InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarMultas (em série) por filtrar LojaMultas (em série) por filtrar V-deosMultas (em série) por filtrar Fotos
Multas (em série) por filtrar Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Multas (em série) por filtrar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 20th 2017, 18:16

Chegou-me aos ouvidos hoje que andaram a multar na ponte 25 de Abril / A2, todos os que circulavam na berma (nada de novo), mas também os que filtravam / circulavam entre carros.

Segundo um colega de trabalho (este foi multado na berma), todos corridos a multa, e nem sequer a passavam no momento devido à quantidade de motas que estavam a mandar parar (ficavam com os dados, para efectuarem a coima como TPC)....

Independentemente da 'legalidade' da coisa, revolta-me, pois influenciam o uso dos veículos de 2 rodas como meio de reduzir o tráfego nas cidades, e a seguir, caiem-lhes em cima (não estou a ver reduzir o quer que seja a circular atrás de carros).

Primeiro, deixa de fazer sentido usar motas nas cidades, andar em pára-arranca, é mais desagradável de mota, que de carro, para não falar nos pontos de embraiagem com algumas motas com embraiagem rija, do aquecimento das mesmas, e estar a levar com Sol equipado.

Dito isto, se isto continua, ou juntamo-nos todos, e procedemos a manifestação, por legalização da mesma como num País europeu desenvolvido (como Inglaterra), ou vão acabar aos poucos com as N diferentes razões pelas quais andamos de mota. Já somos um veículo vulnerável, se acabam também com as poucas vantagens que temos...

Preocupar-se com a nossa segurança, com quem provoca acidentes, e graves / fatais, quem não pára em Stop's, quem muda de via sem olhar a espelhos, etc etc...  ninguém se preocupa, ninguém quer saber, ninguém faz nada por isso.
Agora multa fácil, estão sempre prontos.

Indepedentemente dos termos legais actuais, revolta-me imenso, porque vejo que a preocupação nunca é a segurança.

_________________________________________
Multas (em série) por filtrar R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4073
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 20th 2017, 18:59

Caso a multa te chegue podes impugnar a mesma, é necessário prova visual da infracção caso contrário são obrigados a mandar parar para multar no momento.

Deixa la q eu tenho uma multa de 60€ pq a minha namorada não tinha a mesma morada na carta de condução (antes da alteração da lei) que o veiculo em que circulava, nem tinha que ter já que o veiculo está em meu nome. Disseram q tinha q pagar a titulo de caução (mas afinal n tinha que o fazer, nem informações as autoridades sabem dar) e fiz a reclamação para Lisboa, já enviei 2x e resposta nada. Liguei para lá e todos arrogantes disseram q têm 2 anos para responder, está mesmo quase a fazer os 2 anos, aos 2 anos e 1 dia estou a ligar para lá pois têm que reembolsar de imediato.
Qd tive o acidente em Setembro passado 2 semanas tb recebo uma multa de 50€, pisei traço continuo segundo o guarda (o camelo que nem um croqui sabe fazer). Fui lá, não paguei e mandei a reclamação para Lisboa com os argumentos que o agente não estava no local a quando do acidente, logo não viu nada, e tb não identificou qualquer testemunha e assim sem qualquer indicio/prova que eu tenha pisado o traço continuo antes do embate (já que depois ele não pode multar pois o veiculo é projectado). As motas/motociclitas são logo os culpados à partida, sempre.

É mto triste já que já fomos um país produtor de motos, enfim temos que sempre q ser nós a defender-nos e não eles a provarem a nossa culpa de alguma infracção. Pois eu não aceito que um agente seja considerado uma "pessoa idónea", antes pelo contrário, muitos são autoritários, orgulhosos e rancorosos caso alguém lhes faça frente (de forma educada e mais inteligente), sinto mais isso na GNR que se acham acima dos outros. Peço desculpa se estou a fazer juízos de valor mas é o que sinto ao longo dos meus 33 anos em que fui abordado pela GNR vs PSP

Quanto à alteração do código da estrada para os motociclos sou a favor e não está esquecido o que disse, ver como se pode mandar o assunto para discussão no parlamento, regras a seguir, numero de assinaturas, etc.

Algo feito com pés e cabeça, exemplos reais, estatísticas reais de outros países, etc etc., mas infelizmente o tempo não tem sido muito pois ando a trabalhar de segunda a sábado até tarde mas não está esquecido.
Ir para o topo Ir para baixo
madd
CBR 600F3
madd

Número de Mensagens : 2075
Idade : 32
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CB600F Hornet 2008 / ex-CBR600F4i 2004 / ex-CB600F Hornet 2007
Data de inscrição : 01/10/2015

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 20th 2017, 23:31

Podem achar a minha opinião peculiar, mas aqui a deixo.

