InícioPortalRegistrar-seConectar-seHomologações & Averbamentos - Página 3 LojaHomologações & Averbamentos - Página 3 V-deosHomologações & Averbamentos - Página 3 Fotos
Homologações & Averbamentos - Página 3 Iy07r7

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe

Homologações & Averbamentos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4 ... 11, 12, 13  Seguinte
AutorMensagem
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010

Homologações & Averbamentos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 09:45

deve ser o modelo usado para registar as peliculas no livrete e afins...

basicamente para meteres a mota legal falo por mim, esse impresso tinha de dar para meter: escape, farol com piscas, suporte de matricula, medida 55, etc
ACORXX
CBR 400
ACORXX

Número de Mensagens : 431
Mota/Modelo : yamaha xj6n

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 10:32

boas

como o jaymeferreyra disse e muito bem, no livrete ( DUA) apenass e efetuam alteraçoes no caso de cor ou pneumaticos, tudo o que for acessorios ( escapes, piscas, espelhoe etc) teem a marcaçao de homologaçao inscrito, caso haja duvidas ( principalmemnte com o escape) façam como eu... ando sempre com o certificado de homologaçao do mesmo junto aos documentos da moto, claro que este certificado apenas é valido se o restritor estiver colocado no escape, pois sem ele montado o certificado é igual a ZERO.....
ACORXX
CBR 400
ACORXX

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 10:35

F1CT1C10U5 escreveu:

Mas essa alteração é "linear". Pintas a mota, pagas 60€ para gerar novo documento DUA com a nova cor, e está feito.
Já homologar um escape... dá mais trabalho e custa mais.

F1ct1c1ou5...... quando dizes que homologar um escape da mais trabalho falas em escapes home made certo?
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9157
Mota/Modelo : CBR600F 2012

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 10:35

Segundo o que me multou, o certificado de homologação vale 0, se o escape não tiver no livrete.
Com ou sem restritor.

Se é verdade ou não, ando a ver.

Life is a trip, from point A (birth), to point B (death).
Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between.
Think for yourself. Live your life. Make it count.
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16130
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 10:36

ACORXX escreveu:
F1CT1C10U5 escreveu:

Mas essa alteração é "linear". Pintas a mota, pagas 60€ para gerar novo documento DUA com a nova cor, e está feito.
Já homologar um escape... dá mais trabalho e custa mais.

F1ct1c1ou5...... quando dizes que homologar um escape da mais trabalho falas em escapes home made certo?
Queria mesmo dizer averbar, não homologar.

1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 10:39

Daikoni escreveu:
Segundo o que me multou, o certificado de homologação vale 0, se o escape não tiver no livrete.
Com ou sem restritor.

Se é verdade ou não, ando a ver.

exacto foi a impressão que fiquei.. assim nao vale a pena andar com o silenciador (quem o tem claro), se a multa é igual Laughing
ACORXX
CBR 400
ACORXX

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 10:47

bom... pelo que tenho lido nestes posts chego á seguinte conclusao....... andam a saxcarvos guito a torto e a direito.......

1-  nao se efetuam averbamentos de escapes em DUA

2-  se o escape tem um certificado de homologaçao europeu e está montado com restritor cumpre com a norma de ruido presente no DUA e no VIN ( no meu caso leo vince underbody com restritor dá 90.2 DB (medidos no exterior ), no DUA e no VIN o maximo permitido é de 95 DB ás 5000 rpms ( exemplo da XJ6N)

3- mesmo que vos mandem ma inspeçao B e se levarem esse escape com restritor e o mesmo cumpra com todas as normas ( homologaçao e ruido maximo permitido) nao terao qualquer tipo de problema.

4 - em conversaçoes anteriores com colegas da divisao de transito da PSP e da DGV em ponta delgada tudo o que escrevi acima esta mais que conferido.
ACORXX
CBR 400
ACORXX

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 10:56

o site do IMT é bem explicito....  :

A realização de qualquer ato relativo a um veículo que implique alteração dos elementos constantes do certificado de matrícula, determina a emissão de novo certificado, sendo obrigatória a entrega do anterior.

