| | Mitos e verdades sobre Tuning e\ou alterações, mecânica e afins... | |
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Autor | Mensagem |
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Nuno MSA CBR 600F

Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1139 Idade : 38 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
 | Assunto: Mitos e verdades sobre Tuning eou alterações, mecânica e afins... Outubro 8th 2015, 02:49 | |
| A propósito de um topico que anda praí recente sobre mudança de tamanho de pneu decidi abrir este tópico sobre mitos do tuning e alterações a motas e carros também pois algumas abservações aplicam-se a ambos e a outros tipos de máquinas sobre rodas  e mais alguns mitos e verdades sobre mecânica e outros que estejam associados. Vou apenas enumerar aqueles que conheço sem entrar em grandes detalhes e sff se alguém souber de mais que acrescente á lista  . Para obter esclarecimentos aprofundados sobre os mitos é favor usar o Google: lol!: 1 - Mudar o tamanho de pneu garante maior aderencia. - Mito 2 - Filtros de ar racing dão mais potência - Mito 3 - Mudar panela dá mais potência - Mito 4 - Potência no dinamômetro comprova o desempenho real nas ruas - Mito 5 - Aceleração e velocidade, medidas no dinamômetro, não são fiéis à realidade - Verdade 6 - Potência precisa ser medida mesmo no motor - Mito 7 - Deve mudar-se o oleo logo após rodagem - Verdade (a maioria das marcas assim o indica) 8 - Travões têm periodo de rodagem - Verdade (pastilhas novas têm sempre periodo de rodagem) 9 - O excesso de lavagem estraga a moto. - Mito 10 - Não se deve lavar a corrente da moto. - Mito 11- O excesso de água e de humidade enferruja a moto. - Mito 12 - A mistura de graxa e grafite é muito boa para a lubrificação da corrente de moto. - Mito 13 - Não se deve encerar a pintura da motocicleta. - Mito 14 - É preciso aquecer o motor antes de arrancar. - Mito ( Alguns segundos é o suficiente e o motor pode aquecer em andamento suave) 15 - Combustivel com aditivos faz bem ao motor. -Verdade 16 - Combustivel com altas octanas é melhor para o motor. - Mito ........esgotei o plafond, vão acrescentando mais malta |
|  | | Daikoni Administrador

Número de Mensagens : 9197 Idade : 34 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
 | Assunto: Re: Mitos e verdades sobre Tuning e\ou alterações, mecânica e afins... Outubro 8th 2015, 08:36 | |
| Concordo com tudo, quanto à água enferrujar depende um pouco das motos / qualidade de construção. Não é que enferruje a "moto", mas por vezes ganha uns pequenos pontos de ferrugem em parafusos e assim. Nada que interesse, e isto tanto ganha se andarem à chuva, como com lavagens, por isso...
As motos foram feitas também para andar à chuva! _________________________________________ Youtube | Vimeo Novo canal (não relacionado com motas, paisagístico): Youtube |
|  | | Miranda15 CBR 250R

Pendura : A Mulher tem medo de andar...
Número de Mensagens : 276 Idade : 29 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : Yamaha R6 Data de inscrição : 31/07/2015
 | Assunto: Re: Mitos e verdades sobre Tuning e\ou alterações, mecânica e afins... Outubro 8th 2015, 09:17 | |
| - daikoni escreveu:
- Concordo com tudo, quanto à água enferrujar depende um pouco das motos / qualidade de construção.
Não é que enferruje a "moto", mas por vezes ganha uns pequenos pontos de ferrugem em parafusos e assim. Nada que interesse, e isto tanto ganha se andarem à chuva, como com lavagens, por isso...
As motos foram feitas também para andar à chuva! Tambem vai depender da qualidade dos materiais, um grande factor é se vives perto do mar, e ai enferruja mais facilmente os parafusos e afins |
|  | | Daikoni Administrador

Número de Mensagens : 9197 Idade : 34 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
 | Assunto: Re: Mitos e verdades sobre Tuning e\ou alterações, mecânica e afins... Outubro 8th 2015, 09:38 | |
| Os sais presentes na água do mar (sódio e não só) ajudam e aceleram o processo de oxidação. É normal que nos locais próximos do mar o “envelhecimento” dos materiais, veículos e em termos genéricos tudo o que seja sensível à oxidação. _________________________________________ Youtube | Vimeo Novo canal (não relacionado com motas, paisagístico): Youtube |
|  | | ZéPiqueno CBR 600F