(Infelizmente) a polícia tem todo o "direito" que multar as motas que andam nas bermas e a furar trânsito.
Isto porque, segundo o código da estrada, devemos andar dentro das vias de circulação, e não propriamente aos zique-zagues entre elas ou mesmo usar as bermas. Acho que essas fazem parte das vantagens "ilegais" dos veículos de 2 rodas.
Para mais, a maior parte de nós sabe o que significa furar, mas muitas outras motas (desde aceleras a motões, como tenho visto) não sabem e nem querem saber. E claro, por uns, pagam outros.

Mas também eu furo entre carros. O uso das bermas tento evitar, principalmente pelas sujidades que podemos apanhar e que podem danificar a condução e os pneus.

Porque por vezes, se formos a ver, queremos tanto determinadas igualdades com os outros veículos, que nos esquecemos que, secalhar, demasiadas igualdades vão acabar por nos prejudicar a nós.

Sem dúvida, e concordo plenamente contigo nesta questão: de que vale a grande vantagem de ter uma mota se não podes usufruir das suas "agilidades" em determinadas circunstâncias? Ainda por cima havendo, por exemplo, a hipótese de reduzir o enorme tráfego infindável do dia a dia, de certa forma aliviar as grande enchentes nas estradas, porquê reclamar com algo que até pode ajudar?

Agora, afastando a parte lógica, acho que se trata pura e simplesmente de má vontade por parte da polícia. Sinceramente, não faço ideia como é que eles traçam determinados objectivos quando preparam os turnos de segurança rodoviária, mas começo a pensar se, num belo dia, eles acham que precisam de cumprir determinada meta de multas, e vão ao sítio mais óbvio que conseguem - motas.

Eu sei bem como poderiam encher os papelinhos ... com muitos CARROS que aí andam, em muit(íssimas) zonas de Lisboa, que constantemente encostam as MOTAS entre a espada e a parede, metem pessoas em verdadeiro perigo com manobras que nem lembra ao diabo e que nos fazem ter 3600 olhos postos em todas as partes da nossa cabeça. Mas pronto, as motas é que são perigosas.

Acho completamente parvo pegarem por este ponto, porque deixa-nos limitados ás vantagens e mais valias do que é ter uma mota ... mas podem, e com "razão".
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4073
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 21st 2017, 01:08

Mas está mais q na altura de tentar mudar isso.
Há vários países europeus e estados nos States onde andar no meio dos carros é legal (qd n existe traço continuo), onde as motas têm um espaço dedicado nos semáforos, onde nas cidades as motas têm estacionamento privilegiado, entre outras. Sinônimo q outros governos/autoridades veem as motas como um dos melhores meios de transporte particular a usar em ambiente urbano. Inclusive a mentalidade dos condutores de enlatados nesses países é o oposto de cá, há respeito pelas motas e facilitam a circulação.

Se n temos leis cá q definam as manobras especiais das motas é cada um à sua maneira, uns no meio dos carros, outros nas bermas e mais em qq outro sitio q passe uma mota. Tanto q até compreendo o difícil q é para um enlatado controlar as motas q lhe passam à esquerda e tb à direita, q mais vale ficarem quietos e as motas q se desviem. Agora o q n entendo, principalmente quem coduz em meio urbano com zona de Lisboa e Porto, é os condutores dos enlatados darem as tais guiadas qd se cruzam com motas a todo o tempo, logo a têm q estar smp a contar q surja uma mota qd querem mudar de direção.

As motas são considerados veículos especiais aos olhos das Finanças, já que pagam mais de impostos. Logo como veículos especiais q são necessitam de regras especiais e adaptadas à realidade na condução deste tipo de veículos.
Ir para o topo Ir para baixo
Kat13
CBR 500R
Kat13

Número de Mensagens : 838
Idade : 49
Localização : Castelo Branco
Mota/Modelo : CBR 650f
Data de inscrição : 14/11/2014

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 21st 2017, 11:58

Mas isso também acontece com os enlatados... No outro dia li uma noticia de também estarem a multar enlatados que saiam de uma rotunda e que não faziam o pisca de saída...

O mais engraçado é k as pessoas todas reclamavam, não por causa da multa em si mas sim porque teriam conhecimento que o chefe da esquadra teria dado um "patamar" a conseguir nas multas...

http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/gnr-faz-2460-euros-em-rotunda
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4073
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 21st 2017, 12:09

Kat13 escreveu:
o chefe da esquadra teria dado um "patamar" a conseguir nas multas...