Averbamento de peso bruto rebocável Para efetuar qualquer tipo de reboque, ou no caso do veículo ter instalado um dispositivo para reboque, será sempre necessário ter o valor do peso bruto rebocável pelo veículo inscrito no respetivo certificado de matrícula (ou livrete). Documentos Para este averbamento é necessário apresentar nos Serviços Regionais e Distritais do IMT os seguintes documentos:

• Formulário Modelo 9 IMT;
  • Documento de identificação do veículo (Livrete e título de Registo de Propriedade ou Certificado de matrícula);
  • Documento de identificação do requerente.     

Taxa: € 30.
  Averbamento de nova medida de pneumáticos/jantes
Pode realizar o seu pedido através dos Serviços On-Line do IMT, caso em que não necessita de enviar formulário e terá um desconto de 10% relativamente á taxa aplicada nos balcões de atendimento presencial.
Aceda aos Serviços On-Line e selecione "Veículos" e escolha a opção “Alteração de Características”. Para mais informações, selecione "Ajuda" no canto superior direito do ecrã.
AVISO: No caso de não constarem discriminadas nas anotações especiais as dimensões de pneumáticos que pretende, deve dirigir-se ao Representante Oficial da Marca para solicitar declaração para as novas dimensões pretendidas e apresentar o seu pedido de alteração de pneumáticos num dos Serviços Regionais e Distritais de atendimento presencial do IMT.

Documentos Para este averbamento é necessário apresentar os seguintes documentos:

• Declaração emitida pela marca;
  • Documento de identificação do veículo (Certificado de Matrícula ou Livrete e Título de Registo de Propriedade);

Taxa: € 30. 

Alteração de cor do veículo A cor é um elemento identificativo do veículo e sempre que a mesma seja alterada deve ser averbada no certificado de matrícula. Pode realizar o seu pedido através dos Serviços On-Line do IMT, caso em que não necessita de enviar formulário e terá um desconto de 10% relativamente à taxa aplicada nos balcões de atendimento presencial.
Aceda aos Serviços On-Line, selecione "Veículos" e escolha a opção "Alteração de Características".Para mais informações, selecione "Ajuda" no canto superior direito do ecrã.
 Documentos  Para este averbamento é necessário apresentar nos Serviços Regionais e Distritais do IMT os seguintes documentos:

• Documento de identificação do veículo (Livrete e Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);

Taxa: € 30,00
Paulo Laia-HULK
Fundador
Paulo Laia-HULK

Número de Mensagens : 8053
Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008
Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 11:08

Uma pergunta:

- como é que se vai à Inspecção B, se nas motos ainda não foi aprovado as inspecções???  Shocked Rolling Eyes Rolling Eyes
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16130
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 11:10

Paulo Laia-HULK escreveu:
Uma pergunta:

- como é que se vai à Inspecção B, se as motos ainda não foi aprovado as inspecções???  Shocked Rolling Eyes Rolling Eyes

São coisas distinctas.
Sempre houve Inspecção B para motas...

1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Paulo Laia-HULK
Fundador
Paulo Laia-HULK

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 11:11

F1CT1C10U5 escreveu:

São coisas distinctas.
Sempre houve Inspecção B para motas...

Essa é boa. 

Não tinha conhecimento de tal coisa.

Uma pessoa está sempre a aprender. LoL
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 11:14

sim laia, tas desactualizado.. tens aqui malta que ja foi mandada para ipob por isto mesmo "alteracoes as caracteristicas do veiculo", normalmente da por falta de alguma coisa: espelhos, piscas, etc..

e tmb ha ipob qd compras mota la fora e queres legaliza-la.
Paulo Laia-HULK
Fundador
Paulo Laia-HULK

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 11:18

Edgar_Oliveira escreveu:
sim laia, tas desactualizado.. tens aqui malta que ja foi mandada para ipob por isto mesmo "alteracoes as caracteristicas do veiculo", normalmente da por falta de alguma coisa: espelhos, piscas, etc..

e tmb ha ipob qd compras mota la fora e queres legaliza-la.

