| | Autor | Mensagem |
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CBR_77 CBR 250R

Número de Mensagens : 348 Idade : 36 Localização : MargemSul/Castelo Branco Mota/Modelo : CBR 600 F4 '99 Data de inscrição : 07/06/2015
 | Assunto: Será do pneu? Julho 30th 2017, 16:25 | |
| Bem ontem apanhei um pequeno cagaço quando deu-me assim um vibe  e ia a 50km/h com a 3ª e de repente deu-me para enrolar o punho todo como já o fiz várias vezes mas desta vez a moto andou a "dançar", foi num espaço de 1 segundo. Voltei a tentar a mesma situação depois mas a traseira voltou a deslizar quando lhe mandei a potencia toda. No mês passado tinha ajustado a suspensão mas penso que seja isto:    O pneu tá quadrado e no centro está quase nas lonas, será o problema? Também as estrada aqui da margem sul não são grande coisa e nalgumas o piso parece gelo! Mas ontem não me pareceu ser do piso mas também era de noite. Aguardo aí opiniões. |
|  | | w@rrior CBR 600F

Número de Mensagens : 1121 Idade : 49 Localização : Norte Transmontano Mota/Modelo : Tem dois pedais e 27 mudanças Data de inscrição : 23/03/2013
 | Assunto: Re: Será do pneu? Julho 30th 2017, 16:40 | |
| Com pneus em fim de vida/asfalto frio é perfeitamente normal isso acontecer. |
|  | | CBR_77 CBR 250R

Número de Mensagens : 348 Idade : 36 Localização : MargemSul/Castelo Branco Mota/Modelo : CBR 600 F4 '99 Data de inscrição : 07/06/2015
 | Assunto: Re: Será do pneu? Julho 30th 2017, 16:58 | |
| Pois já tinha um pequeno feeling, assim confirmas. Ainda por cima como faço muita recta os pneus vão acabar por ficar assim. Mas este já precisa da reforma, tem já 10.000km's feitos desde que tenho a moto e vinha com este pneu, embora na altura ele não tenha rodado muito, foi pouco mesmo. |
|  | | JoelAntunes CBR 600F2

Número de Mensagens : 1583 Idade : 21 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Cbr 600 rr 07 Ex:Cbr 600 F4; Crm 125; Cb125f ; Cm 125 Data de inscrição : 02/02/2016
 | Assunto: Re: Será do pneu? Julho 30th 2017, 17:15 | |
| Não parece estar num estado assim tão mau para provocar isso em condições normais, das poucas vezes que me aconteceu semelhante foi mesmo por ter os pneus frios... Se a estrada não for grande coisa e for daquele asfalto meio ''vidrado'', até com pneus quentes em dias de sol isso acontece facilmente... |
|  | | CBR_77 CBR 250R

Número de Mensagens : 348 Idade : 36 Localização : MargemSul/Castelo Branco Mota/Modelo : CBR 600 F4 '99 Data de inscrição : 07/06/2015
 | Assunto: Re: Será do pneu? Julho 30th 2017, 20:31 | |
| Eu naquele sitio já tinha passado umas 3 vezes de dia, não me recordo bem mas penso que o alcatrão era do tipo espelhado/vidrado. Aqui perto de casa tenho uma rotunda em que o alcatrão está assim e aí circulo devagar.
Ontem arranquei e fiz uns 7km até enrolar o punho e a traseira escorregar, fiz mais uns 3km e voltou a acontecer o mesmo e nesse sitio sei que o asfalto era mesmo assim porque já conhecia aquela zona.
Como ia em recta segurei a moto sem problema porque também não acelerei mais, senão de certeza que ia ao chão...
Pode ser mesmo isso, pneus a frio e asfalto mau dá a situação de deslize ao enrolar o punho, é muita potência ali posta naquele momento. |
|  | | cj CBR 400RR

Número de Mensagens : 600 Idade : 47 Localização : CHARNECA DA CAPARICA Mota/Modelo : CBR 600F4i Data de inscrição : 16/01/2011
 | Assunto: Re: Será do pneu? Julho 30th 2017, 22:30 | |
| Acho que há aqui muitos factores a ter em conta:
o alcatrão ( mais polido ou não) (sujo) a temperatura do asfalto o pneu (ex. um sport-touring não tem a aderência de um pneu sport) o estado do pneu a pressão correcta etc...
isto é o que me lembro assim der repente.. |
|  | | S.Pacheco CBR 600F