Mas volta e meia vem as autoridades com o discurso "isso é um mito urbano, bla bla bla bla"

Devem pensar que as pessoas são cegas, eles aos anos que já nem se esforçam a esconder a caça à multa, pois isso não é prevenção como tentam espetar nas pessoas. Atenção que eu já apanhei na estrada de facto uma atitude de prevenção algumas vezes, onde a autoridade está bem visível e a marcar presença, que se constata de imediato as boas práticas de condução em praticamente em todos os condutores (só é apanhado quem quer nestes casos).

Ao realizarem estas acções de prevenção mais vezes iria contribuir para uma reeducação rodoviária, pois de forma natural os condutores com mais presença das autoridades iriam começar a corrigir vícios e a aplicar as boas práticas mais vezes, que com o tempo iria começar a ser automático.
Eu até falo por mim, em AE nunca fazia pisca para voltar à direita mas depois de uma semana de férias em Espanha reparei que todos o faziam e estando eu em país "estranho" achei melhor fazer o mesmo para n ter nenhuma surpresa. E não é q dou agora por mim sempre a fazer o pisca sempre que regresso à direita depois de uma ultrapassagem, e bastaram um total de 1000km de AE em Espanha para ganhar este bom habito q agora o uso sempre apos uma ultrapassagem seja em AE ou nacionais
Ir para o topo Ir para baixo
FGOMES
CBR 400RR
FGOMES

Pendura : Aluga-se

Número de Mensagens : 640
Idade : 33
Localização : Winksele, BE
Mota/Modelo : Yamaha FZS 600; ex.HONDA CBR600F2 (PC25); ex.Daelim Daystar 125 Black Plus
Data de inscrição : 31/01/2016

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 21st 2017, 12:36

Existe sempre essa linha entre a aplicacao da lei, o bom senso e aquilo que sao vantagens nao escritas de se ter uma mota (todos nos fazemos fura transito, passamos pela outra faixa para chegar a frente do sinal etc) mas neste caso em espcifico existe uma peculiariedade. Os GNR nao estao errados (embora para multarem quem filtra tem de ser apanhado em flagrante E mandado parar no momento ou com provas fotografica (caso contrario um email resolve logo essa impugnacao). 

Esse tipo de posicoes pelas forcas policiais e escusada mas lembrar de que o unico indice que eles tem de avaliacao de qualidade de trabalho e o registo escrito de multas, pois a simples presenca deles embora mais eficaz para mudar habitos de conducao nao gera qualquer avaliacao positiva ou negativa da accao que eles tomaram nao havendo registos. 

Onde vivo na Belgica existe de facto outra mentalidade (embora seja bastante desaconselhado estacionar nos passeios) em que e legal filtrar transito e sao os carros quem se mete em problemas se houver um acidente desse genero porque nao criaram a "quarta faixa" da AE que e o corredor de motas presente entre a faixa mais a esquerda e a imediatamente a seguir a essa (isto deveria considerar-se comecar a pintar no chao para nao haver duvidas do espaco).

Aqui tudo comeca na escola de conducao, AE com placards enormes a dizer "Atencao as motas, olhe sempre para ambos os lados!" e uma geral boa conducao (por vezes vou na nacional uns bons quilometros atras de um carro que ja se chegou a direita para eu passar e ele nao volta a faixa enquanto eu nao o passo, quase que somos forcados a passar) que inclui por exemplo em dias de chuva o carro que vem imediatamente atras de uma mota da sempre uns bons 5 10 metros de distancia e quem esta a frente deixa sempre um espaco a esquerda da faixa para a mota passar (parece que ninguem aqui gosta de ir a frente de uma mota ou atras de uma) exactamente pela seguranca.
Ir para o topo Ir para baixo
FRibeiro
CBR 125R
FRibeiro

Número de Mensagens : 117
Idade : 41
Localização : Quinta do Conde
Mota/Modelo : CBR 1100 XX Ex CBR 125R Ex Yamaha FZ6S2
Data de inscrição : 19/08/2009

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 21st 2017, 12:59

Acabei de partilhar no FB do forum uma imagem sobre isto....
Eu sempre que venho de manha para Lisboa faço o mesmo...faixa de emergência ate Almada, mas sei que qualquer dia habilito-me à multa...

