depende muito do tipo de motor. Motores mais rotativos, por norma debitam mais cavalos.
Por norma, se o binário e taxas de compressão se mantiverem, dobro da rotação dá aproximadamente o dobro dos cavalos. Varia com o tipo de motor, para o qual foi feito, linhas de binário e tudo o mais.
De forma resumida e muito simplificada Potência = Binário [geralmente feito pela cilindrada e taxas compressão] * RPM. _________________________________________ Youtube | Vimeo Novo canal (não relacionado com motas, paisagístico): Youtube |
|  | | hugocurto CBR 400

Número de Mensagens : 416 Idade : 35 Localização : setúbal Mota/Modelo : Ex. cbr 600 f Actual: Gsxr-1000 k7 Data de inscrição : 30/10/2011
 | Assunto: Re: Duvida potencia CBR 400cc e CBR 150cc Maio 7th 2015, 08:47 | |
| - daikoni escreveu:
- Claro. A cilindrada não é tudo, e não faz potência por si só. Depende muito do tipo de motor.
Motores mais rotativos, por norma debitam mais cavalos.
Por norma, se o binário e taxas de compressão se mantiverem, dobro da rotação dá aproximadamente o dobro dos cavalos. Varia com o tipo de motor, para o qual foi feito, linhas de binário e tudo o mais.
De forma resumida e muito simplificada Potência = Binário [geralmente feito pela cilindrada e taxas compressão] * RPM. Do pouco que percebo disso daikoni, potência não é igual a binário. Tá aqui esta página no fórum que explica isso de forma simplificada: https://www.cbrportugal.com/t26-diferenca-entre-potencia-e-binario?highlight=perceber+bin%C3%A1rio+e+potencia |
|  | | Daikoni Administrador

Número de Mensagens : 9171 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
 | Assunto: Re: Duvida potencia CBR 400cc e CBR 150cc Maio 7th 2015, 10:20 | |
| Não estou a dizer que a potência é igual ao binário... estou a dizer que de forma simplificada, a potência é o binário VS rotação. É diferente. Podes ter um motor com muito binário e poucos cavalos e vice-versa.
Tens binário de 60 imagina, moto com 8000rpm supõe que faz 60cv. O mesmo motor, taxas de compressão, etc, com 16.000rpm (supondo que está preparado para isto), irá fazer cerca de 120cv...
Por exemplo a minha moto vai só até as 8500rpm, e tem binário máximo às 7k. Faz 48cv, uma 600cc (que apenas tem + 130cc), chega a fazer 120-130cv, mas vai até às 15-16k de média. É tudo proporcional, quando as condições, taxas, etc, são semelhantes.
Binário é a força de motor. Potência é a capacidade de fazer trabalho (Binário * RPM).
Imagina, tens uma moto A com 100cv, mas 80NM de binário, outra B com 200cv, mas 60NM, valores hipotéticos apenas para exemplo, e vamos supor que as linhas de binário são constantes para simplificar: - Para dada rotação X, qual delas tem mais força? Exemplo: metes as 2 lado a lado às 4000rpm, aceleras a fundo, qual ganha em aceleração? A 'A', sem dúvida, tem menos cavalos, mas para aqui os cavalos não entram....
- Qual tem maior velocidade de ponta? A 'B' sem dúvida, aqui o que importa é cavalos.
- Se fizeres uso da caixa, e deixares as rotações sempre em cima de cada uma, qual ganha em aceleração? A 'B' sem dúvida, aqui já importa os cavalos.
Isto é o motivo de teres por exemplo a antiga CBR250RR a fazer os mesmos cavalos que a minha 500, tem o dobro da rotação da minha, e ainda passa um pouquito. No entanto, tem metade do binário.
E é o motivo, dos carros com motor muito maior, fazerem menos cavalos que uma moto... A diferença, é que são pouco rotativos.
Na prática, podes ter um motor com pouca força, e andar tanto com um com o dobro da cilindrada e força, mesmo em aceleração, se tiver o dobro da rotação. Esta rotação extra, pode ser compensada em força aplicada à roda, pela caixa de velocidades mais curta, e transformada em força.
E daí, os cavalos serem o que conta para andamento final, se as motos forem puxadas por toda a faixa de rotação. Mas para determinada rotação X entre ambas, tudo o que interessa é o valor de binário de cada uma nesse ponto. _________________________________________ Youtube | Vimeo Novo canal (não relacionado com motas, paisagístico): Youtube |
|  | | valvoline CBR 400RR

Número de Mensagens : 546 Idade : 51 Localização : Loures Data de inscrição : 09/01/2015
 | Assunto: Re: Duvida potencia CBR 400cc e CBR 150cc Maio 7th 2015, 10:42 | |
| - hugocurto escreveu:
Do pouco que percebo disso daikoni, potência não é igual a binário. Tá aqui esta página no fórum que explica isso de forma simplificada:
Ele escreveu so forma de equação P=Binario x RPM. |
|  | | valvoline CBR 400RR

