Olá pessoal Pelo que percebo o sistema HISS acende e apaga de imediato a luz verde quando ligamos a chave. No entanto por vezes noto que ao carregar no botão start a luz HISS acende a verde e a mota demora ligeiramente mais a pegar.... Ainda pensei que fosse da chave mas já usei a segunda chave mas acontece o mesmo. Bateria?
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9229 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
O sistema HISS basicamente lê um código na chave, e se corresponder ou não, deixa a moto pegar (ou não).
É um sistema um pouco 'straight forward', ou funciona ou não funciona. Caso de mau contacto, má captação de código, até poderá dar umas vezes que funciona e outras que não funciona (como maior parte dos sistemas eléctricos).
Agora funcionar sempre, mas com delay/atraso, não me cheira.
Como já experimentaste a 2a chave, o problema não será da mesma, e como a moto pega sempre, também não deverá ser do sensor do HISS.
Diria que o problema não advém daí.
Bateria/tempo mais frio, velas, etc, acho um pouco mais credível.
Penso eu de que...!
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jaymeferreyra CBR 500R
Número de Mensagens : 864 Idade : 50 Localização : Montemor-o-Novo Mota/Modelo : Honda CBR 1100 XX Data de inscrição : 20/04/2016
@Daikoni, aqui estão 2 vídeos que fiz, no primeiro a luz apenas acende ao ligar a chave, no segundo vídeo a luz acende ao carregar no start e a mota demora mais um pouco a pegar (acho que os vídeos dão para perceber, é que foi assim ou bocado à pressa....lol). A situação nota-se mais quando a mota fica parada durante um bocado... no entanto já chegou a estar parada 20 minutos e não fazer, como desligar e voltar a ligar e fazer o tal delay....
Obrigado
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9229 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Realmente é estranho. Não percebo, a menos que seja algum mau contacto no sensor do HISS que com a vibração do motor de arranque faça novamente contacto e ligue.
Não te consigo ajudar, não vejo mais nada
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jaymeferreyra CBR 500R
Número de Mensagens : 864 Idade : 50 Localização : Montemor-o-Novo Mota/Modelo : Honda CBR 1100 XX Data de inscrição : 20/04/2016
Hoje aconteceu outra cena.... Dentro de Vendas Novas ao entrar numa rotunda com mudança baixa e desaceleração deu um mini rater e o motor calou-se..... (não acendeu luz nenhuma, nem mexi na chave apenas carreguei no start e ficou a trabalhar). Chego a Pegões, ao entras na rotunda pimba a mesma coisa, mas desta vez apenas se calou o motor sem dar nenhum mini rater ou coisa parecida.
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9229 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Não sei se o Hiss tem um funcionamento constante (ou seja, a partir do momento que deixa de detectar o código, desliga, ou apenas para arranque), mas se for constante, como isso tem mau contacto pode ser normal. Vibrações, travagens, etc, pode tudo fazer perder o contacto, e por sua vez desligar o motor.
Já me aconteceu o motor da minha desligar em andamento, e por vezes ligar e desligar várias vezes seguidas, fui a ver, era o botão de corte em mau contacto (nada que WD40 não resolvesse).
Depois há N sensores que se tiver com mau contacto, podem causar isso, seja o de gravidade (detector de queda), descanso, etc... Mas visto que detectaste uma anomalia com o do HISS, provavelmente advém daí.
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jaymeferreyra CBR 500R
Número de Mensagens : 864 Idade : 50 Localização : Montemor-o-Novo Mota/Modelo : Honda CBR 1100 XX Data de inscrição : 20/04/2016
Eu tinha ideia que o HISS apenas era activado quando se liga a ignição. Hoje vou abrir o corte de corrente e limpar os contactos, dar uma limpeza no interruptor do descanso e ver se a bateria tem-nos bornos apertados. A mota não falhou nem deu qualquer sacudidela, dei por ela estar parada porque deixei de ouvir o barulho do escape. Não acendeu qualquer luz no painel e bastou carregar no start, nem toquei na chave.
jaymeferreyra CBR 500R
Número de Mensagens : 864 Idade : 50 Localização : Montemor-o-Novo Mota/Modelo : Honda CBR 1100 XX Data de inscrição : 20/04/2016
Espero ter descoberto o "gato", cabo que liga ao borno positivo da bateria largo....
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 36 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
Deve ter sido quando foi instalado o alarme... Pelo menos ontem fiz cerca de 50km e não se parou vez nenhuma nem voltou a acender a luz do HISS quando carrego no start. O optimate é uma das coisas que quero comprar em breve....
Tokkan Honda Monkey
Número de Mensagens : 3 Idade : 33 Localização : Coimbra Data de inscrição : 27/03/2014
Venho aqui dizer que tambem fui assombrado por este problema e já imaginava todos os problemas e mais alguns.
Não me fazia sentido pois veio do nada, posso dizer que felizmente o problema vinha do cabo da bateria que se encontrava meio solto.
Honda Hornet 600 de 2008. Mesmo comportamento, ligava ignição e ela fazia la as coisas dela, desligava luzes todas e estava tudo O.K. para ligar.
Carregava no botão para a ligar e ela ligava luz de HISS e FI em que ficava um pouco a soluçar, andei com isto cerca de 2 semanas até que começou a piorar. Também me acontecia o ela desligar do nada mas carregando no botão ela estava a funcionar como se nada tivesse acontecido.
Pesquisas rápidas por fórums de hornet não mostrou nada, então vim ver as irmãs... as CBR e aqui está o amigo Jaime com exactamente letra por letra o que a minha fazia. Cheguei lá, dei uns apertos dos dois lados e já passou uma semana sem ela se queixar!
Obrigado irmãos!
jaymeferreyra CBR 500R
Número de Mensagens : 864 Idade : 50 Localização : Montemor-o-Novo Mota/Modelo : Honda CBR 1100 XX Data de inscrição : 20/04/2016