Número de Mensagens : 1041 Idade : 37 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Suzuki GSXR 600 L0 | ex - Kawa Ninja 250R Data de inscrição : 07/08/2012
 | Assunto: Re: Mitos e verdades sobre Tuning e\ou alterações, mecânica e afins... Outubro 8th 2015, 10:19 | |
| - Nuno MSA escreveu:
- Vou apenas enumerar aqueles que conheço sem entrar em grandes detalhes e sff se alguém souber de mais que acrescente á lista
. Para obter esclarecimentos aprofundados sobre os mitos é favor usar o Google: lol!: Com esta frase estás a excluir a malta que gosta de OffTopics (tipo eu) Deixo aqui algumas questões para serem respondidas. Usar velas de iridium contribuem um melhor "start" da mota e um trabalhar mais suave - Se usar pneus de competição vou andar mais rápido na via publica - Em pneus novos e parar tirar a goma devo baixar a pressão dos pneus para aumentar a superfície de contacto dos pneus - Uma mota com ABS é bastante mais segura que uma mota igual sem ABS - Fora do contexto do tuning mas também acho que tem muito a ver... Se focar com os olhos algo um obstáculo, vou passar por lá (isto no contexto de entrar em aflição, e não querermos passar por ali) |
|  | | Parra CBR 600F4i

Número de Mensagens : 3205 Idade : 33 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR600RR 03 Data de inscrição : 03/03/2013
 | Assunto: Re: Mitos e verdades sobre Tuning e\ou alterações, mecânica e afins... Outubro 8th 2015, 11:27 | |
| - ZéPiqueno escreveu:
Com esta frase estás a excluir a malta que gosta de OffTopics (tipo eu)
Deixo aqui algumas questões para serem respondidas.
Usar velas de iridium contribuem um melhor "start" da mota e um trabalhar mais suave -
Se usar pneus de competição vou andar mais rápido na via publica -
Em pneus novos e parar tirar a goma devo baixar a pressão dos pneus para aumentar a superfície de contacto dos pneus -
Uma mota com ABS é bastante mais segura que uma mota igual sem ABS -
Fora do contexto do tuning mas também acho que tem muito a ver...
Se focar com os olhos algo um obstáculo, vou passar por lá (isto no contexto de entrar em aflição, e não querermos passar por ali) Do que sei as iridium são mais duráveis, mas não explodem tão bem. Os pneus de competição são para isso, competição. O pneu deve ser escolhido de acordo com o tipo de piso que andam e o tipo de andamento que é feito Que saiba isso de baixar a pressão dos pneus para tirar a goma seria ridiculo, uma vez que o pneu além de se tornar instável passa a ter mais piso com goma, logo teoricamente torna-se ainda pior. ABS é mais seguro, a pessoa pode gostar ou não, mas se o sistema foi feito para dar mais segurança... Existe uma coisa que quando focamos um ponto temos tendência a dirigirmo-nos a esse ponto, nao directamente mas existe tendencia. Há um exemplo duma corrida ha pouco tempo nao sei se foi motogp ou SKB, mas um piloto caiu e o que vinha atrás ficou a olhar para o acidente e embateu no piloto que caiu... |
|  | | dani CBR 400RR

Número de Mensagens : 507 Idade : 39 Localização : Portugal Mota/Modelo : cbr1000rr 06 Data de inscrição : 15/12/2008
 | |  | | Edgar_Oliveira CBR 1000RR

Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 34 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
 | Assunto: Re: Mitos e verdades sobre Tuning e\ou alterações, mecânica e afins... Outubro 8th 2015, 13:05 | |
| posso discordar com algumas depois de testes feitos por mim? tenho carro e motas alterados e basta trazeres um(a) igual de origem e tiras as tuas próprias conclusões. Se dá ou não dá mais andamento (aceleração e ponta), mais segurança (travar mais tarde, menos curto espaço de tempo, não ficar sem travões em estrada de curva e contra curva, curvar mais rápido sem ficares sem aderência) e não me vou alongar para os ailerons, spoilers, kits senão nunca mais saímos daqui. já agora Nuno.... montar coilovers, rebaixando assim o carro, tmb n te da mais estabilidade? posso n ter entendido bem mas atendendo ao teu post, ninguém modificava nada e andava tudo de origem.. conta-se pelos dedos das mãos aqui no forum quem tem as motas de origem (carros já depende do gosto e fim do mesmo) |
|  | | Edgar_Oliveira CBR 1000RR

Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 34 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
 | |  | | dani CBR 400RR

Número de Mensagens : 507 Idade : 39 Localização : Portugal Mota/Modelo : cbr1000rr 06 Data de inscrição : 15/12/2008
 | |  | | ZéPiqueno CBR 600F

Número de Mensagens : 1041 Idade : 37 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Suzuki GSXR 600 L0 | ex - Kawa Ninja 250R Data de inscrição : 07/08/2012
 | |  | | Bluerider CBR 600F2

Número de Mensagens : 1846 Idade : 48 Localização : Maia Mota/Modelo : SUZUKI GSXR 1000 Data de inscrição : 13/04/2011
 | |  | | Silver_Bullet Moderador

Número de Mensagens : 7030 Idade : 36 Localização : Porto/Matosinhos Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19 Data de inscrição : 16/08/2009
 | |  | | w@rrior CBR 600F

Número de Mensagens : 1121 Idade : 51 Localização : Norte Transmontano Mota/Modelo : Tem dois pedais e 27 mudanças Data de inscrição : 23/03/2013
 | |  | | davidfelix CBR 400RR

Número de Mensagens : 612 Idade : 49 Localização : Oeiras/Caparica (vai-vem-diário) Mota/Modelo : 1100XX (2006) Data de inscrição : 04/02/2015
 | Assunto: Re: Mitos e verdades sobre Tuning e\ou alterações, mecânica e afins... Outubro 8th 2015, 16:42 | |
| 2 - Filtros de ar racing dão mais potência - Mito não sou especialista, mas sempre tive K&N nas motos todas (inclusivé a Scooter SW400) e sempre achei as motos mais "soltas" em baixas principalmente! E fazendo uma pesquisa no google encontram-se muitos exemplos de gráficos de potência com e sem filtros especiais e em todos eles há um aumento de potência! Como já alguém disse antes, se assim não fosse em competição usavam stock filters! É só a minha opinião não sou mecanico nem faço competição.  |
|  | | Parra CBR 600F4i

Número de Mensagens : 3205 Idade : 33 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR600RR 03 Data de inscrição : 03/03/2013
 | |  | | Parra CBR 600F4i

Número de Mensagens : 3205 Idade : 33 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR600RR 03 Data de inscrição : 03/03/2013
 | |  | | Daikoni Administrador