Tal como o FGomes diz, seria muito mais acertado fazer uma "meia faixa" à esquerda só para motas...
Se alguém fizer uma petição para melhorar esta situação eu assino por baixo.
Ir para o topo Ir para baixo
Blade
CBR 400RR
Blade

Pendura : A kikas

Número de Mensagens : 706
Idade : 44
Localização : Margem sul
Mota/Modelo : Honda cbr 600 rr hrc
Data de inscrição : 26/07/2013

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 21st 2017, 17:50

FRibeiro escreveu:
Acabei de partilhar no FB do forum uma imagem sobre isto....
Eu sempre que venho de manha para Lisboa faço o mesmo...faixa de emergência ate Almada, mas sei que qualquer dia habilito-me à multa...

Tal como o FGomes diz, seria muito mais acertado fazer uma "meia faixa" à esquerda só para motas...
Se alguém fizer uma petição para melhorar esta situação eu assino por baixo.
Já somos 2 normalmente aos fins de semana é caótico passar a 25 de abril quase sempre vou pela berma já fui entre os enlatados Epa mas desculpem é que ver carros de um lado para o outro faz me confusão parecem baratas qualquer dia sou martelado por causa disso mas prontos...
Ir para o topo Ir para baixo
Gui Tara Perdida
CBR 150
Gui Tara Perdida

Pendura : Só quando lhe apetece

Número de Mensagens : 172
Idade : 37
Localização : Sintra
Mota/Modelo : Gsxr 1000 k7/8
Data de inscrição : 21/08/2015

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 21st 2017, 23:30

Não costumo andar pela berma pelo perigo que isso me possa causar. Prefiro ir o mais à esquerda possível (sem ser junto ao separador, claro), com os máximos ligados e a uma velocidade que me permita parar ou desviar caso algum anormal lhe dê uma diarreia cerebral. 
Agora tenho andado de carro em hora de ponta e tento sempre dar espaço mais à esquerda caso eu circule na via do meio, dar espaço à direita quando vou à esquerda. Já quando circulo à direita nem sei bem o q fazer pois acho parvo irem a ultrapassar pela berma pois é nessa direção que existem as saídas para os destinos e está quase sempre tudo sujo com pedras, pregos, madeiras, terra, etc.
Ir para o topo Ir para baixo
madd
CBR 600F3
madd

Número de Mensagens : 2075
Idade : 32
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CB600F Hornet 2008 / ex-CBR600F4i 2004 / ex-CB600F Hornet 2007
Data de inscrição : 01/10/2015

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 22nd 2017, 10:11

PSonic escreveu:
Mas está mais q na altura de tentar mudar isso.
Há vários países europeus e estados nos States onde andar no meio dos carros é legal (qd n existe traço continuo), onde as motas têm um espaço dedicado nos semáforos, onde nas cidades as motas têm estacionamento privilegiado, entre outras. Sinônimo q outros governos/autoridades veem as motas como um dos melhores meios de transporte particular a usar em ambiente urbano. Inclusive a mentalidade dos condutores de enlatados nesses países é o oposto de cá, há respeito pelas motas e facilitam a circulação.

As motas são considerados veículos especiais aos olhos das Finanças, já que pagam mais de impostos. Logo como veículos especiais q são necessitam de regras especiais e adaptadas à realidade na condução deste tipo de veículos.

Sim, também concordo contigo PSonic. Aqui em Portugal, pela quantidade enorme e crescimento de condutores de motociclos (ainda por cima depois de aplicarem aquela regra da carta B dar possibilidade para conduzir 125cc) deveriam preparar melhor as estradas (e não só) para essa maior afluência.
Mas é engraçado, porque as entidades "lembram-se" das motas para o que lhes convém - nomeadamente multas (quando é para sacar dinheiro).

No trânsito, já todos sabemos que é cada um por si. Existe condutores de enlatados até porreiros, mas, infelizmente, também sabemos que 80% das pessoas tem uma mentalidade mais retrógrada em relação ás motas, e isso reflecte-se muito em trânsito. Quantas vezes, a furar, um carro viu que eu estava meio entalada a tentar passar e simplesmente, ficou a olhar ou olhou e virou a cara ainda em tom de "deves mesmo estar a pensar que me vou desviar!"

Kat13 escreveu:
Mas isso também acontece com os enlatados... No outro dia li uma noticia de também estarem a multar enlatados que saiam de uma rotunda e que não faziam o pisca de saída...

Nem sei o que comentar sobre isso, senão dizer que é absurdamente ridículo.
Eles faziam melhor em meter-se nos vários cruzamentos e estradas nas zonas do centro de Lisboa para multarem as valentes c*gadas que os carros por lá fazem (e, bem a ver, motas também...).