Pendura : Normalmente Solo!!!
Número de Mensagens : 1019 Idade : 42 Localização : Vila Nova de Milfontes Mota/Modelo : CBR1000 RR 2008+ EX: GSX-R 1000 K1 EX: XF-21 50cc kkkkkkk Data de inscrição : 01/11/2016
 | Assunto: Re: Será do pneu? Julho 30th 2017, 23:23 | |
| Para além do que já foi dito aqui, lembra-te sempre que qualquer pneu tem que estar quente para ganhar aderência, o facto de teres feito 7 km's se estes tiverem sido por exemplo em baixa velocidade o pneu não vai estar em condições para proporcionar aderência. muito importante também é a idade do pneu e os ciclos aquecimento/arrefecimento, um pneu com muita idade ou que tenha muitos ciclos começa a ficar demasiado rijo e perde aderência. |
|  | | PSonic CBR 600F4i

Número de Mensagens : 3475 Idade : 37 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
 | Assunto: Re: Será do pneu? Julho 30th 2017, 23:36 | |
| Em resumo, para tua segurança n abuses do punho e mto cuidado nas curvas já q está visto q n estás seguro com esse pneu. Numa mota os pneus é daquelas coisas q n vale poupar, se possivel troca-o rapidamente. Ainda tem bom piso mas como já vistes n dá para confiar nele.
Na minha antiga CBR sempre usei Avon atras, adorei. Uma altura q estava mm apertado de finanças levei-o mm aos arames (mas obviamente q ja n me esticava em velocidade e curvas), ate q um dia a fazer uma rotunda começou a ficar pesada e com dificuldade em ir para onde queria, qd olho pneu totalmente em baixo. Isto para dizer q mm no estado em q aquele pneu estava ainda me sentia seguro (uma falta segurança claro) e portou-se optimamente até furar, mas no teu caso se já sentes isso troca-o rapidamente e deixa de fazer essas puxadas enquanto andares com esse pneu.
N é à toa q os países nordicos têm regras qd à troca de pneus, x anos ou x km e têm q trocar. |
|  | | Daikoni Administrador

Número de Mensagens : 9157 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
 | Assunto: Re: Será do pneu? Julho 30th 2017, 23:53 | |
| Há certos pisos ali da margem sul que não fazem mesmo milagres, seja que pneu for, são polidos que dói.
Pelo rasto parece-me ser um Dunlop Roadsmart2, Sport-Touring, se o for, já tive um par, e duvido que a questão principal seja o frio, não precisam de muita temperatura / distância para este traseiro agarrar minimamente bem (embora uns kms em cima façam-no melhorar um pouco).
Devias de estar mesmo num piso 'cocó', juntando aos 10k km do pneu. Como ele já está a ficar, o melhor é trocares. _________________________________________ Youtube | Vimeo Novo canal (não relacionado com motas, paisagístico): Youtube Life is a trip, from point A (birth), to point B (death). Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between. Think for yourself. Live your life. Make it count. |
|  | | CBR_77 CBR 250R

Número de Mensagens : 348 Idade : 36 Localização : MargemSul/Castelo Branco Mota/Modelo : CBR 600 F4 '99 Data de inscrição : 07/06/2015
 | Assunto: Re: Será do pneu? Julho 31st 2017, 01:45 | |
| O pneu em questão é um Dunlop sportmaxx, por isso é gama sport. À frente tenho um BT-16 pro.
Eu também não irei fazer muitos mais km's porque a moto vai de volta para Castelo Branco e vou andar de carro novamente. Vai ficar parada uns meses, talvez troque na altura ou agora nas ferias se vir um bt-16 avanço para a substituição.
Devia era ter comprado o pneu a ti S.Pacheco...lol
É como dizem, assim que o pneu chega a meia vida gasta num instante! De qualquer das formas vou andando com calma porque só vou fazer mais uns km's e depois tenho de comprar outro. Para já nem enrolo o punho como o fiz, só deu aquele vibe mas não vou fazer outra vez, à que ter cuidado. De resto nas curvas nem se tem portado mal, só tenho de ser brando. |
|  | | Paulo Laia-HULK Fundador

Número de Mensagens : 8055 Idade : 49 Localização : Lisboa Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008 Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL Data de inscrição : 25/09/2008
 | Assunto: Re: Será do pneu? Julho 31st 2017, 08:46 | |
| Amigo
Milagres não há, nestas situações, se é que me entendes!
Daquilo que já foi aqui dito, tu para fazeres esses arranques tens que ter mente de que o pneu tem que estar minimamente quente, senão, chapéu. Acontece-te isso que tu referes.
Para além do estado do próprio pneu, da pressão e do estado piso.
Tem cuidado e boas curvas |
|  | | Daikoni Administrador