Háá...boa!!

Fónix, acredita!! Estou desactualizado.  tongue
jaymeferreyra
CBR 500R
jaymeferreyra

Número de Mensagens : 846
Mota/Modelo : Honda CBR 1100 XX

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 11:20

ACORXX pelo que entendo és agente da PSP e estás de acordo com o que eu postei.
Todas as informações que eu coloquei acima foram-me dadas por alguém que pertence há BT há vários anos,  e que falou com vários colegas inclusive o comandante de posto,  esteve a ver todos os artigos abrangidos e o que te fizeram não fundamento legal
Daikoni como vês as informações do ACORXX conferem com as informações que te dei Wink 
ACORXX
CBR 400
ACORXX

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 12:58

bom.....

vamos acertar agulhas........

posto de trabalho:

Azores Airlines -- departamento de logistica e compras

gostos pessoais .... Aves , motos, familia e andar informado no que toca a legislaçao, pois neste aspeto ja fui ensacado uma data de vezes e jurei que nao me iam comer por tolo outra vez, desde entao tenho andado a estudar ( em casa) a legislaçao que abrange a parte de motociclos exclusivamente, embora a informaçao por vezes seja generalizada.

embora tenha uma Yamaha XJ6n vim para este forum pois gosto dos topicos e das questoes que muitos de nos temos e isso leva-me ao ponto anterior... busca de informaçao.
Paulo Laia-HULK
Fundador
Paulo Laia-HULK

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 13:00

jaymeferreyra escreveu:
ACORXX pelo que entendo és agente da PSP e estás de acordo com o que eu postei.
Todas as informações que eu coloquei acima foram-me dadas por alguém que pertence há BT há vários anos,  e que falou com vários colegas inclusive o comandante de posto,  esteve a ver todos os artigos abrangidos e o que te fizeram não fundamento legal
Daikoni como vês as informações do ACORXX conferem com as informações que te dei Wink 

Ó jayme

Por uma pessoa entender e andar informado sobre Leis, não quer dizer que seja da PsP. 

lol!
FGOMES
CBR 400RR
FGOMES

Pendura : Aluga-se

Número de Mensagens : 640
Mota/Modelo : Yamaha FZS 600; ex.HONDA CBR600F2 (PC25); ex.Daelim Daystar 125 Black Plus

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 13:17

Daikoni, aqui penso que foste mesmo mal tratado e encaminhado. Concordo quando dizem que se e para me apreenderem os documentos por alguma ilgalidade na mota entao nao fico como fiel depositario da mesma, sao eles que tem de a levar a Inspeccao B quando eu tiver disponibilidade. O escape esta homologado segundo a norma europeia, que se superioriza em relacao a lei nacional (trust me on this) e como tal nao ha qualquer justificacao para essa multa em relacao a um escape homologado pela norma europeia. 

As vezes e mesmo uma questao de saber falar com o agente, sem o fazer passar por parvo mas tambem nao aceitar qualquer que seja a decisao dele.

Aqui penso que devias passar pelo IMTT primeiro com o certificado e a multa para eles the darem a justificacao de que o escape esta homologado e a multa nao se aplica no teu caso.

Espero sinceramente que consigas.
ACORXX
CBR 400
ACORXX

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 13:27

bom, como podem ver neste excerto :

CÓDIGO DA ESTRADA

Artigo 80.º

Poluição sonora

1 - A condução de veículos e as operações

de carga e descarga devem fazer-se de modo a

evitar ruídos incómodos.