Gui Tara Perdida escreveu:
Não costumo andar pela berma pelo perigo que isso me possa causar. Prefiro ir o mais à esquerda possível (sem ser junto ao separador, claro), com os máximos ligados e a uma velocidade que me permita parar ou desviar caso algum anormal lhe dê uma diarreia cerebral. 
Agora tenho andado de carro em hora de ponta e tento sempre dar espaço mais à esquerda caso eu circule na via do meio, dar espaço à direita quando vou à esquerda. Já quando circulo à direita nem sei bem o q fazer pois acho parvo irem a ultrapassar pela berma pois é nessa direção que existem as saídas para os destinos e está quase sempre tudo sujo com pedras, pregos, madeiras, terra, etc.

Nem mais, circular nas bermas tem precisamente esse grande inconveniente. Aquela sujidade é excelente para estragar pneu ou mesmo prejudicar na condução. Mas também, eu própria já usei bermas, mas evito sempre. Quando vejo trânsito cerrado, lá tenho de optar por fazer parte do percurso pela via de emergência, mas não gosto minimamente, e é sempre a velocidade cruzeiro. Havendo hipótese de furar, é sempre a minha escolha.

Quem passa regularmente pelo Eixo-NS, andar pela berma é o pão nosso de cada dia...
Ir para o topo Ir para baixo
Paciencia
CBR 500R
Paciencia

Número de Mensagens : 874
Idade : 34
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600RR
Data de inscrição : 08/06/2013

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 25th 2017, 09:29

Utilização da via de emergencia, discordo a 100%. Cada vez que la vejo alguem, abano a cabeça. É uma via, de emergencia. A probabilidade de alguem a ter que usar, é menor do que a probabilidade de virarem pra cima de ti se filtrares mas, o estrago q fazem em ti é muito maior. Ha lugares em que se te encostam ao rail da via de emergencia, podes ir parar no meio do mato. Prefiro evitar pensar q me mandam pra la. E se eu, por algum motivo como condutor, precisasse de usar essa via como emergencia, custar-me-ia muito pensar que matei ou magoei alguem porque tavam a usa-la para passar.

Quanto ao filtrar, nem sei o que dizer. Ate mesmo a polícia faz isso. Vamos começar a gravar o que eles fazem e passar nós a multa a eles.
Concordo q tb devia ser legal mas isso ja todos nós sabemos. Já conquistámos as faixas de BUS, portanto, mais dia menos dia, tambem podemos começar a filtrar, espero eu. Ha que fazer como o PSonic diz e organizar isso direitinho para enviar.

Há é que ter calma nestas situações. Sabemos que eles podem nos martelar mas eles tb fecham os olhos a muita porcaria que fazemos... Ja me safei de umas quantas coimas que me poderiam ter passado, seja por terem me visto colocar a mota em cima do passeio, por fazer manobras ilegais, por filtrar, etc. Ja ate me apanharam na via de emergencia mas como quando eu os vi coloquei a mota de volta na via da direita, devem ter me deixado porque nunca me pararam.
Ir para o topo Ir para baixo
Kat13
CBR 500R
Kat13

Número de Mensagens : 838
Idade : 49
Localização : Castelo Branco
Mota/Modelo : CBR 650f
Data de inscrição : 14/11/2014

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 25th 2017, 13:02

madd escreveu:

Nem sei o que comentar sobre isso, senão dizer que é absurdamente ridículo.
Eles faziam melhor em meter-se nos vários cruzamentos e estradas nas zonas do centro de Lisboa para multarem as valentes c*gadas que os carros por lá fazem (e, bem a ver, motas também...).

Não acho ridículo, há muitos por ai (enlatados e motos) k não sabem fazer uma rotunda... É como haver 3 faixas e irem vários kms sempre na faixa do meio podendo ir na da direita, pior ainda é quando fazem o mesmo quando só há 2 faixas... E o mais "engraçado" é quando te colocas atrás a fazer sinais de luz para ultrapassar ainda te mandão para um certo sitio ou passar por cima...

Pode haver situações piores como utilizar o telemóvel mas estas k mencionei acima não as acho ridículas
Ir para o topo Ir para baixo
zugador
Honda Monkey
zugador

Pendura : Sempre que pode

Número de Mensagens : 89
Idade : 33
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Ninja 300 SE2015
Data de inscrição : 26/10/2015

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 26th 2017, 11:14

Paciencia escreveu:
Utilização da via de emergencia, discordo a 100%. Cada vez que la vejo alguem, abano a cabeça. É uma via, de emergencia. A probabilidade de alguem a ter que usar, é menor do que a probabilidade de virarem pra cima de ti se filtrares mas, o estrago q fazem em ti é muito maior. Ha lugares em que se te encostam ao rail da via de emergencia, podes ir parar no meio do mato. Prefiro evitar pensar q me mandam pra la. E se eu, por algum motivo como condutor, precisasse de usar essa via como emergencia, custar-me-ia muito pensar que matei ou magoei alguem porque tavam a usa-la para passar.