Número de Mensagens : 546 Idade : 51 Localização : Loures Data de inscrição : 09/01/2015
 | |  | | Daikoni Administrador

Número de Mensagens : 9171 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
 | Assunto: Re: Duvida potencia CBR 400cc e CBR 150cc Maio 7th 2015, 10:54 | |
| É exactamente o que o Valvoline disse.
2PI = ângulo de 360º, que equivale a 1RPM. Que basicamente é o mesmo.
A wiki até explica de forma simplificada: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bin%C3%A1rio_do_motor _________________________________________ Youtube | Vimeo Novo canal (não relacionado com motas, paisagístico): Youtube |
|  | | ZéPiqueno CBR 600F

Número de Mensagens : 1041 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Suzuki GSXR 600 L0 | ex - Kawa Ninja 250R Data de inscrição : 07/08/2012
 | Assunto: Re: Duvida potencia CBR 400cc e CBR 150cc Maio 7th 2015, 11:08 | |
| A 150 não conheço e estou com preguiça de pesquisar cenas na net  Quanto à CBR400RR é dos anos 80/90, tendo entrado no mercado para "combater" as 250cc a dois tempos. Como a 400 é uma mota a quatro tempos tiveram que "colocar" um motor mais rotativo para que conseguisse acompanhar as 250 a 2 tempos. Era uma era bastante diferente, e se compararmos com as motas de hoje estas duas ainda são grandes canhões e muito capazes de acompanhar ou até mesmo "ratar" uma 600 nos primeiros metros. |
|  | | Conteúdo patrocinado
 | |  | | | Duvida potencia CBR 400cc e CBR 150cc | |
|
| Permissão deste fórum: | Você não pode responder aos tópicos neste fórum
| |
| |
| Últimos assuntos | » Autocolantes Vinil Hoje à(s) 12:00 por António» CAFÉZINHO * Última hora Abril 15th 2021, 21:06 por Lusso» Vamos rir!! Anedotas&companhia Abril 15th 2021, 09:14 por Paulo Laia-HULK» Zona SEXY do fórum Abril 14th 2021, 10:14 por Paulo Laia-HULK» Pirelli Angel GT2 Março 31st 2021, 22:38 por LeonardoCosta» Tópico dos desabafos Março 29th 2021, 11:06 por Paulo Laia-HULK» Amortecedor direção CBR 600F 2012 Março 23rd 2021, 19:32 por valvoline» Não encontro estabilizador de direção cbr600f 2012 Março 23rd 2021, 06:23 por LeonardoCosta» Manual de Alterações de caraterísticas  Março 22nd 2021, 23:35 por Evomotopart» Problema cbr  Março 22nd 2021, 23:34 por Evomotopart» Ramair cbr 600 f (pc31) 1996 Março 19th 2021, 23:32 por Evomotopart» Retificador Regulador CBR 1000F 1993 Março 16th 2021, 22:00 por Xiklete» Onde preferem fazer reparações? Março 14th 2021, 15:18 por Evomotopart» CBR 600F4 Março 9th 2021, 12:22 por teixeira» Rapid Bike 3 Fevereiro 24th 2021, 18:46 por sasnag» As músicas que ouvimos Fevereiro 17th 2021, 09:45 por MotardFeio» Mega revisão CBR600 Fevereiro 16th 2021, 22:48 por pbmonteiro84» Resina reparação ABS Fevereiro 13th 2021, 21:58 por D.G» Four Wheels move the Body. Two Wheels move the Soul. Fevereiro 12th 2021, 19:15 por Paulo Laia-HULK» Mercado: Janeiro cai 25,2%  Fevereiro 12th 2021, 19:12 por Paulo Laia-HULK» Sistema completo akrapovic para 1000rr 2006? Fevereiro 9th 2021, 23:51 por FOliveira» [DIY] Montagem de Alarme SPY 5000 com Corte de Combustível Fevereiro 5th 2021, 18:04 por teixeira» Manual e intalacao spy 5000 Fevereiro 5th 2021, 17:16 por D.G» Manual SPY 5000 Portugues Fevereiro 5th 2021, 15:09 por alma1234» onde comprar tinta com o código NH1Z gloss black - está difícil! Fevereiro 2nd 2021, 12:40 por romanogarcez |
Abril 2021 | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex | Sab | Dom |
---|
| | | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | | | Calendário |
|
Quem está conectado ? | Há 78 usuários online :: 3 Registrados, 0 Invisíveis e 75 Visitantes :: 3 Motores de busca drako, PedroS86, valvolineO recorde de usuários online foi de 2383 em Novembro 22nd 2020, 14:41 |
|