Número de Mensagens : 9197 Idade : 34 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
 | Assunto: Re: Mitos e verdades sobre Tuning e\ou alterações, mecânica e afins... Outubro 8th 2015, 18:02 | |
| - ZéPiqueno escreveu:
- Deixo aqui algumas questões para serem respondidas.
Se usar pneus de competição vou andar mais rápido na via publica -
Em pneus novos e parar tirar a goma devo baixar a pressão dos pneus para aumentar a superfície de contacto dos pneus -
Uma mota com ABS é bastante mais segura que uma mota igual sem ABS -
Fora do contexto do tuning mas também acho que tem muito a ver...
Se focar com os olhos algo um obstáculo, vou passar por lá (isto no contexto de entrar em aflição, e não querermos passar por ali) Em relação às tuas questões digo a minha opinião: Usar velas de iridium contribuem um melhor "start" da mota e um trabalhar mais suave - Pela informação que tenho pesquisado, e não foi assim tão pouca, a GRANDE diferença, é a durabilidade. O cobre é melhor condutor que Iridium, as velas ditas "normais", podem chegar a ter uma ligeira melhor performance. A maior parte das diferenças de trabalhar que notam provavelmente é mais entre Vela Velha - Vela Nova, do que Cobre - Iridium. As velas de Iridium, e apesar de durarem o dobro, também custam o dobro, não deixando de ser vantajosas (menos trocas, menos custos de mão de obra que por vezes não são assim tão poucos). Se usar pneus de competição vou andar mais rápido na via publica - Nas condições ditas "ideais" sim, mas na realidade estas condições na maior parte das vezes não se verifica, sendo que pneus feitos para Trackdays não são os mais indicados para estrada. Razões: - São pneus que precisam de aquecer para funcionarem bem, pára-arrancas, baixas velocidades, tempo frio, impedem estes pneus de alguma vez tirarem partido das suas vantagens de aderência, muitas vezes sendo piores que os de estrada neste aspecto; - São pneus feitos sem pensar nos diversos factores que existem nas estradas, e não existem nas pistas. Não funcionam bem e não foram pensandas para superfícies de baixo atrito, como linhas brancas, e outros factores... - Pneus puros de pista, na grande maioria dividem-se em 2, pneus de chão seco, e pneus de chuva. Pneus feitos para aderência máxima em seco, não funcionam bem na chuva, e vice-versa. Tem a ver com os próprios compostos do pneu, rasgos para escoamento, e tudo o mais. Na estrada, se apanham água ou outros factores, que muitas vezes até podem passar despercebidos, ou repentinamente, podem-se por em sarilhos... (já me aconteceu ir a fazer uma curva bastante "deitado", a meio da curva cruzo-me com água a atravessar toda a estrada sem meios por onde fugir, só pensei "F*CK!", pouco consegui abrandar, mas safei-me devido aos abençoados Sport-Touring sem grandes stresses...). Uma mota com ABS é bastante mais segura que uma mota igual sem ABS - Uso em pista, até pode ser +- indiferente, o piso não varia muito, as travagens são na generaliadde planeadas, etc. Na estrada, tem imensas vantagens, e sem dúvida é mais segura com ABS. Simplesmente porque nem tudo é planeável. Imagina: - Aparece-te um carro à frente de repente, tens de travar a fundo, sem ABS, fazes isso e vais ao chão, para não o fazeres, tens de travar mais progressivamente, e ir apalpando terreno, consegues chegar ao limite de travagem, mas perdes 2s à espera que a suspensão estabilize para aplicar a força máxima, e a detectar qual é o limite de aderência. Isto já supondo que és um condutor experiente, um não experiente nem sequer tem a percepção e torna-se ainda mais perigoso sem ABS... - Condições de óleo, gravilha, principalmente a baixa visibilidade (noite, nevoeiro, chuva), mesmo planeado, mas não consegues ver TUDO o que está no chão a cada segundo se as condições de visibilidade não forem favoráveis, apanhaste um pouco de óleo, mesmo que até ali tivesses a travarbem, é o suficiente para te sair a frente, mergulhares e sem saber o que te aconteceu... Por estas pessoal que diz "ah com ABS é mais lenta a travagem", poderá ser, e não assim por tanta diferença, por Rossi's, Marquez e afins, e em situações controladas. Os ABS de hoje em dia não são nada intrusivos, não activam, não sabem que eles estão lá, até a roda bloquear (só aí intervêm), se não gostam dele, não deixem a roda bloquear e ele não chega a activar... E se bloqueia, principalmente na roda da frente, é porque na prática já devem de estar a precisar dele. Falo pela minha mota... e o ABS dela não é topo de gama de certeza... - dani escreveu:
- quanto mais octanas na gasolina, menor é a detonação no motor, ou seja, mais saúde... não é mito.
então segundo estes mitos, as motas e carros de competição deviam andar com filtros e escapes de origem e gasolina 95?? Não concordo. As octanas são o índice de resistência a detonação (por compressão), é verdade. Se um motor feito para gasolina 95 (com a taxa de compressão indicada para tal), não vai detonar com gasolina 95 antes de tempo. Metes 98, continua a não detonar, metes 100, continua a não detonar... metes 92 supondo, aí já tens problemas porque causa detonação no momento errado. As octanas por si só, desde que seja igual ou superior ao para qual o motor foi construído, os benefícios são nulos. Quanto à competição, carros desportivos, etc, têm uma taxa de compressão superior, e a gasolina tem de aguentar com esta compressão, aqui tem obrigatoriamente de ser usar gasolina com maior valor de octanas. Não vais ver no motoGP gasolina 95 ou 98 por isto mesmo, e neste caso sim, poderia danificar os motores, causar perdas de potência, e tudo o mais, simplesmente porque a gasolina não aguenta a compressão. - Bluerider escreveu:
- ...apertar embraiagem ao ligar e desligar o motor - previne fricção no volante do motor e ou disco!
Mito/verdade?  Esta aqui não sei responder, falando dos discos de embraiagem, eu penso que os discos continuam a roçar entre si mesmo com a embraiagem apertada, continua a haver desgaste (mesmo que não se friccionam com "força")... Respondendo mais directamente à tua questão, agora entre embraiagem e motor, penso que o ideal é não carregar em embraiagem nenhuma. Assim o conjunto (motor, embraiagem, caixa) move-se completo, sem haver fricção de discos e afins, poupando embraiagem e afins, ao pressionar a embraiagem o conjunto separa-se, e provavelmente já vai haver fricção, aumentando o desgaste, e como temos embraiagem húmida, provavelmente no início até ainda provocará um desgaste maior, por não estar devidamente lubrificada. Mas isto tudo sou eu a supor/deduzir por alto, e corrige toda a Bullshit que eu disse sff!! _________________________________________ Youtube | Vimeo Novo canal (não relacionado com motas, paisagístico): Youtube |
|  | | Gui Andrade CBR 750