Quanto ao filtrar, nem sei o que dizer. Ate mesmo a polícia faz isso. Vamos começar a gravar o que eles fazem e passar nós a multa a eles.
Concordo q tb devia ser legal mas isso ja todos nós sabemos. Já conquistámos as faixas de BUS, portanto, mais dia menos dia, tambem podemos começar a filtrar, espero eu. Ha que fazer como o PSonic diz e organizar isso direitinho para enviar.

Há é que ter calma nestas situações. Sabemos que eles podem nos martelar mas eles tb fecham os olhos a muita porcaria que fazemos... Ja me safei de umas quantas coimas que me poderiam ter passado, seja por terem me visto colocar a mota em cima do passeio, por fazer manobras ilegais, por filtrar, etc. Ja ate me apanharam na via de emergencia mas como quando eu os vi coloquei a mota de volta na via da direita, devem ter me deixado porque nunca me pararam.

Concordo.

Não utilizo as bermas, para além da má imagem que dá aos condutores (olha-me estes campeões a ir pela berma) é demasiado perigoso - e atenção que todos os dias passo pelo Eixo N/S e assisto a inúmeros companheiros a seguir pela berma.


Quanto à legalidade das manobras em discussão: são ambas ilegais.

Contudo, se a circulação pelas bermas nunca foi legal, podemos argumentar que a probição do "lane splitting" ou "filtering" só surgiu com a alteração ao Código da Estrada operada em 2013: foi acidionado um novo n.º 3 ao artigo 38.º, que passou a dispor:

"3 - Para a realização da manobra, o condutor deve ocupar o lado da faixa de rodagem destinado à circulação em sentido contrário ou, se existir mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, a via de trânsito à esquerda daquela em que circula o veículo ultrapassado. "


Tendo em conta que esta norma não existia até 2013, podemos afirmar que aquelas manobras se encontravam num vazio legal, haveria uma lacuna na lei que não proibia a sua realização.


Ora, uma vez que esta alteração não foi publicitada como tendo o objetivo de impedir o "lane splitting", podemos argumentar que, não sendo esta a intenção do legislador, não deveremos interpretar este preceito como proibindo terminantemente tal manobra - porém, isto é discussão para se ter em tribunal, na prática, os agentes de autoridade poderão sempre "apanhar-nos" por isto.

Para "descalçarmos esta bota" só fazendo muito barulho: protestos, petições, maifestações, uso das redes sociais...

Apoio desde já qualquer iniciativa (legal e pacífica) nesta matéria.
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 26th 2017, 11:19

zugador escreveu:
Apoio desde já qualquer iniciativa (legal e pacífica) nesta matéria.

+1 fixe!

_________________________________________
Multas (em série) por filtrar R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Maximus_88
CBR 250R
Maximus_88

Pendura : IRideSolo

Número de Mensagens : 277
Idade : 35
Localização : lisboa
Mota/Modelo : Honda CBR1000RR /\ Ex: CBR 600 FSport
Data de inscrição : 02/11/2016

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 27th 2017, 16:00

Por muita razao que, legalmente, possam ter isto é um absurdo. Não têm nada melhor pra fazer do que andar a ver quem anda a filtrar o transito de mota?
Como a maior parte do pessoal aqui sabe, podemos demorar mais de uma hora pra chegar de Lisboa a Almada ou vice versa em hora de ponta. Posto isto, alguem acha que ficar no pára-arranca de mota durante uma hora ou mais é praticável? E se for inverno e estiver a chover a potes como tantas vezes acontece?! Vamos ficar ali parados à chuva e ao frio só pq os senhores nao querem que nós andemos no meio do trânsito? É que de carro, estamos confortaveis, ligamos o A/C, metemos uma musiquinha e ta tranquilo. De mota o aquecimento que temos é quando a ventoinha dispara e nos manda aquele calorzinho pras pernas e a musica sao as milhares de buzinadelas. E no verão? Uma hora a levar com 40º no lombo? Faz todo o sentido nao é?
Depois, ja nao é a primeira vez que vejo senhores policias a filtrar transito e a utilizar a berma no Eixo N/S sem indicarem marcha urgente. Portanto se nem eles respeitam isso nem tampouco dao o exemplo, com que autoridade nos vêm multar?
Só pra finalizar, estou curioso para ver o valor da facturação em multas que estes senhores vao apresentar no fim do ano. Isto cada vez está pior e o unico investimento que os vejo fazer é em radares e em meios de sacar dinheiro fácil. Não vejo prevenção rigorosamente nenhuma, só caça à multa.