Número de Mensagens : 9157 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
 | Assunto: Re: Será do pneu? Julho 31st 2017, 09:32 | |
| - CBR_77 escreveu:
- O pneu em questão é um Dunlop sportmaxx, por isso é gama sport.
O verdadeiro nome dos Roadsmart 2 é "Dunlop Sportmax Roadsmart II", são praticamente todas as gamas da Dunlop de Sport e Sport-Touring. Este nome nada tem a ver com o ser um pneu Sport, apenas é um nome genérico que dão aos seus pneus com alguma vertente desportiva (incluindo Sport-Touring)  http://www.dunlopmotorcycletires.com/tire-line/roadsmart-ii/ Verifica se não diz o modelo noutro lado  _________________________________________ Youtube | Vimeo Novo canal (não relacionado com motas, paisagístico): Youtube Life is a trip, from point A (birth), to point B (death). Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between. Think for yourself. Live your life. Make it count. |
|  | | CBR_77 CBR 250R

Número de Mensagens : 348 Idade : 36 Localização : MargemSul/Castelo Branco Mota/Modelo : CBR 600 F4 '99 Data de inscrição : 07/06/2015
 | Assunto: Re: Será do pneu? Julho 31st 2017, 11:45 | |
| É mesmo isso Paulo-Laia, milagres não há e algo estava errado. E o piso nestas bandas é mesmo mau..
Por acaso a pressão vi há quase 1 mês, isso tenho sempre cuidado.
Daikoni, pois o pneu é mesmo esse! Pensava que era gama sport (também mais pelo nome e desenho do pneu) mas ao ver o Roadsmart II lá inscrito já vi que é um pneu misto.
Tenho de ver de um BT-016 pro para ao menos ficar a casar com o da frente, vamos ver se é um pneu melhor não desgostando deste Dunlop já que durou bastantes Km! |
|  | | Snipas CBR 250R

Pendura : Backpack
Número de Mensagens : 308 Idade : 29 Localização : Almada/Lisboa Mota/Modelo : CBR 250R Data de inscrição : 14/12/2015
 | Assunto: Re: Será do pneu? Julho 31st 2017, 12:40 | |
| Amigo primeiro vê o dot do pneu da frente para ver se vale a pena, pneus com 3 anos ou mais eu não utilizaria, caso troques os 2 podes ir para S20Evo ou S21 o S21 sendo bastante mais duro ao centro e tendo mais durabilidade por isso mas ambos espectaculares no que toca a compostos, BT16 Pro foi otimo no seu tempo mas hoje em dia a difrenca de 20-30€ não compensa n ires para S20Evo ou até S21, eu na minha por agora tenho uns SportSmart da Dunlop que também estou a gostar, mas o feeling a frente não é tão bom |
|  | | CBR_77 CBR 250R

Número de Mensagens : 348 Idade : 36 Localização : MargemSul/Castelo Branco Mota/Modelo : CBR 600 F4 '99 Data de inscrição : 07/06/2015
 | Assunto: Re: Será do pneu? Julho 31st 2017, 12:52 | |
| Pois mas o pneu da frente coloquei há um ano e ainda tem rasto, verdade que já não é novo porque já devo de ter feito uns 5000km com ele..
Mas a gama S20 não é mais macia que o BT-016? |
|  | | Snipas CBR 250R

Pendura : Backpack
Número de Mensagens : 308 Idade : 29 Localização : Almada/Lisboa Mota/Modelo : CBR 250R Data de inscrição : 14/12/2015
 | Assunto: Re: Será do pneu? Julho 31st 2017, 13:07 | |
| é diferente, tem 3 compostos, sim é uma gama de pneus macios, são melhores a chuva também devido a ter mais rasto e mais sílica nos compostos, aquecem rápido são excelentes overall , o S21 também é óptimo e dura mais, tem o senão de demorar mais a aquecer devido a ter um composto ao centro bem mais rijo.
Sempre usei S20Evo na cbr250r, e faço intenção de meter também na 600RR S20Evo. |
|  | | S.Pacheco CBR 600F

Pendura : Normalmente Solo!!!
Número de Mensagens : 1019 Idade : 42 Localização : Vila Nova de Milfontes Mota/Modelo : CBR1000 RR 2008+ EX: GSX-R 1000 K1 EX: XF-21 50cc kkkkkkk Data de inscrição : 01/11/2016
 | Assunto: Re: Será do pneu? Julho 31st 2017, 13:20 | |
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