Número de Mensagens : 6315 Idade : 24 Localização : KA100 Data de inscrição : 15/12/2014
 | Assunto: Re: Mitos e verdades sobre Tuning e\ou alterações, mecânica e afins... Outubro 8th 2015, 18:10 | |
| - Nuno MSA escreveu:
1 - Mudar o tamanho de pneu garante maior aderencia. - Mito
2 - Filtros de ar racing dão mais potência - Mito
3 - Mudar panela dá mais potência - Mito
14 - É preciso aquecer o motor antes de arrancar. - Mito ( Alguns segundos é o suficiente e o motor pode aquecer em andamento suave)
16 - Combustivel com altas octanas é melhor para o motor. - Mito
A meu ver: 1-Depende do caso  2-Não é mito mas sim verdade 3-Depende do caso....acredito que no caso da cbr 1000rr de 2008 em diante se note bastante diferença...nao falo de potencia mas de motor mais solto....se falares mesmo só de potencia/cv´s ganhos,aí ja nao sei... 14-Convém aquecer,mal não faz 16-Depende da taxa de compressão do mesmo  |
|  | | GFortinho CBR 400RR

Número de Mensagens : 505 Idade : 37 Localização : Porto Mota/Modelo : CBR 1000RR TRICOLOR '04 Data de inscrição : 20/08/2010
 | Assunto: Re: Mitos e verdades sobre Tuning e\ou alterações, mecânica e afins... Outubro 8th 2015, 20:29 | |
| - Parra09 escreveu:
- Isso das octanas usem mas é 95. Os veiculos europeus estao preparados para gasolinas acima de 90... quanto mais octanas maior resistência, mais rateres, menos gasolina queimada, logo o Rendimento é menor... digo eu...
concordo plenamente... testado em motas e carros... se não for afinado para 98 é só deitar dinheiro fora... |
|  | | Nuno MSA CBR 600F

Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1139 Idade : 38 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
 | Assunto: Re: Mitos e verdades sobre Tuning e\ou alterações, mecânica e afins... Outubro 9th 2015, 01:08 | |
| - daikoni escreveu:
- As motos foram feitas também para andar à chuva!
É um facto daikonix. Passo a transcrever a explicação do mito da humidade....: "O principal causador da oxidação (ferrugem) é o oxigênio, que se encontra em muito maior quantidade no ar do que na água. Na realidade o excesso de água e umidade não são os responsáveis diretos pelo inicio da oxidação. É importante ressaltar que com a ação do vento causado pela movimentação da moto e do calor gerado pelo sol e pelo motor a moto esta quase sempre seca e sem umidade. Ocorre que por falta da lavagem e conservação inicia-se um processo de sedimentação de resíduos e micro partículas que ficam incrustados nos materiais funcionando como pontos retentores de umidade. Se as peças estiverem limpas a umidade não “conseguira” iniciar o processo de oxidação. Esse mito surgiu porque as pessoas normalmente associam umidade com ferrugem." Pelo pouco que já vi das respostas do tópico vai gerar bom feedback e bons argumentos. Não coloquei nenhum mito ou verdade que não tivesse uma explicação lógica mas achei que ia ficar uma lista monumental se colocásse tudo timtim por timtim e ia ou vai dar um trabalhão mas se tiver de ser para ficar um tópico de jeito lá se arranja |
|  | | Nuno MSA CBR 600F

Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1139 Idade : 38 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
 | Assunto: Re: Mitos e verdades sobre Tuning e\ou alterações, mecânica e afins... Outubro 9th 2015, 01:16 | |
| - Edgar_Oliveira escreveu:
- posso discordar com algumas depois de testes feitos por mim?
tenho carro e motas alterados e basta trazeres um(a) igual de origem e tiras as tuas próprias conclusões. Se dá ou não dá mais andamento (aceleração e ponta), mais segurança (travar mais tarde, menos curto espaço de tempo, não ficar sem travões em estrada de curva e contra curva, curvar mais rápido sem ficares sem aderência) e não me vou alongar para os ailerons, spoilers, kits senão nunca mais saímos daqui.
já agora Nuno.... montar coilovers, rebaixando assim o carro, tmb n te da mais estabilidade?
posso n ter entendido bem mas atendendo ao teu post, ninguém modificava nada e andava tudo de origem.. conta-se pelos dedos das mãos aqui no forum quem tem as motas de origem (carros já depende do gosto e fim do mesmo) Grande Mister Redline  ....sempre em grande  . Oh Ed....não sei o que entendeste do tópico mas até tocáste em bons pontos para irem para a lista de mitos ou verdades. Eu não abordei essa cena dos ailerons e coils assim como barras anti-torção e afins mas quando tiver isso bem pesquisado posto lá na lista. Um aileron na minha clio ia ficar a matar  . Este tópico vai ser uma moca |
|  | | Nuno MSA CBR 600F

Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1139 Idade : 38 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
 | |  | | Nuno MSA CBR 600F

Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1139 Idade : 38 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
 | Assunto: Re: Mitos e verdades sobre Tuning e\ou alterações, mecânica e afins... Outubro 9th 2015, 01:40 | |
| - Gui Andrade escreveu:
A meu ver: 1-Depende do caso  2-Não é mito mas sim verdade 3-Depende do caso....acredito que no caso da cbr 1000rr de 2008 em diante se note bastante diferença...nao falo de potencia mas de motor mais solto....se falares mesmo só de potencia/cv´s ganhos,aí ja nao sei... 14-Convém aquecer,mal não faz 16-Depende da taxa de compressão do mesmo  Como és da familia  vou seguir a numeração cousin: 1- A palavra chave é "garante" maior aderência.....Não garante em todos os casos depende depende de alguns factores logo é mito. Aqui foi o português o malandro 2-Há muita polémica quanto aos filtros de ar e eis os factos que ditam a ciência...filtros de papel de origem garantem uma capacidade de filtragem de 98 a 99% de particulas e deixam entrar mais ar do que a maioria dos motores alguma vez vai precisar (quando o filtro está limpo claro).....os filtros tipo KN\cogumelos\blabla tem uma capacidade máxima de 96% de filtragem de particulas o que significa que entra mais lixo mais rápido desnecessáriamente pois com os filtros de papel para o uso convencional já se obtem rendimento suficiente até para aguentar uma mudança de escapamento. Contudo os filtros de papel chegam a um ponto que para motores muito exigentes na admissão de ar não chegam daí serem usados em competição e não só. Em carros comercializados colocar um filtro racing depois de medido várias vezes em dinamómetro dá ganhos ou perdas de 1 a 2 cavalos que equivale ao erro padrão de um dinamómetro  ........Portanto colocar um filtro desses sem alterar mais nada não se ganha nada com isso....apenas dois numeros numa máquina que não é completamente fiável....moral......Mito 3 - Nem todas as panelas tem o formato\diametro\medidas exactas para os modelos onde são colocadas e também há fabricantes que não testam devidamente os seus produtos e há casos em que mudar a panela não mostrou resultados a nivel de ganhos de potência logo.....Mito 14 - Esse mito do aquecer é manhoso....apenas se aplica a carros mais antigos. Os carros modernos não necessitam de trabalhar muito tempo ao relanti no arranque a frio para aquecer....aliás os carros modernos demoram mais tempo a aquecer ao relanti do que engatados em rotações baixas e por esse motivo o desgaste de arranque a frio será maior ao relanti do que em andamento. O que não convém é mal se dar á chave arrancar como se não houvesse amanhã no topo das rotações. Depois de ligar o motor bastam alguns segundos para o oleo circular pelo motor e haver lubrificação depois pode-se começar o processo de aquecer o motor e pode ser feito em andamento em baixas rotações pois até aquece mais rápido e evita desgaste desnecessário de peças a frio........coiso e tal....Mito 16 - Lá está primito....devido às taxas de compressão e outros factores não é benéfico para todos os motores....logo....Mito  |
|  | | Parra CBR 600F4i

Número de Mensagens : 3205 Idade : 33 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR600RR 03 Data de inscrição : 03/03/2013
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