Dou por mim a pensar que a policia só existe para prejudicar pq quando precisamos deles nunca fazem nada. Se nao concordam, perguntem a quem teve a infelicidade de lhe roubarem a mota o que é que a policia fez quanto a isso e se a conseguiram recuperar...
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 27th 2017, 16:19

Maximus_88 escreveu:
Dou por mim a pensar que a policia só existe para prejudicar pq quando precisamos deles nunca fazem nada. Se nao concordam, perguntem a quem teve a infelicidade de lhe roubarem a mota o que é que a policia fez quanto a isso e se a conseguiram recuperar...

Infelizmente concordo contigo em tudo, embora a culpa na grande maioria não é dos agentes, salvo raras excepções, mas das ordens que vêem de cima.
Embora não oficialmente, são pressionados para passar X multas, fazer N operações Stops para caçar Y (faça ou não sentido), e todas as nossas forças de segurança, cada vez mais, são usadas como meio de fazer dinheiro fácil, sacar aos contribuintes, em vez de serem uma força de segurança.

A polícia para intervenções, questões de segurança, vigilância, nunca há pessoas ou meios, chegam a estar 2 polícias para áreas enormes e perigosas, ridiculamente, e ainda se dão uso à arma mesmo como último recurso, ainda se metem é em problemas.

Já quanto a operações Stop, chego a ter aqui 20 polícias de braços cruzados desnecessariamente numa rotunda perto do meu trabalho, quase todas as semanas, enquanto 2-3 mandam parar veículos, e passam multas. Será que se pusessem 15 desses polícias a fazer vigilância, não estariam melhor?!

Pior, vejo multas fáceis de radares, vejo operações Stop a multar por coisas sem o devido nexo (tal como essa), e já passei por N situações perigosas e de quase acidente, a dar-se em frente a carros da polícia, e nunca vi um único ligar as sirenes e mandar parar esses indivíduos.
Acabo por verificar, que o que interessa não é multas com objectivo de segurança e prevenção, interessa é multas em série, porque é o que rende €€€, e conseguem-nas passar muito mais rapidamente assim, sem ter de parar para cada veículo.

Revolta-me um pouco como as nossas forças de segurança estão a ser usadas, fora dos objectivos com que supostamente foram criadas.

_________________________________________
Multas (em série) por filtrar R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo_TKD
CBR 500R
Ricardo_TKD

Pendura : meu anjinho da guarda

Número de Mensagens : 835
Idade : 36
Localização : Lisboa/Loures
Mota/Modelo : CBR300RA
Data de inscrição : 14/12/2015

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 27th 2017, 16:21

Maximus_88 escreveu:
E se for inverno e estiver a chover a potes como tantas vezes acontece?! Vamos ficar ali parados à chuva e ao frio só pq os senhores nao querem que nós andemos no meio do trânsito? 

Não te preocupes que quando chove não saem à rua para multar...  Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
zugador
Honda Monkey
zugador

Pendura : Sempre que pode

Número de Mensagens : 89
Idade : 33
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Ninja 300 SE2015
Data de inscrição : 26/10/2015

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 27th 2017, 17:06

Daikoni escreveu:



Pior, vejo multas fáceis de radares, vejo operações Stop a multar por coisas sem o devido nexo (tal como essa), e já passei por N situações perigosas e de quase acidente, a dar-se em frente a carros da polícia, e nunca vi um único ligar as sirenes e mandar parar esses indivíduos.
Acabo por verificar, que o que interessa não é multas com objectivo de segurança e prevenção, interessa é multas em série, porque é o que rende €€€, e conseguem-nas passar muito mais rapidamente assim, sem ter de parar para cada veículo.

Revolta-me um pouco como as nossas forças de segurança estão a ser usadas, fora dos objectivos com que supostamente foram criadas.

As nossas autoridades policiais passaram de forças de prevenção a forças de repressão...
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 27th 2017, 17:09

zugador escreveu:
As nossas autoridades policiais passaram de forças de prevenção a forças de repressão...

Repressão das pessoas erradas..