2 - É proibido o trânsito de veículos a motor

que emitam ruídos superiores aos limites máximos

fixados em diploma próprio.

o registo sonoro esta contemplado em regulamento, mas aqui é que a porca torce o rabo.....

ora em regulamento motociclos com cilindrada acima dos 200 cc a 4 tempos esta disposto que nao podem ultrapassar os 88DB , efetuvamente esta situaçao esta desatualizada pois os motociclos ( falando no meu caso especifico) estao holologados com um limite de DB ás 5000 rpms de 95 DB.

das duas uma ... ou a legislaçao é alterada ou entao estamos a comprar moto ja de si nao homologadas para venda de acordo com  a legislaçao existente....

deixo a redundancia da legislaçao:
Artigo 16.°Motores
1– A eficácia do dispositivo silencioso a que se refere o (n.° 2 do artigo 29.°) do Código da Estrada deverá ser tal que a intensidade dos ruídos do escape dos motores, medida em decibéis, não exceda os seguintes valores:
Veículos de duas rodas:
Motociclos:
Com motor a dois tempos:
Cilindrada:....................................... .................................................. ............... dB (A)
£ 125 cm3.................................................. ........................................... 82
> 125 cm3.................................................. ........................................... 85
> 500 cm3.................................................. ........................................... 86
Com motor a quatro tempos:
Cilindrada
£ 125 cm3.................................................. ........................................... 83
£ 200 cm3.................................................. ........................................... 86
> 200 cm3.................................................. ........................................... 88
jaymeferreyra
CBR 500R
jaymeferreyra

Número de Mensagens : 846
Mota/Modelo : Honda CBR 1100 XX

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 13:49

ACORXX escreveu:
4 - em conversaçoes anteriores com colegas da divisao de transito da PSP e da DGV em ponta delgada tudo o que escrevi acima esta mais que conferido.

Quando pensei que e o ACORXX seria agente da PSP foi devido ao ponto acima.... Erro meu Wink
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9157
Mota/Modelo : CBR600F 2012

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 13:52

Vou ao IMTT na quarta-feira. Até lá também quero ver se o advogado me diz algo.

Life is a trip, from point A (birth), to point B (death).
Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between.
Think for yourself. Live your life. Make it count.
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
ACORXX
CBR 400
ACORXX

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 14:05

jaymeferreyra escreveu:

Quando pensei que e o ACORXX seria agente da PSP foi devido ao ponto acima.... Erro meu Wink
colegas= amigos...

nao há crise...  Smile
matt
CBR 600F2
matt

Número de Mensagens : 1596
Mota/Modelo : cbr 600 f

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 14:22

e as harley .. não me parece que cumpram os decibeis indicados LOL
São uma classe à parte .. ehehehehe
realmente vivemos numa democracia onde todos mandam e não o sabem fazer por serem mal instruídos
Hugo oliveira
CBR 500R
Hugo oliveira

Pendura : Cheri

Número de Mensagens : 826
Mota/Modelo : Honda CBR1000rr repsol 2016 HONDA CBR600RR 08 e yamaha dt 125 AC

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 14:58

matt escreveu:
e as harley .. não me parece que cumpram os decibeis indicados LOL
São uma classe à parte .. ehehehehe
realmente vivemos numa democracia onde todos mandam e não o sabem fazer por serem mal instruídos
E verdade essas têm todo o direito de fazer barulho, é como os enlatados de grandes cilindradas fazem um barulho enorme e se trucares um escape  a um carro normal a put@ da policia anda sempre a mandar parar para ver se esta amologado
ACORXX
CBR 400
ACORXX

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 15:07

sim as harleys sao uma classe á parte, pois teem um barulho e trabalhar especifico mesmo com escape de origem,tanto que ( posso estar enganado) no DUA nem vem mencionado qualquer maximo de ruido inscrito.
matt
CBR 600F2
matt

Número de Mensagens : 1596
Mota/Modelo : cbr 600 f

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitimeMarço 20th 2017, 15:13

pois .. uma classe à parte .. ou seja, se queres andar de mota a fazer um cagaçal enorme sem receio de ser autuado, compra uma harley ... ahahahahhahahahahah
O sol não nasce para todos como se pode ver. 

matt
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 3 Icon_minitime

Homologações & Averbamentos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 13Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4 ... 11, 12, 13  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Legislação-