Assassinos, ladrões, ai do polícia que lhes toque, acaba logo preso... Mesmo que se ponham em risco, e hipoteticamente os apanhem, vão a tribunal e são libertos por N razões mais parvas, mesmo quando são condendados, é com pena suspensa, como quem diz, pena nenhuma.

Mesmo os bons polícias, que acredito que seja a maior parte, pouco podem fazer neste País, infelizmente.

_________________________________________
Multas (em série) por filtrar R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Maximus_88
CBR 250R
Maximus_88

Pendura : IRideSolo

Número de Mensagens : 277
Idade : 35
Localização : lisboa
Mota/Modelo : Honda CBR1000RR /\ Ex: CBR 600 FSport
Data de inscrição : 02/11/2016

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 27th 2017, 19:18

Acho que o problema nao é tanto a falta de recursos, mas antes a má distrubuiçao dos mesmo. Entao nao temos dinheiro para equipar decentemente os agentes, mas para meter radares de norte a sul do país ja temos. Bem como temos possibilidade de manter carros descaracterizados com radar a circular o dia todo a ver quem apanham. Poupem-me...
Ainda por cima, tanta coisa com a velocidade e o numero de acidentes nao baixa, ou baixa muito pouco. O que me leva a pensar que se calhar o problema nao será a velocidade. Talvez se olharem para o estado miserável em que se encontram a maior parte das nossas estradas eles percebam melhor pq ha tantos acidentes. Ou se apostarem numa melhor formação dos condutores...

É obvio que nao culpo os agentes, sei bem que eles fazem o que fazem pq recebem ordens superiores que têm que cumprir, mas tambem nao sou parvo e vejo muitos agentes com uma falta de noção e caracter gritantes e apesar de saber que pessoas assim ha em todo o lado, nao nos podemos esquecer que eles não têm uma profissão normal. Eles têm que ser um exemplo a seguir..

Em suma, o que acontece neste momento é que quando vejo um carro da policia em vez de sentir segurança, tenho receio de ser multado por uma parvoice qualquer embora tenha tudo em ordem e nao devia ser assim.


Ricardo_TKD
Acredita que andam à chuva. Não são tantos, mas que os há há...
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 28th 2017, 09:15

Também é verdade, como aquele que me multou do escape, aquilo foi implicanço apenas da parte dele, foi arrogante, e claramente não percebia nada daquilo, até exemplos sem qualquer nexo me deu.
Mas há de tudo. O problema principal que vejo, é a polícia estar em 95% dedicada a fazer dinheiro em multas, e provavelmente nem 5% está a ser aplicada ao que devia de estar, a nossa segurança (incluinda na estrada obviamente, que é o que ainda me deixa mais triste e revoltado).

_________________________________________
Multas (em série) por filtrar R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
madd
CBR 600F3
madd

Número de Mensagens : 2075
Idade : 32
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CB600F Hornet 2008 / ex-CBR600F4i 2004 / ex-CB600F Hornet 2007
Data de inscrição : 01/10/2015

Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitimesetembro 28th 2017, 22:05

Kat13 escreveu:
Não acho ridículo, há muitos por ai (enlatados e motos) k não sabem fazer uma rotunda... É como haver 3 faixas e irem vários kms sempre na faixa do meio podendo ir na da direita, pior ainda é quando fazem o mesmo quando só há 2 faixas... E o mais "engraçado" é quando te colocas atrás a fazer sinais de luz para ultrapassar ainda te mandão para um certo sitio ou passar por cima...

Pode haver situações piores como utilizar o telemóvel mas estas k mencionei acima não as acho ridículas

Pois eu acho ridículas, comparativamente ás outras imensas que poderiam estar a observar, como disse, nos inúmeros cruzamentos e estradas dentro de Lisboa (nomeadamente, uso do telemóvel a conduzir).
É verdade que há muitas pessoas que não sabem o que é fazer uma rotunda, e também pode provocar graves acidentes. Também devem vigiar, sem dúvida. Mas há sítios mais importantes onde podem estar, do que a multar pessoal que não faz piscas para sair das rotundas... (my 2 cents)

Maximus_88 escreveu:
Por muita razao que, legalmente, possam ter isto é um absurdo. Não têm nada melhor pra fazer do que andar a ver quem anda a filtrar o transito de mota?

doido Yah... Concordo.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Multas (em série) por filtrar Empty
MensagemAssunto: Re: Multas (em série) por filtrar Multas (em série) por filtrar Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Multas (em série) por filtrar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Queres saber o teu histórico de multas?
» NOVO SINAL DE TRÂNSITO - VELHAS MULTAS
» multas??
» Multas
» Não pagar multas na hora

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Legislação-